sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Você está se preparando para o desemprego?

por Simoni Aquino

Fonte da imagem: site Cálculo Exato
Você pode estar pensando:
- Como assim a Simoni está perguntando se estou me preparando para o desemprego?
- Imagina só que eu vou me preparar para ficar desempregado, que pergunta mais fora de propósito!

Será mesmo?
Eu te convido a refletir com honestidade: Alguém que atue em empresas da iniciativa privada está mesmo seguro no seu emprego?
Você acha mesmo que nunca será demitido?

Infelizmente, e principalmente em tempos de crise, nenhum empregado registrado está seguro em seu posto de trabalho, por mais competente que seja. Quando a empresa decide pelo desligamento de um empregado (sim, legalmente é assim que o colaborador é denominado), leva várias questões em consideração e não somente a questão técnica e comportamental do colaborador, mas também as questões financeiras da própria empresa.

Em tempos de crise, isso tem sido muito comum, afinal de contas a empresa paga uma altíssima carga tributária e cada empregado custa para empresa, 90% do equivalente ao valor de seu salário a título de tributos e impostos, ou seja, se você recebe R$1.000,00 de salário, seu custo para empresa é no total de R$1.900,00  aproximadamente. 

Com a incerteza econômica e política, a economia entrou em retração e as empresas estão vendendo menos e prestando menos serviço, dessa forma, a empresa necessita de menos mão de obra e consequentemente, diminui os postos de trabalho, com isso ocorrem as demissões.

Um característica muito forte em tempos de crise é que o mundo corporativo é o primeiro a sentir a crise dispensando seus colaboradores e são os últimos a acreditarem na recuperação dessa crise e portanto, a opção pelas recontratações dos postos de trabalho perdidos é a última, com isso o mercado de trabalho permanece desaquecido e a fila do desemprego enorme. Uma praxe comum é manter os quadros enxutos em suas áreas chegando até mesmo a sobrecarregar os colaboradores que permanecem.

Como quem está empregado não tem garantia de sua permanência no trabalho, é sempre melhor se prevenir e tomar algumas atitudes:

RENEGOCIE E QUITE SUAS DÍVIDAS 
Se você tiver dívidas, melhor analisar e verificar se não há a possibilidade de entrar em acordo com a instituição credora para quitar sua dívida. Em tempos de crise, muitas instituições preferem fazer um acordo e receber de uma vez, mesmo concedendo um desconto considerável para o devedor, para eliminar o risco de novo calote na mesma dívida.

CUIDADO COM O DESCONTROLE
Que tal investir numa planilha de planejamento financeiro? Colocar no papel o que entra e o que sai, faz com que você tenha noção exata do seu consumo mensal e verificar se há descontrole financeiro e havendo, você consegue se planejar para a partir de então, manter um controle rigoroso para gastar menos do que ganha.
Obs.: Caso queira um modelo eficiente de planilha de Controle de Orçamento Doméstico, clique aqui para fazer o download gratuito.

CONSUMA COM PARCIMÔNIA
Que tal começar a economizar no consumo de água e luz? Que tal reduzir seu plano de consumo de telefonia? Que tal procurar um pacote de tv a cabo mais em conta? E no mercado, posso eliminar os itens supérfluos de minhas compras? Que tal reunir seus amigos em casa e todos racharem a pizza do que você sair para jantar em restaurantes várias vezes ao mês? Consigo diminuir as sessões de cinema?

NÃO COMPRE POR IMPULSO
Que tal avaliar melhor na hora de comprar sapatos, bolsas, perfumes e eletrônicos analisando se há mesmo a necessidade adquirir o que deseja, ou se pode esperar mais um pouco?
Pense se você não resiste a uma promoção e se não resistir, analise se há mesmo a necessidade de adquirir o que está em liquidação.

POUPE, ECONOMIZE
Eliminado o descontrole financeiro, consumindo com consciência, diminuindo o desperdício, controlando os impulsos e investindo em um planejamento rigoroso, em questão de pouco tempo é possível até a começar a poupar. E é essa reserva financeira que é importante para o momento do desemprego, pois você até pode contar com a rescisão, com o FGTS e com as parcelas do Seguro-Desemprego, mas se sua recolocação demorar devido a crise, se você não tiver uma reserva financeira, sua vida pode se tornar um verdadeiro inferno. Especialistas em planejamento financeiro pessoal são unânimes em orientar que, todos deveriam sempre guardar em uma poupança ou aplicação financeira o equivalente a 10% de seus ganhos.

ENVOLVA SUA FAMÍLIA
Contar com a ajuda de sua família, envolvendo seus familiares (filhos e esposa, para os casados e mãe, pai e irmãos, para os solteiros) nas questões de economia doméstica e de planejamento financeiro é muito importante para que todos sejam parte dessa engrenagem. Todos devem se conscientizar que a vida não está fácil, que há uma crise real, que existe a possibilidade de uma perda de trabalho, que 2017 será um ano desafiador para todos. Não faça um drama para não pesar o ambiente e o convívio familiar, mas explique a eles que toda ajuda em casa será muito bem vinda para que o controle financeiro seja plenamente possível e não seja o único responsável por isso, compartilhe a responsabilidade com todos, para que todos façam a sua parte. Isso não deve ser motivo de vergonha e constrangimento para você, afinal de contas a união faz a força, ok?

INVISTA EM QUALIFICAÇÃO
Se mesmo depois desses argumentos todos você ainda pensar que não consegue investir em planejamento financeiro - o que é o ideal, que tal então se você invistir mais em você e na sua qualificação para turbinar o currículo? Assim, quando chegar o momento de você estar disponível no mercado de trabalho, você terá um currículo sólido, consistente e qualificado para buscar e batalhar por sua nova colocação.

Sou sempre uma pessoa muito positiva e otimista, mas estar preparado para o desemprego diante do mercado de trabalho atual e de todas as nuances políticas e econômicas que o Brasil vem enfrentando, não é ser alarmista ou "atrair o pior".

É simplesmente estar consciente que, o desemprego pode atingir qualquer profissional a qualquer momento e preparar sua vida pessoal e financeira para isso é sinal de maturidade.

Por hoje é só, abraço e até a próxima!

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...