terça-feira, 3 de janeiro de 2017

2017 chegou, enfim!

por Simoni Aquino

Hoje é dia 03 de janeiro e nunca um ano foi tão esperado como 2017.

Fonte da imagem: www.bestfm.hu
Eram unânimes as declarações das pessoas dizendo que não aguentavam mais o ano de 2016 e que não viam a hora que ele acabasse logo. A sensação que 2016 foi um ano longo além do suficiente foi latente e até o fato de 2016 ter um segundo a mais, virou motivo de piada entre os brasileiros.

2016 foi um ano intenso e desafiador, passamos o ano todo convivendo com muitas situações: crise política, coxinha x mortadela, impeachment, economia em recessão, troca de governo, Lava a Jato, Sergio Moro, Odebrecht, eleições municipais, olimpíadas e principalmente, desemprego em alta.

Ufa... quantos fatores negativos prevaleceram em 2016!
Mas, o que houve de positivo em 2016?
Se analisarmos friamente, o ano passado (ainda bem que já podemos falar de 2016 como passado!) nos exigiu mudança de postura, mudança de crenças, quebra de paradigmas e um olhar mais criterioso para as questões políticas.

A maioria do brasileiro foi obrigado a mudar de postura em relação a valorização de seus recursos financeiros, diminuindo o desperdício, economizando no consumo de água, luz, telefone e até mesmo nas compras no mercado diminuindo itens supérfluos, reduzindo os happy hours e os almoços em restaurantes e abrindo mão de lazer como cinema e parques aquáticos (um dos mais conhecidos em SP ficou meses fechado e em vias de falir).

As pessoas passaram a encontrar na criatividade, a alternativa para driblar a crise financeira, buscando passeios ao ar livre, recorrendo a atitudes mais caseiras, mais simples e não menos realizados e compensadoras.

Os profissionais empregados passaram a valorizar seus trabalhos, adquirindo uma postura de maior tolerância e jogo de cintura para enfrentar os desafios corporativos, afinal de contas, com o desemprego crescendo assustadoramente, quem se arriscaria a ficar desempregado em meio à essa grave crise?

As pessoas quebraram o paradigma de que a política é algo inútil, algo que devemos tratar com menos importância. As investigações da Lava Jato e as ações do juiz Sergio Moro trouxeram mais esperança de que os famosos "crimes de colarinho branco" antes pouco investigados e nunca punidos, podem resultar em prisões, devolução dos recursos desviados aos cofres públicos (pelos menos em parte) e demonstram que há isenção no poder Judiciário. 

Sem entrar no mérito político, nem defendendo esse ou aquele partido político, podemos mudar a crença que nosso voto não faz diferença, agora está muito provado de que se olharmos com mais critério e senso crítico, temos uma arma poderosa em nossa mão para lutarmos contra a corrupção governamental: o voto. Parte do brasileiro passou a valorizar o voto, passou a olhar a política como parte fundamental em nossas vidas, pois a política está presente e influencia diretamente em nosso cotidiano.

Apesar de também querer que o ano e 2016 terminasse logo, olho esse ano com generosidade e gratidão por tudo isso que citei e torço para que esse 2017 que chegou seja um ano de renovação de esperanças, de que o Brasil enfrente a crise econômica e dê sinais de recuperação para que a economia volte a aquecer e fortaleça as empresas e o desemprego pare de aumentar, que os eleitores tenham votado com consciência nas eleições municipais e os novos governantes possam governar seus municípios com austeridade e maior consciência. 

Para quem está desempregado, torço que você tenha fé renovada na busca por recolocação, mais clareza na busca por trabalho, mais assertividade ao abordar ao mercado de trabalho, mais lucidez ao participar de processos seletivos e maior serenidade ao aguardar os retornos de aprovação. Que busquem maior qualificação (tem muitos cursos gratuitos online por ai), que busquem mais conhecimento sobre sua comunicação escrita e estejam antenados com tudo o que está acontecendo no mundo, assim, quando participar de processos seletivos estão mais bem preparados que sua concorrência.

Que em 2017 todos nós tenhamos mais firmeza em nossas ações, mais autoconfiança em nossas competências e mais humildade em aprimorarmos o que precisamos aprimorar.

Que em 2017 sejamos mais criativos, mais conscientes e que assim, todos os desafios enfrentados em 2016 tenham nos fortalecido para que possamos concretizar nossos planos e metas estipulados durante essa virada de ano.

Enfim, desejo que 2017 seja um ano incrível para todos!

Abraço e até a próxima!

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...