quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Dia Mundial do Braille e o papel do RH na inclusão

por Simoni Aquino
Fonte da imagem: http://pes-afonsopaiva.blogspot.com.br/

Hoje, 4 de janeiro comemora-se o Dia Mundial do Braille, um sistema de escrita e de leitura desenvolvido por Louis Braille que, a partir do tato, facilita, entre outros objetivos, a inclusão das pessoas cegas, permitindo que estas desenvolvam um vasto número de atividades acadêmicas, culturais e profissionais.

Nem vou falar das cotas, que apesar de existirem, não são plenamente respeitadas pelas empresas. Mas vou falar sobre reflexão quanto ao papel do profissional de RH como agentes de responsabilidade social dentro das empresas, que não deveria ser viabilizada através de ações pontuais em conjunto com a área de Marketing, voltadas apenas ao objetivo de tirar fotos e divulgar os registros a clientes e parceiros. 

Responsabilidade social é reconhecer que esse papel é fundamental para uma legítima gestão de pessoas, com seu papel de inclusão e de cidadania corporativa, reconhecendo as potencialidades dos profissionais, inclusive os que apresentem alguma deficiência, neste caso específico, visual.

O profissional portador de necessidades especiais não é menos capaz, ele pode apresentar alguma limitação ou dificuldade, mas na essência, ele pode ser até mais competente do que um profissional sem deficiência. Então, qual a justificativa para a não inclusão ou a dificuldade dos profissionais PNE se inserirem no mercado de trabalho?

Que nós, profissionais de RH aproveitemos essa data tão importante para refletirmos sobre nosso papel na inclusão dos profissionais com deficiência, o quanto podemos atuar como verdadeiros agentes de transformação de um mercado de trabalho ainda muito preconceituoso com o profissional com deficiência.

Fica a reflexão!

Abraço e até a próxima!

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...