sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Parábola A Lição da Borboleta

Fonte da imagem: Google images
por autor desconhecido

"Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo, despertando a curiosidade de uma moça, que ficou observando-o por várias horas.

A borboleta se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco, mas parecia que ela já tinha ido o mais longe que podia e que não conseguiria ir mais além daquilo.

A moça, então, decidiu ajudar a borboleta. Com uma tesoura ela cortou o restante do casulo e a borboleta pode sair facilmente. Mas seu corpo estava murcho, era pequeno e suas asas estavam amassadas.

A moça continuou observando a borboleta, esperando que a qualquer momento suas asas fossem se abrir e se esticar. 
Nada aconteceu. 
Na verdade a borboleta passou o resto de sua vida rastejando, com o corpo murcho e suas asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar. 

A moça, com sua gentileza e vontade de ajudar, não compreendia que o casulo apertado, e o esforço que a borboleta tinha que fazer para sair daquele espaço, era a forma que a Natureza fazia para que o fluído do corpo dela fosse para suas asas, de modo que ela ficasse pronta para voar."

CONSIDERAÇÕES DA BLOGUEIRA:
Em determinados momentos em nossa vida, o esforço é absolutamente necessário para nosso crescimento; e no mundo corporativo não é diferente.

Muita gente me procura desesperada contando que concluiu a faculdade sem ter atuado na área e depois com a graduação completa não consegue colocação na área de sua formação por não ter experiência. Quando pergunto sobre a realização de estágio, normalmente me respondem que, ou preferiram se dedicar exclusivamente aos estudos, ou atuavam em outra área e optaram não trocar pelo estágio, devido o valor da bolsa-auxílio do estágio ser menor que o salário recebido em outra área.

Ai fica difícil, não é?
O mercado de trabalho não faz milagres!

Quem opta por investir numa graduação, a partir do segundo semestre deve se dedicar em atuar num estágio na sua área em paralelo com a faculdade, só assim conseguirá a tão almejada experiência na área e terá a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Quando me formei em Gestão de RH abri mão de um emprego em Telecom (onde atuei por 9 anos) e fui buscar estágio aos 29 anos de idade. A bolsa-auxílio que passei a receber no meu estágio era 50% do valor do meu salário em Telecom, mal era suficiente para pagar a mensalidade da graduação e o meu transporte para a faculdade, foi um grande sacrifício, mas valeu a pena.

Na minha turma da faculdade, os alunos que optaram por não trocar um emprego por um estágio, ou que só se dedicou aos estudos sem estagiar, após finalizar a graduação, não conseguiu ingressar na área e todo o investimento foi jogado fora.

Às vezes é preciso recuar 2 degraus para lá na frente, avançar 3 degraus.
Se nunca arriscarmos, se não sofrermos, se não abdicarmos de algumas coisas em prol de outras, nunca estaremos preparados para superar certos obstáculos, para amadurecermos enquanto pessoas e profissionais

Afinal de contas, sem sacrifícios jamais seremos capazes de voar e não seremos tão fortes como poderíamos ser.

Abraço,

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...