quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Foto no currículo: uma vergonha para chamar de sua?

por Simoni Aquino

Semanalmente, recebo centenas de currículos pelo link do Banco de Talentos do site de minha consultoria e essa confiança é o reflexo do profissionalismo que demonstro nas ações de meu dia a dia profissional e com o Blog Além do RH. Por isso o blog é feito com carinho, mas também traz críticas, especialmente quanto às inúmeras gafes que os profissionais disponíveis cometem ao buscar por recolocação. 

E uma das gafes mais constrangedoras, são as fotos colocadas nos currículos.
Um misto de vergonha com vontade de rir, com vontade de "matar" o dono ou dona do currículo... 

E é uma pena que, por questões óbvias e éticas, eu não possa colocá-las aqui, para mostrar em "praça pública" as fotos vergonhosas que alguns colocam em seus currículos.

Há anos sou pesquisadora sobre o mercado de trabalho, procuro estar antenada com todas as tendências sobre recolocação e empregabilidade e nunca, em lugar algum eu vi ou li alguma orientação séria e profissional, dizendo que currículo deve ter foto. Ei, para mim só vale orientações vindas de especialistas em RH, qualquer orientação vinda de qualquer outro profissional que não seja da área deve ser descartada, ok?
Afinal de contas, até papagaio fala, não é mesmo?

Na verdade, são unânimes as orientações de profissionais de RH alertando para que foto em currículo só quando o anúncio assim o exigir, e que caso contrário, JAMAIS COLOCAR FOTOS EM CURRÍCULOS (se pudesse, eu grifava em neon para ficar bem claro!).

Agora que você já sabe de uma vez por todas que não se deve colocar foto em currículo (a menos que o anúncio exija) e que não posso trazer algumas fotos, te convido a morrer de rir junto comigo, ok? Sente-se num local bem confortável e prepare-se para a vergonha alheia:


1. DUCK FACE - mulheres e homens
Já ouvir falar em duck face? Talvez não, mas você certamente já viu muito por ai! São os famigerados e ridículos "biquinhos nas selfies" e olha, saiba que é muito comum currículos femininos virem com fotos de biquinhos. Adivinha onde o currículo vai parar? Deleto sem dó... foto de biquinho em selfie sensualizando no currículo vai parar direto na minha lixeira. Eu analiso que, se a profissional não tem cuidado e quer sensualizar no currículo, imagina a postura no cotidiano profissional.



2. FOTO COM ROUPA DE LAZER OU DE BALADA - mulheres
Quem foi a criatura nessa face da terra que disse que é legal inserir no currículo foto com roupa que se usa nos momentos de lazer ou naquela balada? 
É de uma falta de bom senso tremenda. 
Adivinha onde o currículo vai parar? 




3. FOTO DE FUMANTE - homens e mulheres
Essa é outra bizarrice cometida por homens e mulheres, menos comuns que as anteriores, mas que acontece, por mais incrível que possa parecer. O que passa na cabeça de um candidato ou de uma candidata em enviar um currículo segurando um cigarro e portanto, indicando que é fumante? Quer saber? Fumante não tem vez no mercado de trabalho e digo isso sem culpa alguma, pois fumei por oito anos (parei há 15 anos) e quando fumava, senti que fui reprovada em entrevistas por cheirar a cinzeiro.

4. FOTOS COM DECOTES - obviamente para mulheres

Demonstram falta de bom senso e uma postura bem duvidosa, pois mostrando o decote generoso num currículo a profissional crê que selecionadores ou requisitantes do sexo masculino, irão se encantar por ela. Antigamente, até podia ocorrer isso, mas hoje o mundo corporativo é muito sério e mesmo que esse objetivo seja atingido, estará caindo na mão de profissionais inescrupulosos que depois da contratação poderão assediá-las. Adivinha para onde mando esse currículo? Jamais encaminharia um currículo desse a um cliente meu.




5. FOTOS COM TRAJES DE PRAIA - para homens e mulheres
Já recebi currículos de homens com sunga e de mulheres de biquíni.
Então, fica a dica para quem mora no litoral, nunca encaminhe currículos com fotos suas na praia, seja você homem ou mulher. 
Por motivos óbvios...





E não pense que estou sendo machista em trazer essas sátiras da Monalisa moderna. Primeiro, que eu não encontrei uma imagem masculina para exemplificar os 5 itens acima e outra, não posso utilizar fotos reais e essas da Monalisa moderna expressam bem o que quero demonstrar.

E infelizmente, o conceito de "piriguetismo" tem inundando o universo feminino e as profissionais estão perdendo o bom senso, e algumas mulheres quando se colocam no mercado de trabalho em busca de recolocação, não conseguem distinguir o adequado e do inadequado.

Ser "piriguete" é uma questão de escolha estritamente pessoal e não há nenhum julgamento nessa opção, afinal de contas cada pessoa faz o que bem entende em sua vida "pessoal". 
Entretanto, o mercado de trabalho possui uma peneira, onde os profissionais são analisados em termos comportamentais e as "piriguetes" não tem vez em empresas sérias e idôneas. Afinal de contas, o mundo corporativo demanda profissionais com postura, respeito a si e aos outros.

Para que as profissionais disponíveis não fiquem bravas comigo, ao lado explico quando a situação serve para mulheres e para os homens também, ok?

Não se ofendam, aprendam o que é adequado ou não é adequado no mercado de trabalho e jamais atrapalhe a sua empregabilidade.

Ai você pergunta: - Mas Simoni, e quando o anúncio solicitar foto no currículo, qual devo mandar?
Eu te respondo: Uma foto profissional, de preferência de camisa branca ou clara sem estampa, com o cabelo bem penteado e com maquiagem leve, para as mulheres. Nada de selfies, peça para alguém tirar para você, ok? Demonstre cuidado e profissionalismo.

Abraço e tudo de bom!

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...