segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Golpe do emprego no exterior

por Simoni Aquino
Fonte da imagem: www.mindvalley.com

Chegamos ao 3º artigo da série "Golpe do Emprego" e hoje abordarei detalhadamente os golpes aplicados em anúncios de vagas de trabalho no exterior. 

Com a globalização e com o crescimento do Linkedin, esse tipo de golpe passou a ser muito comum e por incrível que pareça, ludibria muitos profissionais que almejam desenvolver uma carreira no exterior.

Como a desonestidade não é uma característica exclusiva dos criminosos brasileiros, existem quadrilhas internacionais aplicando esse golpe, que é caracterizado por ser aplicado exclusivamente de forma virtual, nas quais os golpistas são chamados de Scammers

Apesar de haver algumas punições em casos de crimes virtais, ainda há muita fragilidade na internet quando tratamos de hospedagem fora de nosso país, são mais difíceis de serem rastreados e não podem ser submetidos às leis nacionais em caso de punição. Então, cabe ao profissional ficar atento e não se deixar levar por qualquer oferta de trabalho para não cair nos golpes existentes. Vamos à eles:

1. Golpe da emissão de documentação estrangeira
Esse golpe é muito comum e é realizado principalmente através da rede profissional LinkedIn, pode se iniciar com a divulgação de um anúncio falso de vaga de emprego ou através da consulta de perfis profissionais. O fato é que os scammers se passam por profissionais de RH e enviam um e-mail  explicando que após análise do currículo ou do perfil no Linkedin, a empresa apreciou a qualificação e a experiência do candidato e anexado a esse e-mail envia um formulário de “entrevista digital”, elaborado basicamente no Word.
Após o envio do formulário preenchido, o candidato recebe as informações sobre a vaga, tais como: salário bom, bônus, moradia custeada pelo contratante, fundos adicionais em caso de viagens a trabalho e a garantia de que até existiria uma bolsa para cobrir os estudos dos filhos. Além da mudança, que será custeada integralmente pela empresa
Após o contato conseguir iludir o candidato, o candidato recebe outro e-mail com instruções para a assinatura do contrato, nesta etapa entra em cena o suposto advogado da empresa, responsável pela parte burocrática, ou seja documentação: vistos de trabalho tanto para o funcionário quanto para a família, atestado de antecedentes e seguro de vida internacional. Agora o golpe prá valer: ele pede um adiantamento de uma quantia maior do que mil dólares para efetuar o processo, que será todo realizado própria empresa, mas como a documentação é de responsabilidade do funcionário, há a necessidade de realizar o depósito para que os documentos sejam expedidos. Depois do depósito realizado, os scammers interrompem os contatos.

2. Golpe da taxa de inscrição
Nesse golpe o seu currículo é selecionado, mas para que sua vaga seja garantida a você, um scammer lhe envia um e-mail solicitando que você deposite um determinado valor com a justificativa de iniciar os trâmites burocráticos de mudança de país. Os scammers se apresentam como membros de corporações de cruzeiros, indústrias petrolíferas ou serviços postais.
ALERTA: Sempre verifique com a empresa para a qual você está se candidatando para saber mais sobre o processo de seleção e nunca deposite valor algum, pois candidaturas e processos seletivos, mesmo para vagas no exterior, devem ser gratuitas.

3. Golpe de phishing
Esse golpe ocorre quando você recebe um correio eletrônico não solicitado de um empregador afirmando que viu o seu currículo publicado, afirmando que suas competências profissionais coincidem com o cargo para o qual estão contratando, mas alegam que necessitam de informações mais detalhadas sobre você.
ALERTA: Solicitando suas informações pessoais, eles estão preparados para usar seus dados indevidamente e roubar sua identidade. Antes de fornecer qualquer dado seu pesquise sobre a empresa e seja cauteloso quanto a fornecer dados como endereço, número de telefone, número de identidade ou informações bancárias.

4. Golpe do cliente oculto
Há empresas comerciais legítimas que contratam estudantes universitários e outros para fornecer feedback sobre lojas, restaurantes e empresas.
ALERTA: No entanto, os scammer enviam e-mail se apresentando como uma empresa especializada em “Cliente Oculto” alegando que através de uma candidatura sua a uma falsa vaga, se interessaram por seu perfil, entretanto informam que é necessário pagar uma taxa para se tornar um empregado. Após realizar o depósito de pagamento da tal taxa, a empresa interrompe os contatos e some. Outra variação desse golpe ocorre quando a suposta empresa pede para você fazer uma análise de uma empresa de transferência bancária e é convencido a realizar uma transferência de dinheiro da sua conta para a conta da empresa a ser avaliada, para que sua avaliação seja realizada fielmente.

5. Golpe do pagamento adiantado
Esse golpe ocorre depois de se candidatar para uma posição ou resposta a um e-mail de spam. O scammer se passando por empregador irá responder com instruções para um “teste” como etapa do processo seletivo. Como parte do teste, você receberá um cheque pelo correio e é solicitado para que você o deposite em sua conta bancária e envie uma determinada quantia através de transferência bancária para uma terceira pessoa. O "futuro empregador" promete que você vai receber uma porcentagem.
ALERTA: É uma farsa, porque antes de saber que o cheque não tem fundos, eles pressionam para que você faça rapidamente a transferência solicitada e nunca terá o valor devolvido e nunca fará o tal teste.

COMO IDENTIFICAR UM GOLPE EM UM CONTATO DE VAGA DE EMPREGO NO EXTERIOR

1. Anúncios atrativos e chamativos
Os scammers utilizam palavras atrativas no título da vaga para chamar a sua atenção, como “trabalho em casa”, “nenhuma experiência necessária”, “faça US$1000 por semana”, ou “trabalhe apenas uma hora por semana.”

2. Correio eletrônico não solicitado
Se você receber um  e-mail não solicitado oriundo de um provedor de e-mail de domínio gratuito (gmail.com, hotmail.com, yahoo.com entre outros), a vaga pode ser uma fraude. E se o nome da assinatura de e-mail não coincide com o nome do e-mail enviado, tenha cuidado e jamais clique em um link em um e-mail de um desconhecido pois pode ser um vírus ou um malware.

3. Emprego garantido
Selecionadores legítimos nunca prometem um emprego antes de o entrevistar e assim analisar e discutir suas habilidades e experiência. Um criterioso processo seletivo é composto além da entrevista, pela fase de aplicação de testes para avaliar competências pontuais, especialmente se os salários estão acima dos praticados pelo mercado. Se um processo seletivo for muito básico e nem ao menos tiver uma entrevista pessoal ou virtual, pode ter certeza que trata-se de um golpe.

4. Falta de detalhes do empregador
Se algumas informações corporativas não constam no anúncio, postagem ou e-mail de contato, como o nome da empresa, site, endereço de e-mail ou localização, fique atento pois pode ser um golpe. Nesse caso, solicite essas informações e preste atenção à reação da pessoa, peça também um ID Skype e proponha uma vídeo-conferência. Além do mais, confronte as informações fornecidas com os dados reais da empresa legítima.

5. Pagamento exigido
Quando o pagamento é solicitado para materiais de treinamento, kit inicial, emissão de documentos ou outras justificativas, cuidado pois pode ser um golpe.

6. Palavras ou frases específicas
Cuidado com as palavras na descrição do trabalho, tais como transferências bancárias, PayPal, eBay, o encaminhamento de pacotes ou transferências de dinheiro, estas palavras-chave são verdadeiros indicadores de uma farsa. Além disso, preste atenção nos detalhes e tente descobrir se existem informações inconsistentes ou conflitantes, como datas para contratação e chegada ao destino.

7. Quando a esmola é demais...
Sempre que surgir uma oferta de emprego no exterior com ótima remuneração, você for submetido a um suposto processo seletivo bem básico e com poucas exigências de você, certamente trata-se de um golpe.

8. Site falso
Se o site é hospedado por um domínio gratuito tal como Yahoo, pode ser uma farsa. Scammers usarão informações do site de uma empresa legítima e irão postá-las em um site fraudulento. Pesquise o nome da empresa e verifique para identificar quando o site foi criado. Se o site foi criado recentemente ou propriedade de alguém não no mesmo local que a empresa, pode ser uma vaga fraudulenta. Há vários sites online que te ajudam a identificar sites de scammers e oficiais de empresas, além da data de criação de cada um deles.

9. Solicite informações pessoais
Nunca se curve às exigências de enviar cópias de qualquer documento que seja, bem como dados de conta bancária, pois estes podem ser usados por ladrões de identidade.

Na dúvida, não hesite em entrar em contato com a empresa que supostamente esteja fazendo a oferta de trabalho para averiguar se a vaga realmente existe e se o contato que está sendo feito é real, o mais indicado pé que você ligue para a empresa , mesmo que seja uma ligação internacional, solicite um e-mail corporativo de contato e deixe tudo registrado através de mensagem eletrônica. 

Embora neste artigo não conste todos os inúmeros casos de golpes de emprego no exterior, dá para ter uma noção de como se comportar e ficar em estado de alerta quando receber esse tipo de convite. Seja criterioso ao analisar esse tipo de oferta, para que você não caia em nenhum golpe, mas também não perca as excelentes e verdadeiras ofertas de trabalho.

Estamos quase chegando ao fim da série Golpes do Emprego, no dia 11/01 trarei as orientações para que você nunca caia nesses golpes.
Conhecimento é tudo! E evita que sejamos enganados pelos espertalhões que existem por ai... seja mais esperto que eles, ok?

Abraço e até!

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...