quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

O que você tem feito pela sua empregabilidade?

por Simoni Aquino

Fonte da imagem: www.saudeambiental.net


O desemprego é um verdadeiro fantasma que assusta a maioria dos profissionais brasileiros e em tempos de crise esse medo se potencializa a medida que o desemprego vem aumentando de forma alarmante.

E diante desse cenário, já parou para analisar o que você tem feito pela sua empregabilidade? Se você ainda não sabe o que é a empregabilidade, lhe convido a ler esse artigo onde explico o que é essa tal de empregabilidade e o quanto ela é determinante para a recolocação no mercado de trabalho.

Voltando á reflexão proposta:
Já parou para pensar friamente o que você tem feito pela sua empregabilidade? 
E o que você tem feito para procurar se destacar de seus concorrentes?

Neste mercado de trabalho que vem se apresentando cada vez mais concorrido, devido às escassas vagas na maioria das profissões, onde o empresário tem se mantido cada vez mais desestimulado a contratar, em tempos de crise econômica devido à desconfiança em relação à política nacional, se faz necessário que o profissional disponível esteja ainda mais bem preparado para concorrer às vagas de trabalho disponíveis e em um processo seletivo se destaque de seus concorrentes.

Sabemos que, via de regra, em média para cada vaga (há variação de acordo com a profissão) há pelo menos uns 50 bons profissionais concorrendo a ela, dessa forma, muito óbvio que dentro de um processo seletivo apenas um será aprovado e no mínimo 49 serão preteridos. Não há como ser diferente, pois a conta não fecha.

Assim, o candidato deve procurar fazer a sua lição de casa e se preparar para essa concorrência acirrada.

Mas como a maioria dos brasileiros acredita que tudo gira em torno do dinheiro, você pode me dizer que na condição de desempregado não há como realizar investimentos em qualificação. Tenho plena consciência que essa fase é a de apertar os cintos e realmente fica difícil realizar grandes investimentos, por conta das prioridades.

Existe algumas ações simples e excelentes para investir na sua empregabilidade, vamos às elas:

LEITURA
Estatisticamente está comprovado que o brasileiro não investe em leitura, por preguiça, por não ter sido estimulado a isso ou por considerar os livros caros. Mas nada disso é desculpa para não investir em leitura, pois existem as bibliotecas municipais que emprestam livros de forma gratuita aos interessados, sem a necessidade de gastos em livrarias. Além disso, também existem sites que disponibilizam e-books gratuitos de ótimos livros para download. E quanto à preguiça... pense que enquanto você é preguiçoso para ler, seu concorrente pode estar lendo um livro após o outro.
Ler livros, revistas, jornais, portais sobre recursos humanos e sobre mercado de trabalho ajuda a um maior entendimento sobre o mundo, sobre o país e sobre a atualidade.
A leitura aprimora nossa comunicação verbal e escrita e isso por si só, é o que o mercado busca, profissionais que se expressem bem, falando corretamente e escrevendo de forma correta, sem erros de gramática ou ortografia. E o melhor, ajuda a iniciar ou a manter uma conversa interessante e atualizada com qualquer pessoa.

ATIVIDADES CULTURAIS
Pode parecer papo de nerd, papo de CDF (e viva a quem é nerd ou cdf!!!), mas buscar participar de atividades culturais, através de participação em oficinas, workshops e cursos oferecidos por instituições como o SESC faz bem à mente, amplia nossos horizontes, nosso networking e ainda nos faz aprender algo diferente do que o que estamos acostumados a conviver.
Esses benefícios ajudam a ampliar nossa visão de mundo e faz com que nos tornemos mais interessantes enquanto pessoas e isso é um atrativo para o mercado de trabalho que busca profissionais antenados e cultos.

FILMES
Que tal um cine pipoca? Mas não vale aqueles filmes de ação que são pura viagem onde os carros despencam do penhasco e o motorista sai sem um arranhão, nem onde o mocinho sofre uma saraivada de tiros e nenhum o acerta, nem filmes de socos e pontapés, nem filmes de terror de 5ª categoria, nem filmes de pega e muito menos os eróticos.
Me refiro a filmes com "moral da história", filmes biográficos ou com temas que estimulam a criatividade e o raciocínio, que levem à reflexão e ao aprendizado de algo agregador, documentários ou culturais.

TELEJORNAIS
Hoje convivemos no Brasil com uma grave crise política com reflexos extremamente negativos e impactantes na economia e com propostas de austeridade financeira que trará modificações nas leis trabalhistas e previdenciárias que terão um impacto na vida de todos os brasileiros. Investigações, corrupção, politicagem, impunidade, punições e prisões, falta de investimento em saúde, segurança e educação. EUA com um novo presidente, com ações e opiniões controversas que podem levar à uma crise econômica com impactos em vários países do mundo, inclusive o Brasil. Terrorismo mundial. 
Ufa! Quantas coisas podemos tomar conhecimento ao assistir os telejornais (ao alcance de todos), mas para quê saber de tudo isso, você pode estar se perguntando! Para não ser um alienado, para não ser manipulado, para saber o que passa ao seu redor e no mundo e que de certa forma, impacta diretamente na sua vida. Para ter o que conversar com alguém, para fugir do lugar comum de falar sobre o tempo ou sobre futebol.

CURSOS DE QUALIFICAÇÃO
Nem vou me estender sobre isso, pois escrevi recentemente dois artigos para o Jornal Boqnews de Santos/SP especificamente sobre esse tema, para lê-los clique aqui e aqui.

ESCRITA/REDAÇÃO
Aqui no blog já expliquei qual a importância das redações como parte de processos de seleção, para ler clique aqui.
Mas hoje quero dar a dica para aqueles que odeiam escrever e que o seu forte não é redação, se for o seu caso, sinto muito é ai que você deve se dedicar a treinar e fazer redações em casa.
Aproveite uma parte de seu tempo livre para treinar redação. Exemplos de temas que podem ser solicitados em seleções: Quem Sou Eu, Minha Trajetória Profissional, O que Desejo do meu Futuro Profissional, O que Espero da Empresa. Enfim, redija textos falando sobre suas expectativas e anseios pessoais, mas abordando questões profissionais e o que você deseja para seu futuro profissional.
Assim quando você tiver que elaborar uma redação durante um processo seletivo, você a fará com mais segurança e confiança de que saberá o que abordar na sua redação.

ESPIRITUALIDADE
Para quem tem fé, reforçar a sua espiritualidade é importante neste momento delicado, pois dá a sustentação necessária para enfrentar os desafios que o desemprego impõe e reforça a força interior para enfrentar os momentos de angústia, desesperança e de incertezas.
Essas orientações não são direcionadas a ateus ou a quem não tem ou acredita na fé ou no mundo espiritual, e para estes, a orientação é reforçar a sua autoestima, a sua autoconfiança e buscar a autovalorização através de outras atividades que fortaleçam a mente para suportar a pressão e angústias dessa fase.

SAÚDE FÍSICA
Qualquer tipo de atividade física é capaz de fazer bem não só ao corpo, mas à mente. Basta que se adeque às possibilidades físicas de cada um e respeitando alguma limitação que porventura se tenha. De modo geral, qualquer pessoa pode fazer caminhada, que além disso, está ao alcance de todos por gerar gasto financeiro e para quem, assim como eu, reside na praia, tem uma orla toda à sua disposição e para quem não reside em litoral, pode ir a um parque municipal, enfim, não há motivo para não fazer uma boa e energizante caminhada. Quem pode investir, pode recorrer às academias ou estúdios de Pilates.

SAÚDE MENTAL
Ainda encontramos preconceito quanto ao investimento nas questões mentais, mas em fases de pressão e de incertezas, cuidar da mente também é muito importante pois essas fases podem fazer com que a pessoa fique mais pessimista, desesperançosa e negativa, podendo chegar até mesmo a um estado depressivo. Dependendo do histórico pregresso da pessoa, em casos extremos recorrer às drogas e ao álcool e em casos ainda mais extremos, ao suicídio. 
Para cuidar da mente, existem algumas atividades muito eficazes como meditação dos mais variados tipos (no YouTube encontramos vários vídeos que ensinam várias técnicas), uso de Florais de Bach para diversos tipos de sensações (tem baixo custo e pode ser adquirido em farmácias de manipulação), ouvir música clássica (num estudo realizado pela Universidade de Helsinque na Finlândia, os cientistas afirmam que ouvir esse tipo de música aumenta a capacidade neurotransmissora do cérebro e ativa a memória e o aprendizado do ouvinte), yoga (mente e corpo em harmonia) e acupuntura (alguns convênios cobrem essa técnica). 

Viu só quanta coisa bacana, simples e agregadora pode ser feita? 

E melhor, a maioria à custos baixíssimos e que poderá agregar para que você enfrente a fase do desemprego com mais positividade, com mais energia e com forças renovadas para buscar a tão almejada e merecida recolocação.

A fase do desemprego apesar de extremamente difícil de ser enfrentada, não significa que deva ser uma fase de sofrimento, como diz o ditado: "A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional". 

Nessa fase, que é passageira, é importante manter a mente ocupada e fortalecida e com essas dicas, você vai tirar de letra e ainda cuidar de sua intelectualidade e da saúde, que tal?

Bom por hoje é isso...

Abraço e até a próxima!

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...