DICAS DE LIVROS

Influenciada pela veia educacional de minha mãe que era professora e pedagoga, compreendi desde cedo a importância da leitura, hábito que mantenho desde criança, quando passei a amar livros. 

Aqui você encontrará indicações de livros que li e de alguma forma, foram ou estão sendo importantes para mim, não só como pessoa, mas especialmente como profissional de Gestão de Pessoas. Sendo assim, recomendo estes livros a todas as pessoas que buscam aprimoramento e amadurecimento pessoal e profissional, independente de sua área de atuação.

Tenha uma excelente leitura! 


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'A Arte da Guerra' é um dos maiores tratados de estratégia de todos os tempos. Um livro útil para o homem de negócios, militar, ou para qualquer pessoa empenhada em vencer na vida. Escrito pelo general chinês Sun Tzu, a partir do resultado de sua experiência em suas campanhas, que foram as mais variadas. Para os dias de hoje, os princípios de ´A Arte da Guerra´ podem ser aplicados, não apenas nas táticas militares, mas também em quase todos os setores da atividade humana.Os ensinamentos aqui contidos alcançam todos os seres humanos empenhados na batalha diária para o sucesso na luta contra os oponentes do cotidiano moderno, sejam eles colegas de trabalho, concorrentes, chefias, entre outros. Sun Tzu dizia que a Arte da Guerra é de total importância para o Estado; podemos dizer que, para os dias de hoje, este livro é vital para o indivíduo.
Fonte: www.saraiva.com.br 




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A Lei do Triunfo para o século 21 é uma releitura do clássico de Napoleon Hill, que traz competências de sucesso na carreira, nas finanças e nos relacionamentos sociais e familiares. Jamil Albuquerque, em seu livro ”A Lei do Triunfo para o Século 21”, explica que as pessoas bem-sucedidas são as denominadas Master Mind, que têm desempenho acima da média, visto que tem um objetivo bem definido. “Napoleon Hill pesquisou durante 20 anos os grandes líderes dos Estados Unidos e chegou a conclusão que essas pessoas tinham em comum o que ele denominou de As 17 leis do Êxito”, explica o autor.
Fonte:http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=110281





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Com o livro Coaching de Carreira, o leitor encontrará ferramentas para desenvolver um trabalho focado o seu desenvolvimento profissional. A obra o leva a questões fundamentais para a construção de uma carreira sólida, estruturada e que o leve a destacar-se no mercado. É um guia completo para quem deseja descobrir formas de trabalho rentáveis, como apresentar-se publicamente; de maneira a diferenciar-se dos demais, e, o mais importante, como ser conhecido e reconhecido pelo que faz. A publicação traz uma abordagem diferente, em que o Coaching é aplicado para se atingir o estado desejado que levará os profissionais aos seus objetivos. Ficou curioso? Basta uma leitura para ter acesso às dicas de dois grandes especialistas da área de Coaching, os autores José Roberto Marques e Edson Carli, do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).
Fonte: www.siciliano.com.br




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O novo livro de James C. Hunter, "Como se Tornar um Líder Servidor" (mesmo autor de O Monge e o Executivo), tem dois objetivos: o primeiro é compilar de maneira simples, concisa e clara os princípios da liderança servidora apresentados em seu livro anterior. O segundo é proporcionar um guia que facilite a aplicação desses princípios em sua vida e no trabalho.
Fonte: www.livrariasaraiva.com.br
  






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No momento atual, no qual se vive o desafio da globalização, as organizações já não podem mais continuar se dando ao luxo de contratar e manter no seu quadro de pessoal aqueles que lhe são simplesmente fieis. É indispensável contar com colaboradores que sejam acima de tudo competentes, isto é, que estejam preparados e dispostos para irem cada vez mais longe. Este livro explora como os recursos da competência individual passam a ser um dos mais importantes elementos do diferencial competitivo entre organizações congêneres. Esse potencial interior do ser humano aliado a um certo tipo de predisposição interior consciente exige conhecimento ligado a predisposições afetivo emocionais. Cada um precisa conhecer e gostar da sua área de atuação para tornar-se competente naquilo que faz. Os desafios atuais mostram que uma nova era já começou e veio para ficar - a era da competência. 
Fonte: www.bestbooks.com.br




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Marcus Buckingham e Donald O. Clifton descobriram através de uma pesquisa realizada pelo Gallup Institute, que a maioria das empresas dá pouca ou nenhuma atenção aos pontos fortes de seus funcionários. Preferem investir tempo e dinheiro na tarefa de corrigir suas fraquezas, achando que desse modo as pessoas atingirão a excelência. Por outro lado, a pesquisa revelou que os profissionais bem-sucedidos compartilham um segredo - usam suas energias para aprimorar aquilo que fazem melhor, deixando seus pontos fracos em segundo plano. E, assim, tornam-se cada vez mais competentes, produtivos e felizes. Para ajudar o leitor a descobrir quais são e como aprimorar seus talentos e de seus colaboradores, este livro traz um programa em torno do teste 'Descubra a fonte de seus pontos fortes'.
Fonte: www.saraiva.com.br 




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Comunicar é muito mais que utilizar métodos de oratória ou construir frases bonitas. Comunicar é saber dizer. É usar todas as estratégias possíveis para se expressar com coerência e eficácia, do aspecto geral à postura, ao olhar, aos gestos, à movimentação e à voz, que revela emoções e sentimentos profundos. E é também conhecer e saber aplicar a tecnologia para otimizar o processo comunicativo. "Falar Bem É Fácil" é aquele manual de instruções que todos nós gostaríamos de ter à mão quando nos deparamos com a incumbência de falar em público. Com conteúdo 100% prático, acompanhado de ilustrações e imagens que favorecem a memorização, é um livro útil para as mais variadas ocasiões: treinamentos, reuniões, seminários, congressos, situações de negociação e vendas e indispensável para profissionais das mais diversas áreas.
Fonte: www.ipsconsultoria.com.br




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Este livro mostra a nova maneira de administrar juntamente com as pessoas e o novo papel de consultoria interna do RH e que está se consolidando na maior parte das organizações bem-sucedidas. Administrar com as pessoas, consideradas agora parceiras do negócio e não mais meros recursos empresariais, passou a ser o mais importante desafio das empresas atualmente. Um livro inovador que mostra os novos horizontes e desafiadoras tendências que se abrem para o novo milênio. Apresenta mais de 500 citações de empresas de primeira linha para oferecer exemplos de casos bem-sucedidos e aplicações práticas dos conceitos apresentados. O livro apresenta um texto leve, agradável, instigante e didático, contém os objetivos a alcançar em cada capítulo, cases para discussão, dicas, exemplos de aplicações empresariais, apreciações críticas, exercícios e questões  para revisão final. 
Fonte: www.chiavenato.com  




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O conhecimento passou a ser um recurso essencial na sociedade da informação. Por isso, sua correta gestão é fundamental para a sobrevivência das organizações. Não pode haver nem desperdício, nem subutilização de recurso tão valioso. A gestão do conhecimento e a gestão por competências são um grande desafio, que este livro procura enfrentar tratando de forma didática seus conceitos, modelos, experiências em outros países e temas como aprendizagem organizacional, capital intelectual e perspectivas para a área.
Fonte: www.editora.fgv.br






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Inteligência é emocão. QI não é destino. O fascinante e convincente livro "Inteligência Emocional", de Daniel Goleman revela que a nossa visão sobre este assunto ainda é muita estreita. Ao contrário do saber científico que dominou o mundo ocidental no últimos séculos, Daniel Goleman revoluciona conceitos mostrando que o QI de uma pessoa não é garantia de sucesso e felicidade. Utilizando inovadoras pesquisas cerebrais e comportamentais, Goleman, PhD pela Universidade de Harvard, mostra porque pessoas de QI alto fracassam e outras, cujo quociente é mais modesto, apresentam uma trajetória de vida de sucesso. O livro de Goleman ainda derruba um outro tabu: o mito de que a inteligência seria determinada pela genética. Para o cientista, a inteligência está ligada à forma como negociamos as nossas emoções. A inteligência emocional seria esta capacidade de empatia, autoconsciência, controle de impulsos, persistência e habilidade social. 
Fonte: www.saraiva.com.br 




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Questionando as teorias cognitivas atuais Howard Gardner apresenta sua teoria das inteligências múltiplas. Parte do pressuposto da existência de pelo menos sete tipos de inteligências: inteligência lingüística, musical, lógico-matemática, espacial, corporal-cinestésica e pessoais (intrapessoal e interpessoal). Juntando elementos teóricos da neurologia e da psicologia cognitiva, Gardner critica a presunção dos testes de QI na medição da inteligência, tendo em vista que os testes são restritos em sua abrangência focando somente o conhecimento lingüístico e lógico-matemático e com formato baseado em uma cultura ocidental não respeitando as demais. O autor compara a utilização e valoração destas inteligências em diversas culturas, traça uma relação de cada inteligência com áreas específicas do cérebro, exemplifica como a cultura impacta no desenvolvimento de cada inteligência no indivíduo e, por fim ainda tece comentários sobre a criação e implantação de um projeto pedagógico baseado no conceito de inteligências múltiplas.
Fonte: pt.shvoong.com/books/415446-estruturas-da-mente-teoria-das/#ixzz23qgho4ac 


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Quase 90% das demissões motivadas pelo empregado ocorrem por deficiências humanas. Para o consultor Eugenio Mussak, isso se deve a fatores como dificuldade de comunicação, de convivência, de organização, de aceitar liderança, impontualidade, entre outros. Em tempos nos quais se destacam virtudes como velocidade e competitividade, as qualidades humanas estão sendo esquecidas. Metacompetência? Uma nova visão do trabalho e da realização pessoal deseja resgatá-las. Sua leitura dá oportunidade ao leitor para uma contínua reflexão sobre os conceitos que levam ao sucesso, propondo o equilíbrio entre os conhecimentos técnicos e os conhecimentos humanos.





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O livro "O Corpo Fala", da Editora Vozes, tenta desvendar a comunicação não-verbal do corpo humano, analisando inicialmente os princípios subterrâneos que regem e conduzem o corpo. A partir desses princípios, aparecem as expressões, gestos e atos corporais que, de modos característicos estilizados ou inovadores, expressam sentimentos, concepções ou posicionamentos internos. A obra traz ainda 314 ilustrações didáticas e lúdicas que facilitam o entendimento do leitor. 
Fonte: www.livraria.folha.com.br






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Você está convidado a juntar-se a um grupo que durante uma semana vai estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos EUA. Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada para ensinar de forma clara e agradável, princípios fundamentais dos verdadeiros líderes. Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e amigos, vai encontrar neste livro personagens, ideias e discussões que vão abrir novo horizonte em sua forma de lidar com os outros. É impossível ler este livro sem sair transformado. "O Monge e o Executivo" é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.
Fonte: www.livrariasaraiva.com.br




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Considerado um dos livros de negócios mais influentes de todos os tempos pela revista Forbes, Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes já teve mais de 15 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Esta miniedição reúne os tópicos essenciais do programa de sete passos desenvolvido por Stephen R. Covey, que mostra como alcançar a paz de espírito e adquirir confiança por meio dos princípios que caracterizam as ações bem-sucedidas e a felicidade duradoura.
Fonte: www.livrariasaraiva.com.br 






  
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O risco de obsolescência das pessoas e das instituições e a falta de controle do ambiente são as grandes ameaças das empresas contemporâneas.Executivos de primeiro escalão, proprietários de organizações e profissionais de Recursos Humanos precisam encontrar rapidamente respostas para três perguntas cruciais: 1 Onde estamos?; 2 Para onde queremos ir?; 3 Temos pessoal motivado e preparado para conduzir a empresa amanhã? Este livro desafia os leitores a tomarem atitudes. Contudo, não se limita a propor questões, indicando caminhos que o profissional de Recursos Humanos pode trilhar através de ensinamento e técnicas de eficácia comprovada. 
Fonte: www.livraria.folha.com.br 







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São muitas as possibilidades do psicopedagogo em atuar em diversos setores, sua prática estará sempre ligada ao ser humano e ao seu desenvolvimento enquanto ser atuante em uma sociedade em constante mudança. Esse livro aborda de forma simples e prática a atuação do psicopedagogo na empresa. Seu relacionamento com os colaboradores, sejam eles diretores, coordenadores, gerentes, encarregados, supervisores, pessoal de apoio entre outros. Trata também de aspectos específicos de sua prática na área educacional dentro das organizações. A autora, ao descrever a prática desse especialista na empresa, traz uma importante contribuição, dentro do aspecto teórico-prático, para que futuras reflexões acerca do ambiente de trabalho, seu funcionamento e como isso reflete na produção e no desenvolvimento emocional e educativo do colaborador sejam feitas.
Fonte: www.livrariasaraiva.com.br 




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Quem mexeu no meu queijo? é uma parábola que revela verdades profundas sobre mudança. Dois ratinhos e dois homenzinhos vivem em um labirinto em busca de queijo - uma metáfora para o que se deseja ter na vida, de um bom emprego à paz espiritual. Um deles é bem-sucedido e escreve o que aprendeu com sua experiência nos muros do labirinto. As palavras rabiscadas nas paredes ensinam a lidar com mudança para viver com menos estresse e alcançar mais sucesso no trabalho e na vida pessoal. Quem mexeu no meu queijo? é uma leitura rápida, mas sua idéias permanecerão por toda a vida.
Fonte: www.livrariasaraiva.com.br 





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O mundo de hoje está de cabeça para baixo. O mercado de trabalho está mais louco que nunca. Os relacionamentos afetivos estão em uma transformação absurda. Não é de surpreender que muitos jovens se sintam inseguros em relação a seu futuro, muitas vezes deixando até de realizar seus sonhos. Sempre em Frente! Neste livro Roberto Shinyashiki se coloca ao lado dos jovens e, com sua tradicional sabedoria, aponta caminhos e inspira realizações. Ele irá ajudá-los a tomar consciência de seu momento de vida e, principalmente, os convidará a perceber que são capazes de enfrentar o medo do futuro e de realizar seus sonhos. Essa conversa é dedicada a quem quer mais da vida, pretende encarar os desafios e seguir sempre em frente.
Fonte: www.livrariasaraiva.com.br 





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O livro trata de temas mais do que fundamentais para todos os envolvidos com a Gestão do Conhecimento no meio empresarial e leva o leitor a refletir sobre como parcerias são estabelecidas, qual é a "cola" que reforça estes laços, como é possível desenvolver um clima de confiança entre parceiros de negócio e entre os membros de uma equipe, além de como utilizar uma atitude sinérgica em favor da Gestão do Conhecimento na empresa. Quando, por exemplo, um grupo de amigos decide montar uma pequena empresa, a confiança é baseada na iniciativa coletiva e na comprovação de que dispõem das competências necessárias para a realização de um projeto comum. É essencial descobrir, nos diversos tipos de realizações conjuntas, quais são os fatores de sinergia invisíveis que devem ser estimulados, desenvolvidos e mantidos. A sinergia será tão maior quanto mais existirem confiança mútua e espírito de colaboração. 
Fonte: www.livrariasaraiva.com.br   



Aproveitar essa fase do desemprego para colocar a leitura em dia é ótimo para arejar a mente, para revigorar suas energias e para manter-se atualizado.

Leitura é tudo de bom e ainda pode lhe ajudar a conquistar a tão almejada recolocação.

Aproveite e desejo sucesso!

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Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

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