segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

O que perguntar quando um selecionador lhe contatar?

Fonte da imagem: Reprodução/Inter TV
por Simoni Aquino

Ao receber o telefonema de um selecionador lhe convidando para participar de um processo seletivo é muito importante que se solicite algumas informações da vaga antes de aceitar o convite.

Assim você evita deslocamentos e gastos desnecessários, bem como não perde o seu tempo e de quebra, evita que o selecionador perca o tempo dele na realização de uma entrevista que pode resultar em nada.

Importante saber:
1. o cargo oferecido - para avaliar se atende suas expectativas, pois às vezes você pode ter como objetivo um cargo de liderança e a empresa oferecerá um cargo de analista, por exemplo.
2. o horário de trabalho - para verificar se condiz com suas pretensões, às vezes a vaga é para o turno noturno e você pode não querer trabalhar neste turno, por exemplo.
3. o local de trabalho - para avaliar se a distância é viável e se for distante de sua residência, avaliar se está disposto a enfrentá-la diariamente. O fator trânsito é relevante para quem prioriza a qualidade de vida.
4. o nome da empresa - para verificar a idoneidade, o porte, o segmento e dar uma olhada no site para pesquisar sobre a empresa, caso aceite participar do processo seletivo e estar bem preparado na entrevista. Entretanto, fique preparado, pois existem empresas que manterão seu nome sob sigilo neste contato.
5. pretensão salarial - se sua pretensão salarial for solicitada, responda com um valor de forma sincera, mas não perca a oportunidade de tentar obter informações sobre o valor oferecido. Se perceber que o valor oferecido não atende suas expectativas, pergunte se há abertura para negociação e se a resposta for negativa, fica a seu critério aceitar ou não participar da seleção.

Infelizmente, muitos selecionadores optam por não fornecer informações por telefone; e como profissional de RH sou contra este tipo de opção, tenho como costume realizar uma pré-entrevista por telefone para obter essas informações, assim consigo sentir do candidato a aderência mínima para convidá-lo a participar do processo de seleção.

Já estive desempregada algumas vezes e sei como um candidato tem seus recursos financeiros limitados para persuadi-lo a participar de uma entrevista às cegas, muitas vezes os candidatos não tem dinheiro para a condução ou para o combustível, dependendo do horário muitas vezes o candidato comparece à entrevista sem tomar café da manhã ou almoçar.

Temos que priorizar a humanização no mercado de trabalho e oferecer informações básicas a um candidato lhe dá o devido direito de optar pelo que melhor lhe convier, poupando seu tempo e dinheiro e poupando o tempo e a energias do selecionador. Além de não gerar expectativas desnecessárias, o que é absolutamente normal para quem está disponível no mercado de trabalho.

Mas voltando à postura do candidato, não há problema em perguntar o que deseja para o selecionador, isso demonstra senso analítico, interesse e respeito por si e pelo selecionador, portanto, pergunte o que considerar importante saber e decida se participará ou não da seleção.

Não se esqueça que a vaga oferecida é da empresa, mas a escolha e o direcionamento de sua carreira profissional, pertencem a você!

Abraço e até a próxima!

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...