segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

10 dicas para evitar gafes ao utilizar o WhatsApp na busca por trabalho

por Simoni Aquino
Fonte da imagem: Blog do Gilton Paiva

Depois do desprazer de receber um mensagem de um candidato em meu WhatsApp em plena 6ª feira à noite (clique aqui para saber porque fiquei tão irritada), achei interessante trazer algumas dicas para que o profissional disponível saiba utilizar o WhatsApp com eficiência e tê-lo como aliado na sua busca por recolocação.

Como em tudo em nossa vida, o uso da tecnologia deve ser feito com educação, bom senso e deve transmitir uma imagem profissional para quem a utiliza com a finalidade de buscar recolocação.

Há alguns anos, não muito tempo, ter o número de celular de uma pessoa indicava que ou essa pessoa era nossa amiga, ou nossa conhecida, ou então, por algum contato profissional, recebemos seus contatos através de um cartão de visita.

Hoje em dia, a disseminação e baixo custo dos smartphones tornaram a comunicação ainda mais massificada e portanto facilitada, com as redes sociais e informações veiculadas em sites corporativos está cada vez mais fácil ter acesso ao WhatsApp das pessoas.

Para quem não tem lá muito bom senso já acha que por isso, deve acessar o aplicativo e mandar mensagens para qualquer um que apareça na relação do WhatsApp.
Cuidado, não é bem assim!

Mesmo para o WhatsApp, é necessário que a outra pessoa lhe dê abertura para isso, pois mandar mensagem pelo WhatsApp indica uma certa intimidade e quem está no mercado de trabalho (a menos que conheça e tenha liberdade com o selecionador), não tem intimidade com os milhares profissionais de RH que existem por este vasto mercado de trabalho.

Mas sem mais delongas, vamos às dicas de uso do celular para você entender melhor:

1. SE A VAGA PEDE PARA VOCÊ LIGAR
Se no anúncio de uma vaga de trabalho, consta o número de um celular solicitando para ligar, só ligue e jamais mande mensagem pelo WhatsApp.

2. SÓ MANDE MENSAGEM PELO WHATSAPP QUANDO SOLICITADO
Se no anúncio de uma vaga de trabalho, solicitar mandar mensagem pelo WhatsApp, ai sim você deve mandar mensagem pelo WhatsApp. 

3. SEJA ELEGANTE E EDUCADO
Pelamor, faça uma saudação à pessoa para a qual você está dirigindo sua mensagem com um Bom dia, Boa tarde ou um Boa noite. Depois diga seu nome e sobrenome, sua cidade e informe "brevemente" o objetivo de seu contato.

4. SEJA FORMAL
Não trate o selecionador como seu coleguinha ou como seu amigo, seja coerente e mantenha uma postura profissional.

5. NÃO MANDE ARQUIVOS OU LINKS
O WhatsApp também pode transmitir vírus e portanto não seja mal educado e invasivo, JAMAIS envie arquivos ou links para a outra pessoa. Se for solicitado, encaminhe seu currículo em .doc ou .pdf e nunca em formato de imagem, pois dependendo da resolução fica impossível de ler e seu currículo pode ser deletado.

6. SE A CANDIDATURA É ESPONTÂNEA, ANALISE O SITE DA EMPRESA
Se você está encaminhando seu currículo espontaneamente às empresas que lhe interessa atuar, analise o site da empresa e verifique a forma pela qual ela recebe os currículos dos profissionais interessados. Normalmente é pelo Banco de Talentos do site ou pelo e-mail específico para recebimento de currículos. Nestes casos, JAMAIS procure um número de celular e faça contato como uma "forma alternativa" de fazer seu currículo chegar à empresa.

7. SITE DE CONSULTORIAS ou CONSULTORES DE RH
A mesma orientação do item 6. O consultor de RH não está à disposição 24hs por dia para ser contatado por profissionais disponíveis. Se o celular de um consultor está disponível em seu site, é com finalidade exclusivamente corporativa. Quer mandar seu currículo para um profissional de RH? Quer alguma informação mais específica? Utilize o e-mail ou o formulário do site da consultoria, JAMAIS o inclua no WhatsApp, pois você não tem intimidade para isso.

8. CUIDADO COM ANÚNCIOS EM GRUPOS DO FACEBOOK, PEDINDO PARA DEIXAR SEU CELULAR NOS COMENTÁRIOS
Isso é golpe, não entre nessa! Empresa séria anuncia a vaga em forma de anúncio e não fica postando coisas no Facebook para captar seu celular. Pode ser golpe do emprego ou fulanos captando números de celulares para Spams.

9. ENVIO DE ÁUDIOS
Enviar áudios é só para quem temos intimidade e mesmo assim, ainda temos que perguntar se a pessoa tem condição de escutar o áudio, pois às vezes a pessoa não está com o fone de ouvido e o local/ambiente em que ela se encontra não possibilita que ela escute áudios. Se com conhecidos já temos esse cuidado, imagina só com um estranho e tratando de um assunto profissional?

10. E-MAIL
O mercado de trabalho é muito tradicional e o WhatsApp ainda não está sendo muito utilizado para buscar trabalho, portanto, na dúvida, mesmo que você tenha o celular de um selecionador, ainda é preferível utilizar o velho e bom e-mail para entrar em contato com o selecionador.

Ah... e se você deseja complementar seus conhecimentos sobre Etiqueta no Uso do WhatsApp, indico o artigo do Gilton Paiva.
Excelentes dicas, vale a leitura para evitar gafes, ok?

Vamos resgatar a boa educação e a elegância por hora, perdidas por alguns...

Abraço e até a próxima!

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...