quinta-feira, 1 de março de 2012

Qual a finalidade de um currículo?

Fonte da imagem: internet
por Simoni Aquino

Pode parecer estranha esta pergunta, não é? 
Pode parecer óbvio que todos saibam para quê serve de verdade um currículo, mas não é! Pois nem todo profissional sabe realmente qual a finalidade e importância de um currículo.

Aprendi com Max Gehringer que, o que nos parece óbvio na verdade pode não ser tão óbvio assim para outras pessoas. Caso deseje acesse o link do áudio do Max Gehringer e ouça http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/max-gehringer/2012/02/20/NEM-TODO-MUNDO-SABE-O-OBVIO.htm.

Vamos deixar o Currículo de lado um pouquinho e pensar em Marketing:
Você compraria um produto com uma embalagem mal feita, suja, amassada e sem nenhum atrativo sobre o produto que essa embalagem contém? Uma das mais eficientes ferramentas de marketing é o desenvolvimento da embalagem do produto, pois será com uma embalagem atrativa é que o consumidor se interessará em “levar e comprar” o produto.
Voltando a pensar em Currículo:
Quando falamos sobre mercado de trabalho, quem é a embalagem? E quem é o produto?

Portanto, podemos concluir que o currículo é a principal ferramenta de marketing dos profissionais no mercado de trabalho, mas não é a única por que hoje temos outras ferramentas à disposição dos profissionais como redes profissionais e sociais, sites profissionais e blogs que vou abordar em outro artigo. Sendo assim, o artigo de hoje falará sobre a importância e objetivos de um currículo na vida dos profissionais.

As finalidades de um currículo são:
- Gerar entrevistas
Seu currículo será o documento enviado às empresas através dos e-mails, atendendo a anúncios, através de sites de recolocação, através do site institucional, através dos headhunters, através de seus amigos e pela sua rede de networking. Portanto, entendemos que, sempre será o seu currículo que chegará à empresa e nunca você pessoalmente. Você somente terá a oportunidade de ir à empresa se o selecionador tiver o interesse de conhecê-lo melhor, por isso seu currículo deve ser atrativo e bem elaborado para que você tenha a chance de obter uma entrevista.

- Comunicar seu objetivo profissional
O currículo deve claramente apontar o objetivo profissional do profissional, isso é extremamente importante pois oferece ao selecionador subsídios para avaliar seu currículo e analisar sua trajetória profissional. Como escrevi no artigo “Seu currículo está atrativo?, se o profissional não tem um objetivo profissional estabelecido, como acredita ser útil para as empresas?

- Mostrar ao selecionador que você está apto a exercer a posição
Suas qualificações, realizações e trajetória profissionais devem estar expostas de maneira verdadeira, clara, objetiva e de forma que demonstrem ao selecionador que você possui experiência, competências, habilidades, pode oferecer contribuições para o crescimento da empresa e que portanto, está apto a exercer a posição disponibilizada pela empresa.

- Demonstrar cuidado, atenção e organização
Um profissional que apresenta essas características no seu currículo demonstra que poderá ter esse mesmo respeito e cuidado ao exercer suas responsabilidades na empresa.

- Servir de roteiro para a entrevista
Se o currículo for um documento bem elaborado e atrativo, ele será importante ao selecionador que terá em mão um roteiro exato para que seja elaborada a entrevista e sejam feitas as perguntas sobre sua trajetória e realizações profissionais, suas qualificações e formação acadêmica.

Compreendeu a importância e finalidade de uma boa embalagem?
As empresas de marketing fazem pesquisas, elaboram várias versões das embalagens até chegarem na versão final, mas se mantém vigilantes quanto à aceitação do consumidor para verificar se agradam seu público-alvo.

Com o currículo não deve ser diferente!
Não trate seu currículo como uma mera embalagem, trate-o como uma fotografia positiva da sua carreira profissional, ou seja, a melhor embalagem de todas! Portanto, analise seu currículo e saiba se sua embalagem está sendo aceita de maneira positiva pelos seu público-alvo, que são as empresas através de seus selecionadores.

AGORA QUE VOCÊ COMPREENDE PARA QUE SERVE UM CURRÍCULO, CUIDE BEM DO SEU!

Abraço e sucesso em sua busca por recolocação!

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...