quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Seu currículo está atrativo?

Fonte da imagem: internet
por Simoni Aquino

O currículo deve ser agradável aos olhos de quem o lê, deve chamar a atenção de maneira positiva, afinal de contas esse é o cartão de visitas de todo profissional!

Como Gestora de RH, posso garantir que é verdade que recrutadores não utilizam mais que 30 segundos para avaliar um currículo num primeiro momento, afinal de contas ele recebe centenas de currículos e procurar profissionais não é uma tarefa simples! 
Por isso ele deve ser objetivo, leve e essencialmente, verdadeiro.

Para que você tenha um currículo que seja capaz de abrir-lhe portas, segue algumas dicas importantes para que possa elaborá-lo de maneira simples e que o destaque de seus concorrentes:

traçado
Utilize fontes Arial, Times New Roman, Verdana ou Arial Narrow tamanhos 12 para conteúdo, 14 para subtítulos e 18 para seu nome. Máximo de 2 páginas, pois nada mais cansativo do que um documento sem objetividade e contendo informações extensas e desnecessárias. Seja elegante e objetivo!

Cuidado e Higiene
Por que devemos falar de higiene, quando falamos de currículo? Fora o fato que, higiene é importante em qualquer circunstância, é óbvio que com o currículo não deve ser diferente. Muitas vezes vemos candidatos apresentarem currículos amassados, sujos e dobrados. Isso denota falta de cuidado e como você pretende que o recrutador o considere um profissional cuidadoso, se você não tem cuidado com seu próprio currículo? Currículo deve ser entregue limpo, sem dobras e sem amassos!

Currículo
Não se usa mais a expressão “Curriculum Vitae” no topo da página, no lugar utilize seu nome completo, preferencialmente sem abreviações.

Utilização de Foto
Não há necessidade de inserir foto no currículo, afinal de contas você não está se candidatando a vagas para modelo fotográfico, não é mesmo? Caso a empresa solicite, utilize uma foto discreta (entretanto tenho minhas restrições a empresas que exigem foto no currículo, mas isso será abordado em outro artigo).

Dados Pessoais Básicos
Este campo vem abaixo do nome e deve conter: Estado civil, idade, endereço completo com bairro e CEP (o CEP é para que o recrutador tenha noção de onde o candidato reside, para analisar a questão da locomoção e transporte).

Dados de Contatos Telefônicos
O currículo deve conter informações atualizadas. Deve estar especificado telefone fixo e celular que deve conter a operadora utilizada. Se for telefone de recado deve informar o nome da pessoa que deverá ser procurada, entretanto não esqueça de avisá-la para não ocorrer desencontro de informações. Precisão faz com que você não perca oportunidades!

Dados de Contatos Virtuais
No mundo globalizado que vivemos, é extremamente positivo citar formas alternativas e modernas de contato, tais como: e-mail, Skype, blogs profissionais, links de currículos online ou participações em redes profissionais como LinkedIn. Utilize somente e-mail particular e jamais divulgue no currículo o e-mail da empresa onde atua, isso denota falta de ética. Evite utilizar apelidos nos e-mails e dê preferência a seu nome e/ou sobrenome.

Informações de Documentos
Não é necessário incluir números de documentos pessoais, não há relevância no recrutamento. As únicas exceções são CNH válida  que não deve conter número, apenas categoria e Registro profissional como CRA, CREA, CRC etc.

Cuidado com a Formatação
Não exagere em negritos, sublinhados e espaçamento de margens e linhas. Muita gente abusa desses recursos para “mascarar” uma possível falta de conteúdo ou experiência, portanto não se iluda, o recrutador percebe esse artifício e além de não melhorar seu currículo, torna-o cansativo.

Objetivo
Você tem objetivo profissional? Portanto, deixe bem claro, especificando-o no campo apropriado qual a área de interesse. Currículo sem objetivo está fadado ao fracasso, pois o recrutador não vai ficar procurando essa informação no currículo. E se você não tem um objetivo na vida profissional, como pode acreditar ser útil para as empresas?

Área de Interesse
Se você tem experiência em mais de uma área não coloque num currículo só, tenha mais de um currículo e crie um documento para cada área de atuação e os envie conforme as oportunidades vão surgindo. Dessa forma os currículos serão personalizados para cada área de atuação. Você deve ter foco e o mesmo currículo com mais de uma área distinta, demonstra falta de foco e parece que você está atirando para todos os lados!

Formação Acadêmica
Sendo superior, inclua os níveis de graduação da mais recente para a menos recente e seguindo esta ordem: doutorado, mestrado, pós-graduação e graduação. Neste caso, não há necessidade de incluir ensino médio (a única exceção é quem realizou curso técnico que tenha a ver com sua área de atuação). Não esqueça de citar nome da instituição,  previsão de conclusão se ainda estiver estudando e ano de conclusão do curso caso esteja concluído.
Se não tiver o ensino superior, inclua sua formação de ensino médio, citando apenas o ano de conclusão.

Qualificações
Faça um resumo de seus conhecimentos profissionais. Esse campo é extremamente importante, pois será baseado nestas informações que o recrutador irá interessar-se em agendar uma entrevista com você. Fale de suas experiências profissionais e sobre os resultados obtidos na sua trajetória. Não se auto elogie e não utilize frases de efeito ou frases prontas. Faça uma auto avaliação e seja sincero ao relatar suas qualificações!

Trajetória Profissional
Neste campo você deve informar as empresas onde trabalhou, período de atuação, cargos ocupados e uma breve descrição sobre suas responsabilidades. Sempre inicie da empresa mais recente e se for multinacionais ou empresas nacionais de grande porte, convém informar logo abaixo do nome da empresa, em fonte menor (tamanho 9 ou 10), em apenas uma linha essa informação, como por exemplo: (Empresa multinacional de origem ________ atua no segmento de _________).

Cursos de Aperfeiçoamento e Seminários
Apenas cite os cursos e seminários que tem a ver com sua área de atuação e que possam agregar em sua vida profissional. Não cite aquele curso de culinária tão importante para sua vida pessoal, se você atua na área Financeira ou de RH.

Idiomas
Só vale incluir se a fluência for do nível intermediário em diante. Básico não tem relevância para o mercado de trabalho e serve para “encher linguiça” no currículo. No momento adequado, na entrevista vale citar que está cursando o idioma e que se encontra no Básico, assim demonstrará interesse em se desenvolver.

Assinatura, Pretensão salarial e Referências
Não devem constar no currículo. Algumas informações serão solicitadas em momento oportuno pela empresa. A pretensão salarial só deve ser informada, se o anúncio divulgando a vaga solicite que envie o currículo contendo essa informação. Referências só devem ser fornecidas, se solicitadas e no momento oportuno.

Muita gente pode dizer que essas informações são óbvias e elementares, mas acreditem que ainda existe  muita desinformação quanto ao formato ideal de um currículo, mas devemos ter em mente que o currículo influencia diretamente no sucesso ou insucesso na busca por recolocação.

Para o currículo vale em partes a seguinte máxima: “A primeira impressão é a que fica”, digo em partes porque não basta um bom currículo para obter sucesso na busca por recolocação, mas pode ter certeza que ele irá abrir-lhe portas para convites de processos de seleção.

QUE TAL REAVALIAR SE SEU CURRÍCULO TEM LHE ABERTO PORTAS?

Caso você queira um modelo de currículo formatado de acordo com as dicas desse artigo, acesse o link Modelo de Currículo através do link http://alemdorh.blogspot.com.br/p/blog-page_26.html

Abraço, sucesso e até o próximo texto!

Blog Widget by LinkWithin

6 comentários:

  1. Edilene Savi Gonçalves1 de junho de 2012 09:56

    Achei muito interessante e com informções muito úteis. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edilene!
      Agradeço-lhe pelas palavras em relação ao artigo.

      Você não precisa agradecer, não...isso é pura generosidade de sua parte, pois apenas utilizo a minha habilidade em escrever aliada a meus conhecimentos técnicos, para promever os textos para contribuir com informações aos profissionais disponíveis.

      Desejo-lhe muito sucesso em sua trajetória!

      Grande abraço e ótimo final de semana!
      Simoni Aquino

      Excluir
  2. Achei seu artigo ótimo! obrigado pelas valiosas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lavínia!
      Inicialmente agradeço-lhe pelas palavras em relação ao artigo.

      Não precisa me agradecer pelas dicas, pois estou apenas utilizando meus conhecimentos e vivências à serviço de meu Blog para orientar os profissionais que necessitam de informações sérias, profissionais e de respeito a todos os sres humanos.

      Supero obrigada pelas palavras e desejo-lhe sucesso!
      Abraço,
      Simoni Aquino

      Excluir
  3. Oi Simone, tudo bom querida?

    Gostaria de saber se posso lhe enviar um currículo para ser avaliado? Gostaria de saber a opinião de alguém que já atua na área de RH.

    Fico no aguardo. Meu email: vee_pinheiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Verôncia!

      Inicialmente desculpe-me pela demora na resposta, mas compromissos profissionais inviliabilizaram minha participação mais efetiva aqui no Blog Além do RH desde o final do ano passado, mas aos poucos estou retornando.

      Agradeço pelo respeito e pela confiança em meu trabalho.

      Não entro em contato por email só pelos comentários. A maneira que posso ajudar é recebendo seu currículo e mantendo-o em meu banco de talentos (recrutamento_baixada@hotmail.com). Quando trabalho alguma vaga, sempre consulto esse banco de dados para recrutar os profissionais para participarem de processos seletivos.

      Você também pode acompanhar as vagas que costumo postar lá no Facebook.

      Não mais avalio currículos de forma gratuita, pois recebo centenas de pedidos como esse toda semana e não tenho condições físicas e profissionais e de tempo disponível para "ajudar" todo mundo que me procura com pedidos como o seu.

      Aqui no meu blog tem centenas de artigos sobre recrutamento, seleção, networking e vários links com centenas de empresas de recolocação e no Linkedin possui inúmeros grupos que anunciam vagas de trabalho. Acredito que com o blog e o Face já consigo contribuir bem com um trabalho de orientação e direcionamento no mercado de trabalho, de forma voluntária.

      Basta que tenha boa vontade de ler, pois percebo que muitas pessoas me procuram por que tem preguiça de ler e vão pelo que consideram mais fácil: que alguém faça para eles.

      Agora, caso queira orientações mais específicas, no meu site corporativo (www.simoniaquino.com.br) tenho serviços e soluções especificamente voltados à profissionais em busca de recolocação. É uma gama de soluções que trata da recolocação de forma personalizada.
      Lá também encontrará a tabela de valores e os pacotes de serviços.

      Espero ter contribuído e ficarei no aguardo de seu currículo,

      Grande abraço e sucesso em sua jornada!

      Simoni Aquino
      www.simoniaquino.com.br

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...