sábado, 25 de fevereiro de 2012

Homenagem a João Honório

João Honório - in memorian
Texto e imagem autorizados para veiculação por seu neto,
Rodrigo Silvério em 24/02/12
por Simoni Aquino

Tive o prazer de conhecê-lo virtualmente quando cursava a faculdade em Guarulhos, um professor o indicou como idealizador de um grupo de divulgação gratuitas de vagas de trabalho que se chamava RH em Ação no MSN em 2006. De lá pra cá são quase 6 anos de pura admiração e inspiração, mesmo sem ter tido o privilégio de conhecê-lo pessoalmente. 

João Honório era Publicidade & Marketing de formação, mas RH de "Alma e Coração". Daqueles seres que acreditava que fazer o bem ainda é a melhor saída para conquistarmos um mundo mais justo e ético. Não ganhava um centavo com seu trabalho voluntário e especialmente humanitário, que era auxiliar profissionais em busca de recolocação.

Iniciou esse trabalho em 1978 quando abriu sua agência de propaganda que atendia o segmento de anúncios para profissionais desempregados, nesta época não existia um Banco de Pessoas e João Honório encaminhava informalmente pessoas sem emprego para determinadas vagas de trabalho. Numa reunião de um dos grupos do qual era membro honorário, o GRUBASE (sua missão é recrutar e selecionar profissionais para as empresas dos seus participantes) houve uma demissão em massa  de Psicólogas. Diante disso, verificou-se que existia na verdade uma falha na comunicação de quem procura emprego e do empregador que precisa dos empregados. Foi assim que ampliou seus contatos e passou a intermediar desempregados e contratantes, dessa forma conseguiu recolocar a maior parte desses profissionais.

No universo do RH do Brasil, ele é uma personalidade muito conhecida há muitos anos, uma vez que mais de 30 mil profissionais foram recolocados graças ao seu trabalho humanitário.  Seu trabalho podia parecer simples mas não era, um trabalho árduo de garimpar vagas de emprego atuando especialmente em SP, mas colaborava com grupos de outros estados. Nunca permitiu que consultorias que cobram dos desempregados divulgassem vagas no grupo e consultores e empresas de treinamento, só divulgam eventos no grupo desde que forneçam descontos aos seus integrantes. Conduzia seu grupo com pulso firme e retidão, com regras de respeito e cordialidade entre os integrantes. Imaginamos que não seja fácil cuidar de um grupo virtual com mais de 10 mil integrantes.

Seu respeito era tamanho que João Honório chamava os desempregados de PHD, ou seja Profissionais por Hora Disponíveis, pois considerava o termo “desempregado” pesado demais e PHD seria menos negativo e desanimador. Muitos acham que ele era apenas virtual, inatingível: Um Mito! De fato um mito, mas um mito de verdade, desses que inspiram pelo exemplo de vida e de ser humano, que infelizmente nos deixou há exatos 3 meses, em 25 de novembro de 2011.

Desde 2008 seu grupo está  no YahooGroups e se chama JOÃO HONÓRIO – CRIANDO COM O RH DESDE 78, hoje quem está cuidando do grupo e prosseguindo com seu trabalho é seu neto, Rodrigo Silvério, que lançou recentemente uma campanha voltada aos profissionais de RH: CONVIDE um AMIGO de RH para o Grupo do JH!!! 
Portanto, se você for profissional de RH e tiver o interesse de ingressar neste grupo envie um e-mail para: grupoderhjoaohonorio-subscribe@yahoogrupos.com.br 

Essa é uma simples homenagem que presto a um ser humano maravilhoso, um verdadeiro exemplo de respeito e dignidade, que me inspira a ser ética e a respeitar cada vez mais as pessoas, que é a matéria-prima da área de RH ou Gestão de Pessoas como preferirem, estando PHD ou não. 


AO MESTRE JOÃO HONÓRIO:
"Que sua estrela que tanto iluminou nossos caminhos por aqui, siga brilhando no céu ao lado de Deus!" 

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...