terça-feira, 20 de março de 2012

Entrevista de seleção. E daí?

por Simoni Aquino
                               Fonte da imagem: internet

Todos nós sabemos que a entrevista de seleção para uma nova oportunidade de trabalho é um momento muito delicado para os candidatos, pois o nervosismo e a ansiedade são comuns e perfeitamente compreensíveis, pois se trata de uma oportunidade que aguardamos e que pode mudar o rumo de nossa trajetória profissional.

Entretanto, sabemos que o bom senso deve ser essencial para que evitemos cometer erros que possam vir a nos prejudicar durante o processo, diante disso segue algumas dicas importantes para que você possa se sair bem na entrevista. Mas lembre-se que não se trata de uma fórmula mágica ou uma receita de bolos, onde simplesmente tudo ocorrerá da forma mais perfeita possível e você sairá empregado, não! 

As dicas são apenas para minimizar os erros e gafes e fazer com que você se comporte adequadamente, a aprovação depende de inúmeros outros fatores, mas pelo menos o comportamento já passa a ser uma preocupação a menos:

Seja pontual
Nada pior do que um profissional que está em busca de oportunidade de recolocação, se atrasar para o horário de seu compromisso. A desculpa do trânsito já não “cola” mais, pois todos sabemos que o problema do trânsito nas cidades é crônico e que há a necessidade de sair com a máxima antecedência para honrar seus compromissos previamente assumidos.

Aperto de mão
O aperto de mão tem grande significado, não há atitude que demonstre mais medo e falta de decisão do que um fraco aperto de mão. Aperte a mão do seu entrevistador com firmeza e segurança, portanto nada de exageros e cuidado para quase não arrancar a mão do selecionador

Não fale mal de ex-empregadores ou ex-gestores
Nada mais deselegante do que um profissional que demonstra somente a parte negativa das empresas pelas quais trabalhou, lógico que todos nós em algum momento tivemos experiências negativas nas empresas onde atuamos, pois nada é um mar de rosa 100% do tempo. Mas daí falar mal não é correto, pois na sua passagem também ocorreram situações positivas e aprendizado, portanto deixe seu foco no que lhe agregou de positivo, pois o selecionador não está interessado na empresa anterior e sim se você é leal com quem lhe pagou seus salários ou se você leva questões para o ledo pessoal.

Antes de comparecer à entrevista, no agendamento solicite o nome da empresa
Pesquise sobre a empresa, conheça sua história, seus valores, seus produtos, enfim essa atitude demonstra que você se interessou em buscar informações sobre a empresa que deseja tê-lo como profissional.

Cuidado com a aparência
Publicarei um artigo abordando especificamente este tema, mas o principal é que utilize roupas limpas e bem passadas. Não utilize roupas informais, evite roupas muito justas, coloridas ou estampadas, evite os decotes ou saias curtas. Seja sempre discreto e sóbrio. Sapatos impecáveis. Cabelos penteados e limpos. Unhas bem cortadas, curtas e limpas.

Cuidado em como se expressar
A expressão verbal e o linguajar é um detalhe extremamente importante, dependendo das expressões utilizadas, pode demonstrar imaturidade do candidato. O candidato deve evitar as gírias, deve ser objetivo, responder com clareza e verdade o que lhe perguntam e pergunte quando for aberta esta possibilidade e saiba ouvir a resposta.

Não minta sobre motivos de demissões e pouco tempo em trabalhos anteriores
Jamais minta. O que você pode é deixar de mencionar algumas situações em sua trajetória vida profissional, seja o fato de ter ficado pouco tempo em emprego anterior ou motivo pela demissão do último emprego, mas ao ser questionado, responda sem receio. Explique as razões da forma objetiva e natural, já que não é crime ser demitido ou ter permanecido pouco tempo em cada emprego, pois as situações de cada momento são diferentes. Você será mais bem avaliado se utilizar de franqueza.

Mentir sobre qualificações
Repetindo: Jamais minta, pois mentira tem perna curta! Imagine se você mente sobre suas qualificações e acaba por ser contratado? No dia a dia essa mentirá fatalmente será descoberta e o prejuízo será grande, uma vez que seu gestor perceberá durante o prazo de experiência que você não tem as habilidades e competências destacadas na entrevista e perceberá que seu perfil não atende às necessidades da empresa. A mentira ao ser detectada será considerada falta de caráter ao faltar com a verdade e poderá resultar na sua demissão comprometendo seu currículo e influenciando em futuras contratações, já que não poderá contar com recomendações desta empresa.

Referências profissionais
O selecionador poderá aproveitar a entrevista para solicitar a você recomendações de seus antigos empregadores e gestores, já que é necessário para o selecionador identificar como era o seu relacionamento profissional. Dessa forma, faça contato com seus antigos gestores e explique claramente que necessitará de uma referência para um novo trabalho e diga que espera que eles falem bem de você. Se sentir que há restrição da parte de seu antigo gestor, desculpe-se e desista, não se arrisque em indicar alguém que pode dar referências negativas sobre o seu trabalho, nesse caso prefira indicar um ex-colega de trabalho.

Imprecisão nas respostas
Responder questões abordadas com as expressões: “Ah, eu acho que…” e “Ah, não sei…”, “Ah, pode ser que...”, são frases clássicas e típicas de quem não demonstra ter certeza das coisas ou situações. É melhor evitá-las durante a entrevista de emprego, já que uma resposta vaga é capaz de eliminá-lo do processo, portanto demonstre certeza e segurança em suas respostas.

Evite a ansiedade
Para o candidato, um dos maiores problemas é a ansiedade que o candidato pode apresentar antes e durante a entrevista. É preciso ter em mente que, se você foi convidado para a entrevista, é porque já passou na primeira fase do recrutamento, que foi a triagem do currículo. Portanto, não encare a entrevista como uma ameaça, uma vez que foi pré-selecionado e isso deve ser motivo para aumentar a sua autoconfiança.

Dicas para afastar a ansiedade:
- respire profundamente, lentamente; depois de alguns minutos você já estará mais calmo;
- responda as perguntas devagar, sem apressar-se;
- fale em tom normal, nem baixo demais nem alto demais;
- pergunte sempre que não entender alguma coisa;
- evite misturar emoção à conversa, seja racional.

Evite o medo da rejeição:
O processo de seleção é um processo de competição com outros profissionais que são seus concorrentes. Você não os conhece e não conhece suas trajetórias profissionais, nem suas competências pessoais e formação acadêmica. Portanto, confie em você e esqueça seus concorrentes, concentre-se em si e procure mostrar o melhor de tudo o que você tem para oferecer.
Mas não seja soberbo em não reconhecer que dentre seus concorrentes, possam existir profissionais mais qualificados para a oportunidade e que por esse motivo, você tanto pode ser aprovado se for o que apresentar perfil mais adequado à vaga oferecida, como reprovado se o seu concorrente for o mais adequado.

LEMBRE-SE: A entrevista deve ser uma oportunidade para mostrar suas qualidades, competências, sua experiência profissional, seu perfil pessoal, bem como seu potencial futuro. Portanto, seja você mesmo e impressione o entrevistador com sua verdade, você é capaz!

Lógico que as dicas não são garantia de que você conquistará a oportunidade, por que você jamais deve se esquecer dos seus concorrentes, mas com certeza as dicas farão com que você tenha um excelente desempenho e se destaque no processo.

Abraço e sucesso em sua busca por recolocação!

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Olá Simoni!

    Gosto muito do seu Blog, tem muita informação valendo ouro por aqui, parabéns!
    Já aproveitei muitas dicas por aqui, tanto na elaboração do meu currículo como na forma de enviá-lo aos selecionadores. Mas apesar da melhora tenho um grande desafio pessoal na hora da entrevista: estou com "muita" dificuldade em me recolocar, fiz algumas entrevista em boas empresas e não passei disso...sou muito tímida na entrevista, não consigo falar de mim, das minhas qualificações, experiencias, me dá um branco na hora e eu acabo falando só o que é irrelevante...( pasme!... sou formada em RH!) Me ajude por favor!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este material, vai ajudar muita gente.

    ResponderExcluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...