terça-feira, 27 de março de 2012

Por que certas perguntas são comuns em entrevistas?

por Simoni Aquino 
Fonte da imagem: Internet

As explanações a seguir não devem ser encaradas como uma "receita de bolo" ou como uma "fórmula mágica" para obter sucesso na entrevista de seleção. Isso não existe, pois como abordado no artigo Você entende a Seleção? Sabe como funciona? inúmeros fatores  determinam as variações nos processos de seleção de empresa para empresa.

Este artigo serve para que o candidato postulante a um oportunidade de trabalho, entenda a importância e a necessidade por parte das empresas de conhecerem certos aspectos acerca dos candidatos. Muitos candidatos não compreendem e se questionam sobre as razões dos selecionadores abordarem alguns assuntos. 

Vamos à eles: 

Vida pessoal e familiar:
Quando o selecionador aborda a vida pessoal do candidato, ele busca conhecer as relações pessoais e a estrutura familiar, para identificar situações que possam vir a comprometer negativamente seu desempenho nas atividades profissionais ou influenciem no seu absenteísmo.

Vida social:
O selecionador busca conhecer como é a vida privada do candidato, ou seja, se frequenta baladas, se faz uso abusivo de álcool e outras substâncias que possam vir a comprometer suas responsabilidades na empresa, especialmente em vagas que necessitem plantões ou escalas aos finais de semana. 
Lógico que não há mal nenhum em assumir uma vida social, relações sociais e seus hábitos de consumo, mas sempre se atentar quanto ao cuidado com o excesso, já que os exageros influenciam negativamente, uma vez que o ideal em tudo na vida é o equilíbrio.

Fale sobre você:
Nesses casos, o questionamento serve para identificar a facilidade que o candidato apresenta para explanar sobre si mesmo, como realiza sua auto avaliação e seu marketing pessoal. Essa questão é equivalente à folha de redação onde o candidato deve escrever sobre si mesmo, ou seja, serve para analisar como o candidato se apresenta e se posiciona frente ao selecionador, como justificará suas argumentações, seus objetivos pessoais e profissionais. O candidato não pode perder o foco e se esquecer que essa "conversa" não é equivalente a uma conversa com seus amigos num bar, portanto formalidade e abordagem profissional é o caminho mais adequado.

Por que deixou seu último emprego? 
Essa questão busca identificar os motivos que levaram o candidato a sair da empresa anterior e é extremamente importante para o gestor requisitante que é responsável por uma equipe, que gerencia pessoas, administra conflitos e participa e promove negociações. Portanto, nada mais natural que identifique relacionamentos com gestores anteriores e se o candidato apresenta tendência de particularizar situações do cotidiano profissional.

Onde ou como você se vê daqui a cinco anos?
Essa questão busca identificar se o profissional já traçou um plano de carreira  e se esse plano de carreira está de acordo com o que a empresa tem a oferecer, ou seja se a empresa enquadra-se neste planejamento pré-definido. Caso a empresa não seja capaz de proporcionar a conquista desses objetivos, é melhor que ocorra sua reprovação no processo de seleção, uma vez que, após a contratação esse profissional fatalmente se desmotivará pela impossibilidade de cumprir este plano de carreira e atuará frustrado comprometendo seu desempenho.

Cite seus pontos fracos, defeitos ou pontos a melhorar:
Essa questão apresenta duas abordagens, como o candidato se comportará ao assumir seus pontos fracos e a sua resistência em assumi-los. Obviamente que todos os seres humanos apresentam pontos fracos (inclusive os entrevistadores, mas neste momento não é o entrevistador que está sob avaliação) e isso não é demérito algum, já que ninguém nasce e morre pronto.
A questão está em identificar como o ponto fraco pode vir a impactar de forma negativa no exercício de suas funções e se esse candidato está fazendo algo ou tomando alguma atitude para aprimorar essa condição e minimizar ou trabalhar este defeito. Por isso, o ideal é assumir as suas limitações com honestidade e argumentar como esse ponto pode ser trabalhado ou como suas qualidades podem suprir ou compensar esse ponto.

Cite seus pontos fortes ou qualidades:
Essa questão serve para identificar se o candidato apresenta posicionamento de autoconfiança que pode agregar positivamente para a equipe ou se minimiza ou compensa seu ponto a melhorar. Mas também serve para identificar se o candidato passa dos limites em seu marketing pessoal ao se mostrar arrogante.

RESPOSTAS PRONTAS OU CORRETAS
Caro leitor que prestigia este Blog, percebeu que em nenhum momento citei quais as respostas corretas para as questões abordadas?
Simplesmente pelo motivo de que não existem respostas corretas ou erradas! 
Cada empresa e cada oportunidade necessita de um perfil pessoal e profissional uma vez que ambos estão atrelados, portanto o que pode parecer errado para determinada empresa ou vaga disponibilizada, pode ser correto para outra.
Mas o que existe de concreto e real, é o comportamento e a honestidade do candidato dentro do processo de seleção, independente da empresa ou da posição. 

REFLEXÃO
A ideia do artigo não é fornecer uma receita de bolo ou uma fórmula mágica para se sair bem numa entrevista, por que isso não existe. A ideia é oferecer as informações acerca da justificativa de cada questão e promover a reflexão acerca do seu posicionamento dentro do processo.

Mas o que o candidato deve ter em mente é que a sua imagem ao final do processo, deve ser a de um profissional maduro e realmente competente.

Abraço e até a próxima!

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Oi Simoni
    Muito bons seus artigos, mas em específico neste sobre as perguntas de um processo de seleção(hoje estou disponivel p/ mercado) eu também entrevistei muita gente em minha carreira até o momento e concordo plenamente com você. Atualmente eu estou no lado do candidato e tenho enfrentado selecionadores que muitas vezes são estrangeiros como Alemaes, Coreanos como me adequar nestas questões sendo que a cultura destes selecionadores são totalmente diferentes da brasileira? Será que eles pensam como nós?
    Grande Abraço
    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre!
      Agradeço por prestigiar o Blog Além do RH e por suas palavras em relação aos meus artigos.

      Natural que os gestores estrangeiros pensem de forma diferente de nós, pois a cultura influencia diretamente nesta distinção. Mas acredito que, você enquanto profissional disponível não deve se preocupar em adequar-se à essas situações, pois em nenhum processo seletivo (mesmo nacional) o candidato deve se adequar ao selecionador, pois pode cair num artificalismo desnecessário.

      O posicionamento mais adequado é ser "verdadeiro", responder às questões de forma madura e consciente, com verdade e profissionalismo.
      Independente da nacionalidade do selecionador ou do entrevistador, o candidato deve estar preocupado em focar sua carreira e suas habilidades técnicas de forma profissional, demonstrando a expertise adquirida ao longo da trajetória profissional e demonstrando acima de tudo, um comportamento condinzente com sua carreira e com o cargo pleiteado.

      Culturalmente, os comportamentos são distintos entre profissionais de macionalidades distintas, mas jamais se esqueça que, quando falamos em mercado de trabalho, expertise técnica e maturidade profissional são fatores analisados em qualquer parte do mundo e pode apostar que, nestes aspectos, a diferença é mínima.

      Você me deu uma excelente ideia sobre um próximo artigo, mas espero ter contribuído com este posicionamento.

      Seja sempre muito bem-vindo ao Blog Além do RH!
      Grande abraço e ótima semana,

      Simoni Aquino
      www.alemdorh.blogspot.com
      www.simoniaquino.com.br

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...