sexta-feira, 23 de março de 2012

Não erre no visual da entrevista!

por Simoni Aquino

Fonte da imagem: internet
Todos nós um dia já ouvimos a célebre frase de Robert Wong: 
“Dificilmente alguém terá uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão”. 

E, quando falamos sobre entrevista de trabalho e processo de seleção essa frase é mais verdadeira e útil do que nunca, já que não só suas competências pessoais e profissionais serão avaliadas, a sua aparência também vai ser avaliada pelo selecionador.

Afinal de contas, no cotidiano das atividades dentro da empresa, não só as competências serão utilizadas, a sua aparência também é importante para a imagem da empresa. Ao longo do texto, perceberá que não falo de roupas e acessórios caros e longe do alcance das pessoas, falo sobre comportamento e higiene que estão ao alcance de todos, basta bom senso e autocrítica.

No artigo Entrevista de Seleção? E daí? Abordei alguns pontos a respeito do Comportamento nas entrevistas e hoje abordo a importância da aparência. Por isso, a escolha do da vestimenta, calçados, perfume, maquiagem e penteado que serão utilizados no dia é tão importante quanto se preparar psicologicamente para a entrevista.

Veja alguns cuidados essenciais para não errar e se prejudicar no momento da tão aguardada entrevista:

1. QUANDO FALAMOS DE ASSUNTOS PROFISSIONAIS, VALE A MÁXIMA: MENOS É MAIS!
Para as mulheres:
Evitar os excessos, ou seja cuidado com maquiagem carregada, penteados extravagantes, perfume em grande quantidade, bijuterias, joias, acessórios em excessos, roupas justas demais, decotes exagerados, sapato de salto altíssimos, sandálias abertas, chinelos ou rasteirinhas fatalmente oferecerão uma imagem de sensualidade, vulgaridade ou desleixo que não são adequados e portanto não combinam com o ambiente de trabalho.
Não cabe nos dias de hoje, ainda acreditar que a imagem sensual encanta os selecionadores homens e dessa forma, haverá mais chances dentro do processo. Não sou Alice (a do País das Maravilhas) em achar que ainda não exista seleções baseadas neste tipo de conceito, mas não é a regra e sim, a exceção.

Para os homens:
Para os cargos mais estratégicos, o cuidado com o tamanho do terno é essencial, pois o maior erro é usar um terno maior, apresentando ombros e mangas compridas. O ideal é um terno de tamanho adequado, sem sobras.
Para os cargos menos estratégicos, mais administrativos e operacionais, o cuidado é com o uso de bonés, uso de camisetas e tênis. O ideal nestes casos é uma calça jeans escura sem manchas, sapato escuro e camisa social ou camisa pólo.
Para todos os casos, o cuidado com a limpeza dos sapatos, cuidado com a barba bem aparada e cabelos adequadamente penteados, perfume em quantidade mínima são essenciais.

2. DESCUBRA O DRESS CODE
Também chamado de código visual, é a forma como os colaboradores que trabalham naquela empresa se vestem. Essa não é uma informação fácil de ser obtida, entretanto você pode verificar junto ao recrutador, no momento do agendamento telefônico. Caso não haja a possibilidade de obter essa informação, para que não haja erros opte por um estilo mais social. Se for cargo executivo, o terno masculino e terninho feminino são os mais ideais.

3. NÃO SEJA ESCRAVO DA MODA
Muito cuidado com as calças de cintura baixa, onde ao sentar corre-se o risco de mostrar o "cofrinho", só as utilize se usar uma blusa ou camiseta compridas que cubram a cintura. Não utilize calças capri e nem sandálias com os dedos à mostra. Blusas com barriga à mostra também não é nada elegante para a ocasião.

4. HIGIENE EM PRIMEIRO LUGAR
Pode parecer redundância ou algo muito óbvio, mas falar sobre higiene nunca é demais em qualquer circunstância, portanto muito cuidado com a limpeza de suas vestimentas e calçados, bem como cuidado com as roupas amassadas. Cuidado com a limpeza de suas unhas e cabelos, para as mulheres as unhas devem ser curtas e estar esmaltadas com cores claras.

DISCRIÇÃO É A REGRA
Em suma, o visual tanto dos homens quanto das mulheres deve ser discreto, porém bem apresentado, em tons sóbrios sem grandes estampas e com a higiene impecável. Pode ser que alguns acreditem que tudo isso não tenha nada a ver e que pense que esses detalhes não interferem no processo de seleção, mais saibam que muito pelo contrário, os mínimos detalhes fazem toda a diferença!
O profissional pode ter um excelente currículo, uma sólida formação acadêmica e excelentes competências profissionais, mas se ele não se apresentar de forma adequada, formal e higiênica, é certo que ele estará eliminado do processo, pois se ele não tem cuidado com sua própria aparência na entrevista, o que dirá após a contratação?

IDENTIDADE VISUAL OU ESTILO PRÓPRIO
Mas uma coisa é fundamental de se ter em mente:
Você não precisa mudar radicalmente a sua aparência, deixando sua identidade de lado e deixando de ser você mesmo para conseguir um emprego. Afinal, a identidade de perfil entre candidato e empresa é mais fundamental do que tudo isso.
Se estar com a aparência impecável todos os dias não é uma característica predominantemente sua e a vaga de trabalho exige essa aparência perfeita, é melhor que você busque outra oportunidade, onde a vestimenta tenham mais “a sua cara”.

Muito importante que não percamos de vista que, não basta cuidado e bom senso somente durante o processo de seleção, mas também no nosso cotidiano dentro das organizações. Afinal de contas, após a contratação também temos de nos atentar com os mesmos cuidados, como se estivéssemos numa constante avaliação, como de fato estamos.

O MAIS IMPORTANTE DE TUDO ISSO É QUE TODAS AS PARTES ESTEJAM ALINHADAS PARA QUE HAJA SATISFAÇÃO, TANTO DA EMPRESA QUANTO DO PROFISSIONAL!

Abraço e sucesso!

Blog Widget by LinkWithin

5 comentários:

  1. Olá

    Parabens pelo blog!
    Fantástico!
    Já virei seguidora!

    mundodaneusinhabrotto.blogspot.com

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neusinha!
      Muito obrigada pelas palavras elogiosas quanto ao blog, fico muito satisfeita e lisonjeada que tenha gostado ao ponto de virar seguidora.

      Vou passar lá no seu blog para trocarmos figurinhas!!! rs

      Abraço, sucesso e Ótimo domingo!
      Simoni Aquino

      Excluir
  2. Olá Neusinha!
    Muito obrigada pelas palavras elogiosas quanto ao blog, fico muito satisfeita e lisonjeada que tenha gostado ao ponto de virar seguidora.

    Vou passar lá no seu blog para trocarmos figurinhas!!! rs

    Abraço e sucesso!
    Ótimo domingo,

    Simoni Aquino

    ResponderExcluir
  3. Simoni, gostei muito de sua orientação e realmente é muito importante a discrição e simplicidade, porque as pessoas pensam que ser simples é ser relaxado mas não é.
    É muito difícil encontrar alguém realmente simples, elegante e culto.
    Valeu!
    Maria Aparecida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Aparecida!
      Muito obrigada por prestigiar o blog, por apreciar o conteúdo e por promover seu comentário.
      Infelizmente, concordo com você, as pessoas confundem simplicidade e até mesmo recursos financeiros limitados à desleixo ou falta de higiene.

      E a elegância está justamente na simplicidade: menos é mais!

      Grande abraço e ótima semana!
      Simoni Aquino

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...