sexta-feira, 30 de março de 2012

Por que alguns profissionais não são convidados para entrevista?

Fonte da imagem: Internet
por Simoni Aquino

No dia seguinte ao desligamento, você acorda e percebe que terá o seu dia todo disponível. 
Nos primeiros dias ou semanas isso pode ser encarado de maneira positiva, pois é um período de descanso, mas com o passar do tempo já se começa a imaginar o que fazer para preencher um tempo que antes passava muito rápido e que hoje se arrasta muito vagarosamente.

Procurar trabalho por si só já é um trabalho, que exige esforço e não é remunerado. Esse tempo deve ser investido em si mesmo buscando recolocação e autoconhecimento.  
O que isso quer dizer?

Que buscar trabalho e ir em busca de recolocação exige muito esforço e dedicação diária! O PHD (profissional por Hora Disponível) deve garimpar as oportunidades de trabalho, deve se cadastrar nos sites institucionais das empresas, nos sites de recolocação, participar ativamente de redes profissionais apresentando posicionamento maduro e profissional, não só nas redes profissionais mas também nas redes sociais.

Mas por que autoconhecimento?
Buscar trabalho e lutar por uma recolocação exige um certo planejamento e uma dose extra de determinação, mas onde entra o autoconhecimento? Você consegue enxergar a relação entre busca por recolocação e autoconhecimento?
Se buscarmos informações a respeito da história de grandes profissionais ou empresários bem sucedidos podemos perceber que absolutamente todos em algum momento de sua trajetória buscaram identificar seus pontos a melhorar, ou seja, suas deficiências; e foram em busca de uma forma para minimizar essas características para que pudessem conquistar o sucesso e ficarem distantes do fracasso.

Mas e o processo de seleção?
Muitos profissionais disponíveis no mercado de trabalho se comportam como verdadeiras metralhadoras giratórias se candidatando a todas as oportunidades possíveis, sem se importar se realmente possuem o perfil adequado e ainda por cima se acham no direito de ficarem frustrados pois nunca são chamados para entrevistas.

Atualmente, se faz absolutamente necessário que antes da candidatura a uma oportunidade de trabalho, o profissional disponível no mercado de trabalho entenda de uma vez por todas que o trabalho e a empregabilidade, nada mais são do que a conseqüência de sua própria carreira, ou seja, da sua trajetória profissional. 
Mas o que é carreira?
É um conjunto de competências que seguem uma linha, um caminho, enfim obviamente, sua carreira.

PERFIL E CARREIRA
Se o profissional disponível compreender essa orientação, passará a analisar as oportunidades de forma mais consciente e menos desesperada. E quando esse profissional que se candidata corretamente a uma oportunidade com o seu perfil, ele será convidado para participar desta seleção e estará naturalmente bem preparado para este processo, em função da sua carreira. E mesmo agindo assim, não quer dizer que haverá a provação, pois não podemos esquecer dos concorrentes!

Em contrapartida, quando este profissional não apresenta uma carreira que esteja alinhada com a oportunidade disponibilizada, nem as competências em linha, obviamente que o candidato não será convocado para participar da seleção.

Ainda existem os profissionais que "aumentam" qualificações no currículo e são convidados para a entrevista, mas obviamente que no decorrer do processo haverá a detecção das ausências de competências em comparação com os requisitos da oportunidade e fatalmente ocorrerá a reprovação no processo e poderá ser uma situação traumática com a nítida sensação de derrota e frustração, já que não se apresentava totalmente alinhado  com os objetivos e responsabilidades da oportunidade disponível.

SEJA HONESTO CONSIGO MESMO
Tão importante como se autoconhecer é saber como usar essas informações a seu favor na busca por recolocação. Sendo assim, seja autocrítico e formule uma lista elencando suas deficiências e pontos fracos e trabalhe de forma a melhorar ou minimizar tais deficiências, utilizando seu potencial para obter sucesso.
Resgate sua trajetória profissional com honestidade, lembre-se da orientação de seus ex-gestores, orientações de professores, elogios e broncas que recebeu na sua trajetória profissional e só se candidate a oportunidades que tenham a ver com essa trajetória, esse resgate deve servir para que haja a elaboração de um plano de ação para vencer essa etapa no mercado de trabalho.

PLANEJAMENTO E DETERMINAÇÃO
Como citado no início do artigo, para vencer esta etapa de recolocação, além do autoconhecimento e autocrítica é absolutamente necessário planejamento e determinação, portanto segue algumas dicas básicas:
- Elabore um currículo eficiente, verdadeiro e atualizado;
- Elabore uma rotina diária e a cumpra com determinação;
- Estabeleça quais os meios serão utilizados para divulgar seu currículo;
- Utilize as redes sociais e profissionais a seu favor;
- Selecione as empresas que lhe interessam e, com quem ou como fazer contato;
- Elabore uma relação contendo nomes de pessoas e profissionais que conhece, onde trabalham e de que maneira podem lhe indicar uma oportunidade;
- Entre em contato com essas pessoas, explique sua situação e solicite ajuda;
- Busque informações sobre Recrutamento e Seleçao e sobre o mercado de trabalho;
- Utilize o e-mail como contato principal e dependo da situação, reforce com um telefonema;

- Cuidado para não se tornar inconveniente.

AVALIAÇÃO DO PERFIL DA VAGA
Agora, que possui informações úteis sobre como se candidatar a oportunidades e como utilizar o autoconhecimento a seu favor, avalie friamente e com muita atenção cada oportunidade de trabalho sob esse novo prisma.
Ao se candidatar, o faça convicto de que realmente está alinhado e que realmente possui todas as qualificações e competências necessárias.
Seja extremamente honesto consigo mesmo!
Lembre-se, de que você conhece minimamente seu perfil e suas competências e não caia na velha armadilha de se candidatar a qualquer oportunidade, mesmo sabendo que não está de acordo com todas as exigências.

Cada um dos profissionais tem suas potencialidades, qualidades e quem as conhece claramente e honestamente adquirem a capacidade de usá-las a seu favor na busca por recolocação, para obter convites para participar dos processos de seleção.

Se você atira para todos os lados, candidatando-se  a vagas mesmo sabendo que não possui o perfil completo, não reclame que não recebe convites para seleções! 

Abraço e sucesso!

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Poxa...apagou tudo!

    Voltando!

    Estou passsando por este perrengue de não conseguir nem ser chamado para entrevistas. Estou a dar tiros para todos os lados. Fiquei 10 anos fora do Brasil, estou há 2 em Santos, não tenho contatos, estou com 44 anos e minhas experiências...não sei ... mando cv para web, administrativo, atendimento e outroas que não pedem isso ou aquilo e eu ache que possa encaixar. Estou no desespero por uma recolocação no mercado e tb por grana, pois aqui é tudo muito caro e há muitas contas...
    Estou a terminar curso tec segurança para ver se abre outras oportunidades e ai até o tal estágio já é complicado com 44 anos, mas vou tentando, mesmo não desanimar, mas desanimado...vamos pra frente!

    T+
    Vlad

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vlad!
      Inicialmente peço desculpas pela demora na resposta.

      Realmente você não deve desanimar, já um passo. Mas o que me estranhou foi o fato de dizer que está há 2 anos em Santos e que não tenha contatos.

      Não sei se você sabe, mas resido na Praia Grande há 13 meses apenas, pois mudei-me de Guarulhos para a Baixada Santista, em busca de qualidade de vida por conta de saúde. Também não conhecia ninguém por aqui quando eu e meu marido nos mudamos e viemos sem trabalho. Neste 13 meses, eu estou atuando como PJ, meu marido está empregado e já faço parte de um grande círculo de amizades (pessoais e profissionais) muito sólido. Meu facebook não me deixa mentir.

      Integro a ABRH - Seccional Baixada Santista onde participo de 3 grupos de estudo, ministro palestras na ETEC Cubatão e tenho atividades profissionais e sociais consistentes com networking bem sólido. Estou super integrada, meu círculo de amizades são de pessoas mais velhas que eu (o que me possibilita aprender muito) e tudo começou através do Linkedin e do meu Blog.

      Acredito que tudo seja uma questão de atitude, iniciativa e estar aberto para isso. Ao invés de se lamentar de sua idade, acredito que lhe falte atitude para ir em busca de sua recolocação através da construção de networking, pois o mercado oferece inúmeras possibilidades.

      Mas você deve ter foco e batalhar dentro de uma única, pois enquanto atirar para todos os lados, sinto muito, permanecerá desempregado e em desespero. O erro está em você: na sua baixa estima pela idade, na suas atitudes e posicionamento.

      Se você já atuou com RH, por favor entre em contato comigo através do email: simoni.aquino@hotmail.com

      Espero ter contribuído!
      Grande abraço, desejo-lhe foco e sucesso!!!
      Simoni Aquino

      Excluir
  2. Simoni, parabens pelo blog. Adorei!!!
    Moro no município de Peruíbe, onde não existe empresas, indústrias somente comércio, imobiliárias, hotéis e similares, algumas clínicas e é muito difícil você conseguir uma oportunidade de trabalho.
    Trabalhei como secretária executiva por muitos anos e meu último emprego aqui foi na Prefeitura Municipal, como assessora da prefeita(cargo comissionado-portaria - julho a dezembro 2012). Diante da nova gestão todos da gestão anterior foram exonerados e agora começa a luta para conseguir uma nova oportunidade. Todos reclamam que em Peruíbe não tem profissionais competentes e quando você se lança no mercado te acham competente demais, vai endenter não é mesmo? A média salarial é de um salário mínimo, é o que te oferecem independentemente do seu profissionalismo, e além de tudo você compete com os famosos "QI". Por isso, sou obrigada a atirar para todos os lados, sou uma profissional competente, dedicada, comprometida com o meu trabalho, ética, organizada e por ter sido secretária executiva e dona de um restaurante "self service" posso trabalhar, sendo na área administrativa, em "qualquer lugar".
    Gostaria, se possível, encaminhar à você o meu "curriculum vitae" para sua análise e se possível encaminhar para alguma empresa que necessite de uma profissional com o meu perfil em Peruíbe, Itanhaém e, se compensar, em outros municípios.
    Faço parte de um grupo, no Facebook, chamado EMPREGOS EM PERUÍBE e gostaria de saber se posso divulgar o seu blog.
    Ah! No Facebook, encaminhei à você uma solicitação de amizade.
    Obrigada
    Kátia Scarel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kátia, bom dia!
      Inicialmente agradeço-lhe por sua confiança no Blog Além do RH.

      Sua mensagem contempla várias situações, que pontuarei por partes:

      - Localização e característica do município: Peruíbe é um balneário e dessa forma, natural que os postos de trabalho sejam focados no comércio e no turismo. Sendo assim, o profissional deve se adaptar à esta característica se for atuar no município.

      - Perfil multifuncional: Muitos profissionais que apresenta característica por ter atuado em diversas frentes, acreditam que podem "atirar para todos os lados", engano! Nada impede que o profissional se candidate a vários perfis de vagas, desde que para isto tenha "vários" currículos. Acreditar que, um só irá dar resultado é um engano, pois para este perfil de profissional o currículo deve estar adequado àquela vaga que ele esteja se candidatando, enfatizando as competências necessárias para aquela função. No seu caso, tenha mais de um perfil de currículo de acordo com as frentes que atuou, um para secretária e administrativo e outra focando em sua atuação como microempresária.

      - Excesso de competência: Devido o mesmo currículo ser encaminhado para vários perfis, muito óbvio que para determinadas vagas, será considerado excessivo. E dessa forma, o contratante irá considerá-lo demais para a função oferecida e não te contratará, pois ele considera que na primeira oportunidade, você sairá por conta de uma posição mais adequada a um profissional "competente demais" e nenhum empregador contrata, ao ficar com esta dúvida, pois ele procura um profissional adequado às suas necessidades organizacionais. No mercado de trabalho, as empresas buscam um profissional adequado exclusivamente as suas necessidades, e não o contrário.

      - Média salarial: O salário não é oferecido tendo como base o "profissionalismo" do candidato, isso é pura ilusão! O salário é oferecido de acordo com o perfil do município, dos pisos salariais convencionados entre empresas e sindicatos, do porte e segmento da empresa. Aos profissionais que possuem qualificação e expertise mais consolidadas, o mais adequado é buscar recolocação em outros municípios ou até mesmo outras regiões que apresentem um potencial salarial mais adequado e que contemplem a carreira profissional, as qualificações e as necessidades ou opções salariais do profissional disponível.

      - Competências básicas: Quando você expõe em sua mensagem que apresenta características como: competente, dedicada, comprometida com o trabalho, ética, organizada - na Era do Conhecimento e nesta atual configuração do mercado de trabalho, essas características que você cita não são mais considerados diferenciais, tornaram-se "competências básicas" do profissional. O diferencial hoje são as competências mais aprofundadas e relevantes que diferenciem realmente o profissional, para que ele transforme seu trabalho em resultados mensuráveis.

      - QI: Tenho um artigo que aborda justamente a questão do QI, que não considero como algo negativo, muito pelo contrário ele é absolutamente positivo. Você pode ler meu artigo e compreender meus argumentos através do link (http://alemdorh.blogspot.com.br/2012/07/qi-networking-importante-ou-prejudicial.html). Nas minhas palestras, sempre é levantada essa questão e as pessoas acabam mudando seu conceito negativo sobre o QI.

      A maneira que posso ajudá-la é recebendo seu currículo e mantendo-o em meu banco de talentos (recrutamento_baixada@hotmail.com). Quando trabalho alguma vaga, sempre consulto esse banco de dados para recrutar os profissionais para participarem de processos seletivos. Você também pode acompanhar as vagas que costumo postar no Facebook ou aqui no Blog Além do RH.

      Quanto ao grupo de Peruíbe que você participa, fique super à vontade em divulgar o Blog Além do RH, será uma satisfação. Agradeço o interesse.

      Espero ter contribuído e desejo-lhe sucesso!

      Abraço,
      Simoni Aquino
      www.alemdorh.blogspot.com

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...