quinta-feira, 29 de março de 2012

O mercado de trabalho mudou. E eu com isso?

Fonte da imagem: Internet
por Simoni Aquino

Já abordei em artigos anteriores que, hoje vivemos na Era do Conhecimento, onde as tecnologias estão cada vez mais avançadas, a disseminação das informações é muito ágil, a concorrência empresarial está cada vez mais acirrada e a orientação hoje é absolutamente para os resultados. Especialmente no artigo "Você sabe o que é seleção por competências?", fica muito claro como o mundo corporativo mudou.
Hoje somos remunerados não mais para simplesmente bater o cartão e  trabalharmos durante as 8 horas e sim, somos pagos para gerar os melhores resultados e agregar valores sólidos durante essas 8 horas.
Sem contar que existem situações, cargos, segmentos e empresas onde os profissionais trabalham muito mais do que isso!

ONTEM
No Brasil até os anos 90, o diploma da graduação superior era excepcional e para atuar em profissões específicas como advogados, médicos, engenheiros, administradores de empresa e arquitetos. No mais, bastava o ensino médio e o conhecimento em datilografia para exercer atividades administrativas num escritório ou exercer atividades operacionais numa fábrica, no máximo era necessário CNH e curso de empilhadeira para atuar como empilhador.
Em suma, os profissionais estavam mais preocupados em estabelecer-se em uma boa empresa onde trabalhariam até se aposentar e depois  iriam aproveitar a vida com o que conquistaram ao longo da vida recebendo suas aposentadorias.

HOJE
Percebemos que o mundo como um todo mudou e com o mercado não podia ser diferente e vou mais além, estamos numa evolução constante; e mesmo estando cientes dessa evolução contínua, ainda ficamos surpresos com a velocidade e rumo que a humanidade está tomando; que obviamente ocorrem os reflexos dessa agilidade no mundo corporativo.

O mercado de trabalho está em busca de profissionais que, além das atividades básicas e cotidianas, tenham a visão estratégica do mercado e do negócio, tenha capacidade analítica para não só detectar os problemas existentes, mas que tenham capacidade de resolvê-los rapidamente promovendo resultados assertivos, apresentem visão holística. As empresas necessitam de colaboradores que tenham uma visão sistêmica e abrangente do negócio, que tenha criatividade para buscar recursos e soluções que minimizem os riscos, diminuam os problemas, mas que principalmente gerem "resultados".

Mas o que devemos fazer para acompanhar essa evolução?
Como podemos obter sucesso no mercado de trabalho atual?

Percebemos que, não basta conhecermos mais o básico. Para que o profissional se destaque de seus concorrentes e seja requisitado pelo mercado é necessário que "domine" os conhecimentos da sua área de atuação e para isso só existe um caminho: o estudo, o aprimoramento e a atualização constantes. CAPACITAÇÃO!

HABILIDADES IMPRESCINDÍVEIS

Informática:
Absolutamente necessário conhecer informática e saber utilizar um redator de textos como o Word, saber utilizar uma planilha eletrônica como o Excel, saber utilizar um editor de apresentações como o Power Point e saber utilizar os recursos da Internet. Hoje, quem não conhece informática é considerado “analfabeto virtual”.

Comunicação escrita e verbal:
É fundamental habilidades de comunicação seja para falar, para escrever ou para realizar apresentações.
Lembra na aula de língua portuguesa na escola quando a professora nos exigia fazer a redação e você não entendia por quê? Você gostava ou achava um sacrifício?
Hoje entendemos que as redações são extremamente úteis para nosso cotidiano no trabalho, pois necessitamos para a comunicação através de e-mail, elaboração de relatórios e memorandos, realização de projetos entre outros. Hoje domínio das técnicas de redação apresentando vasto vocabulário, conhecimento de nossa gramática, criatividade para elaborar bons e atrativos textos é um diferencial importante no mercado de trabalho.
A mesma importância se dá para os profissionais que possuem habilidades para uma boa apresentação, já que além de você possuir capacidade de colocar as suas ideias no papel, também é necessário que se faça uma excelente exposição para apresentá-las a seus pares e gestores.

Trabalho em Equipe:
Resumidamente, habilidade para trabalhar em equipe significa que o profissional deve apresentar capacidade para colaborar e cooperar com a equipe de maneira positiva a fim de agregar resultados positivos.
Se o profissional apresenta dificuldade de aceitar ideias alheias, críticas e sugestões, significa que não apresenta facilidade para atuar com  os demais colegas em prol de um resultado esperado. E se o profissional apresenta essa dificuldade, dificilmente sobreviverá ao mercado e terá dificuldades em sua recolocação, pois as empresas não querem em seu quadro profissionais melindrosos ou intransigentes que poderão desestabilizar o clima organizacional.
Isso vale para profissionais de qualquer nível hierárquico, inclusive gestores.

Idiomas:
Graças à abertura do mercado, aos incentivos para a injeção de recursos estrangeiros, fortalecimento das relações internacionais entre outros, quem não domina o idioma inglês restringe suas possibilidades de recolocação.
E engana-se que a exigência do inglês é apenas balela para "enfeitar" o processo de seleção, pelo contrário, graças à grande presença e incentivos para a vinda e permanência das multinacionais no nosso país, se faz absolutamente necessário o conhecimento em inglês para elaborar relatórios, realizar apresentações e participar de reuniões. Lembre-se: você precisa mostrar resultados!
Além do mais, o Brasil está inserido num continente onde há a predominância do idioma espanhol e que existem inúmeras empresas de origem hispânica, o que nos faz concluir, que também se faz necessário o conhecimento no idioma espanhol.

RESULTADOS
Podemos concluir que não existe mágica ou feitiçaria a serem feitas, o mercado está cada vez mais acirrado e seletivo e não basta apenas obter o conhecimento, é absolutamente necessário que esse conhecimento se traduza em resultados.
Num dos artigos anteriores, abordei o tema Empregabilidade e podemos acreditar que as empresas não mais nos paga para  bater o cartão na chegada, trabalhar durante as 8 horas e bater o cartão ao encerrar o expediente, hoje é necessário que tudo isso seja feito, desde que você gere os resultados esperados pela empresa.

Hoje, quem não apresentar a capacidade de gerar os resultados, fatalmente não se sustentará no mercado de trabalho e quando ficar disponível, terá dificuldades em sua recolocação.

Abraço e até a próxima!

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Li seus artigos e gotei da maneira direta e clara que escreve. Ajuda a pensar se estamos apenas trabalhando ou queremos ser melhores em nosso dia-a-dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "fazer um dia melhor"!

      Inicialmente quero agradecer-lhe pelas palavras a respeito do conteúdo do Blog Além do Rh.

      A ideia é essa mesma, promover informações aos profissionais (disponíveis ou empregados), pois apenas com o entendimento e conhecimento de alguns processos de RH e Mercado de Trabalho é que poderão se posicionar de forma mais madura e profissional e poderão ter acesso à tão sonhadas conquistas e sucesso profissionais.

      Desejo-lhe muito sucesso! (Você já deu o primeiro passo, quando desmonstra abertura em receber informações sem particularizações ou generalizações).

      Grande abraço
      Simoni Aquino

      Excluir
  2. Não basta ser bom, deve-se ter esforço para ser o melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!
      É isso mesmo, ser "bom não é diferencial, apresentar os resultados mais efetivos sim, é um dos diferenciais.

      Seja sempre muito bem-vindo ao Blog Além do RH!

      Grande abraço e ótimo final de semana!

      Simoni Aquino
      www.simoniaquino.com.br
      www.alemdorh.blogspot.com

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...