sábado, 15 de junho de 2013

Você conhece a parábola do Cavalo que Caiu no Poço?

Fonte da imagem: internet
Autor desconhecido

"Um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades, possuía alguns cavalos para ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda. Um dia, seu capataz veio trazer a notícia de que um dos cavalos havia caído num velho poço abandonado.

O poço era muito profundo e seria extremamente difícil tirar o cavalo de lá. O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou a situação, certificando-se que o animal não se havia machucado. 
Mas, pela dificuldade e alto custo para retirá-lo do fundo do poço, achou que não valia a pena investir na operação de resgate. Tomou, então, a difícil decisão: determinou ao capataz que sacrificasse o animal jogando terra no poço até enterrá-lo, ali mesmo.

E assim foi feito: Os empregados, comandados pelo capataz, começaram a lançar terra para dentro do buraco de forma a cobrir o cavalo. Mas, à medida que a terra caía em seu dorso, o animal a sacudia e ela ia se acumulando no fundo, possibilitando ao cavalo ir subindo.

Logo os homens perceberam que o cavalo não se deixava enterrar, mas, ao contrário, estava subindo à medida que a terra enchia o poço, até que finalmente, conseguiu sair!"

CONSIDERAÇÕES DA BLOGUEIRA
Existem momentos na vida onde nos sentir no fundo do poço, especialmente os profissionais que estão momentaneamente desempregados e em busca de recolocação no mercado de trabalho, já que este é um dos momentos mais delicados na vida de praticamente todas as pessoas.

Mas por pior que seja este momento, sempre devemos lutar e toda a terra que sentimos ser jogada em cima de nós, deve ser utilizada para sairmos deste "poço". Problemas existem e sempre existirão, desemprego sempre ocorrerá na vida dos trabalhadores e não uma só vez, talvez várias. O primordial é pensarmos que somos muito mais fortes do que qualquer dificuldade e que temos força e foco suficientes para superarmos esta fase, através de estratégias de controle emocional, através de esforço incessante na busca por trabalho, através de toda rede de relacionamentos pessoais e profissionais, através do autoconhecimento e da busca de aprimoramento e especialmente, através de toda a energia positiva.

Reclamar da vida, do governo, do mercado de trabalho ou dos selecionadores - além de nada adiantar, ainda lhe deixa taxado de chato e de reclamão.... E nenhuma empresa quer um profissional que tem pena de si mesmo e que se abate e demonstra esse abatimento, afinal de contas o abatimento é natural, mas colocar-se como um coitadinho...
Não existe na vida, uma fase que não passe. Todas passam, por mais difíceis que sejam e desanimar e entregar-se não farão com que ela passe logo, ao contrário, só piorará sua condição emocional. Não é fácil, mas utilizar momentos de dificuldade para crescimento, faz toda a diferença!

Pegue sua terra e a utilize para sair desse poço....


 O texto das considerações da blogueira é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Gostou? Não gostou? 
Registre seu comentário ou compartilhe.
Mas saiba que: mensagens com ataques pessoais e citação de nome de empresas, não serão liberadas.

Blog Widget by LinkWithin

10 comentários:

  1. Boa tarde Simoni,

    Simplesmente MARAVILHOSO!!

    Excelente conselho!!

    Parabéns pelo blog.

    Posso compartilhar em meu Facebook?

    Estamos conectados via Linkedin, obrigado por ter me aceitado em sua rede.

    Forte Abraço.


    Jocelino Vieira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jocelino!
      Inicialmente agradeço-lhe pela visita e confiança no Blog Além do RH.

      Fico lisonjeada que tenha apreciado o artigo ao ponto de querer compartilhar no Facebook. Ao final de cada artigo tem uma "barrinha azul celeste" e lá você encontrará os links de compartilhamento em redes sociais.

      Fique à vontade para partilhar com seus amigos e conhecidos!

      Desejo-lhe um ótimo final de semana e muito sucesso!

      Abraço,

      Simoni Aquino
      www.simoniaquino.com.br
      www.alemdorh.blogspot.com

      Excluir
  2. Mto Bom, não conhecia ainda essa parábola. Parabéns pelos comentários!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wendell!
      Inicialmente agradeço-lhe pela visita e confiança no Blog Além do RH.

      Fico lisonjeada pela parabenização e realmente essa parábola não é muito conhecida, pois não é muito difundida.


      Abraço e sucesso!

      Simoni Aquino
      www.simoniaquino.com.br
      www.alemdorh.blogspot.com

      Excluir
  3. Bom dia!

    eu não conhecia a parabora mas e assim que tenho feito para vencer na vida tiro das dificuldades lições de vida e sigo em frente hoje eu fico desempregado mas uma vez depois de um Ano e meio estou saindo de belo monte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!
      Inicialmente agradeço-lhe pela visita ao Blog Além do RH.

      Realmente essa parábola não é muito conhecida, pois não é muito utilizada, e você faz certíssimo em usar suas dificuldades para seguir de cabeça erguida.

      Abraço e sucesso!

      Simoni Aquino
      www.simoniaquino.com.br
      www.alemdorh.blogspot.com

      Excluir
  4. Boa Simone!!
    Já havio lido esta parábola; mas sempre é bom lembrar e considerar em todos os momentos, não só os ruins, mas também nos bons etc...
    É uma motivação sem duvida muito real e nos desperta, creio eu, aquela vontade de prosseguir em nossas andanças, mesmo no meio de espinhos!!
    Sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vitor!
      Inicialmente agradeço-lhe pela visita ao Blog Além do RH.

      Sempre é bom relermos e relembrarmos dessas parábolas, que são tão simples e tão cheia de lições de vida e de oportunidade de pura reflexão.


      Muito sucesso a você também!

      Abraço,

      Simoni Aquino
      www.simoniaquino.com.br
      www.alemdorh.blogspot.com

      Excluir
  5. muito bom simone eu tinha que fazer uma parabola sobre esse texto muito obrigado agora eu vou apresentar aos meus colegas muito legal :::)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caio!
      Inicialmente agradeço-lhe pela confiança no Blog Além do RH.

      Fico lisonjeada pela que meus comentários possam lhe inspirar...mas aproveite a oportunidade e crie novas reflexões tomando como base essa parábola, só não vale apresentar o mesmo texto que o meu...rsrs.

      Abraço e sucesso!

      Simoni Aquino
      www.simoniaquino.com.br
      www.alemdorh.blogspot.com

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...