quarta-feira, 19 de junho de 2013

Para quem me pede para "dar uma olhadinha ou ajeitadinha " no currículo...

Fonte da imagem: internet
por Simoni Aquino

Estou muito constrangida de ter que postar esse texto, pois compreendo que meu blog tem um papel muito importante de informar, através de informações de qualidade com seriedade e ética e que este posicionamento faz com que as pessoas reconheçam a credibilidade de meu trabalho e tenham confiança em minhas opiniões e orientações.

E realmente agradeço demais pelo respeito e pelo carinho de quem confia em meu trabalho, sinceramente. E por agradecimento, mantenho o blog ativo, com textos pertinentes ao mercado de trabalho, sobre comportamentos em processos seletivos e sobre a minha tão amada área: gestão de pessoas.

Mas, fico me questionando por quê algumas pessoas gostam das coisas "mastigadas"?
Seria preguiça de pensar? Seria incapacidade e limitação? Será que o Google deixou tudo muito fácil e hoje a comodidade impera?

Veja que são apenas perguntas e nenhuma afirmação; e confesso que ainda  não encontrei as respostas. 

O Blog Além do RH é um blog repleto de muito conteúdo específico sobre mercado de trabalho, RH, recrutamento, seleção, comportamento profissional e de recolocação. É um blog diferenciado, que não trata o profissional disponível como demente (como vemos tanto conteúdo massificado por ai) e justamente por isso, acredito que ele se torna um "problema" para alguns. Justamente porque ele busca promover autoconhecimento, autoanálise, autoavaliação, quebra de paradigmas e de mudança de comportamentos, sinto que uma parte tem "preguiça" de lê-lo e de buscar conteúdo.

É um trabalho voluntário que faço com respeito, carinho e dedicação e que tem por objetivo ajudar os profissionais disponíveis que estejam em busca de um conteúdo de qualidade e empático. Basta boa vontade de pesquisar, arregaçar as mangas e ir à luta!

Mas por quê você está dizendo tudo isso? você me pergunta, caro leitor!

Inacreditável que, todas as semanas recebo centenas de pedidos de "leitores" que pedem:
  • para eu "dar uma olhadinha" no currículo;
  • "para eu dar uma ajeitadinha" no currículo;
  • que nem ao menos se identificam e solicitam "que eu refaça" seu currículo;
  • para eu dar uma "facilitada" na entrevista (esse nem vou comentar!).
Isso que ainda tem gente que nem ao menos pede "por favor" ou diz "obrigada pela atenção".

Compreendo que seja o reflexo da confiança que meus leitores tem por mim, apesar dos feedbacks negativos em relação às críticas que faço em relação dos comportamentos inadequados de alguns profissionais disponíveis, os feedbacks positivos são infinitamente maiores e isso se reflete na audiência diária do Blog que é enorme.

Mas não tenho como atender aos pedidos, pelo simples motivo de ser impossível conciliar com minhas atividades profissionais, com o Blog Além do RH, com minha vida pessoal e mais atender aos pedidos de análise e elaboração de currículos à todos que me pedem.

E como busco ser justa, penso que se não posso atender à todos, não acho correto atender apenas um pedido. 

O pior depois dessa explicação, é aguentar as insistências e a falta de educação pela negativa. Será que as pessoas que me pedem isso (até mais de uma vez) e que mesmo com a justificativa ainda insistem e acham ruim, esquecem-se que tenho meus compromissos? Não tem bom senso de compreender que é impossível atender à todos?

Especialmente por que, considero que já faço um trabalho voluntário bem bacana com o Blog Além do RH, mas é necessário ter boa vontade, interesse e não ter preguiça de ler, pois aqui meus leitores encontrarão inúmeras dicas de elaboração de currículo e até mesmo, modelo de currículo eficiente.

Basta ir em CATEGORIAS ir em CURRÍCULOS e pesquisar.

Deixei até um modelinho de currículo à disposição e mesmo assim, não param de chegar pedidos todos os dias. Compreendo que isso é consequência de um trabalho bem-feito, que gera confiança nas pessoas e que por isso sou tão acionada.

Temos passado por uma crise no Brasil onde as pessoas estão muito acostumadas a ganhar a pesca e não aprendem a pescar e essa máxima de Lao-Tsé nunca foi tão atual, as pessoas sempre querem tudo pronto, mas pesquisar e ler, não. 
E no caso dos currículos, é tão fácil: basta pesquisar no Blog Além do RH, mesmo.

O interessante é o aprendizado.... a criação fruto de sua própria capacidade de fazer...

Mas sabe o que realmente me incomoda? 
Esse é o mercado de trabalho... que aprecia o "mastigado"!

Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Gostou? Não gostou? 
Registre seu comentário e deixe seu ponto de vista.
Mas saiba que: mensagens com ataques pessoais e citação de nome de empresas, não serão liberadas.

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...