segunda-feira, 17 de junho de 2013

Palestra Senai Santos: Empregabilidade e Mercado de Trabalho


Nos dias 14 de maio e 05 de junho, o SENAI SANTOS promoveu para seus alunos palestras voltadas para carreira e empregabilidade. Entre as atrações, três palestras ministradas por Simoni Aquino sobre o tema "Mercado de Trabalho Atual: Empregabilidade como Diferencial". 


Logo no início, foi abordada a evolução do mercado de trabalho ao longo da história da humanidade para fazermos um paralelo com a abordagem atual.
Através de um jogo dinâmico contando com a participação de alunos voluntários e a participação da plateia, expôs a necessidade de constante aprimoramento e que este deve ser um processo contínuo para sobrevivência no mercado de trabalho.

Ainda dentro do tema, conceituou a empregabilidade e o CHA e abordou de forma mais abrangente a importância das competências, especialmente as comportamentais e sociais, ressaltando que as competências influenciam de forma direta na empregabilidade do profissional. 

Buscando quebrar paradigmas e promover valores de cidadania em âmbito pessoal e profissional, abordou a questão da etiqueta social e profissional na vida dos profissionais disponíveis, buscando conscientizar sua plateia sobre a importância do marketing pessoal e o comportamento adequado no mercado de trabalho através da elaboração de currículo eficiente, da abordagem ao mercado de trabalho através do envio do currículo, da importância da vestimenta e do comportamento em redes sociais e especialmente sobre a importância do networking e a abordagem positiva em torno do famoso “QI”.
Encorajando-as a buscar recolocação de forma positiva e com foco no profissionalismo, realizando autoavaliação e buscando a conscientização sobre o perfil de profissional que o mercado valoriza em paralelo com o perfil que as empresas exigem e a equivocada panfletagem do currículo.

Durante toda a palestra foi enfatizado o foco e a objetividade na busca por recolocação e a necessidade de que a capacitação é um processo contínuo para que a carreira profissional continue em uma evolução constante e não caia na estagnação, que o mercado rechaça.

Finalizou a apresentação oferecendo um filme motivacional, mostrando que são as ações através das competências comportamentais que os levarão ao sucesso no mercado de trabalho e que através da prática de valores e da valorização de seus conhecimentos, certamente alcançarão seus objetivos de vida.

"Agradeço à toda a equipe do Senai Santos pela acolhida e pelo convite, uma satisfação ter a oportunidade de compartilhar conhecimento com os seus alunos que buscam capacitação e batalham para conquistar seu merecido espaço no mercado de trabalho.
Desejo muito sucesso, à todos!"
Simoni Aquino

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...