sexta-feira, 7 de junho de 2013

Você conhece a parábola da Formiga e a Cigarra?


Autor desconhecido 
Fonte da imagem: www.escolovar.org

"Num dia de quente de verão, uma alegre cigarra estava a cantar e a tocar o seu violão, com todo o entusiasmo. Ela viu uma formiga a passar, concentrada na sua grande labuta diária que consistia em guardar comida para o inverno. 

- "D. Formiga, venha e cante comigo, em vez de trabalhar tão arduamente.", desafiou a cigarra, "Vamos nos divertir." 

- "Tenho de guardar comida para o Inverno", respondeu a formiga, sem parar, "e aconselho-a a fazer o mesmo." 

- "Não se preocupe com o inverno, está ainda muito longe.", disse a outra, despreocupada. "Como vê, comida não falta."

Mas a formiga não quis ouvir e continuou a sua labuta. Os meses passaram e o tempo arrefeceu cada vez mais, até que toda a Natureza em redor ficou coberta com um espesso manto branco de neve. Chegou o inverno. 
A cigarra, esfomeada e congelada, foi a casa da formiga e implorou humildemente por algo para comer. Então, a formiga muito calmamente respondeu:

- "Se você tivesse ouvido o meu conselho no Verão, não estaria agora tão desesperada. Preferiu cantar e tocar violão?! Pois agora dance!"

E dizendo isto,  fechou a porta, deixando a cigarra entregue à sua própria sorte."

CONSIDERAÇÕES DA BLOGUEIRA
Acabei de ler uma postagem no Facebook que me fez refletir sobre algumas atitudes de alguns profissionais inseridos no mercado de trabalho. Nessa postagem no Facebook, uma determinada pessoa "comenta" que não via a hora de chegar em seu TRABALHO para jogar um determinado JOGUINHO NO FACEBOOK. Imediatamente lembrei-me deste texto e vim para o Blog Além do RH divagar algumas reflexões pertinentes.

O mercado de trabalho está cada vez mais acirrado e a concorrência cada vez mais forte, a fila do desemprego é cada vez maior e cada vez que atuo como selecionadora isso fica ainda mais evidente.Não consigo compreender a postura de um profissional que, ao invés de ter foco em suas atividades profissionais e exercê-las com seriedade, integridade e apresentando produtividade, consegue "jogar" um precioso tempo na lata do lixo, jogando jogos de redes sociais. O tempo, esse senhor tão precioso.... é tão valioso que hoje encontramos cursos e treinamentos para podermos aproveitá-lo com assertividade e produtividade. Isso é que é importância!

Não tenho nada a ver com a vida de ninguém e cada um faz o que bem entende com o seu tempo e com o seu trabalho. Mas tenho o direito de refletir, como os profissionais não aproveitam a oportunidade que tem para crescer e evoluir profissionalmente.
Quando estão disponíveis se comportam de um jeito... humildes, mãos na massa, super interessados e fazem quase tudo por uma oportunidade de recolocação. Mas alguns...repito: alguns...fazem como essa pessoa que depois que conquistam sua recolocação e passam do período de experiência para "jogar" jogos do facebook em pleno horário de expediente.

E pior: reclamam que a empresa "paga pouco, que não recebem promoção, reclamam que "puxa-sacos é que tem oportunidades", reclamam dos benefícios, reclamam da falta de aprendizado e da estagnação...aquela balela que a gente já está cansado de ouvir....
E depois, quando são demitidos...ainda reclamam da empresa: que foi injusta, que era um profissional exemplar, que chegava no horário e que não faltava (como se isso não fosse obrigação de qualquer profissional)...e blá-blá-blá...

Por isso mesmo que, em processos seletivos sou super a favor de buscar as referências profissionais através de antigos empregadores. Isso faz "cair as máscaras" de muitos profissionais que se colocam como "anjos" em seleções....
E tanta gente por ai, desempregada...esperando somente uma oportunidade...
Não tem o que fazer no trabalho? Vá oferecer ajuda para outro setor... vá colocar os arquivos em ordem... vá arrumar gavetas e armários... vá montar bloquinhos de rascunho... vá estudar... vá ler um livro produtivo... faça um curso online.... 
Está vendo? São tantas as oportunidades de usar o tempo de forma útil e ética...

Só uma observação: essa pessoa foi excluída da minha rede do Facebook e nem preciso dizer que seu currículo que estava cadastrado em meu banco de talentos, foi parar na lixeira. Não sem antes, anotar o motivo...

Enfim, um dia da cigarra e o outro da formiga... 
E você: representa a formiga ou a cigarra? 
Vale a reflexão!


 O texto das considerações da blogueira é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Gostou? Não gostou? 
Registre seu comentário ou compartilhe.
Mas saiba que: mensagens com ataques pessoais e citação de nomes de empresas, não serão liberadas.

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Verdade e muita gente querente emprego e as pessoas não estão valorizando o que tem. Você esta certa e de parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helen!
      Agradeço por sua visita ao Blog Além do RH e seja sempre muito bem-vinda.

      Também agradeço por sua parabenização e você complementa de forma muito pertinente o texto: você levanta a questão da valorização do que possuímos e nem sempre valorizamos.
      E o mercado de trabalho é implacável.

      Grande abraço e sucesso!

      Simoni Aquino
      www.alemdorh.blogspot.com
      www.simoniaquino.com.br

      Excluir
  2. "Devíamos ter duas vidas: uma para ensaiar e outra para viver”
    Filipe La Féria

    Pena que não é assim, pois a vida não nos é tão generosa. E tudo que fazemos é uma ação da qual colheremos resultados, na maiorias das vezes irreversíveis. Ações positivas, resultados positivos; ações negativas, resultados negativos. Mas como saber o que é bom e o que é mau nesse mundo de tantos sofismas?

    Belas palavras jamais passarão de belas e palavras, que não podem trazer respostas para a dor, os anseios, medos, falta de sentido e tantas outras coisas ruins que permeiam a existência humana.

    Temos apenas duas coisas com que contar:

    1ª - Estamos sempre, lá no fundo de nosso ser, a perguntar qual o sentido de termos nascido, se o final é o mesmo para todos, e, por mais queiramos vê-lo como natural, ele não é, apesar de ser, pois se acontece com todos, tem que ser natural.

    2ª - Outra, algumas pessoas parecem ter certeza sobre a verdade do sentido de nossa existência TRANSITÓRIA, pois algo aconteceu em suas vidas que prova de modo ""PRÁTICO"" isso.

    Na fábula, a cigarra passou todo o verão a cantar, enquanto a formiga trabalhava e a advertia sobre o inverno. O inverno chegou e a formiga disse para a cigarra dançar, já que passara todo o verão a cantar. Ou poderia ser o contrário, a cigarra a dançar todo o verão e, ao chegar o inverno, cantar.

    É tão belo cantar... É tão belo dançar... Que mal há?

    Mas o inverno da existência humana é inevitável!!!

    Conclusão: Eu descobri que a parábola da Formiga e da Cigarra dá para fazer muitas reflexões sobre várias realidades...

    ResponderExcluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...