quinta-feira, 13 de junho de 2013

Quando o email inapropriado torna-se vilão na busca por recolocação


por Simoni Aquino
Fonte da imagem: internet

Fico impressionada com certos comportamentos que nos deparamos neste vasto mercado de trabalho.

Na minha cabeça, não fica claro se certas atitudes, são apenas reflexo da falta de educação em tempos contemporâneos e quando digo educação, refiro-me àquela educação de berço, com valores sólidos e morais, aquela educação que os pais davam para os filhos através das palmadas que por exemplo eu levei e agradeço até hoje por tê-las levado, pois fui muito desobediente e não morri por ter tomado essas palmadas em meu "bumbum". Leia-se "palmadas" e antes que haja os bombardeios de julgamentos: sou totalmente contra os espancamentos e os maus tratos à crianças.

Ou ainda, através dos olhares fulminantes de minha mãe, que somente através de seu olhar eu já sabia que estava exagerando na dose, na melhor lição de bom senso que uma mãe podia dar a seus filhos. E hoje vemos bem pouco desses "olhares" por ai...

Bons tempos aqueles onde os pais tinham autoridade e os filhos conheciam seus limites e desenvolviam uma habilidade muito importante, que a humanidade como um todo, vem perdendo: bom senso.

Também fico em dúvida, se é por conta de estarmos por trás de uma tela de computador e atrás de um teclado e nos consideramos “imunes” ao reconhecimento e ai mais uma vez o bom senso, deixa de entrar em cena. Talvez seja a carência da disseminação das etiquetas sociais, tão faladas em tempos passados, mas praticamente abolida nos tempos modernos. Aquelas regras de comportamento básicas entre as pessoas, numa sociedade civilizada.

Hoje temos maravilhas da tecnologia ao alcance de nossas mãos e muitas vezes, quem está no mercado de trabalho, não enxerga isso. Refiro-me aos provedores de emails gratuitos como: Yahoo, Hotmail, Gmail, Bol, Ig, Globomail, R7, Zipmail entre outros.

Fico impressionada com a quantidade de emails inapropriados e até mesmo indecentes,  que são utilizados em currículos na busca por recolocação. E antes de prosseguir e para que todos os meus leitores compreendam o que quero dizer, segue uma relação de emails bizarros e verdadeiros que fiz questão de relacionar, ao triar currículos:



Obs: Depois que este post estava pronto, recebi os seguintes emails com currículo : birinight@.....com e piriguete@......com.br

Inacreditável? 
Fantasia? 
Invenção? 
Exagero? 
Com pesar, respondo que não. Todos os exemplos acima são emails que recebi com currículos encaminhados de profissionais que se candidataram  à vagas ou que encaminharam seu currículo para compor meu banco de talentos.

Mas ai, alguém pode me perguntar: - Mas, qual o problema? O que deve ser avaliado não é a experiência ou a sua capacidade?
Respondo: Existe problema, sim.

Esses emails bizarros são incompatíveis com posicionamento  maduro e profissional  que se espera de um profissional que esteja se colocando à disposição do mercado de trabalho, especialmente quando esses emails são incluídos no currículo e para encaminhar esse documento exclusivamente profissional.

Não trata-se de julgamento pessoal sobre a vida pessoal dos profissionais disponíveis, mas o que interesse ao selecionador se o “candidato tem 23cm de dote”? 
Ele não vai passar pelo teste do sofá! 
Será que o candidato realmente acha que vai encantar a selecionadora por conta disso?

O que interessa ao selecionador “se a candidata é sexy, fogosa, tropical ou gostosa" ou ainda se “ama o Michel Teló”??? 
Será que a candidata realmente acha que isso tudo em email é positivo para sua imagem de profissional que atua com credibilidade e seriedade?

Cada um faz o que bem entende da vida pessoal, mas não permita que isso se reflita na vida profissional, são caminhos distintos que embora se complementem, não devem se confrontar. Se o profissional disponível em suas horas de lazer participa de bate-papos, de grupos específicos e temáticos e utiliza esses email s seja em busca de um relacionamento fixo ou eventual, para divertimento ou qualquer outra finalidade, tudo bem... mas não utilize esse mesmo email  para buscar trabalho, pois os objetivos são distintos.

Com tantas opções de provedores emails gratuitos como citei anteriormente, cadastre um email com seu nome e sobrenome (ou similar) e o reserve apenas para assuntos profissionais. Simples, descomplicado e ainda oferece ao mercado de trabalho uma imagem de credibilidade e profissionalismo. O mesmo vale para o Skype ou qualquer outro serviço similar.

Não posso responder pelas práticas de todos os selecionadores, mas eu enquanto selecionadora, não seleciono currículos com emails bizarros, infantis, apelidinhos fofos, indecentes ou eróticos. 
Primeiro pelo posicionamento pouco profissional e pela falta de bom senso de separar o profissional do pessoal e segundo por que eu teria vergonha de encaminhar um currículo com emails desse tipo, para análise do gestor requisitante da vaga ou para o empresário que contrata meus serviços de seleção, esperando de mim que eu traga para sua equipe um candidato com postura e imagem profissional.

Acreditem, a credibilidade de meu trabalho quando atuo como selecionadora, passa pela postura profissional do candidato...

O mercado busca profissionais que tenham “bom senso” que sejam maduros e profissionais, que possam agregar de forma positiva para a empresa. Nenhuma organização deseja em seu quadro de funcionários, profissionais que não tenham maturidade profissional para compreender o que foi exposto até aqui.

Tem candidato que considera tudo isso balela ou "mimimi", como li numa rede social. Nem uma coisa, nem outra e muito menos preconceito, trata-se simplesmente de critérios de avaliação. O profissional no mercado de trabalho deve compreender de uma vez por todas que, está sendo avaliado já no momento do recrutamento e todo cuidado, profissionalismo e bom senso ainda é pouco.

 A concorrência agradece, pois quanto menos concorrentes, mais oportunidades.
Um convite à reflexão! 
  
Este texto é de propriedade intelectual de: 
Simoni Aquino 
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Gostou? Não gostou? 
Registre seu comentário e deixe seu ponto de vista.
Mas saiba que: mensagens com ataques pessoais e citação de nome de empresas, não serão liberadas.

Blog Widget by LinkWithin

10 comentários:

  1. Adorei, creio que esse tema abordado faça com que muitos tomem a iniciativa correta.
    Não sabia que isso acontecia. Mas fazer o que, né? Como o artigo publicado pela Simoni, "a concorrência agradece"... rsrsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karla!
      Uma grande satisfação poder responder um comentário seu por aqui.

      É verdade, acontece bastante e compromete a imagem do profissional e a concorrência que utiliza um email mais formal, realmente agradece.

      Seja sempre super bem-vinda ao Blog Além do RH!

      Beijim...como você mesmo diz!

      Simoni Aquino
      www.alemdorh.blogspot.com
      www.simoniaquino.com.br

      Excluir
    2. Bjim... Amo seus artigos.

      Excluir
  2. Ótimo o tema abordado, é inacreditável ver essas "coisas absurdas" e vejo cada vez mais a falta de bom senso,e infelizmente em tudo na vida.
    O pior de todos é ver o uso de apelidos eróticos em uso profissional,"PARA O MUNDO QUE EU QUERO DESCER" rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Katia!
      Agradeço por sua visita ao Blog Além do RH.

      Realmente "para o mundo que eu quero descer"...encontramos de tudo neste vasto mercado de trabalho e nem sempre há senso crítico para reavaliar posturas e condutas.

      Seja sempre muito bem-vinda e desejo-lhe muito sucesso!

      Abraço,

      Simoni Aquino
      www.alemdorh.blogspot.com
      www.simoniaquino.com.br

      Excluir
  3. Parabéns pelo post.

    www.detetivevirtualsp.wix.com/litoral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Agradeço pela parabenização e por sua visita ao Blog Além do RH.


      Abraço e sucesso,

      Simoni Aquino
      www.alemdorh.blogspot.com
      www.simoniaquino.com.br

      Excluir
  4. Simoni o email (odeiotrabalhar@ .com), quasei me deixou com falta de ar. O pior que as pessoas acabam acostumando e enviam sem o menor cuidado, um dia desses cobrei o meu filho pois o dele também é antigo deveria ter 13 ou 14 anos/ agora com 22) e o "inho" também na minha opinião não pega bem. Providencial matéria.
    Saudações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flavio!

      Realmente o "odeio trabalhar" é estarrecedor...
      O costume ao qual você se refere, é o reflexo da falta de bom senso de analisar que existem situações diferenciadas para tudo.

      Realmente o "inho" não pega bem, para quem irá apresentar sua postura profissional, nada melhor do que abrir um email formal e usá-lo somente para envio dos currículos.

      Abraço e sucesso,

      Simoni Aquino
      www.alemdorh.blogspot.com
      www.simoniaquino.com.br

      Excluir
  5. Muito bom o artigo principalmente no tópico que se refere a falta de moral em relação à falta de pêia por parte dos pais (sou dessa época onde um olhar já bastava). Admiro muito seus comentários e desejo "mais sucesso", pois o "sucesso" já está garantido. Saudações

    ResponderExcluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...