domingo, 8 de julho de 2012

Profissional disponível: seja solução e não problema!

por Simoni Aquino
Fonte da imagem: Internet

Meu Blog nasceu da observação de que os profissionais disponíveis, necessitam de informações de qualidade e vindas de uma profissional que já esteve no mercado; e que portanto está apta a analisar as situações do ponto de vista de um desempregado e de um profissional de RH, ou seja, apresentando empatia.
Meu objetivo é colocar minhas vivências pessoais e profissionais em RH à serviço dos profissionais disponíveis, realizando análises, dicas e orientações que buscam direcionar os profissionais que buscam recolocação. Não ganho um centavo com isto, mas tenho a grata satisfação de poder compartilhar meus conhecimentos e pontos de vista com os leitores que confiam e prestigiam meu Blog.
Justamente por não privilegiar nenhum dos lados, ou seja, nem RH e nem os desempregados, as análises deste Blog são isentas e realizadas de maneira madura e profissional, sem particularizar situações ou fatos e buscando proporcionar informações de qualidade.
Sempre há os que, ao invés de se autoavaliar para buscar aprimoramento, vestem a carapuça de  maneira pessoal e sentem-se ofendidos ou atacados de alguma forma, sem levar em consideração a nova configuração do mercado de trabalho e especialmente, a gestão por competências.
Nunca me coloquei como dona da verdade, mas também tenho grandes restrições aos ditos “Gurus de RH ou Gestão” que disseminam verdades absolutas a respeito do mercado de trabalho, bem como dos processos de Recrutamento e Seleção, pois não levam em conta inúmeros fatores que variam de empresa para empresa:
Cultura organizacional;
Concorrência empresarial;
Estratégia organizacional
Estratégia concorrencial;
Localidade da empresa;
Dentre outros.
Fico abismada com o posicionamento infantil e melindroso alguns profissionais disponíveis apresentam no mercado de trabalho. Invariavelmente são os mesmos que disseminam certa frustração em relação ao mercado de trabalho e aos profissionais de RH, ou seja, utilizando um chulo ditado popular: “Alguns sentam no próprio rabo para falar mal do rabo do outro” e não percebem que sua postura influencia negativamente seu marketing pessoal e acaba justificando por que permanecem tanto tempo disponíveis no mercado de trabalho.
Repense posturas pessoais e profissionais, analise se seu posicionamento no mercado de trabalho demonstra maturidade e lucidez. Não se esqueça o comportamento no mercado de trabalho prediz a postura pessoal e profissional dentro da organização que vier a contratar o profissional disponívelm, especialmente os que frequentam redes profissionais. 

Alguns chamam isso de "caças às bruxas", eu acredito muito mais em seleção natural do comportamento humano, pois somos o que deixamos que os outro consideram de nós, especialmente porque no mundo corporativo as empresas buscam soluções, não problemas!
Portanto, não seja um problema para as empresas, pois se passar a imagem de um profissional imaturo e problemático, não conseguirá recolocação!
 
Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá João Bento!
      Agradecida por mais uma visita e por ter considerado este tema interessante.

      Seja sempre muito bem-vindo ao Blog!

      Grande abraço e sucesso!
      Simoni Aquino

      Excluir
  2. Simoni,otimo artigo! Gostei bastante das comparacoes.
    Abraco
    Cezar Marques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cezar!
      Mais uma vez, agradeço-lhe por suas palavras de respeito e por ter apreciado mais este artigo.

      Abraço e desejo-lhe uma ótima semana!
      Simoni Aquino

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...