sábado, 14 de julho de 2012

O que significa empregar?

Fonte da imagem: Internet
por Simoni Aquino

De acordo com o dicionário Michaelis, a palavra desempregado deriva do substantivo masculino emprego, que por sua vez significa “o ato ou efeito de empregar, ocupar, usar, aplicar”. 

Já verbo empregar, também deriva de ”emprego”, significa entre outras coisas: uso ou aplicação a, fazer uso de, aproveitar, utilizar, ocupar-se.

Quem está PHD (por hora disponível) provavelmente, está buscando empregar-se no sentido mais comum da palavra, ou seja, trabalhar - encontrar uma colocação remunerada no mercado de trabalho. Conjugando-se o verbo empregar na primeira pessoa, o sujeito torna-se ativo, desta forma é a própria pessoa quem pode empregar. 
Por exemplo:
“Eu emprego minha vontade, meu tempo, minhas capacidades, minha paciência, meus pensamentos...”
Veja que o verbo está sendo usado no sentido de aplicação, de fazer uso, aproveitar e utilizar, diferente do sentido mais usual, onde o sujeito busca ser empregado em algum lugar.

Os termos derivados da palavra “emprego” servem para diversas finalidades e não se limitam a “desemprego” no sentido de falta de trabalho remunerado.
É necessário usar os demais significados para saber onde, com e em quê se emprega (aplica) o tempo, as ações, a vontade e principalmente a mente!
Quem nunca teve um trabalho remunerado, a vida com certeza não deixou de ser aplicada em alguma coisa. Resta saber se a empregou da melhor forma ou se gastou seu tempo com atitudes, pensamentos e situações negativas.

A atividade transforma o homem!
Mas não é só atividade remunerada que tem este poder. A identidade do homem surge de toda e qualquer realização social, porque as ações sempre geram transformação interna e externa.

É importante agir com o desemprego com se age com um “sonho ruim”, ou seja, acordar, compartilhar com os outros e seguir em frente, atento a cada pensamento, cada atitude, cada minuto de convívio em sociedade, porque o melhor remédio para a superação de momentos difíceis está na busca do autoconhecimento, na troca de experiências e na prática da solidariedade e para isto não é necessário gastar dinheiro porque a moeda corrente é sua vontade de seguir em frente e de conscientizar-se da responsabilidade pela forma como leva a sua vida. 

Ninguém pode apresentar soluções para combater de imediato o desemprego e suas consequências, até porque boa parte delas só estão disponíveis dentro de cada um.
Neste Blog sempre busco manter os profissionais (disponíveis ou não) informados, ativos, conscientes da realidade mundial e incluídos socialmente, acreditando que isso os farão sentir-se mais conscientes e mais fortalecidos. 

Lembrando sempre de sua responsabilidade em busca de um bom emprego (uso, aplicação, utilização) para seu tempo, participando de atividades úteis, que agreguem valor positivo, que os levem a algum lugar e os proporcionem condições de se colocar de forma efetiva no mercado de trabalho.

Mesmo por que, hoje já não se busca mais emprego e sim, trabalho. Mas ainda vemos muitos buscarem emprego e não, um trabalho. 

Como o ser humano necessita de muita evolução e aprimoramento e sempre encontramos muitos "urubus" que adoram "urubuzar", segue abaixo algumas citações negativas sobre diversas situações que ocorreram na história da humanidade:

FRASES E PREVISÕES QUE DERAM ERRADO:
  • Walt Disney foi despedido pelo editor de um jornal por falta de ideias. Também faliu várias vezes antes de conseguir construir a Disneylândia.
  • O professor de Thomas Edison, inventor dentre outras coisas da lâmpada, disse que ele era burro demais para aprender alguma coisa.
  •  Albert Einstein não falou antes dos quatro anos de idade e não leu antes dos sete. Seu professor o descreveu como “mentalmente lento, insociável e ternamente mergulhado em sonhos imbecis”.
  • “A televisão não dará certo. As pessoas terão de ficar olhando sua tela e a família americana média não tem tempo para isso”. Essa notícia foi publicada no The New York Times em 18 de abril de 1939, na apresentação do protótipo do primeiro aparelho de TV.
  • “Quando a exposição de Paris encerrar, ninguém mais ouvirá em luz elétrica”, comentário sobre a luz elétrica, na Universidade de Oxford em 1879.
  •  “Eles não tem futuro...são mais um grupo barulhento”. Diretor de uma gravadora, ao ouvir uma fita demo para testes dos Beatles.
  • Os pais do famoso cantor de ópera Enrico Caruso queriam que ele fosse engenheiro. Um professor lhe disse incluisve, que ele "não tinha voz e não podia cantar". 
  • Em 1933 após o primeiro teste cinematográfico de Fred Astaire, o parecer o diretor responsável pelo teste justificando sua prepovação foi: "Não sabe representar, é ligeiramente calvo e dança razoável". Este parecer negativo não o impediu de tornar-se um dos maiores astros e dançarinos do cinema americano, anos mais tarde.
MORAL DA HISTÓRIA:
“Descubra, insista e persista em seus objetivos, mesmo que muitos digam-lhe o contrário”.

Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Thiago Barros Melo14 de julho de 2012 16:23

    Olá Simoni,

    Realmente um ótimo artigo acho que reflete bem a minha situação atual pois estou em busca do meu lugar ao sol no mercado de trabalho está um pouco complicado mais mesmo com todas as dificuldades não vou desistir seus escritos são muito inspiradores sou fã do seu trabalho continue assim.

    Abraços e Sucesso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago!
      Todos que buscam recolocação, e que portanto, passam por esse momento delicado, devem manter-se focados e "empregar" seu tempo em situações positivas que venham agregar em sua vida pessoal e profissional.

      Realmente não pode desistir, apesar das dificuldades, pois logo conquistará sua recolocação, com muita batalha e esforço, será recompensado!

      Agradeço por suas palavras sempre muito respeitosas em relação à meu trabalho.

      Abraço e conte sempre com minha torcida!
      Sucesso em sua busca por recolocação!
      Simoni Aquino

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...