quinta-feira, 12 de julho de 2012

O paradigma da pretensão salarial

por Simoni Aquino
Fonte da imagem: Internet

Existem muitas controvérsias a respeito deste assunto, muito comum na fase de recrutamento. Antes que alguém me envie mensagens revoltadas, quero deixar bem claro que não fui eu que inventei essa tendência no mercado de trabalho e que portanto, não tenho culpa deste tipo de conduta. 

Também não espere aqui julgamentos sobre este tema, já que este artigo servirá para explicar por quê a pretensão salarial é solicitada e orientações a respeito de formas mais adequadas para que o profissional se posicione em relação a este tema.

Há algum tempo, abordei a questão explicando por que as empresas não divulgam seus salários nas vagas no artigo Por que algumas empresas não divulgam salários nos anúncios de vagas?

Somente informe valor pretendido se o anúncio da vaga exigir sua pretensão salarial, caso contrário não informe! Profissionais que fazem isso sem serem questionados antes pelos empregadores, indicam que estão interessados em trabalhar apenas por dinheiro e não por sua carreira e/ou trajetória profissional.

Parece muito óbvio e natural que qualquer profissional queira ganhar dinheiro trabalhando, afinal de contas, ninguém trabalha de graça. Entretanto, o mercado de trabalho atual demanda cada vez mais de profissionais que queiram crescer juntamente com a empresa, que apresentem boa produtividade e resultados; e que o pagamento por isto seja uma consequenência do trabalho desenvolvido. Portanto, inicialmente o profissional deve ocultar o valor de seu interesse financeiro, pois terá o momento adequado para conversar sobre essa questão.

Mas, o mais controverso e que causa indignação e descontentamento, é quando o anúncio da divulgação da vaga exige que o candidato ofereça sua pretensão salarial, sendo que alguns consideram essa atitude culpa dos RH´s que formulam o anúncio e promovem a sua divulgação.

Como já estive disponível, compreendo o descontentamento quando não há a divulgação do salário oferecido no anúncio, entretanto como profissional de RH, respondo que a divulgação salarial depende de alguns fatores a serem analisados:

- cultura organizacional;
- políticas de Recursos Humanos da empresa;
- estratégias utilizadas por ela frente ao mercado concorrencial, já que a empresa podem não querer que seus concorrentes tomem conhecimento de sua movimentação de pessoal e de seu nível salarial;
- nível hierárquico da oportunidade disponibilizada;
- importância que a empresa dá à confidencialidade de suas informações no que tange à segurança de seus atuais e futuros colaboradores.

Alguns consideram que empresas que solicitam pretensão salarial, são antiéticas e que o fazem para realização de um leilão no processo seletivo. Como sempre digo: não sou Alice - aquela que mora no País das Maravilhas! Sei que realmente existem empresas que exigem a pretensão para contratar por salário mais baixo, mas jamais devemos nos esquecer que elas ficam sujeitas a penalidade,s caso haja na empresa outros empregados de mesmo cargo e mesma função com salário maior registrado em CTPS e que infelizmente, mesmo assim assumem o risco. 

Sabemos que no Brasil, o "jeitinho brasileiro" está arraigado em nossa cultura e a ética é muito relativizada. Mas nesse caso é melhor que o bom profissional nem ingresse neste “tipo” de empresa, pois não será feliz e sua passagem certamente será curta. Não generalizando, devemos lembrar que a grande maioria das empresas cumprem a legislação, algumas inclusive possuem Políticas de Cargos e Salários estabelecidas e as que não possuem um programa definido, obedecem as Convenções Coletivas às quais estão sujeitas.

Na grande maioria dos casos, as empresas exigem que o candidato especifique no currículo a pretensão salarial, visando selecionar os que se enquadram na faixa de valor oferecida pela empresa, deixando de fora do recrutamento os profissionais que não estarão de acordo com o que a empresa irá oferecer-lhe na seleção. 

Dessa forma, fica esclarecido que a pretensão salarial é mais uma ferramenta de triagem de currículos, para que o recrutador possa triar os candidatos que teriam maior aceitação do salário que a empresa pode pagar e; portanto irá oferecer na seleção. Se a pretensão salarial do candidato é de, por exemplo, 1500 reais e a empresa paga, para aquela vaga, um salário de 1600, então tudo bem. Porém, o candidato com pretensão de 1800 reais naturalmente ficará  de fora, ou seja, salário acima do que a empresa pode pagar, mesmo que o profissional seja um excelente profissional, pois é o que a empresa pode e vai pagar e com certeza, irá encontrar um excelente profissional que estará de acordo com a empresa. 

Isso agiliza o processo seletivo. 
Qual o problema nisto?

Já me questionaram por que, ao invés de exigir a pretensão salarial, o profissional de RH no momento da triagem não realiza uma pré-entrevista por telefone para saber a pretensão do profissional. 
A resposta é simples: é humanamente inviável! 

Normalmente os selecionadores trabalham mais de uma vaga por vez (depende da empresa e de seu turnover) e para cada vaga trabalhada, em média o recrutador recebe centenas e centenas de currículos e se a pretensão está escrita, além de agilizar o processo não há o custo para a empresa em realização de dezenas de ligações telefônicas. 
Por gestão orçamentária e otimização de custos e tempo, as empresas exigem de seus RH´s que os processos de recrutamento e seleção sejam ágeis (vagas tem prazos estabelecidos pelos requisitantes para serem encerradas) e com custos reduzidíssimos.

Dessa forma, os profissionais devem se auto-avaliar e tem todo o direito de decidir sua pretensão salarial, mas devo esclarecer que para que o profissional tenha chances de recolocação, a pretensão salarial deve ser uma "média" do mercado de trabalho. 

Vamos imaginar uma secretária que ganhava 1500 reais na sua última empresa, então podemos supor que sua pretensão salarial será entre 1450 à 1700 reais, ficando dessa forma, dentro da média do mercado e sem oferecer a imagem de que está pedindo um salário alto ou baixo demais.

Como sabemos que o mercado é muito vasto, existem empresas que podem pagar mais assim como empresas que podem oferecer salário menor, o que é perfeitamente compreensível. Porém, se pretensão salarial estiver de acordo com a média do mercado de trabalho, então o profissional terá excelentes chances de se enquadrar no que a empresa pode pagar.


Se a pretensão for alta, demonstra que o profissional quer demais pelo seu trabalho. A menos que este profissional seja realmente qualificado, com excelente experiência profissional, apresente maturidade profissional equivalente ao salário exigido, boas referências e também com "certos adicionais": idiomas fluentes, cursos de especialização na área profissional, sólida formação acadêmica e/ou vivência internacional.

Se a pretensão for baixa, demonstra que o profissional não entende ou conhece o mercado de trabalho, que não se valoriza e também que não possui competências comportamentais e técnicas para trabalhar com orientação aos resultados (empresas buscam profissionais que tragam resultados, pois não são instituições filantrópicas). Entretanto sabemos que para algumas empresas isso é positivo de certa forma, pois fica abaixo do que a empresa pode pagar, mas em linhas gerais, demonstra falta de conhecimento, competências e habilidades  - CHA´s. 

Como vimos no artigo anterior, tudo tem o seu custo e seu valor e os profissionais também! 
Portanto, seja justo consigo mesmo e estabeleça uma média salarial adequada para seu perfil profissional (levando em conta a universidade onde estudou, os idiomas que fala, suas especializações, o mercado de trabalho da localização geográfica, sua carreira profissional - ascendência) e sempre que for solicitada uma pretensão salarial, ofereça a média que considerou a mais adequada para si.

Não leve isso como algo negativo, utilize a seu favor e se destaque de seus concorrentes, pois tenha a absoluta certeza que, se encaminhar seu currículo sem a pretensão salarial solicitada no anúncio, o currículo será desconsiderado do processo, mesmo que seja o melhor profissional da Galáxia. Pois além de não ter subsídio sobre seu valor no mercado, ainda fornecerá uma imagem negativa de um profissional que não consegue ou não tem facilidade de acatar solicitações básicas e essenciais.

Não adianta brigar com as empresas e/ou profissionais de RH, existem paradigmas que devem ser quebrados, pois vivemos um novo perfil de mercado de trabalho e de profissionais. 

Facilite a sua recolocação e se valorize enquanto profissional e, para se autovalorizar, você deve saber o quanto vale para o mercado de trabalho e divulgar seu valor (quando solicitado) para os futuros contratantes.
 
Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Simoni, outro dia senti na pele, o que voce abordou agora. Enviei meu CV para uma selecionadora e pelo telefone, a mesma ja me dispensou devido ao salario que solicitei.
    Entao vislumbrei que quando estava trabalhando nao ganhava pouco: o mercado e que nao pagava bem. Entao e um dilema!
    Grato
    Cezar Marques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cezar!
      Inicialmente quero agradecer-lhe por mais umas vez, prestigiar meu Blog. Seja sempre muito bem-vindo!

      Essa questão da pretensão salarial é realmente muito delicada, pois mexe com nossas expectativas e nos traz uma série de questionamentos.

      Muitas vezes, quando empregados, consideramos que ganhamos pouco, mas quando retornamos ao mercado é que percebemos que nossa remuneração anterior estava adequada.

      Por isso mesmo a necessidade de estabelecermos uma faixa de pretensão dentro de uma média de acordo com o mercado atual.

      Grande abraço e sucesso em sua busca por recolocação!
      Simoni Aquino

      Excluir
  2. Simoni essa tendência de mercado é um tanto embaraçosa para quem quer se candidatar para determinada vaga e no escuro não sabe o quanto a empresa remunera o profissional. Acredito que seria mais justo o valor do salário fosse divulgado dessa forma parece um leilão e um leilão invertido.
    Saudações.
    Flávio Moura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavio, bom dia!
      Inicialmente quero agradecer-lhe pela confiança e por prestigiar meu Blog.

      Tomo a liberdade de discordar de você no que tange em "ser embaraçosa" a questão da pretensão salarial, pois não se trata de leilão.
      Te convido a ler o artigo "Você sabe qual o seu valor e seu custo no mercado de trabalho?" através do link: http://alemdorh.blogspot.com.br/2012/07/voce-sabe-qual-o-seu-valor-e-seu-custo.html

      Acredito que após ler esta matéria, compreenderá que é importante que um profissional se dê valor e tenha um referencial remuneratório, para não se supervalorizar e especialmente para não se depreciar.

      Seja sempre muito bem-vindo!

      Grande abraço e sucesso,
      Simoni Aquino
      www.alemdorh.blogspot.com
      www.simoniaquino.com.br

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...