quarta-feira, 18 de julho de 2012

Dicas úteis para profissionais disponíveis

Fonte da imagem: Internet
por Simoni Aquino

* Esqueça a frase: “e se eu tivesse feito diferente em minha vida...”. 
 
* Não antecipe o futuro com dilemas do tipo “será que vou conseguir?”
 
* Preencha o presente com muito trabalho, mesmo desempregado! Trabalho voluntário é uma saída viável e necessária para a comunidade, além de ocupar positivamente seu tempo e se de adquirir experiência!
 
* Procure movimentar seu corpo, caminhar ou fazer exercícios, pois seu corpo deve estar bem preservado para enfrentar este período. 

* Evite excesso de sal e de açúcar, produtos industrializados, enlatados, sanduíches gordurosos, bebida alcoólica e lembre-se, que especialmente neste momento, seu maior patrimônio é a sua saúde!

* Aproveite o tempo livre para fazer questionamentos que seriam inviáveis se você estivesse trabalhando. Reflexões como: Eu sei o que realmente aprecio profissionalmente? O que atrapalha ou atrapalharia meus sonhos? Eu realmente gostava de meu último trabalho ou de meu curso? Com o que e onde eu gostaria de trabalhar? Já tentei? Tenho insegurança? Acho impossível? Por quê? Qual a opinião que tenho sobre mim como profissional? Quais meus pontos fortes e a melhorar?
 
* Anote as respostas e periodicamente refaça as perguntas e as respostas.
 
* Anote também qualquer ideia relacionada com trabalho, por mais incríveis que possa parecer. Guarde todas as suas anotações em uma pasta no computador ou anotadas em uma agenda e periodicamente leia e reescreva se for necessário. (Lembre-se que até quem inventou a lâmpada, a luz elétrica e a TV foram criticados!).
 
* Evite conversas com pessoas negativas, não assista noticiários que só divulgam catástrofes ou situações desagradáveis. Evite as novelas e os reallity shows que não agregam positivamente em nada para nossas vidas.
 
* QI ou Networking não é negativo e não faz mal! Amplie o máximo possível seus contatos pessoais e não deixe de se comunicar com os amigos, parentes e vizinhos por que as estatísticas provam que este é um meio muito eficiente na busca por um trabalho.
 
* LEIA MUITO! Peça aos conhecidos que emprestem livros interessantes e sensatos. Conheça a biblioteca do seu município, lá você encontra um mundo de informações gratuitas.
 
* ESTEJA ONLINE! Acesse sites de notícias locais e internacionais, se informe sobre a economia mundial e sobre os fatos mais relevantes. Conheça salas interativas gratuitas como no Poupatempo onde você poderá acessar a Internet gratuitamente.
 
* Reserve pelo menos 15 minutos pela manhã para organizar o seu dia, procurando seguir as dicas listadas acima, assumindo a responsabilidade por suas ações e empregando seu tempo em atividades que possam ser úteis para sua vida em geral.
 
* Saiba que, de acordo com as tendências mundiais, é preciso buscar oportunidade de trabalho e não apenas um emprego. Você é livre e capaz de criar, aprimorar, inventar, produzir, agir em parceria...

* Procure descobrir o que lhe agrada por que quem faz o que gosta, faz melhor!

Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Blog Widget by LinkWithin

14 comentários:

  1. Olá Simoni,

    Ótimas dicas vão ser bem uteis agradeço e obrigado, continue com esse seu belo trabalho e seu profissionalismo.

    Abraços e Sucesso sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago!

      Você que me deixa sempre muito lisonjeada por suas palavras de respeito e por ter me concedido a oportunidade de poder chegar até você através de meu Blog.

      Não precisa agradecer, pois o realizo por acreditar num ideal que é o de compartilhar informações úteis e de qualidade a quem esteja aberto e pronto para recebê-las.

      Como sempre, você é muito generoso em suas palavras!

      Grande abraço e conte com minha torcida para que se recoloque logo!
      Simoni Aquino

      Excluir
  2. Olá Simoni,

    Obrigada mais um vez, pelas dicas e pelo maravilhoso blog.

    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ane!
      Inicialmente agradeço-lhe por suas delicadas palavras.

      Você não precisa me agradecer por nada, você que é muito generosa em me conceder essa licença de me permitir entrar em sua vida através do Blog e se puder contribuir, nem que seja um pouquinho, fico imensamente feliz.

      Acredito no compartilhamento de conhecimentos e experiências para nosso amadurecimento e cresço muito com cada um de meus leitores.

      Seja sempre muito bem-vinda!
      Sucesso à você, também!

      Grande abraço,
      Simoni Aquino

      Excluir
  3. Oi ,Simoni
    Grato pelas suas colocacoes maduras e profissionais.
    Estou nessa fase a cerca de 2 anos e nao desisto nunca. Estudo, e faco os cursos gratuitos que me aparecem porque ,aprender de tudo e otimo, mesmo sem achar que sera necessario.
    Gosto demais de seu blog e continue a entrar em minha casa.
    Abracos
    Cezar Marques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cezar!
      Inicialmente gardeço-lhe mais uma vez por sua palavras de extremo respeito em relação à meu trabalho com o Blog, especialmente pela confiança em me permitir entrar em sua casa, para transmitir um pouco do meu conhecimento e para que juntos, aprendamos ainda mais sobre o mercado de trabalho.

      Independente do tempo de disponibilidade, é muito importante manter-se ocupado com coisas positivas que agreguem valores positivos à sua vida e à este momento delicado pela qual está passando. Não é fácil, mas cruzar os braços ou reclamar dos profissionais de RH não vai adianatra nada, não é verdade!

      Acredito que, por conta de seu posicionamento maduro e profissional, em breve se recolocará e deixará para trás essa fase difícil de transição.

      Me mande seu currículo para compor meu Banco de Pessoas.

      Grande abraço e sucesso em sua busca por recolocação!
      Simoni Aquino

      Excluir
  4. Olá, Simone
    Tenho certeza que as suas dicas ajudarão muitas pessoas a passar esse
    momento de aperto e anseio por uma nova oportunidade de trabalho de uma
    forma mais segura e positiva.
    Parabéns e muito sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos!
      Fico muito lisonjeada por suas palavras e a intenção com o Blog Além do RH é justamente tentar ajudar os profissionais disponíveis neste duro momento, que embora passageiro, parece uma eternidade.

      O objetivo com os artigos é justamente quebrar velhos paradigmas e poder fazer com que os profissionais que desconhecem o RH possam compreender alguns subsistemas e se comportem e se adequem à nova configuração do mercado de trabalho.

      Agradeço por sua parabenização e também lhe desejo muito sucesso!
      Abraço,
      Simoni Aquino

      Excluir
  5. Boa Noite Simoni
    Excelente post, seu blog vem me ajudando muito, já que sou estudante, tenho certeza que estarei mais "esperto" para conquistar a minha primeira oportunidade de emprego! Tenha certeza que o seu blog já esta nos favoritos do meu navegador.

    Parabéns pelo seu blog e lhe desejo sucesso!
    Att.
    Ramon Franco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ramon!
      Fico imensamente satisfeita em saber que é um estudante que o Blog pode contribuir de maneira positiva para consolidar seu posicionamento no mercado de trabalho.

      O primeiro trabalho é sempre muito complicado e estar "esperto" com o mercado de trabalho e processos de recrutamento e seleção, com certeza será muito importante e determinante para ajudar nesta conquista.

      Agradeço demais por sua parabenização e pela demosntração de maturidade pessoal, que fará toda a diferença na sua inserção no mercado de trabalho.

      Abraço e sucesso a ti, também!
      Simoni Aquino

      Excluir
  6. Muito boa as dicas Simone, eu estou no último ano da faculdade e estou passando por um momento importante na minha carreira. O problema é que náo sei como chegar no cargo desejado, enfim.. hehe obrigado pelas dicas ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol!
      Achei muito bacana o Blog As Carus! Parabéns!

      Fico feliz que o Blog esteja contribuíndo neste momento crucial de sua carreira. Se quiser, me passe mais detalhes de sua transição para poder ajudá-la a buscar a posição almejada por você.
      Você faz Jornalismo, não?

      Não precisa me agradecer e saiba que será sempre muito bem-vinda ao Blog.

      Grande abraço e sucesso na vida profissional e com o Blog As Carus!
      Simoni Aquino

      Excluir
  7. Olá Simone,

    Obrigado pelo excelente artigo. Estou à procura de uma colocação profissional ( sou engenheiro civil ) e venho enfrentando um período de muitas dificuldades neste quesito. Com mais de 40 currículos espalhados pela cidade, tantos outros enviados via e-mail, e formação em uma universidade federal com um elevado grau de aproveitamento, me vejo muitas vezes decepcionado a medida que o tempo passa e não recebo nenhum contato, nenhum voto de confiança para eu possa mostrar meu potencial e tudo que sou capaz de realizar.
    Seu artigo trouxe-me um pouco de paz de espírito, visto que muitos dos conselhos que você fornece no artigo eu já realizo.

    Novamente, Muito Obrigado !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jean!
      Inicialmente agradeço-lhe pela sua atenção e respeito em relação ao Blog Além do RH.

      Aquiete seu coração, tente baixar o nível de sua ansiedade e mantenha-se confiante de que irá se recolocar. Esse é um período extremamente delicado e se manter-se ansioso ou nervoso, não terá clareza mental suficiente para enfrentar esse momento com leveza.

      Na verdade esse período é de constante busca, mantenha ligado nas vagas constantemente, pois não basta "espalhar" currículos, se não garimpar as vagas que são lançadas diariamente na internet nos diversos sites. Buscar trabalho por si só já é um trabalho, dedique pelo menos 8 horas para estar garimpando oportunidades e investindo em networking. Não se decepcione, pois o mercado está cada vez mais concorrido e exigente. Invista no aprimoramento de suas competências e reveja seu currículo!

      Fico feliz por poder contribuir nem que seja um pouquinho, para que seu espírito tenha mais paz para enfrentar este momento, com cabeça erguida e com confiança.

      Grande abraço e sucesso em sua busca por recolocação!
      Simoni Aquino

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...