domingo, 24 de junho de 2012

I Encontro de Gestão de Pessoas - ABRH Baixada Santista

por Simoni Aquino
Voltei...depois de longos 10 dias sem computador e morrendo de saudades de escrever no Blog...finalmente estou de volta!
Essa semana foi bem corrida, com as atividades profissionais, leitura e resposta de emails, apresentação no Grupo de Estudos de Coaching na quarta-feira - em conjunto com minhas parceiras Tati e Lorena (mas esse será tema do próximo artigo) e também com o evento da ABRH, em que tive o privilégio de contribuir na organização na quinta-feira onde pude conhecer a Maria da Glória (Consultora de RH e Docente da UNIMONTE) e a Roberta (Gerente de Regionais da ABRHSP) e passamos um dia agradável e de extrema dedicação.

Nadir Paes, Simoni Aquino e Lena de Almeida

Mas hoje vou falar do I Encontro de Gestão de Pessoas da ABRH da seccional Baixada Santista, que ocorreu ontem no SEST-SENAT em São Vicente, um evento simplesmente incrível! Já cheguei tirando essa foto aqui do lado!
Nosso mestre de cerimônias, Djalma Moraes que considero meu anjo da guarda aqui na região, foi o responsável por conduzir o evento, que iniciou-se com o Hino Nacional e a abertura dos trabalhos foi conduzida por Lena Almeida - Diretora e Coordenadora dos Grupos de Estudo da ABRH - Baixada Santista e por Cláudia Rodrigues - Facilitadora do Grupo de Estudo Novas Tecnologias de Convivência que conduziram a abertura com um alongamento e com a música Marinheiro Só, buscando relaxamento, integração e favorecendo a sinergia e as energias favoráveis ao aprendizado e disseminação de conhecimento.
Após, foi a vez dos Diretores da ABRH  a falarem sobre a satisfação da realização desse encontro na nossa região, em especial a Diretora da ARH - Baixada Santista Rose Fassina.
Luis Edmundo Rosa
Diretor de Educação da ABRH Nacional
O painel da manhã apresentava o tema: “O progresso econômico e social do Brasil e a necessidade de pessoas qualificadas nas organizações”. 

O primeiro palestrante a se apresentar foi Luis Edmundo Rosa, Diretor de Educação da ABRH Nacional, nos brindando com uma excelente palestra sobre O Desafio de Crescer com Qualidade e Pessoas Preparadas onde foi abordada a necessidade da qualificação dos profissionais, a produtividade dos profissionais brasileiros, a necessidade dos RH´s em criar valor cuidando das pessoas, a necessidade de melhorar a qualidade dos líderes, a busca de talentos em classes menos favorecidas, a força da diversidade com os profissionais maduros e os profissionais jovens, a importância da educação e da qualificação.

João Marcelo Furlan
Diretor de Regsionais da ABRH/SP e
Diretor Executivo da Enora Leader
A próxima palestra foi com João Marcelo Furlan, Diretor de Regionais da ABRH/SP e Diretor Executivo da Enora Leaders nos apresentando o tema “Criando Agentes de Mudança para o Brasil do Presente”.  Um jovem executivo, nos apresentando sua trajetória e abordando como se tornar e formar agentes de mudança para a conquista de um mercado de trabalho brasileiro mais promissor. Foi uma palestra que abordou o engajamento e a importância do compartilhamento da visão e senso de urgência, ou seja, engajamento=direção + urgência. E para trabalharmos a Gestão de Mudanças é necessário o alinhamento entre o compartilhamento da visão, a criação da cultura e a motivação das pessoas.
A terceira palestra do painel foi com Victor Jose de Saboya Oliveira, Engenheiro de Petróleo Sênior da Petrobrás, que trouxe a palestra “O desenvolvimento local, a necessidade de pessoas qualificadas e o que está sendo feito pelas empresas da região”.  Uma palestra mais técnica onde foi apresentada todas as atividades de extração do Pré-Sal pela Petrobrás, especialmente na Bacia de Santos e a necessidade de profissionais qualificados e as iniciativas que a Petrobrás vem realizando para qualificar profissionais para atuarem nas diversas empresas que participam da extração do Pré-Sal.
Esta palestra encerrou as atividades da manhã, foram trabalhos envolventes e extremamente lúcidas,  que me orgulhou de participar do evento e de atuar na Gestão de Pessoas.
Tivemos um intervalo para almoçarmos e estabelecermos networking. O período da tarde iniciou-se com duas palestras simultâneas abordando temas de Carreira com Márcia Kalinski e de Coaching com José Roberto Marques, sendo que optei por assistir a palestra sobre Leader Coaching ministrada pelo Idealizador e Diretor do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, José Roberto Marques.

José Roberto Marques
Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching
Eu particularmente, ficaria o resto do dia o ouvindo, de tão importante e interessante foi essa palestra, não só pelo tema, mas especialmente pelo carisma do palestrante. Como participo do Grupo de Estudo de Coaching da ABRH – Baixada Santista, algumas ferramentas e técnicas de Coaching citadas por ele, já me eram familiares. 
Mas ouvi-lo e vê-lo, saber um pouquinho de sua história de vida e da importância do Líder Coaching, não só liderança organizacional, mas especialmente a liderança coach de nossas próprias vidas, só me fizeram reafirmar a decisão em buscar a minha formação em Coaching pelo IBC.
Para quem não conhece, parafrasearei o próprio José Roberto:“Coaching é um convite para as pessoas aprenderem a transcenderem e acreditarem em si mesmas, o coaching libera o potencial do indivíduo para que este maximize seu desempenho e faça o que antes acredita ser impossível”.
Como falei anteriormente, ficaria o restante do dia o ouvindo, mas como isso não era possível para ambas as partes, ouve uma pausa para um breve Coffee e preparação para a Palestra Magna, que foi realizada pelo MA-RA-VI-LHO-SO Tom Coelho, cujo tema foi “RH Educador – A evolução da Gestão de Pessoas.
Por meio de uma cronologia ao longo das décadas de 60-70-80-90-2000-2010, ilustrando a passagem do tempo através de imagens, músicas e comerciais de forma brilhante, só para citar algumas:
Tom Coelho
Palestrante e Escritor
1960 - conquista brasileira na Copa de 62, comercial do cobertor Parahyba, Rosa Parks e Martin Luther King, no Brasil o Golpe Militar e a instalação da Ditadura no país. Nesta década o RH era BUROCRÁTICO, ou seja, havia o chefe de pessoal, havia o conceito de empregado e era a década dos Babyboomers, o que valia era a LEALDADE.
1970 – Guerra do Vietnã com a célebre foto da garotinha de 9 anos chamada Kim Phuc, correndo nua e com 80% do corpo queimado após ataque aéreo. Conquista do TriMundial pelo Brasil na Copa do Mundo. Nesta década o RH era OPERACIONAL, ou seja, o conceito era tratar o profissional como funcionário, era da geração X e o que se buscava era a ESTABILIDADE, especialmente través das empresas estatais.
1980 – Filme Wall Street, celulares “tijolão”, Madonna, Michael Jackson, fim da ditadura, Diretas Já, eleição indireta de Tancredo Neves e sua morte sem toomar posse, Sarney e seus  palnos Cruzado e Cruzeiro, novela Vale Tudo. Nesta década, o RH era NEGOCIADOR com a figura do Administrador de Pessoal, os sindicatos tiveram forte atuação, segurança do trabalho e havia DIÁLOGO.
1990 – Início da internet e do furacão Mamonas Assassinas e influência do Livro Reengenharia de Michael Hammer, Eleição de Collor e seus Planos Econômicos, que levaram a surgir os Cara Pintadas que lutaram pelo Impecheament de Collor . Nesta década, o RH era GERENCIAL sob o título de Recursos Humanos, o conceito era tratar o profissional como colaborador, iniciou-se a terceirização e o conceito da empregabilidade e a geração Y, nessa década o valorizado era o PROTAGONISMO.
2000 - Queda das Torres Gêmeas do World Trade Center, o filme O Fim dos Empregos, Lady Gaga. Lula ganha eleição e reeleição para Presidente. Nesta década, o RH passou a ser ESTRATÉGICO sob o título Gestão de Pessoas, o conceito era tratar o profissional como associado, iniciou-se o conflito entre as gerações X e Y, processos voltados a resultados e nessa década o valorizado era a LIDERANÇA.
2010 – Marcado pelo terremoto do Haiti e do Tsunami do Japão e as diferenças culturais, humanas e sociais nas reconstrução dos dois países, eleição do Tiririca como Deputado e a eleição da primeira presidenta do Brasil, com a Dilma Rousseff chegando à presidência do Brasil. Essa é a década do RH EDUCADOR – voltado ao desenvolvimento humano, tratando o profissional como parceiro, a necessidade da visão holística e a valorização da INTEGRAÇÃO.
Uma palestra fantástica, com um profissional carismático, que nos demonstrou que é possível batalhar por fazer com que a área de Gestão de Pessoas atue de forma humana e ao mesmo tempo estratégica, voltando nossos olhares à missão, visão e valores, mas jamais nos esquecendo das competências dos profissionais das organizações, a necessidade do cuidado de nossas conquistas, do valor humano e da gratidão pela vida.
Sua palestra foi brilhantemente encerrada com trecho do poema Palco da Vida de Fernando Pessoa:
"Jamais desista de si mesmo.
Jamais desista das pessoas que você ama.

Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário.
Pedras no caminho? Guardo todas...
Um dia vou construir um castelo!"
Sílvia Rigotto, Tatiane, Djalma Moraes e eu
Para mim foi uma honra ter participado deste evento e de estar inserida e associada à ABRH - Baixada Santista e mesmo diante de todas as adversidades pessoais, posso garantir o quanto importante está sendo e o quanto venho aprendendo com todo o grupo da ABRH - Baixada Santista.
Significa aprimoramento profissional, amadurecimento pessoal, desenvolvimento humano, satisfação por aprendizado, felicidade pela integração e acolhimento e claramente, a certeza de que estou no caminho profissional certo.

Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Tive a oportunidade de participar do evento e achei maravilhoso, super produtivo, poderia ter com mais frequência !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda!
      Inicialmente agradeço-lhe por sua visita em meu Blog.

      Realmente o evento foi maravilhoso, super produtivo e com certeza nos ofereceu oportundidade de nosso conhecimentos.

      Concordo plenamente com você, seria tão bom se tivéssemos mais eventos como esses com mais frequência. Mas teremos o RH na Praça e o Conarh ainda este ano...

      Grande abraço e sucesso!
      Simoni Aquino

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...