domingo, 3 de junho de 2012

Dia do Profissional de RH

Minha singela homenagem aos GENUÍNOS PROFISSIONAIS DE RH:
Que gostam do que faz, que respeitam os demais profissionais (disponíveis ou não) e que fazem o seu melhor em prol de uma atuação ética e empática.

Fonte da imagem: Simoni Aquino

Criação da arte e texto são de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas


Blog Widget by LinkWithin

6 comentários:

  1. Simoni
    Repito agora publicamente: PARABÉNS PELO SEU DIA, E PELOS SEUS EXEMPLOS DE COMO DEVE TRABALHAR UM PROFISSIONAL DE RH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Caro Amigo LOPES!
      Agradeço-lhe pela parabenização!!! Mas não só por isso, mas agradeço especialmente pelo respeito e consideração que tens por mim.

      Entendo que muitos profissionais de RH deixam a desejar em suas atitudes, mas para mim é tão natural agir corretamente e com vistas ao Ser Humano, que nem me considero com tanto merecimento de suas palavras.

      Suas palavras é muito mais fruto de sua generosidade, do que de meu merecimento. Acredito que fazer jus a um juramento de ética e respeito, é meu dever!

      Mas como elogios a gente nunca recusa, agradeço do fundo do meu coração por seu respeito e consideração.

      Super abraço e ótima semana!
      Simoni Aquino

      Excluir
  2. Caríssima Simoni, boa tarde!

    Bom...como você mesmo já sabe hoje é o nosso dia né?! Então primeira, parabéns a você pela escolha de uma carreira que nós bem sabemos o quanto e desafiadora e muitas vezes até desvalorizada por algumas empresas, mas que sobre tudo é muito gratificante!!

    Mas, mais do que parabenizá-la pelo dia do profissional de RH, hoje eu quero parabenizar pela atitude da pessoa Simoni, há pouco tempo comecei a acompanhar seu blog e já li bons artigos, e o que me chamou a atenção é sua atenção e carinho ao responder os comentários.

    Isso me chamou muita atenção porque muitas vezes me deparo com profissionais de RH em várias mídias e percebo um certo descaso, quantas não foram as vezes que enviei um e-mail que sequer foi respondido, mensagens no linkedin sem retorno, e várias outras formas de contato sem um mínimo de atenção da outra parte, e nessas horas fico com uma pulga atrás da orelha sobre qual deveria ser a postura das pessoas que "se dizem" profissionais de RH??? (Acho que isso daria um novo artigo hein?!) e penso: "Se um profissional de RH não despende de um mínimo de consideração para responder a um colega, seja sobre o que for, até mesmo pra falar que não pode ajudar, ou que não conhece sobre o assunto em questão...será que ele realmente lida com a gestão de pessoas de uma forma adequada? Agrega algum valor?"...

    E é por isso que digo a você, Parabéns pelo blog e a atitude de dedicar um pouco do seu tempo para responder àqueles que comentam lá, os dias hoje são corridos mesmo, e ter tempo não é privilégio de alguns, todos temos rotinas muito puxadas mas o "querer fazer a diferença" com certeza "faz a diferença" e deveria sim, ser inerente a todos nós que dizemos ser gestores de pessoas!

    Um forte abraço a você e muito sucesso nessa jornada!

    Deixo à disposição meu contato para trocarmos informações ou qualquer coisa que você possa precisar.

    Renato Moreno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato!
      Me senti muito lisonjeada por sua mensagem ainda mais que foi enviada em nosso dia, que ainda temos pouco a comemorar, pelo fato de termos nossa imagem denegrida pela grande atuação dos maus profissionais e pela pouca valorização da Gestão de Pessoas nas organizações.

      Fiquei encantada com sua generosidade em cada uma de suas palavras e como sempre digo, acho tão natural atuar como atuo, que considero essas palavras de respeito e consideração, muito mais fruto da generosidade de quem escreve do que de meu próprio merecimento.

      A minha atuação como pessoa retrata a maneira pela qual fui educada em casa: minha mãe era professora por vocação e amava o que fazia, meu pai era mecânico e embora fosse alcoólatra, ele era muito bem no que fazia e foi uma pena que seu vício com o passar do tempo não o permitiram mais atuar profissionalmente. Essa vivência pessoal e familiar me fez acreditar e lutar por respeito entre as pessoas, quando estudei em escola particular (pré e 1º ano primário) sofri muito preconceito por ser filha de mecânico e alcoólatra e minha mãe sempre passou valores sólidos de respeito e empatia e esses valores não me fizeram ser uma pessoa rancorosa ou revoltada, pelo contrário, encaro os seres humanos reconhecendo suas limitações e falhas, mas essencialmente como indivíduos com potenciais e capacidades a serem aprimoradas e/ou desenvolvidas. Por isso odeio generalizações, preconceito e desrespeito e isto se reflete em minha atuação profissional!

      E ser educada e cordial é essencial para o bom relacionamento humano. Não é mérito, é o mínimo que qualquer pessoa deveria agir.

      Jamais poderia deixar de responder alguém que me prestigia ou que usa meu blog para promover alguma crítica, pois a partir do momento que fazemos um trabalho que "mexe" com a cabeça e opiniões das pessoas e que nos colocam numa vitrine, o mínimo que considero que tenho obrigação é de responder pela atenção oferecida a mim. Também considero inadmissível quando somos ignorados por pessoas que poderiam no mínimo, nos responder com uma simples mensagem, mesmo que negativa. Ignorar alguém é muito grave e antiético.

      Ainda faço pouco, pois recebo inúmeras mensagens solicitando ajuda para recolocação ou análise de cv e não tenho mais como fazer isso, pela limitação de tempo...e para fazer mal feito e correndo, prefiro não fazer. Sei que tem muita gente acomodada que poderia pegar as dicas do blog e botar a mão na massa, mas também sabemos que quando o profissional está desempregado, a sua cabeça fica À mil e qualquer ajuda é sempre bem-vinda.
      É uma linha tênue e nem sempre é possível ajudar a todos, mas acredito que com o Blog, já estou fazendo a minha parte em colocar meus conhecimentos e vivências à disposição para análise e como ferramenta de repensar valores e comportamentos.

      Renato, uma coisa é certa, quando fazemos o que nos dispusemos a fazer, com amor e essencialmente, com empatia, sempre damos um jeitinho de dar atenção a quem nos prestigia e nos reconhece como alguém que quer fazer a diferença por um mundo melhor, pode parecer utopia, mas se cada um de nós fizéssemos um pouquinho, dentro de nessas habilidades e disponibilidade, com certeza o mundo e o mercado de trabalho, seriam bem melhores e mais justos.

      Sua sensibilidade demonstra que também atua em RH por amor e isso faz toda a diferença em nossa vida profissional e também lhe desejo muito sucesso em sua trajetória e também me coloco à disposição para o que precisar.

      MUITO, MUITO, MUITO OBRIGADA POR SUAS PALAVRAS!!!
      Parabéns pelo seu dia!!!

      Super abraço e ótima semana!
      Simoni Aquino

      Excluir
  3. Parabéns a todos nós Profissionais de RH e principalmente a Simoni que é a minha parceira profissional e amiga, sei que realmente ama o que faz!
    Maravilhosa a homenagem que você fez aqui no Blog, muito criativa, já compartilhei...
    Um imenso ABRAÇO!
    Tatiane Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tati!
      Apesar do pouco tempo que nos conhecemos, nossa amizade vem se consolidando a cada dia, especialmente pelas afinidades e pela vocação no respeito e no amor à Gestão de Pessoas.

      Nossa parceria tem sido um sucesso e nosso grupo está de vento em popa.

      Desejo-lhe sucesso na nova trajetória e saiba que pode sempre contar comigo!!!

      Super ABRAÇO!
      Simoni

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...