quarta-feira, 30 de maio de 2012

Palestra sobre Empregabilidade na ETEC Cubatão

por Simoni Aquino

Na terça-feira, dia 29, tive a honra e o prazer de ministrar uma palestra no evento Semana de Gestão do Curso Técnico em Administração – Getec/Adm da ETEC Cubatão a convite da Coordenadora e Professora Maria Cristina dos Santos.

A palestra foi intitulada “Mercado de Trabalho Atual: Empregabilidade como Diferencial”, um tema importante e recorrente, especialmente quando pensamos em jovens interessados em ingressar no mercado de trabalho.

Tomei conhecimento que o processo de criação foi inteiramente realizado pelos alunos: ideia, organização, criação de logotipo, busca e captação de patrocinadores e parceiros e até conquista de brindes para sorteio...tanta coisa...que me deu um orgulho de fazer parte desta semana e por ter a oportunidade de conhecer jovens como estes!!!

Foram abordados temas como globalização, mercado de trabalho, empregabilidade, CHAOS, marketing pessoal, elaboração de currículo, vestimenta em entrevistas, networking e QI, importância de estágio e dicas comportamentais de forma geral. Além da disponibilização de uma apostila sobre todos os temas abordados, citação do Blog e de encerrar com um filme motivacional que aborda várias competências essenciais.

Incrível como situações simples para nós, profissionais acostumados com o universo corporativo, geram dúvidas e incertezas em tantas pessoas e conclui-se que falta acesso à informação aos profissionais disponíveis ou em condição de ingressar no mercado de trabalho, como no caso da maioria dos jovens alunos da ETEC Cubatão.

Precisei de 3 voluntários que prontamente se apresentaram para participar da dinâmica proposta para abordar as mudanças no mercado de trabalho. 

O envolvimento e a curiosidade dos demais foi interessante para demonstrar o quanto aquele momento estava sendo importante para eles.

A palestra durou aproximadamente duas horas e nem percebi o tempo passar de tão bom que estava...a plateia repleta de jovens do bem muito motivada. 

Aliás, devo ressaltar que estive diante de jovens que demonstraram interesse e motivação desde o início com a atuação impecável da equipe de apoio que apresentou um espírito colaborativo e de trabalho em equipe incrível, com postura madura e responsável, atuando com iniciativa e foco nos resultados para que a palestra ocorresse sem maiores problemas.

Voltei para casa refletindo sobre o futuro do mercado de trabalho, vemos diariamente nos noticiários jovens jogando fora sua capacidade e gastando energia com tantas besteiras, crimes e futilidades que até nos questionamos para onde vai a humanidade...mas quando temos contato com jovens produtivos, focados, com objetivos bem estabelecidos e com energia voltada para o bem e para o desenvolvimento profissional é que podemos respirar aliviados. 

Ufa! 
Essa humanidade ainda tem salvação, pois o futuro de nosso mercado de trabalho estará nas mãos de jovens como esses...

Quero deixar meu agradecimento a todos os envolvidos neste projeto: Profa. Maria Cristina e Prof. André, alunos participantes, alunos organizadores, equipe de apoio e professores convidados de outras instituições. 
Agradeço pelo convite, pela oportunidade e pelo respeito!

Iniciei o artigo, citando as palavras “honra e prazer” para expressar o sentimento que tive com mais essa experiência e acredito que utilizei as palavras corretas.  

Deixo registrado meu desejo e torcida pelo sucesso de cada um de vocês no mercado de trabalho e que vocês não sejam apenas profissionais “competentes”, mas que continuem sendo pessoas, alunos e cidadãos de bem e do bem!

Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Olá Simone, sou estudante da Etec Cubatão, e adorei sua palestra e já coloquei em prática algumas dicas ;) São ótimos os sites que você recomenda aqui de estágio, sucesso sempre! Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielle!
      Inicialmente quero agradecer-lhe imensamente por ter adorado a palestra e por toda a atenção que todos os que participaram do evento e inclusive você, tiveram por mim.

      Fico muito feliz que as dicas da palestra tenham sido proveitosas e tenha visitado o Blog e que o conteúdo do Blog esteja servindo para contribuir para sua colocação no mercado de trabalho.

      Agradeço pelo respeito e pelo desejo de sucesso e pode ter absoluta certeza que também desejo-lhe muito sucesso em sua jornada pessoal e profissional e conte sempre com o Blog!

      Você será sempre muito bem-vinda neste espaço!

      Grande beijo e ótimo final de semana!
      Simoni Aquino

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...