segunda-feira, 7 de maio de 2012

O narcisismo e o marketing pessoal no mercado de trabalho


Fonte da imagem: internet
por Simoni Aquino

A abordagem desse tema foi uma sugestão de um leitor que percebeu que seus métodos utilizados para reforçar seu Marketing Pessoal incomodam outros profissionais em redes profissionais como o LinkedIn. 
Entretanto, devemos entender o que é Marketing Pessoal, o que é Narcisismo e o que ambos tem a ver com o Mercado de Trabalho. 

Marketing Pessoal 
Como já abordado no artigo Como anda seu Marketing Pessoal? Você entende o que é? já sabemos que o Marketing Pessoal é extremamente necessário na nova configuração do mercado de trabalho, já que é uma ferramenta que objetiva colocar em evidência as competências pessoais e técnicas existentes e verdadeiras de um profissional. 

É uma ferramenta positiva, útil e de grande valia para oferecer visibilidade ao indivíduo e não há demérito algum em lançar mão dessa ferramenta, ao contrário, profissionais de excelência utilizam essa ferramenta como autopromoção e dessa forma, evitam ser engolidos ou esquecidos pelo mercado, além de atrair parceiros e parcerias profissionais. 

Narcisismo 
Narcisismo é um conceito da psicanálise que define o indivíduo que admira exageradamente a sua própria imagem e seu próprio ego. Popularmente este termo é utilizado para definir alguém que só se enxerga e que pensa tanto em si que incomoda-se com a imagem ou sucesso do outro. Esse termo é derivado de Narciso, que segundo a mitologia grega, era um belo jovem que despertou o amor da ninfa Eco, entretanto Narciso rejeitou esse amor e por isso foi condenado a apaixonar-se pela sua própria imagem refletida na água.

Todos os seres humanos apresentam características narcisistas, mas normalmente são características equilibradas e que não afetam os demais, entretanto na sociedade de forma geral, todos em alguma circunstância ou momento da vida se depararão com pessoas narcisistas potencializadas, que são os indivíduos que se preocupam tanto com seu próprio ego, com sua própria posição ou situação, que esquecem-se de olhar verdadeiramente para si mesmo com senso crítico ou de reconhecimento à suas próprias soberbas ou limitações e não com um olhar verdadeiro para o outro.  

Narcisismo é diferente de autoestima ou autoconfiança, já que estes não incomodam-se com o sucesso do outro e no narcisismo exarcebado há a depreciação e o incômodo quanto ao outro. 

Mas o que isso tudo tem a ver com o mercado de trabalho? 
O narcisista no mercado de trabalho está fadado ao fracasso, seja na sua posição, seja na sua imagem, seja no respeito dos outros ou na sua busca por recolocação profissional, pois dificilmente reconhece suas limitações e acaba por apresentar dificuldade de colocar-se de maneira madura e profissional frente às diversas situações no mercado de trabalho:
- cumprimento de suas responsabilidades ou compromissos;
- conquista e obtenção do respeito dos demais;
- seja em processos de seleção e na falta de reconhecimento que os concorrentes possam ser melhores;
- seja no reconhecimento das competências ou qualidade de outros profissionais;
- ou quando a evidência de outros indivíduos os incomodam, afetando seu egocentrismo exacerbado.
Essas situações podem ocorrer, já que inconscientemente os narcisistas admiram-se em demasia considerando-se melhores dos que os outros e acreditam ser injustiçados quando não recebem o “devido reconhecimento”, já que os narcisistas normalmente costumam esperar o reconhecimento público e ofendem-se quando não recebem, demonstrando toda a sua imaturidade e melindre, seja nas empresas, no mercado de trabalho ou em relação aos demais profissionais. Esses profissionais apresentam dificuldades nas relações interpessoais e nas empresas podem contaminar o clima organizacional de forma negativa.

O Marketing Pessoal evidencia qualidades e competências dos profissionais e os narcisistas consideram quem se utiliza do Marketing Pessoal seja alguém que “só quer aparecer”, alguém que “possui discurso vazio”, alguém “arrogante ou demagogo”. E acabam por incomodar-se com a evidência do outro, com medo de que o sucesso do outro possa ofuscá-lo. 

Como trabalhar o narcisismo? 
- Fazer uma autoanálise de forma madura, interessada e com vistas a reforçar seu senso crítico.
- Reavaliar suas posturas e trabalhar a maturidade pessoal e profissional.
- Reforçar seus pontos fortes e identificar os pontos fracos de forma a trabalhá-los com verdade.
- Conscientizar-se que todos podem brilhar, todos tem espaço no universo, já que o Sol nasce para todos.
- Não buscar ou cobrar reconhecimento público e compreender que isto é uma consequência natural de seus atos e merecimentos.
- Não se “achar demais”, pois quem se acha demais na verdade, pode não estar se encontrando genuinamente. 

E o marketing pessoal? 
Deixando os narcisistas de lado, todo profissional deve conscientizar-se que o marketing pessoal é extremamente útil e importante, pois o mercado de trabalho atual exige a necessidade de reforçar imagem, evidenciar e divulgar competências e aproveitar de maneira positiva as habilidades pessoais e profissionais.
Não há demérito algum em utilizar o Marketing Pessoal de maneira positiva e verdadeira, já que o profissional de sucesso tem como grande característica, a generosidade!

Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Oi Simoni,
    Muito bom. E o que dizer da feira de vaidades que predomina em redes sociais de profissionais como o LinKedin? È uma barbaridade. O que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lopes!
      Muito interessante sua pergunta! Realmente é uma barbaridade, mas esse é um problema do "vaidoso", pois esse vaidoso é um fraco, um inseguro e que não confia no seu próprio taco, alguém que precisa trabalhar autoconfiança e senso crítico de maneira isenta e aprofundada.

      Só para lhe ilustrar com uma vivência pessoal no Linkedin, eu já fui "expulsa" de um grupo, pois eu "aparecia" muito. A pessoa começou não liberando meus posts e que meu marketing pessoal incomodova os demais integrantes. Do boicote à expulsão do grupo, foi um pulo!

      Você acha que me incomodei? Óbviamente que não!

      Levei da maneira mais profissional e madura possível, pois acredito que o problema dessa pessoa não seja comigo e sim, consigo próprio. Insegurança e falta de confiança, não estava em mim!

      Mas uma coisa que essa pessoa jamais conseguirá tirar de mim, é o meu talento para escrever e isso ninguém poderá tirar de mim, por mais que me boicote e as pessoas tem que conviver com isso, mesmo que não gostem. Portanto, qualquer pessoa pode boicotar meu blog, isso não me esconderá e continuarei fazendo meu melhor para que meu blog continue sendo prestigiado, independente de qualquer coisa.

      Enfim, o que quero dizer com isso?
      Que todos temos espaço...só devemos posso lamentar pela pequenice, pois esse tipo de comportamento é retrógrado e imaturo.

      Espero ter respondido seu questionamento!
      Grande abraço, meu amigo!
      Simoni Aquino

      Excluir
  2. Bom dia Simoni,

    Adorei, caroncordo com a sua explicaçao.
    Quem se sente ameaçado boicota, exclui porque tem medo de perder o lugar que nao tem competencia para manter. Pior ainda é quando essa pessoa é um superior, daí o bicho pega, rsrsrs.
    Agradeço por socializar aqui no blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sonia!
      Infelizmente em qualquer segmento de nossas vidas, seja em nossa vida em sociedade, nas organizações e em família estamos sujeitos a nos depararmos com pessoas inseguras, que possam sentire-se ameaçadas por outras.

      Lidar com pessoas é muito subjetivo e a cabeça dos indivíduos é uma caixinha de surpresa!

      Obrigada por prestigiar o blog e sucesso!
      Grande abraço,
      Simoni Aquino

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...