segunda-feira, 5 de março de 2018

Segunda-feira, dia nacional de procurar "emprego"

por Simoni Aquino

Hoje é segunda-feira, dia tradicionalmente conhecido no Brasil como dia de iniciar regime e de procurar emprego.

Hoje vou falar da incessante busca por trabalho... não uso o termo emprego, pois ele nos dá a conotação de quem busca emprego não busca trabalho, o que em tempos de competitividade, passou a ser uma grande verdade.

Você sabe a diferença de emprego e trabalho no mundo corporativo atual?
Não o conceito legal... mas aquele conceito implícito... que tem mais a ver com comportamento... 
Então nem adianta mandar mensagens corrigindo as diferenças entre "relações" de emprego x "relações" de trabalho, pois não vou falar disso propositalmente, pois o foco do blog é falar sobre o comportamento dos desempregados para melhorar sua empregabilidade, ok?

Há algum tempo atrás, o emprego se referia à posição ocupada por aquele "funcionário" que batia seu cartão de entrada, ia para sua área e realizava o trabalho sem a preocupação com resultados efetivos e alcance de metas, afinal de contas "isso é coisa pros chefes se preocuparem" e depois ao final do expediente, ficava cinco minutos na frente do relógio de ponto esperando dar seu horário para ir pra casa. 

Ei, você age ou pensa assim? 
Se você respondeu sim, sinto lhe informar mas o mercado de trabalho não tem lugar para você!

Hoje a busca por recolocação demanda profissionais que busquem trabalho, ou seja, profissionais que utilize suas horas laborativas trabalhando efetivamente, realizando suas responsabilidades da melhor forma possível, otimizando o tempo e os recursos disponíveis, buscando trazer os melhores resultados e contribuindo com alcance das metas organizacionais.
Além do mais, não nos esqueçamos que ainda existem outras formas de trabalho: aprendizagem e estágio (que embora legalmente sejam vistos como formas diferenciadas de aprender na prática, podemos considerar um trabalho), autônomos, MEI´s, PJ´s e etc. Mas, o objetivo de todos é contribuir para o mercado de trabalho e para as empresas.

É... o mercado de trabalho mudou... e muito! 
Conseguiu sacar a diferença?

Costumo dizer que o mundo corporativo é uma selva de pedras e se o profissional desempregado não ir em busca de trabalho e quiser apenas um emprego, não terá sucesso na sua recolocação.

Portanto, inicie sua semana sabendo o que vai fazer para sua busca por recolocação e mantenha seu foco durante toda a semana em buscar trabalho, em melhorar o seu currículo, em buscar sua recolocação tendo em mente que o mercado de trabalho precisa de profissionais dispostos a trabalhar muito, a contribuir para resultados efetivos para o alcance de metas e que realizem seu trabalho da forma mais assertiva possível.

Pesquise vagas disponíveis em sites de emprego, em grupos de redes sociais, em agregadores de vagas. Converse com pessoas, peça indicações, seja cara de pau e reforce seu networking. Enfim, faça um movimento de busca, pois o trabalho não vai cair no seu colo se você ficar ai parado de braços cruzados sem fazer nada.

Vou deixar algumas indicações com links de milhares de consultorias de RH que divulgam vagas e/ou aceitam cadastro/envio de currículos no Brasil todo, assim você pode buscar sua recolocação de forma assertiva e focada:


Além dos links acima, se você precisar de um modelo de currículo, acesse aqui e você terá um modelo de currículo simples e funcional para ajudar na sua busca por recolocação.

Desejo a você sucesso na sua busca por trabalho e uma ótima semana!!!
Nos vemos na próxima postagem!

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...