segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Você conhece a parábola da Estrela do Mar?


Autor desconhecido
Fonte da imagem: internet

"Um homem estava caminhando ao pôr do sol em uma praia deserta. À medida que caminhava, começou a avistar outro homem a distância. Ao se aproximar do nativo, notou que ele se inclinava, apanhando algo e atirando na água. Repetidamente, continuava jogando coisas no mar.

Ao se aproximar ainda mais, nosso amigo notou que o homem estava apanhando estrelas do mar que haviam sido levadas para a praia e, uma de cada vez, as estava lançando de volta à água.

Nosso amigo ficou intrigado. Aproximou-se do homem e disse:
- Boa tarde, amigo! Estava tentando adivinhar o que você está fazendo. 
O homem respondeu: - Estou devolvendo estas estrelas do mar ao oceano. Você sabe, a maré está baixa e todas as estrelas do mar foram trazidas para a praia e se eu não as lançar de volta ao mar, elas morrerão por falta de oxigênio.

- Entendo, respondeu o homem. Mas deve haver milhares de estrelas do mar nesta praia, provavelmente você não será capaz de apanhar todas elas. É que são muitas, simplesmente. Você percebe que provavelmente isso está acontecendo em centenas de praias acima e abaixo desta costa? Vê que não fará diferença alguma...

O nativo sorriu, curvou-se, apanhou uma outra estrela do mar e, ao arremessá-la de volta ao mar, respondeu:
-
Posso não fazer a diferença para todas, mas para esta fez toda a diferença!"

CONSIDERAÇÕES DA BLOGUEIRA
Cada um deve estar preocupado em fazer a sua parte, sem importar-se se o outro fará ou não. A sua iniciativa pode mudar a sua vida e contribuir para uma reação em cadeia em outras pessoas, influenciando de forma positiva e tornando um referencial.
Não há nada mais medíocre e lamentável, aquelas pessoas que se destacam pela sua falta de iniciativa e reatividade. O reconhecimento será oferecido a quem não se acomoda e a quem não espera que o próximo faça para ele. 

A iniciativa é a competência que diferencia pessoas realizadoras, notáveis, com visão estratégia e empreendedora, do medíocre. E todos nós temos capacidade de alcançar grandes resultados e de ir em busca de grandes conquistas, basta que tenhamos iniciativa, senso de cooperação e façamos a nossa parte! 

O texto das considerações da blogueira é de propriedade intelectual de: 
Simoni Aquino 
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Gostou? Não gostou? 
Registre seu comentário ou compartilhe.
Mas saiba que: mensagens com ataques pessoais e citação de nome de empresas, não serão liberadas.

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...