sexta-feira, 16 de agosto de 2013

6 Hábitos que Dominuem a Produtividade

Consolidando a parceria entre o Blog Além do RH e o Blog Agape do Brasil, hoje será publicado mais um excelente artigo do nosso parceiro. Uma excelente oportunidade que promove ótimas reflexões sobre nosso comportamento no mercado de trabalho quanto empregados; e que afeta nossa empregabilidade enquanto desempregados:

Fonte da imagem: Agape do Brasil
Você já deve ter se perguntado,  porque sua produtividade é baixa, seu dia no trabalho não rende e você tem que passar horas depois do horário trabalhando sem previsão de término. Separamos alguns hábitos que jogam contra um profissional na hora de cumprir os cronogramas, veja:

1 Retrabalho
A falta de planejamento na hora de executar um trabalho, pode fazer com que ele tenha de ser refeito, e então, a conta fica muito simples, o profissional gasta no mínimo o dobro do tempo. É preferível gastar um pouco do tempo pensando em como fazer a tarefa de forma prática e eficiente, do que começar automaticamente e deixar que o erro aconteça (o que começa errado, termina ???).

2 Dificuldade em Delegar
Steve Jobs foi muito feliz na frase: “Concentre-se naquilo em que é bom, delegue todo o resto”, no intuito de impressionar os superiores, alguns profissionais  assumem  mais responsabilidades do que podem e prejudicam a qualidade e o tempo dos trabalhos. Seu talento bem aplicado vale mais pra empresa do que várias “sub-habilidades” que nunca alcançam um padrão desejável.

3 Perfeccionismo Exagerado
Leia que escrevemos “Exagerado”, todos sabemos da importância do capricho e atenção aos detalhes, mas o apego excessivo torna a produtividade da empresa baixa, é bastante comum ver pessoas demorarem um dia inteiro para entregar um trabalho de 1 hora, isso devido ao hábito de  tentar encontrar defeitos ou dificuldades em todas as tarefas. “Feito é melhor que perfeito” é a frase que está pintada nas paredes da sede do Facebook nos E.U.A. Os funcionários do Facebook não prestam atenção em detalhes? Sim, prestam, mas não perdem tempo com inseguranças e coisas desnecessárias.

4 Planejamento de Agenda
Existe um momento certo para tudo no trabalho, organizar um cronograma e enumerar tarefas, faz com que se perca menos tempo com pequenas atividades que se prolongam, é preciso dividir o trabalho em partes e estabelecer tempos plausíveis para o processo.

5 Discussões e Reuniões intermináveis
Reuniões devem ter pautas claras e bem definidas, com alguém que as conduza de forma que os participantes não escapem do assunto, ideias dispersas podem fazer uma reunião com 5 temas resolver apenas 1. Outro fator problemático são as “quedas-de-braço”,  por vezes o ego fala alto e profissionais não cedem em seus pensamentos, chegando a perder horas do dia discutindo sobre coisas inúteis como: “a cor da cortina da janela dos fundos da garagem”.

6   Posicionamento
Trabalhar em equipe é algo necessário, indispensável, mas atender as demandas de outros repetidamente gera uma dependência perigosa para sua produtividade. Dizer não aquele colega que o solicita SEM NECESSIDADE o tempo todo,  faz parte do processo de administração do tempo.


Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...