quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Palestra ministrada por mim na ETEC Cubatão

Por Simoni Aquino

Na última terça-feira tive a grata satisfação de retornar à ETEC Cubatão a convite da Coordenadora e Prof. Mº Cristina, para ministrar a palestra “Mercado de Trabalho Atual: Empregabilidade como Diferencial”, um evento da Semana de Gestão dos Cursos Técnicos em Administração e Contabilidade. 

Fiquei muito lisonjeada, já que meu retorno foi uma solicitação dos próprios alunos e agradeço imensamente a honra pelo convite. Quero deixar registrado que, a organização estava impecável, contando com uma equipe de apoio extremamente unida, atenciosa e motivada. Realmente um verdadeiro trabalho em equipe! 

Diante de uma plateia motivada, minha apresentação durou aproximadamente uma hora e meia e sinceramente, o tempo voou que nem percebi, já que o envolvimento e interesse demonstrados apontaram o quanto aquele momento estava sendo importante para eles. 

Nessa palestra apresento temas recorrentes: empregabilidade e mercado de trabalho, que são preocupações inerentes aos jovens interessados em ingressar no mercado de trabalho. Abordo assuntos globalização, competências, marketing pessoal, elaboração de currículo, uso adequado de vestimenta em processos de seleção, networking/QI, importância de estágio, enfim dicas comportamentais de forma geral. 

Incrível como situações simples para nós, profissionais acostumados com o universo corporativo, geram dúvidas e incertezas em tantas pessoas e conclui-se que falta acesso à informação aos profissionais disponíveis ou em condição de ingressar no mercado de trabalho, como no caso da maioria dos jovens alunos da ETEC Cubatão. 

Fiquei encantada com a quantidade de brinquedos arrecadados pelos alunos em função da semana do Dia das Crianças e que serão doados à crianças carentes, também conheci a Oficina dos Corações em apoio à Ação do Coração e também a Oficina das Tampinhas, onde os alunos elaboram descansos de panela e travessas com tampas de garrafas pet revestidas com tecidos. Tudo muito lindo!!!
 
Mais uma vez, voltei para casa refletindo sobre o futuro do mercado de trabalho, infelizmente cotidianamente tomamos conhecimento de jovens jogando suas vidas fora: entregando-se ao vício, ao crime, à delinquencia, à busca de dinheiro "fácil", à irresponsabilidade... tanta energia gasta com situações negativas. 
Tudo isso nos faz questionar: 
Qual o futuro da humanidade? 
Qual o futuro do mercado de trabalho? 
Qual o futuro da nossa sociedade?

A oportunidade de ministrar palestras na ETEC Cubatão, me fez repensar meus questionamentos e mudar meu pensamento: A minoria dos jovens realmente estão seguindo o caminho do mal, por que a maioria são jovens como esses, buscando um sonho, uma formação sólida, com vibes positivas e voltadas para coisas produtivas, apresentando postura madura e com foco nos resultados de uma linda e produtiva Feira. 
Me rendo à esses jovens: 
Nossa humanidade tem futuro, sim!

Quero deixar meu agradecimento a todos os envolvidos neste projeto: Profa. Mº Cristina e todos os demais professores que me acolheram muito bem, alunos participantes, alunos organizadores, equipe de apoio, Pâmila Cristina que gentilmente foi minha assistente na apresentação, Ian que cordialmente foi o meu fotógrafo e dona Ada Bigatello Couto - voluntária do setor das Rosinhas, grupo formado por voluntárias no setor de oncologia da Santa Casa de Santos, a qual tive a honra de conhecer.

Parabéns pela Feira e agradeço imensamente pelo convite e pelo respeito! 

Fica a minha torcida pelo sucesso de cada um dos alunos da ETEC Cubatão, não só no mercado de trabalho, mas especialmente na vida pessoal. 
Com certeza serão profissionais que farão a diferença em nosso mercado de trabalho, mas que com absoluta certeza, serão pessoas honradas!


Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Blog Widget by LinkWithin

6 comentários:

  1. Olá Simoni, sou aluna da Etec e participei da sua palestra, e a partir daquela noite minha mente se abriu.
    Acabei de terminar um curso online da FGV e estou decidida a fazer de verdade o meu futuro, mudando apenas algumas atitudes.
    Valeu a pena, ter abdicado um pouquinho do meu descanso para poder escutar tanta coisa boa.

    Enfim, tenho um desafio na minha empresa.
    E penso que você pode me dar o caminho para alcançá-lo.
    Como eu posso conversar com você, além do blog?

    Obrigada e parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samia!
      Fiquei muito lisonjeada com sua mensagem e agradeço pelo carinho.

      Sempre vale a pena abdicarmos de algumas coisas em nossas vidas, quando temos a oportunidade de termos contato com algo que venha a agregar.

      Agradeço pela parabenização em relação à meu trabalho e pela confiança!

      Ficarei muito feliz em poder ajudar em relação à seu desafio, me encaminhe um email para simoni.aquino@hotmail.com e lhe enviarei meus contatos telefônicos.

      Ficarei aguardando seu contato!
      Grande abraço e sucesso!
      Simoni Aquino

      Excluir
  2. Você não tem nada a nos agradecer Simoni, mas nós sim, por mais uma vez termos a oportunidade de tê-la em nossa escola com sua palestra que nos prepara e nos da conhecimentos extremamente importantes sobre o mercado de trabalho. Deixo aqui o meu muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pâmila!
      Agradeço sim...rs Uma grande virtude do ser humano é a gratidão e sou grata pela oportunidade, vocês aprendem comigo com minha experiência, mas eu também aprendo muito com cada oportunidade como essa...

      Obrigada pela mensagem e fico lisonjeada que tenha apreciado a palestra e que ela poderá agregar.

      Seja sempre muito bem-vinda ao Blog Além do RH!

      Beijo e sucesso,
      Simoni Aquino

      Excluir
  3. Eu tive a chance de assistir sua apresentação e como aluna da Etec de Cubatão agradeço sua presença.. excelente palestra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol!
      Agradeço por sua mensagem e fico muito lisonjeada que tenha gostado da palestra.

      Seja sempre muito bem-vinda ao Blog Além do RH!

      Abraço e desejo-lhe sucesso!
      Simoni Aquino

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...