segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dia Internacional do Idoso

Hoje, dia 1º de outubro é uma data para grande reflexões: 
"Em qualquer circustância, respeitar o idoso é honrar nosso passado e colher frutos para nosso futuro!!!"
Mas como este é um Blog que aborda temas relacionados à Gestão de Pessoas, acredito que o mercado de trabalho deva conscientizar-se sobre a importância do profissional da Terceira Idade e refletir sobre o quanto ele ainda pode contribuir para as empresas com sua maturidade pessoal e sua experiência profissional.

É divulgado amplamente na mídia nacional que as estatísticas do IBGE apontam que a estimativa de vida do brasileiro mudou e que a sua longevidade se estendeu muito. Legalmente no Brasil, o indivíduo é considerado idoso quando completa 65 anos, mas infelizmente constatamos que no Brasil, há anos existe uma prática do mercado de trabalho em descartar o profissional já a partir dos 40/45 anos e isso é lamentável, pois o mercado acaba preterindo excelentes profissionais, por conta deste preconceito descabido. 
Um país que não valoriza sua experiência e história é um país que se comporta de forma medíocre e que não irá atingir um crescimento sólido e sustentável.

Precisamos ter mais empatia e devemos valorizar os profissionais sêniores, pois esses cidadãos em sua grande maioria, tem condições físicas e intelectuais para colaborar e muito, já que o mercado de trabalho necessita da maturidade desses profissionais!  

Atualmente já existem tendências ainda tímidas em contratar profissionais mais velhos. Conheço alguns idosos com mais de 60 anos, trabalhando de forma lúcida e vigorosa e vê-los na ativa me dá uma satisfação grandiosa, uma vez que temos probabilidade de chegar a essa idade e o que vamos querer é valorização e dignidade (a menos que morramos antes).

As gerações mais novas devem deixar o preconceito de lado e devem valorizar os profissionais maduros como eles merecem ser valorizados, afinal de contas, não estamos fazendo favor a ninguém, mas respeitando nossa própria história.

Simoni Aquino - Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Fonte da imagem: Facebook - Gentileza gera Gentileza

 Acorda, empresas e profissionais de RH: Valorizem mais os profissionais que ainda podem colaborar muito para o desenvolvimento organizacional!



Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Prezada Simoni!
    Minhas sinceras congratulações pelo reconhecimento aos profissionais seniores.
    Como profissional dedicado e pertencente ao quadro ora homenageado mais uma vez obrigado.
    Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge!
      Inicialmente gostaria de desculpar-me pela demora na resposta de sua mensagem.

      Fico muito feliz que tenha gostado do artigo e pela parabenização em relação à valorização aos profissionais sêniores. Saiba que tenho um profundo respeito por essa categoria e acredito piamente que vocês podem contribuir e muito com o mercado de trabalho.

      Minha rede de relacionamentos é praticamente toda acima dos 50 anos e amo estar rodeada por esses profissionais, pois tenho a honra de "beber nessa fonte" e para mim, essa oportunidade é uma dádiva, pois aprendo demais...

      Seja sempre muito bem-vindo ao Blog Além do RH!

      Grande abraço e sucesso!
      Simoni Aquino

      Excluir
  2. Simone Aquino! Parabéns por este seu texto que demonstra visão e reconhecimento para com os profissionais acima dos 40 anos. Eu estou nesta fase, tenho muita energia e disposicão, porém, as empresas não olham o lado fisico e profissional. Já distribui vários curriculos sem obter sucesso, mas não desisto porque acredito que como você, ainda tenha empresas com este mesmo olhar e valorização para com os trabalhadores e acima de tudo seres humanos.Um abraço! Hélio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hélio!

      Inicialmente desculpe-me pela demora na resposta, mas compromissos profissionais inviliabilizaram minha participação mais efetiva aqui no Blog Além do RH, mas aos poucos estou retornando.

      Agradeço-lhe por prestigiar o Blog Além do RH e pela parabenização em relação à este texto e ao meu posicionamento em relação aos profissionais maduros.

      Você não deve desanimar, mesmo. Assim como eu, inúmeros profissionais de RH e muitas organizações respeitam os profissionais, independente de sua idade.

      Seja sempre muito bem-vindo ao Blog Além do RH!

      Abraço e ótima semana,
      Simoni Aquino

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...