terça-feira, 25 de setembro de 2012

Erros de português comuns e prejudiciais a quem busca recolocação

por Simoni Aquino
Fonte da imagem: Internet

Este post nasceu de minhas observações em redes sociais e profissionais e também em correção de redações em processos seletivos. São erros gramaticais tão comuns que tornaram-se populares, mas que devem ser corrigidos, pois prejudicam as pessoas em seu cotidiano, especialmente profissional.

Para quem está na árdua batalha de buscar recolocação profissional, nem se fala! Muitos excelentes profissionais são eliminados em processos de seleção, simplesmente por que cometem erros grotescos em redações. 

Embora o Brasil seja a 6º Economia Mundial, sabemos que nossa educação não é lá essas coisas, tanto que ocupamos o vergonhoso 88º lugar no ranking (127 países participantes) de Educação da UNESCO, ficando atrás de países com PIB muito abaixo do nosso e de países envolvidos em graves crises de segurança internacional. Mas esse fato não é justificativa para continuarmos escrevendo mal, pelo contrário, a esmagadora maioria dos brasileiros tem acesso à informações através da internet, leitura de e-books e também a bibliotecas municipais que emprestam livros gratuitamente.

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e necessita de profissionais com português impecável: gramática e capacidade de interpretar textos com qualidade e agilidade. Aprimorar a comunicação verbal e escrita é salutar e necessária para sobrevivência e permanência no mercado de trabalho.

Este Blog ressalta a necessidade de analisar comportamentos para aprimoramento pessoal e profissional, e portanto você encontrará links interessantes sobre o Novo Acordo Ortográfico que entrará em vigor oficialmente em 2013 e também algumas Dicas sobre nossa Língua Portuguesa. Esteja à vontade para navegar pelo Blog Além do RH! 

Abaixo, algumas palavras muito comuns de serem escritas erroneamente. Se você escreve errado alguma delas, essa é a oportunidade de aprender a escrita correta e a partir de agora, esforçar-se para utilizar a forma correta:




*  IMPORTANTE:
Após receber uma mensagem de um leitor do blog, percebi a necessidade da correção em relação às palavras Despercebido e Desapercebido. Embora haja controvérsias a respeito da utilização de ambas, peço a gentileza  que desconsiderem essas palavras na imagem acima. 
Considerem o áudio do Prof. Pasquale Cipro Neto, explicando a controvérsia dessas palavras, clicando no link abaixo:
http://radioglobo.globoradio.globo.com/com-a-palavra,-o-professor-pasquale/2012/02/15/DESPERCEBIDO-OU-DESAPERCEBIDO.htm

Criação da arte e texto são de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Oi Simoni, excelente texto, mas verifique o "despercebido", veja que no sentido de notado, está correto sim e desapercebido existe:

    Despercebido = significa que não se vê, não se ouve, não se nota ou mal se sente.

    Desapercebido - significa desprevenido, desguarnecido, desprovido.

    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo!
      Desculpe-me pela demora na resposta de sua mensagem.
      Mas no mesmo dia, fiz a correção e agradeço demais por sua pertinente colaboração.

      Seja sempre muito bem-vindo ao Blog Além do RH e esteja á vontade!

      Grande abraço e sucesso!
      Simoni Aquino

      Excluir
  2. Oi, Simoni, pensei q era só eu que ficava irritada com esses error de ortografia. Ancioso e mais erradamente eu canso de ver, mas tem me aparecido com certa frequência a em vez de há, da parte de gente com curso superior completo. Pode?
    Abraços
    Guenia Bunchaft
    http://www.sospesquisaerorschach.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guenia!
      Inicialmente desculpe-me pela demora na resposta de sua mensagem.

      Não...não é só você que se irrita com isso, não!
      Sou uma crítica em relação à ortografia e gramática e me vi na obrigação de postar esse texto, por conta das inúmeras críticas que os RH´s sofrem por conta dos processos de seleção, mas poucos são os que realmente tem maturidade e autoconhecimento para recolhecer suas falhas e que sobretudo, existe uma concorrência muitas vezes mais bem preparada.

      E pasme: Quem mais reclama são os mais arrogantes que se acham os bam bam bans e os que mais escrevem e falam incorretamente e se comportam de forma inadequada.

      Por isso mesmo que você encontra esses erros justamente em profissionais com superior completo, pois esses acreditam que possuir um diploma é tudo e sabemos que não é!!!
      Não basta ter um diploma, é preciso saber o que fazer com os conhecimentos adquiridos nos bancos universitários e a maioria são sabem...e obviamente isso se reflete no mercado de trabalho e na empregabilidade do profissional.

      Passei pelo seu site e gostaria de parabenizá-la pelo trabalho e pela sólida formação. Para mim foi uma honra tê-la no Blog Além do RH, seja sempre muito bem-vinda!

      Abraço e sucesso!
      Simoni Aquino

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...