quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Você conhece a fábula do pai, do filho e do jumento?

Autor desconhecido
Fonte da imagem: Google images

"Em pleno calor do dia, um pai andava por estradas desérticas junto com seu filho e um jumento. O pai estava sentado no animal, enquanto o filho o conduzia, puxando a montaria com uma corda.

- "Pobre criança!", exclamou um passante, "suas perninhas curtas precisam esforçar-se para não ficar para trás do jumento, como pode aquele homem ficar ali sentado tão calmamente sobre a montaria, ao ver que o menino está virando um farrapo de tanto caminhar". 


O pai refletiu sobre este comentário, desmontou do jumento logo adiante e colocou o menino sobre a sela. Porém não passou muito tempo até que outro transeunte erguesse a voz para dizer: - "Que desgraça! O pequeno fedelho lá vai sentado como um sultão, enquanto seu velho pai corre ao lado".

Esse comentário muito magoou o filho e ele pediu ao pai que montasse também no burro, às suas costas. Entretanto logo adiante: - "Já se viu coisa como essa? Tamanha crueldade para com os animais! - resmungou uma mulher usando véu. "O lombo do pobre jumento está envergado, e aquele velho que para nada serve e seu filho abancaram-se como seu o animal fosse um divã, pobre criatura!"

Os dois, alvos dessa amarga crítica entreolharam-se e, sem dizer qualquer palavra, desmontaram.  Entretanto mal tinham andado alguns passos quando outro estranho fez troça deles ao dizer: - "Graças a Deus que eu não sou tão bobo assim!  Por que vocês dois conduzem esse jumento se ele não lhes presta serviço algum, se ele nem mesmo serve de montaria para um de vocês?" 

O pai colocou um punhado de palha na boca do jumento e pôs a mão sobre o ombro do filho e disse: "Independente do que fazemos, sempre haverá alguém que discorda de nossa ação". 

CONSIDERAÇÕES DA BLOGUEIRA:
Hoje em dia, no mercado de trabalho, encontramos muitos profissionais disponíveis reclamando e reclamando das empresas, do mercado de trabalho, dos profissionais de RH, do governo, da família e até mesmo de sua "sorte". Enfim, criticam e criticam, mas poucos são os que tem iniciativa de buscar informações de qualidade, de repensar comportamentos e conceitos, de quebrar paradigmas, de buscar compreender que o mercado de trabalho mudou, que a globalização e a abertura econômica obrigaram o mercado de trabalho a se posicionar de forma mais exigente e dinâmica.

O blog nasceu da possibilidade de informar sobre Gestão de Pessoas, RH, recolocação profissional e mercado de trabalho de forma menos técnica e mais detalhada e especialmente, com a empatia e imparcialidade necessárias a um profissional da área. E mesmo o foco sendo o compartilhamento de informações e orientações, ainda há os que "discordam de tudo" simplesmente por que estão fechados a compreender que o mundo globalizado mudou a forma de gestão e de enxergar o papel das pessoas nas organizações.

Sempre haverá os que, ao invés de aproveitar informações e orientações de qualidade e profissionais, optam por fechar os olhos e continuar acreditando nos velhos paradigmas construídos na Revolução Industrial e no Pós-revolução Industrial, paradigmas estes que estão sendo quebrados dia após dia, mas que ainda resiste graças àqueles que não aceitam os reflexos da Era do Conhecimento. Mas, como diz o velho ditado: "Impossível agradar a gregos e troianos".

Mas uma coisa é certa: os profissionais que estiverem abertos a compreenderem a nova configuração do mercado de trabalho e quebrar os velhos paradigmas do mercado de trabalho, se destacarão dos demais profissionais e terão muito mais sucesso em suas carreiras. Não invento tendências e independente da existência do Blog Além do RH, o mercado de trabalho continuará exigente e implacável e quanto mais bem preparado o profissional estiver, mais ele se destacará e obterá sobrevivência ao mercado e consequentemente, sucesso profissional!" 

Então é isso!
Abraço e até a próxima!

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Muito oportuna a Fábula. Acho que todos deveriam ler. Parabéns!
    Como você citou a ERA DO CONHECIMENTO, apenas para complementar:
    Hoje já estamos perto do momento em que mão-de-obra, terra e capital não serão mais os melhores recursos em termos de retorno. A riqueza virá do conhecimento.”
    Paulo Ancona Lopez
    Abraço
    Hamilton Vieira Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hamilton!
      Desculpe-me pela demora na resposta.

      Agradeço demais por sua parabenização e pela contribuição com a pertinente frase de Paulo Ancona Lopez. Muito atual!

      Seja sempre muito bem-vindo e agradeço por seus comentários.

      Grande abraço e sucesso!
      Simoni Aquino

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...