terça-feira, 4 de setembro de 2012

10 gafes mais comprometedoras em processos de seleção


por Simoni Aquino
Fonte da imagem: Internet

Não é necessário ser um expert em Recrutamento e Seleção para compreender que algumas atitudes comprometem de forma negativa a imagem de um candidato, bastaria ter bom senso e às vezes, um mínimo de senso do ridículo para supor que alguns comportamentos são indesculpáveis.

Pode ser que algum leitor já tenha passado por situação semelhante ou idêntica e o motivo deste texto não é ridicularizá-los, o objetivo é demonstrar que o comportamento adequado no processo de seleção, independe da conduta do selecionador é uma questão de educação (e sua falta de educação), além do marketing pessoal que conta muito no processo de recrutamento e seleção.

Mas como o Blog Além do RH procura ser imparcial e analisar as situações pelos dois prismas, falarei também do comportamento dos selecionadores nas diversas situações apresentadas.

São as gafes mais cometidas em processos de seleção que devem ser banidas definitivamente de suas condutas em momentos de busca por recolocação, bem como no comportamento dos selecionadores. E que dependendo da empresa e da posição hierárquica, são capazes de detonar qualquer possibilidade de contratação por parte do candidato e que dinamitam a imagem de qualquer empresa, quando a gafe é cometida pelo entrevistador, por melhor que seja  o profissional:

1. Deixar o celular tocar no momento da seleção:
A exceção é a existência de algum familiar hospitalizado ou esposa gestante - o candidato deve expor a situação antecipadamente para justificar a necessidade de manter o celular ligado no vibracall para não ser mal interpretado, na qual o selecionador deve compreender.
Isso também vale para o selecionador, pois esse é um momento de dedicação ao candidato e nada mais deve ser mais importante do que o entrevistado.

2. Comparecer de bermuda, boné, chinelo e rasteirinha:
São itens adequados para os momentos de lazer e não para uma ocasião formal e profissional.
O selecionador também deve tomar cuidado com os trajes que devem ser adequados e devem exprimir uma imagem profissional da empresa.

3. Mascar chiclete:
Pode até ser que seja uma tentativa de aliviar a tensão do momento, mas acaba dando a impressão de desprezo por um momento de grande formalidade e profissionalismo.
Em relação ao selecionador, a orientação é a mesma, deixe para mascar o chiclete no momento em que não irá realizar nenhum tipo de entrevista.

4. Falar mal de ex-empregadores:
Essa é somente para os candidatos, por mais que se tenha motivos para falar mal do ex-gestor, jamais deve expressar para o selecionador, pois oferece a má impressão que você é antiético em falar mal de quem não está presente para se posicionar, uma vez que toda história apresenta três versões: a nossa, a do outro e a verdadeira.

5. Usar decotes insinuantes, minissaia, maquiagem e perfume provocantes:
A candidata só pode ter enganado-se sobre a ocasião e ao invés de ir para a balada, foi para a entrevista.
A máxima vale para a selecionadora, que deve tomar cuidado com a vestimenta ao entrevistar qualquer candidato, independente do sexo - pois o que vale é a imagem da empresa e não sua imagem física.

6. Demonstrar desinteresse pela vaga:
Neste caso, não perca o seu tempo e nem do selecionador, percebeu que a vaga não está de acordo com o seu interesse, peça desculpas e justifique seu desinteresse, agradeça a oportunidade e use a Lei dos Dois Pés - se não tem interesse em continuar participando do processo, pegue seus dois pés e vá embora.

7. Chegar atrasado na entrevista:
Esse é um dos pontos mais controversos de todos, pois compromisso é compromisso e deve ser honrado, doe a quem doer. O candidato quando aceita um convite para entrevista, deve chegar no horário honrando o compromisso assumido. Se chegar atrasado, jamais fale que seu ponto forte ou qualidade é a pontualidade.
Agora uma das piores gafes, digo desrespeito e desumanidade, é quando o selecionador deixa o candidato esperando por minutos a fio e não honra o horário agendado para a entrevista, essa atitude é deplorável e oferece uma péssima imagem da organização.

8. Ficar tão à vontade que chega até a tirar o sapato:
Embora aconteça tanto da parte do candidato quanto do selecionador (já vi isso acontecer), nem merece comentário.

9. Demonstrar preconceito ou paradigmas preconceituosos:
Um exemplo real: Falar que português é burro! - A família paterna do pai da selecionadora era portuguesa e um dos sócios da empresa era de origem lusitana!
O selecionador também não deve expor julgamentos pessoais ou particulares na vida organizacional, pois o que se espera de um profissional de RH, é que ele seja humanista.

10. Responder SMS:
Embora aconteça tanto da parte do candidato quanto do selecionador (já vi isso acontecer), é inadmissível e também não merece comentários.

Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Blog Widget by LinkWithin

8 comentários:

  1. Aonde estão as gafes dos selecionadores também , que são muitas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite, Anônimo! (seja lá qual for o seu nome...)

      A sua pergunta descabida me fez refletir sobre algumas possibilidades:

      1. Ou você ficou com uma preguiça danada de ler o texto na íntegra - não o leu, mas mesmo assim resolveu "cornetá-lo".
      2. Ou você fugiu das aula de língua portuguesa lá no colégio.
      3. Ou você deve ser um (a) "analfabeto (a) funcional", que é o indivíduo que sabe ler e escrever, mas que apresenta incapacidade (total ou parcial) de compreender e interpretar a leitura.

      Independente de qualquer situação, o convido a reler o artigo novamente com a ajuda de alguém capacidado em interpretação de texto, para lhe apontar que as gafes dos selecionadores e meus comentários estão presentes em todo o texto.

      Fica a dica:
      Leia mais. A leitura aprimora nossa ortografia e nossa capacidade de compreender textos, especialmente antes de julgar o trabalho e/ou o comportamento de outras pessoas.

      De qualquer forma, agradeço pelo interesse nos meus textos e por prestigiar meu Blog Além do RH.

      Abraço e sucesso,
      Simoni Aquino

      Obs.:
      Se decidir responder esta mensagem, coloque seu nome, caso contrário a mensagem não será liberada pela moderação. Gosto de tratar as pessoas pelo nome.

      Excluir
  2. Muito interessante o artigo!
    Principalmente porque trata o assunto por dois prismas: Candidatos e Selecionadores. Se pudesse acrescentar outro ítem, seria o CHORO, pois é extremamente constrangedor, já vi isso acontecer das duas partes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvia!
      Inicialmente agradeço-lhe por prestigiar o Blog Além do RH e também por contribuir com suas considerações. A ideia foi justamente ser imparcial e levantar os mesmos pontos e fazer análises sobre ambos comportamentos: Candidatos e Selecionadores.

      Nunca passei por isso: choro de candidatos e selecionadores, entretanto depois de sua contribuição, conversei com alguns colegas de RH que já passaram realmente por esta situação. O candidato chorar ao expor a extrema necessidade da oportunidade (por questões financeiras) e do profissional de RH ser humilhado por algum candidato por conta da descrição da oportunidade ou desacordo com a remuneração.

      Nestes casos, o candidato se esquece de dois pontos fundamentais:
      - a seleção não faz filantropia;
      - apenas expõe o que a empresa tem para oferecer para aquela posição.

      Não apresentam senso crítico para compreender que não adianta chorar para comover o selecionador, pois o critério não será esse e muito menos culpar ou humilhar o profissional de RH, pois ele é apenas a vitrine da gestão estratégica da empresa.

      Agradeço demais por sua pertinente contribuição e seja sempre muito bem-vinda ao Blog Além do RH.

      Grande abraço e ótimo feriado,
      Simoni Aquino

      Excluir
  3. Olá, Simoni!
    Parabéns pelo artigo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sibele!
      Agradeço-lhe pela visita e pela parabenização em relação a este artigo.

      Seja sempre muito bem-vinda ao Blog Além do RH!

      Abraço e ótima semana!
      Simoni Aquino

      Excluir
  4. Dentro de uma entrevista a porta da sala ser aberta inúmeras vezes para dar recado ao entrevistador. Perde o foco e pode acanhar o candidato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro!
      Inicialmente agradeço-lhe pela visita e por sua contribuição.

      Pelo seu comentário, você já presenciou atitudes como esta, mas é uma tremenda falta de educação dos colaboradores, pares e superiores que interrompem uma entrevista para conversar com o selecionador, mesmo que seja algo muito urgente e inadiável. É sinal de desrespeito não só ao candidato, mas também ao selecionador que precisa de concentração para exercer seu trabalho.

      Demonstra que a empresa não respeita seus próprios colaboradores e passa uma imagem de amadorismo e falta de ética.

      Obrigada por contribuir e seja sempre muito bem-vindo ao Blog Além do RH!

      Abraço e tenha uma excelente semana!
      Simoni Aquino

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...