terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Será que nos colocamos no mercado de trabalho da maneira correta?

Fonte da imagem: internet
por Simoni Aquino

Por vezes tenho visto vários profissionais disponíveis no mercado reclamando de sua condição, falando mal das áreas de RH das empresas e dos selecionadores, reclamando das exigências do mercado, dos sites de emprego, dos anúncios divulgados. 
São muitas reclamações!
Mas... reclamar, correndo o risco de ser rotulado no mercado como uma pessoa reclamona e negativa, isso leva o profissional aonde? Muda ou melhora a sua condição de desempregado?

Não! Apenas o desvaloriza e demonstra desespero pela condição transitória. O profissional que está desempregado deve se valorizar, se colocar de uma maneira positiva, especialmente nas redes sociais. Desespero na busca por recolocação indica que o profissional está encontrando dificuldades na recolocação e isso levanta questões acerca das razões de tal rejeição, lógico que é natural os profissionais se desesperarem por estarem PHD (por hora disponíveis), afinal de contas, os meses vão passando, as oportunidades não vão surgindo ou se concretizando e a única certeza é que mensalmente vem as contas e os compromissos financeiros a serem honrados.
O desespero é natural e compreensível, mas essa preocupação não deve ser exposta no mercado!

Muitas vezes quem está PHD se coloca como coitadinho injustiçado pelo RH ou pela vida, mas não busca apurar seu senso crítico em parar e analisar a própria situação e verificar se está fazendo a coisa certa: Será que basta ser um ótimo profissional? Você tem um currículo interessante? E se você acha mesmo que seu currículo é interessante, garante que ele está realmente bem feito e vende a sua  imagem? Será que não há uma superestimação de nós mesmos?

Tenho visto por ai muita insatisfação com relação à busca por recolocação, mas levando em consideração que este é um momento delicado na vida de todos os profissionais e que as insatisfações são naturais, afinal de contas não é agradável para ninguém estar desempregado! Mas será que estamos fazendo a coisa certa?

Será que esse não é momento de uma auto avaliação e de uma autoanálise? Responda às seguintes perguntas:
- Será que seu currículo está bem feito?
- Será que seu currículo condiz realmente com sua trajetória profissional?
- Seu currículo contém erros de português?
- Os contatos telefônicos e virtuais estão atualizados?
- Você está se candidatando às vagas divulgadas pelos recrutadores ou apenas se cadastra nos sites e nunca mais entra para pesquisar as vagas?
- Sua pretensão salarial condiz com sua experiência?
- Você tem foco na busca pela recolocação ou faz “spam” ou panfleta seu currículo?
- Você é cordial durante o processo de seleção?
- Chega na hora agendada para a entrevista ou se atrasa culpando o trânsito ou a chuva?
- Já faltou a alguma entrevista sem avisar o selecionador?
- Você se prepara para participar de uma entrevista?

Você pode estar se perguntando: Será que tudo isso realmente acontece?
Sim. Como gestora de pessoas, me deparo com muitas situações e vejo que infelizmente os próprios desempregados reclamam muito e não costumam fazer uma autoanálise, para verem que muitas vezes eles mesmos se comportam de maneira inadequada no momento de buscarem por uma recolocação.

Não vou generalizar, pois da mesma forma que existem os profissionais que não sabem buscar por sua recolocação, também existem os profissionais que se comportam de maneira exemplar e são estes que estão à frente dos demais na concorrência do mercado de trabalho. Também sei que existem maus profissionais de RH mal preparados ou antiéticos, que não agem de maneira correta e que podem  prejudicar os PHD no momento da recolocação, mas nesse caso "um dia da caça o outro do caçador!".

Como sempre digo: Em qualquer profissão e área existem os bons e os maus profissionais e no RH não é diferente, portanto não podemos generalizar que o problema do mercado de trabalho seja somente o profissional do RH e promovermos uma caça às bruxas, pois independente de existirem maus profissionais em qualquer área, cabe aos PHD fazer a  sua parte:
- devem se concentrar em se preparar para o mercado de trabalho,
- não basta cadastrar os currículos nos sites e esquecê-los lá,
- deve garimpar as oportunidades na internet,
- devem ser humildes reavaliando posturas,
promoverem uma auto avaliação e se necessário mudar comportamentos,
- reavaliar seu currículo e  apurarem o bom senso.

Afinal de contas, reclamar do mercado de trabalho, do governo, das empresas, do recrutador, da selecionadora, do RH não vai mudar a condição de desempregado e não ajuda em nada, portanto: MAIS ATITUDE POSITIVA E MENOS RECLAMAÇÃO! Reclamar não leva a nada...

Abraço e sucesso!

Blog Widget by LinkWithin

5 comentários:

  1. Muito bom o artigo Simoni, sempre que entro no seu blog, fico em dúvida sobre qual artigo ler, pois todos são muito bons e úteis. Também estou "PHD", na verdade, estou procurando minha primeira experiência profissional, o que, realmente, é muito difícil. Mas ficar reclamando realmente não adianta nada, e nesses meses em que estou buscando uma oportunidade aprendi muito sobre o mercado e sobre a diferença entre ser um bom estudante e ser um bom profissional. E tenho certeza que continuarei aprendendo. Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia!
      Nossa... fiquei muito lisonjeada e honrada com suas palavras respeitosas a respeito do conteúdo de meu Blog!

      Aliás, fiquei também muito feliz em conhcer uma estudante preocupada com sua formação e com seu posicionamento maduro e extremamante lúcido, aposto que trata-se de alguém com foco e que sabe o quer para sua trajetória profissional. Enfim, alguém que não quer um diploma apenas para dizer que tem e sim alguém que quer conhecimento e prática.

      Esteja certa que se você tiver interesse em ser uma profissional diferenciada, o segredo é realmente a humildade de sempre se manter em constante aprendizado. Talvez esse seja o segredo do sucesso que tantos buscam e poucos alcançam!

      Ficarei torcendo para que logo você conquiste um estágio e inicie sua linda trajetória rumo ao sucesso!

      Super abraço,
      Simoni Aquino

      Excluir
  2. Simoni gostei imensamente do seu artigo porque queria enviar meu CV para alguns contatos meus no Linkedin que sao de RH mas, nao sabia o limite ,entende?
    Agora, voce nos deu o caminho porque pessoalmente e diferente de virtual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz e gratificada quando tenho depoimentos que algum artigo tenha contribuído para orientar a respeito de comportamento adequado para participações de recrutamento e abordagens de profissionais de RH.

      Isso faz toda a diferença e com certeza, sua aceitação no mercado de trabalho também depende deste tipo de abordagem: profissional, madura e sem tornar-se invasivo.

      Grande abraço e desejo-lhe muito sucesso!
      Simoni Aquino

      Excluir
  3. Olá Simoni
    Estou encantada pelo seu blog,e gostaria de estar rodeada de pessoas que pensam como você.
    Estou enviando muitos currículos por e_mail,pois recentemente fiquei desempregada,gostaria muito de receber uma dica como escrever ou me apresentar na mensagem de envio para as empresas. Seria possível?
    Desde já agradeço mesmo que não seja possível.

    Parabéns pelos artigos de grande utilidade.
    Alexsandra Costa.

    ResponderExcluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...