quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Erros de português descartam candidatos realmente?

por Simoni Aquino
Fonte da imagem: Google Images

Há algum tempo atrás, eu escrevi um texto chamado  Erros de português comuns e prejudiciais a quem busca recolocação, mas como eu comentei numa postagem anterior que reprovo candidatos que não sabem escrever corretamente e que descarto currículos com erros de português, as pessoas me mandaram mensagens dizendo que eu sou muito radical.

Vamos aos fatos: 
Em vez das pessoas se preocuparem com o meu radicalismo, deveriam se atentar ao fato de que, saber a nossa língua portuguesa é algo básico a qualquer profissional.

Um convite à reflexão: O que as empresas esperam de um profissional em pleno século XXI?

As empresas esperam que os profissionais tenham uma boa comunicação. E quando falo em comunicação, não me refiro a falar. Comunicação é muito mais do que isso: 

Comunicação é se expressar verbalmente de forma adequada, assertiva, com clareza e objetividade.
Comunicação é se expressar de forma escrita de maneira adequada, ou seja escrevendo de forma correta - sem erros de português e de forma objetiva e sem rodeios.
Comunicação é se preocupar com sua expressão corporal, sim!, o corpo fala e na maioria das vezes, nossos gestos e expressões faciais falam muito mais do que nossas palavras.

Veja bem que, comunicar é expressar-se de várias formas e a comunicação assertiva é aquela que consegue expressar sua mensagem de forma adequada a quem vai receber sua mensagem.

Mas num processo seletivo, o primeiro contato que um selecionador tem com o candidato se dá através de seu currículo, portanto, se seu currículo tem erros de português você tem 99% de chances de ser eliminado imediatamente, por melhor que você seja enquanto profissional.
Eu mesma reflito: Se esse profissional não tem cuidado com o seu próprio currículo, imagina ao confeccionar um relatório ou transmitir uma mensagem séria e importante num simples e-mail?

Portanto,você aceite ou não, erro de português em um currículo é imperdoável. Leia seu currículo atentamente, peça para que uma pessoa da sua confiança e que seja boa em língua portuguesa revise seu currículo. 

E ao participar de um processo de seleção, muito provável que você seja submetido a uma redação. Você entendeu o porquê das redações em processos de seleção? Se você respondeu que é para saber se o candidato escreve corretamente, você acertou em parte. As redações em processos seletivos servem muito mais do que isso, servem para avaliar como o candidato se expressa, se ele tem facilidade para colocar suas ideias no papel, se ele tem uma linguagem fluida, com assertividade na expressão de suas ideias, com capacidade de coordenar suas reflexões.

Dependendo da posição do cargo a ser selecionado, o profissional no exercício de suas funções terá que elaborar muitos relatórios, se comunicar muito através de e-mails, ou realizar muitas apresentações em slides. E para esse tipo de posição, uma impecável comunicação escrita é imprescindível.

Então, antes de sair por ai reclamando do mercado de trabalho e das ferramentas de Seleção, que tal você antes entender o porquê determinadas coisas são como são e depois, aprimorar sua comunicação escrita.
Você escreve bem, parabéns! Se você escreve mal e tem dificuldades em língua portuguesa, que tal estudar um pouco, que tal treinar redações.

Ah! Aqui no Blog Além do RH tem uma seção de Dicas de Língua Portuguesa com várias dicas importantes. Aproveitem!

Bom, é isso!
Tudo de bom e até a próxima!

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...