sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Como você vem enxergando o mercado de trabalho em tempos de crise?

por Simoni Aquino
Fonte da imagem: Google images

Como uma observadora e estudiosa sobre o mercado de trabalho venho constatando que desde o ano passado as coisas não tem andado de forma tão positiva, mas esse ano... o mercado de trabalho tem se mostrado extremamente estagnado.

Isso porque, as empresas tem segurado seu budget ao máximo que podem para aguardar esse conturbado momento político melhorar e seus reflexos impactarem de forma mais positiva no cenário econômico.

Não abordarei nenhum assunto específico sobre política, mas que o afastamento da presidente Dilma Roussef ocorrido há alguns meses trouxe um pequeno alívio ao cenário econômico e se as coisas não melhoraram, como se esperava, pelo menos não pioraram. Agora, com a votação do Impeachment que iniciou ontem e com a definição do cenário político nacional, daremos mostras que o país poderá seguir um rumo mais concreto e passará ao mercado exterior que poderemos prosseguir como um país democrático, que consegue resolver seus problemas internos e rumar à recuperação de sua prosperidade econômica.

Notem que, em nenhum momento emiti opinião se considero certo ou não o afastamento ou impeachment da presidente Dilma, pois o Blog Além do RH não é um blog que defende esta ou aquela corrente política, lógico que tenho minhas preferências, mas não me cabe expô-las aqui neste espaço, pois minha intenção é respeitar toda e qualquer opinião e não gerar polêmica sobre essa ou aquela posição.

O que desejo expor é que, essa fase conturbada que o país vem passando politicamente impacta de forma contundente no mercado de trabalho. Os empresários precisam ver uma luz no fim do túnel para promover investimento e enquanto essa situação política não se definir, o mercado de trabalho continuará estagnado, com pouquíssimos postos de trabalho abertos, sem crescimento da cadeia produtiva, sem investimentos a médio e longos prazos que permitam o planejamento das organizações.

Analisando do ponto de vista dos empresários e empreendedores, eles estão certos na cautela empregada. O Brasil não tem se mostrado um país confiável enquanto não fizer o dever de casa em resolver seus problemas políticos. A economia só poderá crescer e prosperar se os investidores de capitais sentirem segurança no país e não se conquista confiabilidade com uma política desordenada onde contamos com um cenário devastador: uma presidente afastada, um presidente interino, denúncias e mais denúncias de corrupção envolvendo o topo da política nacional.

Então, torçamos para que esse momento conturbado cesse com brevidade, para que a economia sinta seus reflexos e possa crescer novamente e atrair investimento, para que os empresários e empreendedores possam retomar a confiança no país e passem a promover a tão esperada aceleração do mercado de trabalho.

E enquanto isso, ao invés de só reclamarmos dessa fase, que tal estudarmos para nos qualificarmos (existem inúmeros cursos gratuitos oferecidos por instituições bacanas, prepararei um post só sobre isso nos próximos dias), que tal ficarmos mais antenados sobre política para votarmos certo nas próximas eleições e que tal sairmos da zona de conforto e aprimorarmos competências para nos destacarmos no mercado de trabalho?

Temos usado tanto a palavra CRISE, 
que tal se tirarmos o S 
e a transformarmos em CRIE?

Isso te dá alguma ideia para criar 
um momento melhor?

Abraço e até uma próxima! 
Simoni Aquino

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...