quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A importância das redações em processos de seleção

por Simoni Aquino
Fonte da imagem: Internet

Você já viu aqui no Blog que foram abordados vários temas relativos à processos de seleção, como:
  1. Importância das Avaliações e Testes em Seleção;
  2. Importância das Dinâmicas de Grupo
  3. Importância das Referências Profissionais;
  4. Finalidade de um Currículo

Hoje você vai poder apreciar um texto abordando a Importância das Redações no processo de Seleção.

Sabemos que para muitas pessoas escrever bem não é fácil, já que exige muito raciocínio, capacidade de organizar as ideias e pensamentos, concentração e dedicação. E além de muita prática para aperfeiçoamento, também requer muita leitura.

Quem está batalhando por uma recolocação, já deve ter percebido que as redações em processos seletivos tornou-se uma prática muito comum. E saibam: tão eficaz e importante, que é capaz de reprovar candidatos com currículos invejáveis!

Através da redação, é possível perceber se o candidato apresenta:
- capacidade de estruturar e organizar suas ideias;
- se consegue expressar seus pontos de vista e opiniões;
- se tem capacidade de raciocinar sobre algum problema ou situação;
- e o mais óbvio, se o candidato possui domínio da nossa língua portuguesa. 

E é justamente por todas essas análises que existem bons candidatos que são reprovados em processos de seleção! Por que simplesmente, não apresentam capacidade de organização de ideias, apresentam vocabulário raso e ortografia incorreta.

E antes de considerar tudo isso um exagero, lembre-se que vivemos na Era do Conhecimento e da Informação, num mundo globalizado onde o processo de comunicação organizacional está cada vez mais avançado, ainda mais hoje em que os emails substituíram os memorandos e são utilizados inclusive como provas processuais.

E quanto maior o nível hierárquico, maior é a exigência de um português impecável!

No Linkedin, vemos muitos profissionais indignados com preterições em processos de seleção, mas quando apresentam seus comentários, fica muito evidenciado pela sua ortografia, vocabulários e sua expressão verbal, o por quê da dificuldade de recolocação. 

Exemplos clássicos? 

- Muitos profissionais confundem "tem a ver" com "tem haver".
- Erros de português em currículos desmoronam qualquer chance de ser convidado para entrevista. 
- Muitos anúncios solicitam "pretensão salarial" e alguns profissionais respondem "minha pretenção é"! Como assim? Se pretensão é com S e não com Ç!

No meu recrutamento, o candidato pode ser o mais adequado, se escrever pretensão com Ç é imediatamente desconsiderado do processo. Não há motivos para questionamento e já aconteceu isso algumas vezes!

Como meu Blog é imparcial e isento, vale citar que já vi "coleguinhas de RH" divulgando anúncios de vagas com grotescos erros de português e na minha humilde opinião, deveriam ser demitidos por justa causa, já que os profissionais de RH jamais deveriam se esquecer que representam a imagem da empresa. Além de colocarem em xeque o próprio processo de seleção, pois se erram em anúncios simples, terão capacidade de corrigir adequadamente redações? Mas não é problema meu! E sim, da empresa!
Muito embora eu considere melhor, ser preterida em processos de seleção em empresas desse naipe!

Mas voltando aos profissionais disponíveis, não há como negar que a pressão no momento da seleção é grande, especialmente no momento da elaboração de uma redação, estando diante da possibilidade de recolocação. Entretanto, saber que um texto pode fazer o candidato deixar de conquistar aquela oportunidade, é motivo suficiente para que os profissionais disponíveis dediquem-se a praticar muito e a melhorar seu vocabulário e ortografia e mergulhar em leituras que agreguem informações positivas.

Algumas dicas importantes para quem está disposto a realizar redações adequadas para um processo de seleção:

Escolha do título: Na dúvida, deixe-o por último e releia seu texto pronto; e com base nesta leitura ficará mais fácil escolher um título apropriado. Mas jamais deixe seu texto sem título!

Linguagem simples e direta: Ninguém tem paciência para ler e decifrar textos rebuscados, cheios de firulas e com linguagem ultrapassada, ainda mais com tantos candidatos que devem ser analisados!

Proibido usar gírias: Seleção é um processo formal e dessa forma, exige uma linguagem adequada à ocasião.

Abreviações: O leitor não é obrigado a decifrar palavras abreviadas, além do mais quem escreve de forma abreviada, demonstra que não se dedicou a elaborar adequadamente o texto.

Seja claro: Procure seguir uma organização da ideia de forma a não inverter fatos, situações e opiniões dentro de seu textos, para que as argumentações fiquem claras e leves.

Evite termos em inglês: Se a redação é toda realizada em português, é inadequado "americanizá-lo" e você ainda corre o risco de usar os termos de maneira inadequada. 

Fale dos objetivos profissionais: Se for tema livre, aborde a sua trajetória profissional, sua profissão ou  área de atuação, bem como metas e objetivos. Redações com temas pessoais e abrangentes sobre lazer ou férias não são bem vistas, já que você está num processo de recolocação profissional, muito óbvio que a ênfase deva ser dada a este tema. 

Se o tema for "Quem sou eu":  Da mesma forma que a dica anterior, aborde a sua trajetória profissional, sua profissão ou  área de atuação, bem como suas metas e objetivos. Afinal de contas, muito óbvio abordar seu lado profissional, se está em busca de recolocação.

Redundância: Cuidado para não explicar a mesma coisa por mais de uma vez, já que um texto adequado não deve ser repetitivo, para não dar a impressão de que "está enchendo linguiça".

Variação do vocabulário: Utilizar várias vezes a mesma palavra indica pobreza de vocabulário e além do mais, o texto fica cansativo e desinteressante.

Frases longas:  Se você não domina o hábito da escrita, utilize frases curtas, pois as longas podem ser uma armadilha para que as idéias se percam. 

Atenção à utilização de letras maiúsculas, de parágrafos, pontuação e acentuação. 

Apresente opiniões com bom senso. Cuidado com as generalizações, radicalismos, julgamentos, preconceitos e polêmicas. Apresente argumentações coerentes e claras.

Cuidado com a estética: Ou seja, cuidado com o capricho, não amasse o papel que será utilizado, procure se esforçar para fazer uma letra clara e legível, evitando rabiscos e apresentando um texto com aspecto de limpeza. 

Cuidado com as margens e parágrafos:  Respeite um recuo mínimo da margem esquerda, de pelo menos um dedo no início de cada parágrafo e se for necessário, não esqueça do travessão. 

Cuidado com a Nova Ortografia:  A partir de 1 de janeiro de 2013 a utilização das Novas Regras da Ortografia será exigida oficialmente, mas desde 2009 os brasileiros podem utilizá-la. Portanto, se você ainda não começou utilizá-la ou ainda tem dúvidas, não tem mais desculpa! Aqui no Blog temos uma Seção apropriada para estudar as novas regras oficiais, acesse o Link http://alemdorh.blogspot.com.br/p/cultura.html e fique craque na nossa Língua Portuguesa!

Cuidado com vícios de linguagem: Conhece as regras dos 4 porques,  usa gerundismo, usa erroneamente os termos "primeiramente", "a nível de", "seje e esteje" entre outros? Aqui no Blog temos a Seção Dicas de Português, acesse o link http://alemdorh.blogspot.com.br/p/dicas-de-portugues.html e fique craque na língua portuguesa!

Revisão: Qualquer texto, independente do assunto e da ocasião deve ser revisto, para que seja corrigido os erros que porventura tenham passado despercebidos e para que haja adequações verbais e de ordenação de ideias.

Lembre-se que, comunicação verbal e escrita é uma das principais competências analisadas em processos de seleção! 
Escrever e falar bem: comunicar-se adequadamente (com educação e respeito, inclusive!) é o mínimo que se espera de um bom profissional! 

Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Blog Widget by LinkWithin

10 comentários:

  1. Otimos toques representativos Simoni.
    Obrigado mais uma vez.

    Abs
    Cezar Marques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cezar!
      Mais uma vez sou eu que agradeço suas palavras em relação aos meus textos.

      Fico muito lisonjeada que venha acompanhando meus artigos aqui no Blog Além do RH.

      Grande abraço e sucesso, sempre!
      Simoni Aquino

      Excluir
  2. Gostei muito das dicas Simoni.
    Obrigado.

    Antonio Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio Carlos!
      Eu que agradeço que tenha apreciado as dicas deste artigo sobre Redações.

      Seja sempre muito bem-vindo ao Blog Além do RH.
      Abraço e ótimo final de semana,
      Simoni Aquino

      Excluir
  3. Olá Simone

    Gostei bastante do texto e concordo com todos os pontos. Também acredito que erros de português comprometem as pessoas em qualquer situação.

    Minha contribuição para melhora deste texto é com a revisão. No item " Linguagem simples e direta" a palavra " decifrar", está escrita errada, falta o R.

    Abraço
    Norimar Tolotto
    norimarjt@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Norimar!
      Inicialmente fico muito grata por ter apreciado o texto, infelizmente ainda encontramos erros grosseiros e que são capazes de preterir o melhor profissional (mais competente e adequado) dentro de um processo de seleção.

      Agradeço por sua contribuição, a revisão é essencial e o erro de digitação foi devidamente corrigido.

      Seja sempre muito bem-vindo ao Blog Além do RH!
      Abraço e ótimo final de semana!
      Simoni Aquino

      Excluir
  4. Oi Simoni

    queria te dar os parabéns pela qualidade do texto! Muito bem escrito!
    Raramente vejo textos sobre processos de seleção escritos de uma forma clara e concisa.

    Excelente texto. Gostei muito!

    Anna Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Anna!
      Inicialmente agradeço-lhe pela parabenização em relação ao Blog Além do RH e pelas palavras de carinho e consideração em relação à este texto.

      Seja sempre muito bem-vinda ao Blog Além do RH!

      Abraço e ótimo final de semana!
      Simoni Aquino

      Excluir
  5. Olá Simoni!

    Muito bom o texto e as dicas. Parabéns! Gostaria de dar uma visitada seção de novas regras da língua portuguesa e e de dicas de português. Mas quando clico nos links eles acusam estarem indisponíveis. Você teria o caminho completo, ou algum outro link?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Oi Simoni,
    Gostei muito dos comentários pois foram úteis para que pudesse responder a um questionamento do curso Técnico em Segurança do Trabalho, que era: qual a importância da redação no processo seletivo para o cargo de TST?
    Obrigada

    ResponderExcluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...