domingo, 29 de abril de 2012

O exemplo de profissionalismo e liderança de Pep Guardiola

Fonte da imagem: Agência Reuters/Fotógrafo Issei Kato
por Simoni Aquino

O artigo de hoje estava programado para ser outro, mas há dois dias o mundo esportivo recebeu uma notícia: o pedido de demissão de Pep Guardiola, até então técnico do invejável e quase imbatível Barcelona.
Logicamente que eu não podia perder a oportunidade de fazer um paralelo entre este Líder e o Mercado de Trabalho.

Este artigo não abordará sua atuação como jogador de futebol e também não analisará em detalhes seu cotidiano desde a primeira temporada como técnico do Barcelona, o enfoque deste artigo será sua atuação de forma geral e especialmente da conduta apresentada quando de sua decisão pelo desligamento do clube e os motivos que o levaram a tomar essa decisão.

Voltando a Pep Guardiola, foram 4 anos à frente do Barcelona, time que ao longo deste período ganhou aproximadamente 23 títulos importantes, uma marca considerada incrível no mundo do futebol.
Sua liderança contribuiu para que o Barcelona se tornasse um dos maiores times de todos os tempos e seu estilo tático passou a ser invejado e estudado por todo o mundo. O próprio presidente do Barcelona declarou que Guardiola é o melhor técnico que o clube teve até o momento, tanto que chegou a assinar um cheque em branco para renovar seu contrato por mais uma temporada, o que dignamente foi recusado e preferiu manter sua opção pelo desligamento do clube.

A filosofia de trabalho no Barcelona durante sua passagem foi baseada no coletivo, ou seja, um estilo de jogo que privilegiou a equipe como um todo que trocava passes e valorizava cada posição dentro do conjunto, que sempre foi baseada em valores de estima, de confiança, de disciplina e inteligência emocional ao conduzir excelentes atletas e uni-los em busca de um só objetivo: conquistas memoráveis. Uma equipe de verdade, sem individualismos, estrelismos ou egocentrismos!

Mas enfim, o que Pep Guardiola tem a ver com um Blog que aborda RH e Mercado de Trabalho?
Tudo, desde que façamos um paralelo entre liderança e comportamento.

Pep Guardiola no Barcelona foi um líder que conseguia extrair de sua equipe o melhor, que aliou estratégia com disciplina, que aliou criatividade com tática, que privilegiava o coletivo ao invés de se curvar ao estrelismo de apenas um, um líder que nos vestiários conseguia influenciar seus jogadores para o bem comum, que criticava para extrair o melhor de seus jogadores, que privilegiava o ser e não o ter do futebol e que "enxergava" seus jogadores. Um líder com postura criativa, corajosa e inovadora, enfim, alguém que inspirava sua equipe a buscar os melhores resultados, sempre.

Sua saída já vinha sendo estudada, mas foi culminada pelo fato do Barcelona ter sido eliminado da Liga dos Campeões e por ter sofrido uma derrota crucial no campeonato espanhol; e considerando-se desgastado e sem a mesma energia para contagiar seus jogadores, decidiu demitir-se.

Posicionamentos como esses são verdadeiros exemplos de dignidade, de liderança construtiva e positiva, de estímulo ao sucesso, de conquistas de vitórias e de reconhecimento de limitações.

No Brasil, seja no esporte ou em qualquer segmento, estamos carentes desse tipo de filosofia: de privilégio ao coletivo. Líderes que se preocupam com os resultados e que os conquistam influenciando positivamente suas equipes, profissionais que lideram sem amedrontar-se com o brilho dos componentes de sua equipe, de líderes que buscam reconhecimento e compreendem que este reconhecimento é fruto de suas conquistas naturais, que reconhecem suas limitações e desmotivações e sabem o momento certo para saírem de cena, profissionais que mantém-se honestos e com sua cabeça erguida até no momento de seu desligamento.

Um líder que reconheceu que não conseguia liderar sua equipe e que já não conseguia influenciá-los para os resultados positivos, que teve a humildade de saber a hora adequada de se retirar e dar lugar a alguém mais adequado para o momento que a equipe vive. Um exemplo!

Pep Guardiola não foi uma referência apenas para a história do Barcelona, mas também referência de liderança de equipes e de motivação voltada para resultados para o mercado de trabalho, inclusive.

Hoje, dia 06.05.2012 o Esporte Espetacular da TV Globo veiculou uma interessante matéria sobre a despedida de Guardiola do Barcelona este final de semana. 
A matéria traz depoimentos de vários profissionais do futebol a respeito da conduta e do profissionalismo que levaram Guardiola ao sucesso. Assista ao vídeo da reportagem


Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Blog Widget by LinkWithin

10 comentários:

  1. Simoni,

    Muito bom seu post e muito boa comparacao do Pepe com o mercado de trabalho....

    Abs
    Francisco Cruz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco!
      Muito obrigada pelas suas palavras em relação ao artigo e por acompanhar o Blog.

      Grande abraço e muito sucesso,
      Simoni Aquino

      Excluir
  2. Neste caso! o leader tem que saber motivar os trabalhadores e não jogadores, em seu redor,afim de
    a sua liderança resultar num coletivo de interesses. Com trabalho atingirem o objetivo da Empresa. Os objetivos da Empresa não são atingidos,terá que reconhecer e tomar uma decisão, reconhecendo de quêm a culpa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ventoinhas!
      Inicialmente quero agradecê-lo por mais uma vez, contribuir com seus comentários. Muito pertinente quando diz que o líder deve motivar seus colaboradores (no caso do técnico de futebol, seus jogadores) a fim de alcançarem os objetivos organizacionais.

      Entretanto, devo discordar quando você cita que deve reconhecer de quem é a culpa quando os objetivos da equipe não são alcançados. O verdadeiro líder assume a culpa pelo erro de sua equipe, pois reconhece que houve falha em sua liderança. Muitas organizações fracassam quando falamos em trabalho em equipe, justamente por que quando um acerta, o grupo todo acerta, mas quando um falha só o que falhou leva a culpa e vira o bode expiratório daquela equipe.

      Por isso mesmo que cito o Pep Guardiola como um grande exemplo de Líder, pois ele assumiu suas falhas na condução do Barcelona em jogos decisivos ao invés de buscar um jogador culpado, já que o técnico não entra em campo para jogar.

      Obrigada por suas considerações e fica a reflexão!
      Grande abraço e ótima semana!
      Simoni Aquino

      Excluir
  3. Não sou adepta de futebol, mas o ruído acerca de Guardiola era sempre no bom sentido, enaltecendo as suas qualidades como treinador e como líder. Encontra-se por vezes no futebol(e também noutros desportos) indivíduos com excelentes capacidades de liderança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leitora!
      Muito bacana seu comentário, pois o esporte é uma fonte inesgotável de excelentes exemplos de liderança construtiva, bem como de equipes vencedoras e unidas em prol de um objetivo; resultados positivos.

      Até nos esportes individuais tiramos excelentes exemplos de dedicação, perseverança e disciplina para conquista de grandes resultados.

      Agradeço sua brilhante contribuição!
      Abraço e sucesso,
      Simoni Aquino

      Excluir
  4. Bom dia Simone, quero parabenizar a você por esse tema, no qual vem abordando muito bem a liderança de um grupo, de uma organização, enfim conseguimos enxergar claramente o caminho para muitas conquistas trabalhando em coletivo valorizando e extraindo o de melhor que existe dentro de cada um, e entendendo também a hora de sair deixando a oportunidade para outro e que venha seguir os bons exemplos aplicados até então.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá William!
      Inicialmente quero agradecer-lhe por prestigiar o blog e pela parabenização em relação ao tema.

      Mas principalmente, agradeço pela sua excelente consideração a respeito de liderança, já que você complementou brilhantemente o artigo com seus comentários.

      Grande abraço e muito sucesso!
      Simoni Aquino

      Excluir
  5. Olá Simoni,

    Gostei muito do texto que você produziu. E os comentários feitos pelos leitores também. Muito se comenta sobre o coletivismo nas empresas mas, quando a pressão, por menor que seja, aparece, infelizmente impera o "manda quem pode, obedece quem tem juízo". Será que um dia teremos líderes como o Guardiola?
    Abraços e parabéns pelo blog

    Antonio Kato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio!
      Inicialmente quero agradecer-lhe pela parabenização em relação ao blog e a apreciação em relação ao artigo, bem como dos debates decorridos da participação dos leitores.

      Esse é um espaço democrático onde todos podem emitir suas opinões e serãos sempre muito bem-vindos e bem recebidos.

      Sua pergunta é muito pertinente e me fez lembrar do Best Seller "O Monge e o Executivo". Uma verdadeira conquista do mercado de trabalho como um todo, o dia que tivermos líderes servidores e não autocráticos.

      Sua pergunta fica no ar e permanecerá a dúvida!

      Grande abraço e ótimo final de semana!
      Simoni Aquino

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...