segunda-feira, 23 de abril de 2012

Spam ou panfletagem de currículo é falta de educação!

Fonte da imagem: internet
por Simoni Aquino

Você é do tipo que não pode descobrir o e-mail de um selecionador que, imediatamente já envia o seu currículo a ele? No LinkedIn, quando você descobre algum profissional de RH você já encaminha seu currículo a ele? Lhes faço uma pergunta: Você pediu autorização ao selecionador para encaminhar seu currículo?

Se você respondeu sim, meus parabéns! 
Isso significa que você tem bom senso e educação.

Se você respondeu não, sinto muito! 
Sua atitude é pífia e não lhe trará resultados positivos.

Vamos aos fatos: No mundo real, quando não conhecemos alguém, o que manda a boa educação é que nos apresentemos, estendemos nossa mão para um cumprimento cordial e somente depois de uma apresentação formal é que estamos aptos para interagir com esta pessoa sem nos tornarmos invasivos.

Agora pergunto-lhe: Por que no mundo virtual seria diferente? 
Antes de abordar qualquer profissional, independente de sua área de atuação, devemos nos apresentar e somente com a interação positiva da outra pessoa é que estamos aptos para solicitar-lhe ajuda. 
Com o selecionador não é diferente!

É falta de bom senso quando um profissional encaminha seu curriculo a um selecionador sem que haja uma apresentação e uma solicitação para tal. Inacreditável a quantidade de profissionais disponíveis que acham que o profissional de RH tem obrigação de avaliar seu currículo, que devem ajudar a arrumar emprego ou aceitar os currículos enviados de forma invasiva.

E quando você se depara com uma vaga para um determinado perfil e mesmo sendo de área totalmente distinta, mesmo assim você encaminha seu currículo só para chegar às mãos do selecionador para o banco de dados. Acha que adianta alguma coisa? Normalmente seu currículo vai para a lixeira, se o e-mail foi para receber currículos para um determinado cargo, por que você manda para outra vaga? Onde está a lógica desse SPAM, se o currículo vai para a lixeira?

São atitudes que beiram a falta de educação! Panfletar o currículo nunca trouxe resultados positivos e ao contrário, só queimará a sua imagem no mercado de trabalho, essas atitudes só o farão distanciar de seu objetivo, que é a recolocação, pois nenhum selecionador convida para seleções, alguém invasivo e mal educado.

Existem maneiras e maneiras de se colocar no mercado de trabalho, no artigo Será que estamos buscando trabalho da maneira correta? essa questão do comportamento eficaz no mercado de trabalho foi abordada.

Não que um selecionador não queira ou não deva receber seu currículo, não é essa a questão! 
A questão é a forma como os profissionais abordam os profissionais de RH...são abordagens invasivas e sem noção crítica. Eu mesma não aceito mensagens invasivas e currículos que não sejam solicitados, ainda mais no e-mail do Blog, vão imediatamente parar na lixeira, por melhor que seja o profissional.

Fiz inúmeros amigos com o Blog, profissionais sérios e educados, que apresentam postura madura nas quais tenho satisfação em trocar mensagens periódicas. Entretanto, centenas de profissionais disponíveis utilizam o e-mail do Blog e enviam seus currículos sem solicitação para vagas que nem mesmo estou trabalhando ou que consideram que eu tenha que ficar analisando seus currículos.
Gente, se for atender a todos, não faço mais nada de minha vida!
Bom senso nunca é demais!
Perder tempo em se apresentar e me perguntar se tenho disponibilidade para receber seu currículo, são poucos os que fazem! Os que fazem, eu ajudo na medida do alcance de minhas possibilidades.

O que quero dizer com tudo isso?
Que educação é essencial em qualquer circunstância, principalmente no mercado de trabalho, os profissionais disponíveis devem se atentar ao comportamento adequado ao abordarem um profissional de RH. Este é o momento de mostrar toda a sua maturidade, profissionalismo e educação: envie uma mensagem apresentando-se informando sua área de atuação, localidade e objetivos e peça autorização para enviar seu currículo. Isso é respeito por si mesmo e senso de educação!

Se o selecionador interessar-se em lhe conhecer, ele responderá de maneira positiva. Caso contrário, bola pra frente! A mesma coisa vale para análise de currículos, sempre peça autorização.

Sei que choverão críticas, mas ninguém gosta de ser invadido, não é mesmo? Por que o profissional de RH deve gostar? Quando você recebe SPAM em seu e-mail o que você faz? Joga na lixeira não é mesmo? O mesmo raciocínio vale vale para a panfletagem do currículo.

Seja ético, seja educado, seja maduro, seja profissional. Não panflete seu currículo, pois não resolverá seu problema de recolocação e a tendência é potencializar sua condição!

Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas


Blog Widget by LinkWithin

7 comentários:

  1. Simoni Aquino.
    Bom dia
    Não tenho habito de enviar (Span). Não sei como se faz! nem estou interessado em saber como...portanto não me sinto culpado! nem ser mal
    educado..não sou. Eu descrevo o que passou. Estava
    a ver informação ( como procuro sempre, estar informado, então apareceu uma janela a pedir " envio de curriculo até ao dia x?".Sinceramente fiquei
    atrapalhado "Nunca enviei nenhum pela Net" Não
    sei enviar. Segui em frente e cheguei á conclusão que não era preciso enviar. Foi o que se passou..não me peza nada na consciência. se causou alguma confusão! só me resta pedir desculpas pelo sucedido. Um abraço e cumprimentos.. João Bento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João Bento, Bom Dia!
      Pelo que pude compreender, você levou para o lado pessoal e particularizou a abordagem do blog como sendo exclusivamente para você.
      Caso leia o artigo com atenção, perceberá que sou muito clara em relação ao SPAM DE CURRÍCULO e SOLICITAÇÃO DE AJUDA DE ELABORAÇÃO DE CURRÍCULO, sendo que possuo consultoria que realiza este serviço pago.

      Não me recordo que você tenha enviado seu currículo a meu email e nem que tenha sido envasivo em algum momento, você simplesmente acompanha o Blog e faz pertinentes comentários sobre os artigos e isso não é SPAM.

      Você não tem do que pedir desculpas, mas peço-lhe que tenha mais atenção em relação aos textos e não particularize situações abrangentes como sendo para você, caso contrário poderá passar a impressão de um profissional imaturo e melindroso.
      E tenho que certeza que não é essa a impressão que gostaria de passar ao mercado de trabalho!

      Abraço e sucesso,
      Simoni Aquino

      Excluir
    2. Simoni
      Não se preocupe está tudo esclarecido, foi lapso meu,passado poucos minutos, caí em mim, e,verifiquei que era para a plateia e não para
      mim. Fique bem,
      Abraço
      João Bento

      Excluir
    3. Olá João Bento!
      Fico muito feliz que tenhamos esclarecido e que tudo não passou de um simples mal entendido.

      Grande abraço,
      Simoni Aquino

      Excluir
  2. Prezada Simoni, comecei a ler seu blog depois que tomei conhecimento no linkedin e como acredito que vc seja uma profissional do RH - vou te relatar alguns acontecimentos.
    Eu passei 10 anos trabalhando a bordo, tenho um conhecimento mto amplo que vai do RH (folha de pagamento, certificaçoes,etc) e de comex.
    Sou santista e costumava morar em frente a praia e sempre que passava o navio da empresa que vamos chamar de X eu ficava pensando: um dia eu ainda vou chegar lá...
    Diariamente eu olho as vagas e nesse meio tempo apareceram 2 as quais eu me encaixaria sem problemas (nao tenho problema em começar num entry level). Na tal vaga dizia pra entrar em contato com um Fulano de Tal.
    Entrei em contato com o fulano, no profile dele aquele mimimi de estar sempre a disposição e tal. Mandei uma msg me apresentando e como poderia proceder pra concorrer a vaga. Isso faz meses, o Fulano nem um reply me deu.
    Não vencida com a total apatia de um profissional de RH (antagonismos), imprimi meu cv e fui levar lá na sede no centro.
    Quem me atendeu foi uma dessas pessoas que estao de camisas do CAMPS, eu perguntei se poderia deixar meu cv com o RH e ela me disse que teria deixar com ela e tal. Deixei.
    Ela abriu na minha frente - ficou com um risinho sarcastico no canto da boca e teve a audácia de me dizer que eu viajei muito em 10 anos mas ali era empresa de comex e a agencia de turismo ficava na esquina - e me retornou o cv.
    Simoni, estou falando de uma empresa gigante com sede em mil países - como esse tipo de coisa pode acontecer ?
    Fora do mercado nacional por dez anos, mas ainda conheço bons modos, educação e cortesia.
    E nao foi nem a última vez que tiraram sarro do meu curriculum na minha cara...o sentimento que eu tenho é que não sou bem vinda no meu próprio país e que como tem aquele dizer: os incomodados que se mudem e estou pensando seriamente sobre isso.
    Me perdoe pelo comentário gigante, mas queria saber sua opinião como profissional nesses casos...
    Um abraço e continue a escrever, amo RH (meu amor secreto...) e acho mto gostoso de "te ler".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ludmyla!
      Fico com vergonha alheia quando leio ou ouço episódios como este que vivenciou.
      Como sempre digo, existem bons e maus profissionais em qualquer área ou profissão e no RH não é diferente. O RH não é imune a profissionais sem ética e sem postura profissional, pois estes tipos de profissionais não estão nessa área por vocação.

      O RH não é uma área fácil de atuar e somente os profissionais com vocação é que atuarão de maneira ética, respeitosa e humanizada.

      Engana-se quem pensa que atitudes desreitosas e desumanas só acontecem em empresas "fundo de quintal" ou em micro e pequenas empresas. Falta de profissionalsimo não está atrelado ao porte da empresa e sim ao caráter do profissional e à cultura organizacional ao qual ele está inserido.

      Ética não se compra nem se vende, ética é inerente ao caráter e índole do ser humano, indepedente de sua área de atuação.

      Sinto muito que tenha contecido isso com você, mas independete do que passou, continue mantendo-se firme em seus prncípios de bons modos, educação e cortesia, pois você só tem a ganhar com isso.

      O mundo dá volta, quem se considera "por cima" hoje, certamente estará sujeito às leis do Universo, onde amanhã poderá "estar por baixo" e somente começará a desenvolver empatia, quando estiver do outro lado!

      Super abraço e desejo-lhe muito sucesso!
      Simoni Aquino

      Excluir
  3. Olá boa noite;
    Gostei de seu esclarecimento, sempre tive receio de enviar pra qualquer e-mail de RH sem antes saber se realmente estavam solicitando o profissional pra área que atuo, confesso que ficava com um sentimento de que estava perdendo uma possível vaga, mas não enviava, por outro lado já entreguei muitos, muitos cv em portarias, rh de fabricas e etc.. Isso necessariamente não se aplica a isso, certo? Fiz uma carta de autorização pra enviar cv, e queria que vc analisasse, lógico se vc autorizasse eu lhe enviar meu modelo de autorização rs ;).
    Abs;

    ResponderExcluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...