GLOSSÁRIO CORPORATIVO

Sempre existem dúvidas a respeito de expressões utilizadas no mundo corporativo e este glossário servirá como um guia. Trata-se de uma compilação realizada através de constante pesquisa, contendo as expressões e siglas utilizadas no mundo organizacional, mas especialmente na área de Gestão de Pessoas. 
Acredito inclusive que, este seja o "maior glossário corporativo e de RH disponível em língua portuguesa atualmente na internet". 

Caso você conheça alguma expressão que não conste na listagem, contribua enviando para o e-mail: contato@simoniaquino.com.br
Desejo-lhe SUCESSO! 
Simoni Aquino


Desde abril/2012 - Última atualização em agosto/2016
A 
Absenteísmo – Do francês absentéisme, derivado do inglês absenteeism, de absentee, significa o grau de ausência do profissional ao trabalho. Seu controle integra os indicadores e as estatísticas da área de RH. 

AÇÃO ORDINÁRIA - Ação que confere a seu titular os direitos de voto nas instâncias decisórias da sociedade, além do direito de participar dos resultados da companhia. A cada ação ordinária corresponde um voto nas deliberações da Assembleia Geral. 

AÇÃO PREFERENCIAL - Classe de ações que confere aos seus detentores determinadas vantagens de natureza financeira ou política em troca de restrições parciais ou totais no exercício do poder de voto. As vantagens podem incluir prioridades na distribuição de dividendo e/ou reembolso de capital, tag along, dividendos 10% superiores aos das ações ordinárias, dentre outros. O estatuto deve definir as situações nas quais as ações preferenciais têm direito de voto. 

ACIONISTA MAJORITÁRIO - Pessoa física ou jurídica, ou grupo de pessoas vinculadas por acordo de voto, ou sob controle comum, que: a) seja titular de direitos de sócio que lhe assegurem a maioria dos votos nas deliberações da assembleia geral e o poder de eleger a maioria dos administradores da companhia; b) use efetivamente seu poder para dirigir as atividades sociais e orientar o funcionamento dos órgãos da companhia. 

ACIONISTA MINORITÁRIO - Proprietário de ações, cujo total não lhe permite participar do controle da companhia.

ACIDENTE DO TRABALHO – É a ocorrência que ocorre pelo exercício do trabalho à serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. 

ACORDO COLETIVO - É um ato jurídico celebrado entre uma entidade sindical laboral e uma ou mais empresas correspondentes, no qual se estabelecem regras na relação trabalhista existente entre ambas as partes.Diferentemente da Convenção Coletiva de Trabalho, que vale para toda a categoria representada, os efeitos de um Acordo se limitam apenas às empresas acordantes e seus empregados respectivos.

ACTIVITY BASED COSTING -  A metodologia ABC nasceu nos Estados Unidos em meados da década de 80 e foi desenvolvida e criada basicamente pelos Profs. Cooper e Kaplan.No método ABC as atividades são o foco do processo de custeio. Os custos são investigados, relacionando-se as atividades aos produtos, com base na demanda por tais atividades pelo produto durante o processo de produção ou o serviço em questão. Portanto, as bases de alocação usadas no custeio baseado na atividade são medições das atividades executadas, que podem incluir horas do tempo de ajuste de máquina ou número de vezes em que isso foi feito, ou demais maneira d distribuição em função da atividade que está sendo analisada seja industrial, serviço ou overhead.

ADIANTAMENTO SALARIAL - Na legislação trabalhista não existe dispositivo que obrigue as empresas a efetuarem o pagamento mensal de adiantamento salarial aos empregados. Entretanto, o documento coletivo de trabalho da categoria profissional poderá determinar a obrigatoriedade deste pagamento, devendo, o mesmo ser consultado a respeito do valor a ser pago (limite). O pagamento de adiantamento é feito no dia 15 ou 20 de cada mês, varia de empresa para empresa, e são 40% do salário do funcionário, esse valor é descontado em folha de pagamento.

ADICIONAL DE INSALUBRIDADE - Tem direito ao ao adicional de insalubridade o empregado que trabalha com habitualidade em locais insalubres. Corresponde aos percentuais de 10%, 20% ou 40% calculados sobre o salário mínimo vigente, não importando o salário que recebe, de acordo com o grau mínimo, médio ou máximo de tolerância estabelecido pelo Ministério do Trabalho. Há incidência de férias e décimo terceiro sobre o adicional de insalubridade. Fonte: artigos 189 a 192 da CLT.

ADICIONAL DE PERICULOSIDADE - São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado. O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário base sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. Fonte: artigo 193 da CLT.

Adhocracia ou ADOCRACIA– Sistema temporário variável e adaptativo, organizado em torno de problemas a serem resolvidos por grupo de pessoas com habilidades e profissões diversas e complementares. Constitui opção à tradicional departamentalização. (ad hoc = “aqui agora”). 

ADITAMENTO CONTRATUALDocumento por meio do qual as alterações contratuais são formalizadas. 

ADMINISTRAÇÃO OU GESTÃO - É uma ciência pertencente à família das ciências humanas, ditas sociais, pois trata dos agrupamentos humanos, mas com uma peculiaridade de olhar holístico, buscando integração entre pessoas, estrutura e recursos. É uma ciência que estuda os principais problemas da instituição, buscando aperfeiçoar o desempenho através de técnicas de planejamento, organização, direção e controle.

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS – Conjunto de teorias e conceitos que objetivam administrar as pessoas dentro das empresas. Administra, debate e repercute vários subsistemas que compõem a área: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, cargos e salários, administração de pessoal (departamento pessoal), relações trabalhistas e sindicais, segurança e medicina do trabalho, saúde ocupacional (e qualidade de vida no trabalho), administração de benefícios, comunicação empresarial , endomarketing, eventos corporativos entre outros. 

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO – Práticas que objetivam o estudo do tempo nas organizações. O tempo necessário para execução de uma atividade X, tempo para locomoção entre departamentos, tempo produtivo, tempo desperdiçado. 

ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS – Métodos conciliatórios de responsabilidade da área de RH e são utilizados para gerir conflitos entre os colaboradores dentro das organizações. 

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS – É o emprego das práticas de administração de recursos humanos considerando as multi determinações que a impactam: estratégias concorrenciais, mudanças tecnológicas, impacto econômico, mudanças comportamentais, alterações administrativas, relações sindicais, alterações de legislação, mudanças urbanas onde a empresa está inserida, culturais entre outros. 

ALIANÇAS ESTRATÉGICAS -  São associações entre duas ou várias empresas que juntam recursos e know how para desenvolver uma atividade específica, criar sinergias de grupo ou como opção estratégica de crescimento. Este tipo de associação pode ser utilizado para conquistar um novo mercado (geográfico ou setorial), adquirir novas competências ou ganhar dimensão crítica. É, portanto, uma alternativa a outras formas de desenvolvimento como sejam as fusões e aquisições e o desenvolvimento orgânico. As Alianças Estratégicas são, geralmente, estabelecidas entre empresas concorrentes ou que produzem produtos ou serviços complementares. Os setores de atividade que tem obtido sucesso são os setores das áreas tecnológicas.

ALINHAMENTO: Ação que visa garantir que todas os profissionais envolvidos em dado projeto estejam trabalhando com os mesmos objetivos, metas e prazos.

ALOCAÇÃO DE RECURSOS - Suporte material que o processo precisa, para ser executado e poder cumprir as metas preestabelecidas. São equipamentos, instalações e outros dispositivos usados na fabricação do produto alvo do processo.

Ambiente colaborativo – Ambiente propício para os funcionários compartilharem conhecimentos. Por facilitar a disseminação do conhecimento na empresa, traz diferencial competitivo para a organização.

AMEAÇAS - São forças ambientais incontroláveis pela organização que criam obstáculos à sua ação estratégica, mas que em sua maioria, podem ser evitadas ou gerenciadas, desde que reconhecidas em tempo hábil.

AMPLIAÇÃO DE QUADRO DE PESSOAL – É o aumento qualitativo e quantitativo da mão-de-obra organizacional. Normalmente acompanha o crescimento da organização, aumento de demanda ou para suprir fase crítica de produção. 

ANÁLISE DE CURRÍCULO – Procedimento adotado pelo responsável pelo recrutamento e seleção para avaliar previamente candidatos a serem convocados para o processo seletivo de uma determinada posição em aberto. A análise de currículos permite a triagem de currículos de acordo com o perfil adequado e as contingências presentes (perfil de candidatos x perfil de vagas disponíveis). 

ANÁLISE DE VALOR - É uma metodologia de gestão criada nos anos 50 pelo americano Lawrence Miles. Consiste em decompor um produto ou serviço nas suas funções principais e, em seguida, delinear as soluções organizacionais mais apropriadas para reduzir os custos de produção. Implica uma análise detalhada do valor criado pela empresa através da distribuição dos custos totais de um produto ou serviço pelas suas diferentes etapas: concepção, fabrico, venda, distribuição e serviço aos clientes. Este conceito deu origem às noções de cadeia de valor, de valor acrescentado do produto ou serviço e de shareholder value (valor para o acionista) cuja autoria pertence a Alfred Rappaport.

ANÁLISE ESTRUTURAL DE INDÚSTRIAS - Michael Porter propõe um modelo de análise de indústrias baseado na identificação de cinco forças. Eis uma breve descrição das questões a que deverá responder em cada uma delas: a)Ameaça de novas entradas - Existem barreiras à entrada de novos competidores? b) Rivalidade entre os concorrentes - Há guerras de preços, de publicidade ou de produtos? c) Existência de produtos substitutos - Há uma ameaça de substituição por produtos ou serviços que satisfaçam as mesmas necessidades? d) Poder de negociação dos clientes - Qual o seu poder para influenciar as variações de preço dos produtos ou serviços? e) Poder de negociação dos fornecedores - Qual o seu poder negocial para elevar os preços ou reduzir o nível de qualidade oferecido?

ANÁLISE SWOT - Criada por Kenneth Andrews e Roland Christensen, dois professores da Harvard Business School, e posteriormente por numerosos acadêmicos. Ferramenta utilizada para examinar uma empresa e os fatores que afetam seu funcionamento. Este é o primeiro estágio de planejamento, o que ajuda o empresário focar nos pontos principais da empresa. A sigla SWOT representa a primeira letra das palavras, em ingles: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats (Pontos fortes, Pontos fracos, Oportunidades e Ameaças). Os pontos fracos e fortes são fatores internos da empresa e as oportunidades e as ameaças são fatores externos.

ANDRAGOGIA – Palavra de origem grega andros - adulto e gogos – educar e procura compreender o adulto. É uma técnica de ensino x aprendizagem  utilizada no subsistema de Treinamento e Seleção. 

ANUÊNIO - Por força de acordo coletivo da categoria, o anuênio é um percentual sobre o salário a ser pago ao empregado por tempo de serviço prestado a uma mesma empresa. O percentual e a periodicidade serão determinados pelo respectivo sindicato da categoria.

ANÚNCIOS DE EMPREGO – Divulgação de vagas em aberto por meio dos veículos de comunicação disponíveis: jornais, sites institucionais, revistas, plaqueiros, panfletos, empresas de recrutamento, agencias de emprego, sindicatos, faculdades e universidades, centros de atendimento ao trabalhador, redes sociais, rádio ou TV. Seu objetivo é captar currículos para que o RH inicie a análise e a triagem dos currículos. 

APOSENTADORIA – Estágio no ciclo produtivo do trabalhador onde, por força do tempo de serviço, idade ou invalidez, ocorre o afastamento do trabalho conservando um salário mensal, conforme legislação vigente da previdência social. 

APPROACH – Abordagem. 

ASAP – Termo usado ao final das correspondências ou e-mails, para requerer resposta ou solução rápida. Significa: tão breve quanto possível ou urgentíssimo”.

ASP – Sigla para Application Service Provider, que significa provedor de aplicação de serviços e é o termo conferido às empresas que tornam disponíveis serviços ou aplicações de informática com base na internet aos seus clientes, como a redução de custos para implantação de projetos. 

ASSALARIADO – É o termo dado ao empregado de uma empresa que exerce suas atividades em troca de uma remuneração mensal previamente ajustada. 

ASSÉDIO MORAL - É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego. Caracteriza-se pela degradação deliberada das condições de trabalho em que prevalecem atitudes e condutas negativas dos chefes em relação a seus subordinados, constituindo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos práticos e emocionais para o trabalhador e a organização. A vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada, culpabilizada e desacreditada diante dos pares. Estes, por medo do desemprego e a vergonha de serem também humilhados associado ao estímulo constante à competitividade, rompem os laços afetivos com a vítima e, frequentemente, reproduzem e reatualizam ações e atos do agressor no ambiente de trabalho, instaurando o ’pacto da tolerância e do silêncio’ no coletivo, enquanto a vitima vai gradativamente se desestabilizando e fragilizando, ’perdendo’ sua autoestima. Em resumo: um ato isolado de humilhação não é assédio moral. Este, pressupõe: repetição sistemática; intencionalidade (forçar o outro a abrir mão do emprego); direcionalidade (uma pessoa do grupo é escolhida como bode expiatório); temporalidade (durante a jornada, por dias e meses) e degradação deliberada das condições de trabalho.

ASSÉDIO SEXUAL - É um tipo de coerção de caráter sexual praticada geralmente por uma pessoa em posição hierárquica superior em relação a um subordinado (mas nem sempre o assédio é empregador - empregado, o contrário também pode acontecer), normalmente em local de trabalho ou ambiente acadêmico. O assédio sexual caracteriza-se por alguma ameaça, insinuação de ameaça ou hostilidade contra o subordinado. Exemplos clássicos são as condições impostas para uma promoção que envolvam favores sexuais, ou a ameaça de demissão caso o empregado recuse o flerte do superior. Geralmente a vítima do assédio sexual é a mulher, embora nada garanta que ele também não possa ser praticado contra homens. Do mesmo modo o agressor pode ser homem (mais comum) ou mulher. No Brasil o assédio está assim definido na lei número 10224, de 15 de maio de 2001: "Constranger alguém com intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente de sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função."

ASSESSMENT CENTERAnálise de comportamentos baseada na observação de profissionais ao realizarem determinadas atividades. Seu objetivo é obter uma visão mais precisa dos comportamentos dos profissionais avaliados em relação aos seus atuais ou futuros cargos. Pode, ainda, ser utilizado para o processo de Recrutamento e Seleção.  

Assignments – Tarefas a serem cumpridas. Missão de uma pessoa na empresa, compromissos. 

ATADocumento contendo registro expositivo, tanto de fatos ocorridos, como de deliberações tomadas durante reuniões formais. 

ATESTADO - Declaração de autoridade competente, afirmando ou negando o que é do conhecimento oficial do signatário. 

ATESTADO MÉDICO – É um documento frequentemente solicitado ao médico, seja em consultas de rotina ou de urgência. O Atestado Médico é um direito do paciente, não podendo ser negado. No entanto, o conteúdo desse documento é de inteira responsabilidade do médico, devendo refletir estritamente seu parecer técnico, onde só há validade legal se for assinado e constando carimbo com nome e CRM do médico que prestou o atendimento.

ATITUDES - Atos ou tendências de responder de forma positiva ou negativa, a pessoas,  objetos, ou situações.

AUDITORIA INDEPENDENTE - Órgão externo à organização e isento de conflito de interesses, que tem a atribuição básica de verificar se as demonstrações financeiras refletem adequadamente a realidade da organização.

AUTÔNOMO - Pessoa física que exerce, habitualmente e por conta própria, atividade profissional remunerada, prestando serviços de caráter eventual a uma ou mais pessoas ou empresas, sem relação de emprego. O que difere o autônomo do empregado, é que ele é dono de suas decisões, não tem subordinação hierárquica, não recebe ordens para executar seu trabalho, e o realiza durante o período de tempo que julgar necessário, podendo parar e recomeçá-lo quando quiser, não estando subordinado a horário, e tendo a liberdade de especificar o valor a ser remunerado. 

AUXÍLIO DOENÇA - Devido ao segurado que, depois de cumprida a carência exigida, ficar incapacitado para seu trabalho ou para sua atividade habitual por mais de 15 dias consecutivos. Os quinze primeiros dias são pagos pelo empregador e o restante pelo INSS. Não há incidência de encargos sobre o auxílio doença. Fonte: Lei 8.213/1991 – artigo 59.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO – Técnicas e procedimentos utilizados pela área de recursos humanos para avaliar e mensurar o desempenho de um profissional no exercício de suas funções e responsabilidades. 

AVALIAÇÃO 180° É um modelo intermediário ao 360 graus. Com ele, não há avaliação dos subordinados, mas apenas dos pares, clientes e gestores. 

AVALIAÇÃO 360° – Sistema usado para medir o desempenho, em que o funcionário não é submetido somente à avaliação do chefe imediato, mas à dos colegas de trabalho, subordinados e até de clientes da empresa. 

AVISO PRÉVIO - Comunicação que uma das partes contratantes faz à outra, sem justa causa, em um contrato por prazo indeterminado. A formalização do Aviso Prévio deve ser de forma escrita e ser comunicada 30 dias antes do desligamento, quando se trata de Aviso Prévio Trabalhado. Durante o mês do aviso prévio trabalhado, o empregador deverá liberar o empregado, segundo opção do próprio a sair 2 horas mais cedo ou chegar 2 horas mais tarde, ou folgar ao final do aviso, 7 dias consecutivos, para que possa buscar recolocação. O Aviso Prévio poderá ser trabalhado, nas condições acima, ou indenizado pelo empregador, caso dispense o empregado do trabalho. Da mesma forma, o empregado que pedir demissão deverá cumprir os 30 dias de aviso prévio, neste caso sem a opção de chegar 2 horas atrasados ou sair 2 horas mais, nem folgar os 7 dias consecutivos ou indenizar o empregador. Fonte: artigos 487 a 491 da CLT. 

AWARDPrêmio. 



B 
B2B – Sigla para Business to business, significa comércio eletrônico entre empresas, um mercado sem a participação do consumidor.

B2C - Sigla para Business customer, significa a empresa que vende diretamente para o consumidor via internet.

B2E – Sigla para Business to employee, significa relação entre empresa e colaborador.  

Background – Experiência, vivência ou conhecimento tanto profissional quanto pessoal. 

BENCHMARK - Parâmetros de excelência, exemplos de coisas boas.

Benchmarking – Segundo a International Benchmarking Clearinghouse (IBC), o benchmarking é um processo sistemático e contínuo de medida e comparação das práticas de uma organização com as das líderes mundiais, no sentido de obter informações que a possam ajudar a melhorar o seu nível de desempenho. Ou seja, é uma técnica de observação e adaptação das melhores práticas das melhores empresas, que, no entanto, não deve ser confundida com a espionagem industrial. Esta técnica de observação e adaptação das melhores práticas das melhores empresas é composta por cinco fases principais: a) Identificação dos principais problemas; b)Identificação de empresas que tenham resolvido ou estejam a resolver o mesmo problema; c) Estudo e recolha de informações relativas às práticas dessas organizações; d) Análise da informação e identificação de oportunidades de melhoria; e) Adaptação e implementação das oportunidades de melhoria na própria empresa. A Xerox é considerada a empresa pioneira na aplicação do benchmarking.

BENEFÍCIOS – Componentes da remuneração indireta dos colaboradores de uma empresa. No plano de benefícios estão: refeição, alimentação, plano de saúde, plano odontológico, reembolsos, custeio de estudos, auxílio-creche, seguro de vida, empréstimos, cesta básica entre outros. Obs.: Vale-transporte não é considerado benefício, uma vez que existe legislação específica que obriga as empresas a custearem o transporte, desde que o empregado comprove essa necessidade. 

Behaviorismo (Teoria comportamental de Behavior) – Ligado a procedimento, comportamento. Conjunto de teorias psicológicas (dentre elas a Análise do Comportamento e a Psicologia Objetiva) que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia. Geralmente é definido por meio das unidades analíticas: respostas e estímulos. 

BOARD - Conselho diretor. 

BÔNUS - Premiação em dinheiro concedida aos colaboradores. 

BPF – Sigla que significa Boas Práticas de Fabricação. 

BRAINSTORMING (Tempestade Cerebral) – Criada por Osborn em 1963, uma sessão de brainstorming pode durar desde alguns minutos até várias horas, consoante as pessoas e a dificuldade do tema. Em regra, as reuniões não costumam ultrapassar os 30 minutos. Geralmente utilizada em treinamentos gerenciais, trata-se de uma técnica que visa ajudar os participantes a vencer as suas limitações e trabalha a inovação, imaginação e criatividade. Os participantes são convidados a propor soluções para problemas instantâneos, sem viés lógico ou metodológico. As melhores ideias são coletadas e analisadas minuciosamente. O brainstorming tem quatro regras de ouro: nunca critique uma sugestão; encoraje as ideias bizarras; prefira a quantidade à qualidade; e não respeite a propriedade intelectual. Além de zelar para que todos os participantes (geralmente entre 6 e 12 pessoas) cumpram as regras, o líder da sessão deve manter um ambiente relaxante e propício à geração de novas ideias. 
Obs.: Hoje encontramos variações da técnica que são utilizadas em reuniões para administração de conflitos em treinamentos de equipes de mesma área. 

Brainstorming individual – variações da técnica que são utilizadas no levantamento de habilidades e conhecimentos profissionais necessários para a elaboração de currículos.

BRAND MANAGEMENT -  Gestão de marcas significa o desenvolvimento sistemático do valor de uma marca. Longe vão os tempos em que era apenas uma função de ligação entre o departamento de produção e as agências de publicidade. A partir dos anos 80, as empresas começaram a considerar a imagem de marca como um ativo estratégico das empresas (algumas atribuem-lhe um valor nas suas demonstrações financeiras). O objetivo da gestão de marcas é criar uma identidade largamente reconhecida pelo mercado-alvo a atingir. A atribuição de um nome ou uma marca a um produto designa-se branding.

BRANDING - É a construção da marca de uma empresa, produto ou pessoa. 

BRIEFING - É um conjunto de informações, uma coleta de dados passadas através de uma reunião para o desenvolvimento de um determinado trabalho, documento ou projeto.

Break even PointÉ o nível de produção ou nível de volume de vendas a partir do qual o empreendimento ou negócio se torna rentável. Qualquer valor abaixo do Ponto de Equilíbrio significa prejuízo. 

BREAKTHROUGH Trata-se de um avanço em determinada área. 

BROAD BANDBanda larga. 

BSC – Sigla para Balanced Scorecard e significa Sistema de medição do desempenho e controle gerencial, é uma nova abordagem para administração estratégica, desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton em meados de 1990. Existem várias ferramentas gerenciais sendo utilizadas nos mais diferentes tipos de gestão pública e privada e o BSC tem se destacado dentre essas ferramentas por que foi idealizado para o gerenciamento e medição de performance através de indicadores que refletem objetivamente os resultados alcançados.

BTB ou B2B – Sigla para Business-to-Business e significa comércio eletrônico entre empresas. 

BTC ou B2C – Sigla para Business-to-Consumer e significa comércio eletrônico de empresa para o consumidor. 

Budgets – Orçamento de uma área ou da empresa. 

BUMOSigla para Brand Used Most Often, refere-se à marca ou produto mais utilizado, com mais frequência. 

BUYING IN - Compra de uma empresa. 

BUROCRACIA – O objetivo é o controle interno das empresas, muitas vezes a burocracia impacta na área de RH pois atrasa a produtividade, "engessa" processos, estende prazos e movimentos. Para alguns administradores é considerado um mau necessário, entretanto para os administradores mais estrategistas, é um mau que deve ser eliminado apresentando apenas o desafio de manter o controle. 

BUSINESS GAME – Jogos empresariais, estilo de dinâmica de grupo baseada em situações lúdicas. 

Business Intelligence – conjunto de softwares que ajudam em decisões estratégicas. 

BUSINESS PLAN – Plano de negócios. 

BUSINESS UNIT – Unidade de negócios.




5S – Programa de gerenciamento participativo idealizado pelos japoneses para vencerem o período pós segunda guerra mundial. Seu objetivo é criar condições de trabalho adequadas a todas as pessoas em todos os níveis hierárquicos da organização a fim de evitar o desperdício e o retrabalho. A sigla 5S deriva das iniciais de cinco palavras japonesas: SEIRI, senso de utilização; SEITON, senso de ordenação; SEISO, senso de limpeza; SEIKETSU, senso de saúde; e SHITSUKE, senso de autodisciplina. 

C2C – Sigla para Customer to Customer, significa venda de cliente para cliente como por exemplo o site Mercado Livre. 

CADEIA DE VALOR - Designa a série de atividades relacionadas e desenvolvidas pela empresa para satisfazer as necessidades dos clientes, desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e venda até à fase de distribuição para o consumidor final. Cada elo dessa cadeia de atividades está ligada ao seguinte. Esta é uma metodologia usada pela consultora McKinsey, sistematizada e popularizada por Michael Porter, que permite decompor as atividades (divididas em primárias e de suporte) que formam a cadeia de valor. Segundo Porter, existem dois tipos possíveis de vantagem competitiva (liderança de custos ou diferenciação) em cada etapa da cadeia de valor.

CAGED Cadastro Geral de Admitidos e Demitidos - Todo empregador tem a obrigação de informar mensalmente ao Ministério do Trabalho, as admissões e desligamentos de empregados, com dados individualizados por trabalhador. Fonte: lei nº 4.923/65. 

CANDIDATOS A EMPREGO – São profissionais atraídos pelas fontes de recrutamento ou não, que tenham interessem em pleitear oportunidades para atuar na empresa. 

CANDIDATOS NÃO QUALIFICADOS OU FORA DO PERFIL – São candidatos que após se submeterem as fases de recrutamento e seleção, obtém a devolutiva de que não se enquadram no perfil das posições em aberto. São candidatos cujo perfil pessoal, profissional, comportamental estão incompatíveis com os requisitos impostos ou procurados pela organização. 

CANDIDATOS QUALIFICADOS OU DENTRO DO PERFIL – São candidatos que após se submeterem as fases de recrutamento e seleção, obtém o convite formal para serem admitidos para determinado cargo na empresa.  

Capacitação interna – Curso ou ensinamento aos colaboradores de uma empresa sobre novas competências. Um investimento na equipe e na qualificação dos profissionais. 

CAPITAL ESTRUTURAL - É a capacidade organizacional, incluindo os sistemas físicos  utilizados para transmitir e armazenar conhecimento intelectual.

Capital intelectual – Informação transformada em conhecimento. É o valor daquilo que as pessoas sabem, conhecem e aplicam. Também conhecido como experiência. 

CAPITAL INTELECTUAL HUMANO- É o conhecimento implícito, a habilidade e a experiência  individual da força de trabalho, incluindo a sua criatividade e a sua capacidade de  inovar.

CARACTERÍSTICAS PESSOAIS - São os traços de personalidade, atitudes, características físicas,  intelectuais, mentais e emocionais que revelam potencial ou predisposição a  comportamento.

CARGO – É a posição organizacional de um agrupamento de funções. O cargo dá a titulação oficial das tarefas desempenhadas por uma ou mais pessoas. 

CARGOS E SALÁRIOS – É o subsistema de recursos humanos que atua na administração e controle das rotinas de cargos, salários, remuneração e carreira. 

CARREIRA PROFISSIONAL – A partir de 1803, o significado contemporâneo da palavra “Carreira” passou a se relacionar ao mundo dos negócios, quando o termo foi associado à ideia de “caminho na vida profissional”. Nos dias atuais, comumente entende-se “Carreira” como a soma de todos os cargos ou posições ocupadas por uma pessoa durante sua vida profissional. Este entendimento vem a contrariar a raiz etimológica do termo e impede que o conceito real da palavra seja plenamente assimilado por muitas pessoas, inclusive por alguns profissionais de renome no mercado de trabalho em nível globalizado. O termo “Carreira” significa “um caminho”. Não está associado a restrições temporais, mas sim espaciais. Não revela um histórico profissional, mas um caminho rumo a um objetivo. No meio corporativo, o conceito de “Carreira” refere-se ao percurso profissional em direção a uma especialização almejada, que deverá atender a objetivos pessoais e profissionais, trazendo satisfação e realização.

CARREIRA POR LINHA DE POLIVALÊNCIA - Oposta à concepção do tipo de carreira por linha de especialização, a carreira por linha de polivalência propicia o crescimento do profissional pelo conhecimento profundo em áreas diferentes. Nesse caso, as promoções verticais são mais lentas e a integração entre as diversas áreas é maior.

CASE – Estudo de caso, normalmente abordado em empresas. 

CASH – Dinheiro vivo. 

CASUAL DAY - É o dia da semana, normalmente às sextas-feiras, em que a empresa adota um Dress Code menos rígido, permitindo algumas concessões.

CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho. 

CEO – Sigla para Chief Executiver Officer e pode significar Diretor Executivo ou Diretor Geral, que é o cargo mais alto da empresa. Pode ser chamado também de principal executivo, presidente, superintendente, diretor geral, entre outros. Geralmente, as pessoas costumam fazer confusão quando a empresa tem os dois, CEO e Presidente. Neste caso, a função do segundo é mais representativa. 

CEP – Sigla para Controle Estatístico de Processo, que significa metodologia usada para o controle de dados de forma estatística para o aprimoramento contínuo da qualidade. 

CFO – Sigla para Chief Financial Officer e significa Diretor Financeiro, que é o principal executivo de Finanças. 

CGMP – Sigla para Current Good Manufacturing Practice, que trata das Boas e Atuais Práticas de fabricação de produtos voltados para as áreas de saúde humana e animal. 

CHA - Sigla para Conhecimentos, Habilidades e, Atitudes. Sendo Conhecimentos que a pessoa precisa apresentar para desenvolver o trabalho e que são adquiridos no decorrer da vida, nas escolas, cursos universitários e técnicos e durante sua trajetória profissional. H – Habilidades são a capacidade que a pessoa apresenta para realizar o trabalho, é todo o conhecimento que praticamos aperfeiçoado à habilidade. A – Atitudes é o “fazer”, ou seja, comportamentos que a pessoa apresenta diante de situações e das tarefas que se desenvolve no seu cotidiano.

CHAIRMAN - Presidente do conselho que dirige a empresa. 

CHRO - Sigla para Chief Human Resources Officer. É o cargo de diretor de recursos humanos.

CICLO ADMINISTRATIVO - É formado pelos elementos: planejar, dirigir, organizar e controlar.

CIF – Sigla para Cost Insurance Freight, que significa Custo seguro frete, empregadas para designar o sistema de pagamento para mercadorias embarcadas quando os custos do seguro e do frete estão incluídos no preço. 

CIO – Sigla para Chief Information Officer e significa Diretor de Tecnologia da Informação, o papel de um CIO em alguns casos tem-se estendido para um Chief Knowledge Officer (CKO), que trabalha também com conhecimento, não apenas com informação. Hoje, os CIO’s devem abrir a caixa preta da TI, participar de reuniões e tomar iniciativas, ou seja, cuidar da estratégia por trás da tecnologia. 

CIO – Sigla para Chief Imagination Officer e significa Diretor de Imaginação, que é o responsável por promover a criatividade entre o pessoal. 

CIPA – Sigla para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que é o organismo criado na empresa por determinação legal, representando esta e os empregados, para fiscalizar o cumprimento das leis e normas relativas à prevenção de acidentes e atividades da medicina e segurança do trabalho. 

CKO – Sigla para Chief Knowledge Officer e significa Diretor de Conhecimento.

CLIENTE - É uma pessoa ou um setor que recebe os produtos ou serviços resultantes de um processo. A satisfação das necessidades desse Cliente garante a manutenção da atividade dos seus fornecedores, ou seja, a sua sobrevivência. O cliente existe dentro e fora da empresa.

CLIENTE EXTERNO - É o cliente final de um produto ou serviço. Garante o resultado financeiro da Empresa.

CLIENTE INTERNO - É o colaborador ou setor da organização que recebe um produto ou serviço de outro colaborador ou setor da mesma organização.

CLIMA ORGANIZACIONAL – É a qualidade do ambiente dentro da organização, e que é percebida pelos membros dessa organização como sendo boa ou não, e que influenciam o seu comportamento.

CLO – Sigla para Chief Learnig Officer e significa Diretor de Aprendizado, ambos são utilizados para quem administra o capital intelectual da empresa, reúne e gerencia todas as informações da organização. Ele precisa reunir e gerenciar todo o conhecimento da organização. 

CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. A Consolidação das Leis do Trabalho instituem as normas que regulam as relações individuais e coletivas de trabalho, nela previstas. Fonte: Decreto Lei 5.452, 01 de maio de 1943.

Coach – Facilitador, treinador, instrutor, entidade (pessoa, equipe, departamento, empresa) que atue como agregador das capacidades de cada elemento da cadeia (equipe, departamento, empresa). 

COACHEE – Quem participa de um processo de coaching. 

Coaching – São sessões de aconselhamento feitas por um consultor de carreira que acompanha e se envolve no desenvolvimento contínuo do profissional. É iniciado com um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir objetivos e alcançar resultados pré-determinados, partindo de uma situação atual para uma situação desejada (foco nas realizações de metas, objetivos e desenvolvimento de competências), ou seja, as diversas aspirações que somadas levam o coachee de encontro ao seu desejo maior, estabelecido dentro do processo de coaching. 

CÓDIGO DE CONDUTA - Instrumento de normatização elaborado pela diretoria de acordo com os princípios e políticas definidos pelo conselho de administração, visando orientar administradores e colaboradores na sua forma de conduta profissional cotidiana. O código de conduta deve também definir responsabilidades sociais e ambientais.

Cognição – Ato ou ação de conhecer, ou seja, a aquisição de um conhecimento. 

Colaborador – Nome politicamente correto para funcionário ou empregado. 

COMITÊ DE AUDITORIA - Órgão estatutário formado por conselheiros de administração, e que se reporta ao colegiado integral do conselho de administração, para tratar dos assuntos relacionados às normas a serem cumpridas pelos auditores independentes contratados por essas instituições. O comitê é instituído para analisar as demonstrações financeiras, promover a supervisão e a responsabilização da área financeira, garantir que a diretoria desenvolva controles internos confiáveis e que a auditoria interna desempenhe a contento o seu papel, selecionar, fixar a remuneração, acompanhar o trabalho e, sendo o caso, decidir pela destituição dos auditores independentes, zelando para que estes façam uma correta revisão das práticas da diretoria e da auditoria interna.

Comitê Draft – Comitê de Planejamento.

CONFLITO DE INTERESSES - É quando alguém não é independente em relação à matéria em discussão e pode influenciar ou tomar decisões motivadas por interesses distintos daqueles da organização.

CONTINUOUS IMPROVEMENT - Significa melhoria contínua e é o componente essencial no Just-in-time e na Qualidade Total que reflete uma determinação inabalável para eliminar as causas dos problemas. É o oposto da mentalidade de “apagar incêndios”.

COOPETIÇÃO - Oriundo da junção dos conceitos cooperação com competição. Significa as parcerias da atualidade, que priorizam a soma dos benefícios de duas ou mais organizações para se fortalecerem mutuamente.

CMM - Sigla para capacity maturity model, recurso para desenvolvimento de software.

CMO – Sigla para Chief Marketing Officer e significa Diretor de Marketing, a função é um pouco mais complexa do que a Diretoria de Marketing. Em algumas empresas, o CMO acumula ainda a Diretoria Comercial e, em outras, a área de Novos Negócios. 

COMMODITY - Produto primário, geralmente com grande participação no comércio internacional. 

COMPETÊNCIAS - Agrupamento de conhecimentos, habilidades, comportamentos de  performance e características pessoais, que afetam parte considerável da atividade  de um indivíduo, que se relaciona com o desempenho, que pode ser medido  segundo  padrões estabelecidos.

COMPLIANCE - Agir de acordo com uma regra ou comando. Através das atividades de compliance, qualquer possível desvio em relação a política de investimento dos produtos é identificado e evitado. Assim, os investidores têm a segurança de que suas aplicações serão geridas segundo as diretrizes estabelecidas. 

COMPORTAMENTO - Maneira como uma pessoa age espontaneamente ou em  resposta  ao seu meio ambiente e a membros de sua própria espécie e de outras.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – É o conjunto de atitudes, padrões de comportamento formal ou informal, existente dentro de uma empresa.

COMPROMETIMENTO - Compreende a combinação de enfoques instrumental, afetivo e  normativo. Sendo entendido tanto como: força relativa de identificação e  envolvimento do indivíduo com uma organização - afetivo, como totalidade de  pressões normativas internalizadas pelo indivíduo para que se comporte de forma  congruente com os objetivos e interesses da organização - normativo e como a  tendência de se engajar em linhas consistentes de atividades devido aos custos  associados à maneira de agir de forma diferente - instrumental.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL (Organizacional, Corporativa ou Institucional) - Compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades etc) junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc) ou junto à opinião pública.

CONHECIMENTO – Conjunto de informações que inclui crenças e valores que se modificam de acordo com o meio em que as pessoas vivem. 

CONHECIMENTO EXPLÍCITO – Aquele que pode ser articulado na linguagem formal, podendo ser facilmente comunicado por meio de livros e revistas, por exemplo. 

CONHECIMENTO TÁCITO – Aquele difícil de ser articulado na linguagem formal, pois está ligado à experiência de cada indivíduo e envolve valores, intuições e habilidades. 

CONSULTOR DE RECURSOS HUMANOS – É o profissional especialista em RH, que pode ser vinculado ou não a empresa e que presta assessoria aos estudos e práticas de gestão de pessoas. Pode atuar em um ou mais subsistemas de RH desde a implementação até a auditoria de processos, ferramentas e estratégias.

CONSUMER RELATIONSHIP MANAGEMENT - Gerenciamento das relações com o cliente.

CONSUMER UNDERSTANDING - Conhecimento profundo a respeito dos clientes. 

Continuous Improvement Significa melhoria contínua. Componente essencial no just-in-time e na Qualidade Total que reflete uma determinação inabalável para eliminar as causas dos problemas. É o oposto da mentalidade de “apagar incêndios”. 

CONTRATO DE EXPERIÊNCIA - Firmado pelo prazo máximo de 90 dias, para avaliar o desempenho do empregado na função. Este contrato somente poderá ser prorrogado uma vez, mesmo que os prazos estipulados não alcancem o permitido, ou seja, de 90 (noventa) dias, deve ser anotado na CTPS do empregado, sob pena de acarretar ao empregador, sanção de natureza administrativa, não acarretando a sua invalidade. As partes devem respeitar o prazo estipulado no contrato, sendo que no seu término, não há obrigação na sua continuidade, bem como qualquer justificativa para sua contratação/efetivação por prazo indeterminado. Se o empregador resolver demitir o empregado antes do término do contrato de experiência, será devido ao mesmo a multa do Artigo 479. Fonte: artigos 443, Parágrafo 2°, C e 445, parágrafo único da CLT. 

CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO – É o acordo formal, expresso e legal que correspondente à relação de empresa x empregado. 

CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO - Contrato de trabalho cuja vigência dependa de termo pré-fixado ou da execução de serviços especificados ou ainda a realização de certo acontecimento susceptível de previsão aproximada. Este contato só será válido em se tratando de: (a) serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo; (b) de atividades empresariais de caráter transitório; e (c) de contrato de experiência. Fonte: artigo 443 da CLT.  

CONTRATO POR PRAZO INDETERMINADO - Contrato que na sua celebração, não definir o prazo final. Também se suceder, dentro de seis meses, a outro contrato por prazo determinado ou de experiência, salvo se a expiração deste dependeu da execução de serviços especializados ou da realização de certos acontecimentos. Fonte: artigos 443 e 452 da CLT.

CONTRATO TEMPORÁRIO DE DOIS ANOS - Qualquer empresa ou estabelecimento, regularmente constituído, poderá adotar esta modalidade, desde que as admissões representem acréscimo no número de empregados, sempre via sindicato dos trabalhadores representantes da categoria, podendo ser através de Convenção Coletiva (sindicato patronal representando toda a classe) ou Acordo coletivo (empresa negociando diretamente).

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL – São valores descontados do empregado de acordo com a categoria funcional, econômica ou profissional. Estes recursos destinam-se ao custeio de despesas operacionais, conforme estatutos geradores da instituição. 

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO – CCT - São acordos entre sindicatos de trabalhadores e empregadores que devem ocorrer uma vez por ano, na database. Nesta data, reajustes, pisos salariais, benefícios, direitos e deveres de empregadores e trabalhadores serão objeto de negociações. Se os sindicatos estiverem de acordo com as condições estipuladas na negociação assinam a Convenção Coletiva de Trabalho, o documento que deverá ser registrado e homologado no órgão regional do Ministério do Trabalho (DRT). A Convenção Coletiva entra em vigor três dias após a data de entrega (protocolo) no DRT, conforme determina o parágrafo 1o. do art. 614 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

COO – Sigla para Chief Operating Officer e significa Chefe Executivo de Operações que é o braço direito do CEO. Enquanto o gestor pensa na estratégia, o COO cuida mais de perto da rotina do negócio. 

COOPERAÇÃO - Base da convivência humana e do trabalho em equipe dentro das organizações.

COOPERATIVAS DE TRABALHO - Organização constituída por membros de determinado grupo devidamente registrada, que objetiva desempenhar, em benefício comum, determinada atividade. Os cooperados devem poder eleger livremente seus diretores, democraticamente determinar suas condições de trabalho e remuneração e ter a liberdade para negociar com diversos clientes. Na contratação de cooperativas as empresas pagarão encargos inferiores aos celetistas ou temporários, porém, existem riscos se os trabalhadores reclamarem eventualmente seus direitos de empregados celetistas, comprovando que a cooperativa era uma associação falsa.  

Core Business – Relativo ao próprio negócio ou especialidade no negócio que faz. 

CORE COMPETENCE -  Designa as competências estratégicas, únicas e distintivas de um indivíduo ou organização que lhe conferem uma vantagem competitiva intrínseca e, por isso, constituem os fatores chave de diferenciação frente aos concorrentes.

CORPORATE PURPOSE - Objetivo da empresa.

COUNTRY MANAGERDiretor geral para o país. 

COUSELING - Aconselhamento de carreira. É uma espécie de terapia profissional, que discute, entre outras abordagens, os objetivos pessoais e futuros, estilo gerencial do executivo, nível cultural, valores e conhecimento do mercado. O objetivo é avaliar tudo isso para ajudar o profissional a tomar as melhores decisões para sua carreira. 

CRM – Sigla para Customer Relationship Management ou marketing one-to-one. 

CRO – Sigla para Chief Risk Officer e significa Diretor de Riscos de Operações Financeiras, além de questões financeiras, o CRO avalia itens como estratégias do negócio, concorrência, legislação e problemas ambientais.

CROSSELLING – Técnica de vendas na qual um vendedor tenta vender mais de um produto da mesma empresa para seus clientes já existentes. 

CRONOGRAMA – Relaciona um resultado a um padrão previamente estabelecido, com o objetivo de relacionar os eventos em função do tempo fixando datas para a execução das várias etapas de um trabalho ou projeto.

CSO – Sigla para Chief Security Officer que é o profissional que tem a missão de identificar fontes internas e externas de recursos para desenvolver projetos de tecnologia. 

CTO – Sigla para Chief Technology Officer e significa Diretor de Tecnologia, geralmente comanda a infraestrutura da área de Tecnologia. Também planeja e coordena a execução de expansão e manutenção da infraestrutura de TI de uma organização. 

Ctps – Carteira de Trabalho e Previdência Social, é obrigatória para o exercício de qualquer emprego, inclusive de natureza rural, ainda que em caráter temporário, e para o exercício por conta própria de atividade profissional remunerada. A CTPS será emitida pelas Delegacias Regionais do Trabalho ou, mediante convênio, pelos órgãos federais, estaduais e municipais da administração direta ou indireta. Fonte: artigos 13 e 14 da CLT.

Cultura Organizacional – As empresas, tal como os países, tem uma cultura única. É, por isso, crucial que as empresas divulguem de forma explícita quais são os valores que valorizam. Quando o fazem por escrito, o documento chama-se declaração de missão. Para James Collins e Jeremy Porras, autores do livro Built to Last, a razão por que algumas empresas têm sucesso a longo prazo, enquanto outras acabam por desaparecer está na cultura organizacional. Nesta era de incerteza tudo deve ser posto em causa, à exceção dos valores. Esses têm de ser imutáveis. De forma geral, é o conjunto de "modos de ser" típicos desta ou daquela organização e que influenciam diretamente nas relações interpessoais e consequentemente na seleção dos profissionais que irão compor as equipes organizacionais. 

CURRÍCULO OU CURRICULUM VITAE – Semelhante a um cartão de visita impresso em papel A4, compõe o documento pessoal e intransferível de cada profissional e candidato a vagas de trabalho. Nele constam informações como: dados pessoais, objetivos, formação acadêmica, trajetória e experiência profissional entre outros.


D 
DADO – Informação no seu estado bruto, a descrição exata de algo ou de algum evento. 

DATACENTER – Significa banco de dados, é o mecanismo principal de processamento de dados de uma empresa. É um instrumento que aloja sites da internet e providencia serviços de dados para outras companhias, como atualização de softwares. 

DATABASE MARKETING - Marketing baseado em banco de dados de nomes e pessoas, para quem você dirige mensagens de interesse de sua empresa. 

DATA WAREHOUSE – Significa depósito de dados e é o sistema utilizado para a análise de grande volume de dados, como séries históricas, possibilitando a obtenção de informações estratégicas para a tomada de decisões no presente e para previsões. 

DEADLINE – Significa data limite e significa data, dia ou hora em que alguma coisa precisa ser dada como terminada ou concluída. 

13º Salário - Gratificação natalina correspondente a 1/12 da remuneração devida em dezembro, por mês de serviço, do ano correspondente. A fração igual ou superior a 15 dias de trabalho será considerada mês integral. A primeira parcela será paga entre os meses de fevereiro e novembro, com incidência do FGTS, salvo se paga por ocasião das férias. A segunda parcela será paga até 20 de dezembro, com o desconto previdenciário. Horas extras e outros adicionais integram a gratificação natalina.

DELEGAÇÃO – Transmitir a atividade a terceiros. Geralmente ocorre nas relações chefe x subordinado. Uma ação ou comportamento é "delegado" a outro, solicitado que o outro faça. 

DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA - Parte do empregador, quando o empregado viola alguma obrigação legal ou contratual, explícita ou implícita. Para se reconhecer a Justa Causa precisa observar os requisitos constantes no artigo 482 da CLT.

DESCRIÇÃO DE CARGO – Atividade desempenhada pelo subsistema de cargos e salários para categorização de funções e ações dos recursos humanos dentro de uma organização. Em algumas organizações o departamento de "Organizações e Métodos" utiliza a descrição de cargos para desburocratização e/ou execução e planejamento de estratégias empresariais. A Descrição de Cargos deve descrever não apenas a atividade em si, mas o contexto e as consequências, ou seja, como, quando e porquê fazer isso ou aquilo, daquele jeito e auxilia primordialmente o subsistema de recrutamento e seleção. 

DESEMPENHO – Gama de comportamentos observados por um gestor. Geralmente trazem benefícios, avaliam produtividade do colaborador e da empresa. 

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL – Conjunto de conceitos, estratégias e técnicas que visam o estudo do comportamento humano nas organizações. Estes conceitos, estratégias e técnicas agrupados propiciam aos executivos o aumento da lucratividade e produtividade via investimento de recursos humanos (motivação, seleção, treinamento, reciclagem, gestão do conhecimento entre outros). 

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – Modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades. Esta concepção começa a se formar e difundir junto com o questionamento do estilo de desenvolvimento adotado, quando se constata que este é ecologicamente predatório na utilização dos recursos naturais, socialmente perverso com geração de pobreza e extrema desigualdade social, politicamente injusto com concentração e abuso de poder, culturalmente alienado em relação aos seus próprios valores e eticamente censurável no respeito aos direitos humanos e aos das demais espécies.

DESLIGAMENTO – Rompimento de vínculo entre empregado x empregador. Pode ocorrer com ou sem justa causa, a depender da contingência e lei trabalhista vigente. 

DESMOTIVAÇÃO - Ausência de motivação.

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL -  Consiste numa análise minuciosa da organização a fim de realizar um inventário de todas as características: forças, vulnerabilidades, ameaças e oportunidades. Serve para analisar o alinhamento estratégico da organização com os recursos existentes, descobrir quais os pontos fortes e vulneráveis, e a melhor forma de aproveitar as oportunidades e os recursos existentes para superar as dificuldades e aumentar a competitividade da organização.Os benefícios são: ampliar a visão dos processos da empresa; conhecer a estrutura e a cultura organizacional; estabelecer as prioridades de atuação e desenvolver planos de ações.

DINÂMICA DE GRUPO – Conjunto de metodologias e técnicas embasadas em viés teórico ou não para análise do comportamento de sujeitos em situações de grupo. Através de situações, estímulos são apresentados ou mediados pelo facilitador do grupo para evocar comportamentos dos membros. Em um segundo momento, tais comportamentos tornam-se passíveis de observação, mensuração, reflexão e análise. Alguns autores assemelham esta técnica a "jogos empresariais" devido a alta frequência de recursos lúdicos, principalmente quando a técnica é utilizada no subsistema de treinamento e desenvolvimento de pessoal. 

Dinamismo – Ação com vitalidade, energia, vigor. Capacidade de o indivíduo “fazer e acontecer”. Uma pessoa dinâmica, com energia e flexibilidade, se diferencia no mercado. 

DIRETRIZES ORGANIZACIONAIS - São princípios estabelecidos para possibilitar o alcance dos objetivos, estas servem para balizar os meios para tingir as decisões e para regular a existência e a operacionalização do processo, normalmente as diretrizes são substrato de um plano operacional, que por sua vez é o desdobramento para o dia a dia da organização do plano estratégico.

DISPENSA SEM JUSTA CAUSA - É a dispensa ou extinção do contrato de trabalho por ato unilateral do empregador, sem que a vontade do empregado seja levada em conta. Nesse caso, ao empregado são assegurados: o FGTS mais 40%, o aviso prévio, as férias e 13o proporcionais e indenização anterior ao FGTS, se houver. Além desses direitos, o empregado faz jus ao Salário Desemprego. 

Disruptiva – Empresas insurgentes, “processo de entrar no mercado por baixo”. 

DISSÍDIOS COLETIVOS - São ações propostas à Justiça do Trabalho por pessoas jurídicas (Sindicatos, Federações ou Confederações de trabalhadores ou de empregadores) para solucionar questões que não puderam ser solucionadas pela negociação direta entre trabalhadores e empregadores.

DIVERSIDADE CULTURAL NAS ORGANIZAÇÕES - Pelas pressões competitivas, as organizações cada vez mais necessitam de colaboradores talentosos, independente de diferenças raciais, culturais e sexuais.

DOTTED LINELinha tracejada usada no desenho de organogramas para indicar subordinação matricial. 

Downsizing – Nos anos 80, as grandes empresas cresceram de forma desordenada através da diversificação para novos negócios. Criaram estruturas gigantescas para competir numa era em que a velocidade e a flexibilidade são os dois requisitos-chave. Por isso, nos anos 90 foram forçadas a reestruturar-se, um processo designado downsizing (um termo importado da informática). Aplicado à gestão significa a redução radical do tamanho da empresa, geralmente através do delayering (redução dos níveis hierárquicos) ou da venda de negócios não estratégicos. As empresas aproximam os níveis operacionais da alta direção, ganham flexibilidade, perdem burocracia e ficam mais próximas do mercado e dos clientes. 

DRESS CODE - Significa código no vestir. É o conjunto de regras — muitas vezes implícitas — que regem a maneira de os colaboradores se vestirem no ambiente de trabalho.

DSRDescanso Semanal Remunerado, assegurado a todo empregado descanso semanal de vinte e quatro horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte É interessante ressaltar, que a CLT não determinou a remuneração do repouso semanal, posto que o pagamento do repouso semanal foi um avanço conquistado somente com a Constituição Federal de 1.946, vindo a ser incorporado à Lei 605/49. Ao pagamento do repouso semanal remunerado integrar-se-ão o adicional noturno, de sobreaviso e de horas extras, nos termos das normas e da legislação do trabalho. Fonte: artigo 67 da CLT.

DUE DILIGENCE – Com a devida dedicação, planejamento nos mínimos detalhes das atividades da empresa e análise das consequências de decisões comerciais. Trabalho de auditoria e investigação do passivo da empresa (comercial, legal, trabalhista e social) realizado antes de um processo de aquisição ou fusão pela empresa interessada. 

DUMPING – Prática comercial, geralmente desleal, que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos por preços extraordinariamente baixos (muitas vezes com preços de venda inferiores ao preço de produção) por um tempo, visando prejudicar e eliminar a concorrência local, passando então a dominar o mercado e impor preços altos. É um termo usado em comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado.


E 
ECOGESTÃO - A ideia de uma empresa responsável perante o meio ambiente e a sociedade era apenas um sonho dos ecologistas. Hoje, os governos investem em programas de apoio, criam legislação mais eficaz e controlam a eficácia dessas medidas. Em muitos países há um sistema de atribuições do selo ecológico aos produtos amigos do meio ambiente, no Brasil esta iniciativa já está sendo colocada em prática por algumas empresas. Mas a mudança decisiva teve origem na crescente preocupação ecológica dos consumidores, cujos hábitos de compra passaram a premiar as empresas e os produtos respeitadores do meio ambiente. Também a maioria das multinacionais estão apostando nos produtos verdes e quem ganha somos nós, enquanto humanidade.

EDUCAÇÃO CONTINUADA - Procura constante de novos aprendizados, experiências e desafios, com cursos e atualizações no ramo de atividade. Termo usado pelas empresas para oferecer cursos de atualização profissional aos funcionários nas habilidades necessárias. 

EFICÁCIA  - É saber o que fazer, e fazer na hora certa. Relacionada ao gerenciamento, em nível tático.

EFICÁCIA ORGANIZACIONAL - É a obtenção dos melhores resultados utilizando-se  determinados recursos ou insumos.

EFICIÊNCIA – É saber como fazer: fazer certo. Relacionado à produtividade, geralmente em nível operacional.

EFICIÊNCIA ORGANIZACIONAL – Quando recursos e esforços disponíveis atingem objetivos de maneira produtiva, alguém considerado eficiente tende a ser comparada como aquela que "não erra", que gera lucros, que é assertiva ou que busca excelência. 

E-LEARNING ou ELETRONIC LEARNING – Significa treinamento em rede de computadores, através de softwares projetados para funcionar como “salas de aula virtuais”, permitindo várias possibilidades de interação entre os seus participantes. Por exemplo, um especialista tem a sua palestra gravada em Nova York nos EUA e ao mesmo tempo ela é transmitida para diferentes lugares, como São Paulo e Rio de Janeiro. É possível fazer perguntas e participar de discussões em tempo real. Seu objetivo é ampliar a difusão do conhecimento, permitindo que o usuário aprenda em qualquer momento e lugar. 

EBITDA – Sigla para Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization e significa ganhos antes dos pagamentos de juros, impostos, depreciação e amortização. O termo é seguido por um número que representa os ganhos da empresa em um determinado período, permitindo, portanto, a análise do desempenho financeiro de tal empresa. 

E-PROCUREMENT – Significa aquisição ou obtenção eletrônica, que é a utilização da internet para a automatização dos processos de compra e gestão de bens e serviços necessários à atividade da empresa. 

EMPATIA – Capacidade de se colocar no lugar do outro. 

Empowerment – É um conceito de gestão associado ao trabalho de Rosabeth Moss Kanter, professora em Harvard e ex-editora da Harvard Business Review. Segundo a autora, as empresas que dão mais poder e autonomia aos seus trabalhadores são as que estão melhor posicionadas para competir a longo prazo. O meio empresarial parece começar a levar a sério esta recomendação. O caso clássico da aplicação radical do empowerment é o da empresa brasileira Semco, liderada por Ricardo Semler, o autor do livro Maverick e de um polêmico artigo publicado na Harvard Business Review intitulado "Managing Without Managers". 

Empreendedorismo – Inovação, ousadia. Buscar o novo com o intuito de obter sucesso e melhores resultados.  

EMPREGABILIDADE -  Baseia-se numa recente nomenclatura dada à capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmica dos novos mercados de trabalho. Com o advento das novas tecnologias, globalização da produção, abertura das economias, internacionalização do capital e as constantes mudanças que vêm afetando o ambiente das organizações, surge a necessidade de adaptação a tais fatores por parte dos empresários e profissionais.

Empresas de recolocação – Empresas voltadas para a orientação de profissionais sem emprego ou que desejam mudar de carreira. São autorizadas a cobrar pelos serviços de consultoria e orientação de carreira. Mas elas não são autorizadas a prometer que irão arrumar um emprego para o cliente. 

Endomarketing – Marketing interno realizado por meio de um conjunto de ações de marketing aliado à conceitos de recursos humanos, são desenvolvidas para conscientizar, informar e motivar os colaboradores. 

ENGAJAMENTO - É definido como um estado mental positivo, caracterizado pelo vigor, dedicação e absorção do indivíduo.

ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO – Profissional responsável pelo planejamento, implementação, fiscalização e manutenção técnica direcionada a segurança de pessoas em Organizações: equipamentos de proteção individual (EPI´s), layout, plantas de terreno, rotas de fuga, prevenção de acidentes do trabalho entre outros. 

EPI Equipamento de Proteção Individual. 

EPCEquipamento de Proteção Coletiva. 

Epistemologia – Estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados das ciências já constituídas; teoria das ciências. Teoria do conhecimento. 

E-RECRUITMENT – Significa recrutamento eletrônico, que são ferramentas tecnológicas utilizadas no recrutamento e seleção de profissionais. Envolvem cadastro de currículos, filtro de candidatos, testes online, monitoramento de vagas e mais atualmente entrevistas à distância através de softwares munidos de webcam. 

ERP – Sigla para Enterprise Resource Planning e significa Planejamento dos Recursos do Negócio, que são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e o armazenamento de todas as informações de negócios. São sistemas de gestão empresarial.  

Estado de burnout – Estágio avançado de estresse do profissional, esgotamento. Estafa geral por conta do trabalho.

ENTREPRENEUR – Empresário. 

ENTREVISTA COLETIVA – Metodologia adotada pelo selecionador para entrevistar pessoas em grupo e obter das mesmas, informações acerca da sua personalidade, cognição, experiência, competências, comportamento, situação econômica, social, familiar, conhecimentos técnicos ou obter informações gerais. 

ENTREVISTA DE DESLIGAMENTO – Metodologia adotada por organizações para obter do ex-colaborador a título de colaboração, informações relevantes para melhoria de estrutura, rotinas de trabalho, recursos, modelos de liderança, plano de benefícios ou políticas de RH. 

ENTREVISTA DE SELEÇÃO – Metodologia adotada pelo selecionador para obter dos candidatos as informações acerca da sua personalidade, cognição, experiência, competências, comportamento, situação econômica, social, familiar, conhecimentos técnicos ou obter informações gerais. 

ENTREVISTA POR COMPETÊNCIAS – Metodologia de entrevista embasada na abordagem comportamental que coleta informações acerca da história de vida dos candidatos. É muito conhecida pois a análise funcional de contingências de reforço permite via probabilidade, prever a ocorrência futura de comportamentos, dando às Organizações maior fidedignidade e assertividade a conduta de seleção, contratação e admissão de talentos. 

EPISTEMOLOGIA – Estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados das ciências já constituídas; teoria das ciências, teoria do conhecimento. 

E-Procurement – A utilização da internet para a automatização dos processos de compra e gestão de bens e serviços necessários à atividade da empresa. 

Equipes Autogeridas – As self management teams são compostas por um pequeno número de pessoas que tem a responsabilidade por um processo operacional e os seus resultados. Elas têm os meios para resolver problemas relativos à execução do trabalho e gerem a divisão e o planejamento das tarefas do grupo. Foi um conceito na moda nos anos 70, mas cujo entusiasmo decresceu na última década, visto que os resultados da aplicação nem sempre foram os desejados. Hoje tem novamente mais adeptos, devido à crescente qualificação dos recursos humanos. 

ERP – Sigla para Enterprise Resource Planning e significa Planejamento dos Recursos do Negócio. 

ESTABILIDADE PARA GESTANTE - A empregada gestante, desde a constatação da gravidez e até 5 (cinco) meses após o parto, não poderá ser dispensada, exceto se cometer falta grave, devidamente comprovada e apurada em sindicância. A empresa que decidir demitir pessoal em estabilidade deverá arcar com as multas rescisórias incidentes. Fonte: Atos das Disposições Constitucionais Transitórias – artigo 10, II, “b”.

ESTABILIDADE POR ACIDENTE DO TRABALHO - Após o retorno do empregado afastado em decorrência de acidente de trabalho coberto pelo INSS, o mesmo terá direito a um período de 12 meses de estabilidade. O Empregador que decidir demitir o empregado em estabilidade deverá indenizá-lo pelo período restante. Fonte: Lei 8.213/1991 – artigo 118.

ESTAGIÁRIO - Contratação na qual os estudantes exercem sua profissão enquanto estudam, com o objetivo de aperfeiçoar seus estudos. Deve existir um termo de compromisso entre o estudante e a empresa com a intervenção da instituição de ensino, especificando as condições do estágio e o prazo não deve ser inferior a um semestre letivo. O estágio pode ser remunerado (bolsa-auxílio) ou não e não há incidência de encargos trabalhistas e previdenciários. Fonte: Lei 8.859/94.   

ESTRATÉGIA - Uma estratégia, em termos empresariais, compreende a definição de um plano de ação que permita atingir uma série de objetivos corporativos ou financeiros. Cada dia mais companhias estão compreendendo o valor que representa o processamento de altos volumes de informações e a automação dos processos para estabelecer objetivos mais nítidos e, em consequência, elaborar estratégias melhor estruturadas. 

ÉTICA - Palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter. A primeira é a que serviu de base para a tradução latina Moral, enquanto que a segunda é a que, de alguma forma, orienta a utilização atual que damos a palavra Ética.

ÉTICA EMPRESARIAL -  Prática ou conduta ética e correta que atinge as empresas e organizações em geral. A empresa necessita desenvolver-se de tal forma que a ética, a conduta ética de seus integrantes, bem como os valores e convicções primários da organização se tornem parte de sua cultura.

ÉTICA NEGOCIAL - Podem os negócios serem éticos? Este é um dilema que tem apaixonado muitas gerações de gestores e acadêmicos. É um caso típico em que existe uma grande diferença entre teoria (o que se deve fazer) e a prática (o que se faz na realidade). Embora a maioria das empresas se autoproclam ética e socialmente responsável, poucas tem o comportamento que as justifique. O conceito de ética negocial (business ethics) resume o conjunto de princípios e códigos de comportamento moralmente aceitáveis nos negócios. Hoje é uma disciplina que passou a ser ensinada nas melhores universidades mundiais.

ÉTICA PROFISSIONAL - Prática ou conduta ética e correta no exercício das profissões, ds profissionais, associações e entidades de classe do setor correspondente.

EXCELÊNCIA - Nasceu em 1982 com a publicação de In Search of Excellence, de Peters e Waterman, o livro de gestão mais vendido de sempre. Para os autores, as empresas excelentes tem oito características distintas: inclinação para a ação; proximidade do cliente; autonomia individual; apostar nas pessoas; criação de valores; manter-se no que domina; simplicidade formal; e existência em simultâneo de rigidez e flexibilidade. Mais importante do que a seleção das empresas excelentes (a maioria deixou de o ser alguns anos depois) e dos oito atributos (parte deles deixarem de ser respeitados por essas mesmas empresas), a obra foi o símbolo da nova forma de encarar a gestão.

EXPERTISE – Conhecimento técnico. 

EXPERTISE MAPS – Bancos de dados com listas e descrições dos indivíduos dentro e fora da organização. 

Extranet – São páginas que ligam a empresa a seus clientes e fornecedores.




FACILITING FACTORS OU ENABLING CONDITIONS – Significa Fator facilitador ou condições capacitantes, que são práticas, normas e processos que estimulam ou inibem a captação, geração, difusão e armazenamento de conhecimento pelas organizações. 

FACTORING – Prática de algumas empresas que consiste em comprar cheques pré-datados de lojistas, cobrando comissão. 

FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. 

FYI – For Your Information – significa o mesmo que PSC - Para Seu Conhecimento. 

FAVORITISMO – É quando ocorre a proteção com parcialidade por um indivíduo a outro (s). Quando ocorre comportamentos de favoritismos, os critérios de "justiça" são no mínimo, questionáveis. 

FEEDBACK – Metodologia de recursos humanos que objetiva dar ao colaborador um retorno sobre suas atividades, função, produtividade, modo de trabalhar, comportamentos, condutas, eficiência, eficácia, resultados ou metas. 

FÉRIAS - Todo empregado tem direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração. Adquire-se tal direito após cada período de 12 (doze) meses de vigência do contrato de trabalho – período aquisitivo – observadas as proporções relativas às faltas injustificadas. Não serão consideradas faltas injustificadas as ausências que foram abonadas pela empresa, as decorrentes de paralisação das atividades por motivo exclusivo do empregador e as consideradas legais. As férias serão concedidas dentro dos 12 meses subsequentes à aquisição do direito e o período é determinado pelo empregador, exceto no caso de empregado menor de 18 anos estudante, pois este tem direito a fazer coincidir suas férias com as férias escolares. Fonte: Art. 129 a 138 e 142 a 153 da CLT. 

FÉRIAS COLETIVAS - Concedidas a todos os empregados de uma empresa ou de determinados estabelecimentos ou setores da empresa. As férias poderão ser gozadas em 2 (dois) períodos anuais desde que nenhum deles seja inferior a 10 (dez) dias corridos. Fonte: Artigo 139 da CLT. 

FÉRIAS INDENIZADAS - O empregado que encerrar seu contrato de trabalho por demissão ou solicitação de demissão terá direito à remuneração relativa ao período incompleto de férias, de conformidade com o disposto no artigo anterior. Fonte: Artigo 147 da CLT e Enunciado 261 do TST.  

FGTS - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, é uma conta aberta pela empresa em nome do trabalhador, onde todo mês ela deve depositar o relativo a 8% do valor do salário que ele recebe. O empregado poderá sacar seu FGTS em diversas ocasiões como compra da casa própria, dispensa sem justa causa, aposentadoria concedida pela Previdência Social, falecimento do empregado e outros. Fonte: Lei 5.107 de 13/09/1966 e Lei Complementar 110 de 29/06/2001.

FICHA DE EMPREGO OU FICHA DE TRIAGEM– Documento que os candidatos preenchem para pleitear vagas de emprego. Nele constam informações sobre dados pessoais, profissionais, acadêmicos, extracurriculares. Encontramos empresas que já não a utilizam. 

FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE - Fidelização do cliente é um conceito lato que pode englobar todas as atividades que a empresa desenvolve para conservar ou conquistar novos clientes, com o objetivo último de aumentar os lucros e o faturamento. Esta preocupação com a fidelização dos clientes, em particular dos melhores, resulta da constatação de que é bastante mais dispendioso conquistar novos clientes do que conservar aqueles que já se possui e que provavelmente apresentam ainda potencial para aumentar o consumo. Para fidelizar o cliente, as empresas devem orientar a sua atividade para a sua satisfação, disponibilizando um produto com a qualidade por este desejada, ao menor custo. Neste conceito de qualidade incluem-se não só as características intrínsecas do produto, mas igualmente todas as componentes de serviço a ele associadas. A qualidade entendida desta forma é atualmente um dos melhores meios de garantir a fidelidade dos clientes e um elemento diferenciador que pode proteger a empresa da concorrência centrada no preço. Assim, a empresa deverá ter uma atenção permanente à identificação das causas que levam um consumidor a abandonar um produto ou serviço e a optar por outro da concorrência, para que seja capaz de desenvolver as ações corretivas e preventivas mais adequadas.

FINE TUNING - Sintonia fina, calibragem. 

FLUXOGRAMAS - São gráficos que representam o fluxo ou sequencia de procedimentos e rotinas na organização.

FMEA – Sigla para Análise do modo de falha e efeito. 

FOB – Sigla para Free on board e significa livre a bordo, ou seja, denominação da cláusula de contrato segundo a qual o frete não está incluído no custo da mercadoria. 

FOLHA DE PAGAMENTO - É o nome dado a uma lista mensal da remuneração paga aos trabalhadores de uma instituição. Toda empresa no Brasil tem a obrigação legal de prepará-la, contendo: o nome dos funcionários, indicando o cargo; a divisão dos funcionários por categoria de contribuição à previdência: segurado empregado, trabalhador avulso ou contribuinte individual; o nome das funcionárias em gozo de salário-maternidade; as partes integrantes e não integrantes da remuneração e os descontos legais; e o número de quotas de salário-família de cada empregado segurado ou trabalhador avulso.

FOLLOW UP – Prosseguimento a uma discussão ou debate, retomando temas para atingir soluções. Também pode significar revisão das tarefas que foram geradas após uma reunião ou auditoria, quando os prazos para realização se esgotaram. 

FONTES DE RECRUTAMENTO – São estratégias adotadas pelo selecionador para atrair candidatos a vagas de emprego, estágio ou semelhante. Geralmente, as fontes de recrutamento consiste em "parceiros" da organização, bem como: agências de emprego, universidades, sindicatos, escolas, sites institucionais, sites de empresas de recolocação, panfletos, organizações de mídia ou órgão governamentais de apoio ao trabalhador. 

FORÇA DE TRABALHO – Formada por profissionais que possuem diferentes vínculos com a organização, tais como: colaboradores, temporários, estagiários, trainees, jovens aprendizes, sócios,  acionistas e outros. Os terceirizados podem ser incluídos,  desde  que os  mesmos tenham relação direta como prestadores de serviços  contratados e  não  como subcontratados por outra organização.

FORECAST - Previsão.

FORMULÁRIOS - São os documentos e a forma como os processos devem ser manipulados.

FREE FLOAT (Ações em Circulação): quantidade de ações de uma empresa disponível para negociação livre em mercado de capitais, ou seja, são todas as ações de emissão da companhia exceto aquelas: (i) de titularidade do acionista controlador, de seu cônjuge, companheiro(a) e dependentes incluídos na declaração anual de imposto de renda; (ii) em tesouraria; (iii) de titularidade de controladas e coligadas da companhia, assim como de outras sociedades que com qualquer dessas integre um mesmo grupo de fato ou de direito; (iv) de titularidade de controladas e coligadas do acionista controlador, assim como de outras sociedades que com qualquer dessas integre um mesmo grupo de fato ou de direito; e (v) preferenciais de classe especial que tenham por fim garantir direitos políticos diferenciados, sejam intransferíveis e de propriedade exclusiva do ente desestatizante.

FULL-TIME – Período integral. 

G 
GAP – Intervalo; lacuna; falha; deficiência. 

GERAÇÃO BABY BOOMERS - Baby Boomers significa "explosão de bebês", é uma definição genérica para crianças nascidas durante a explosão populacional ocorrida após o encerramento da 2ª Guerra Mundial.

GERAÇÃO X - Esta geração é composta dos filhos dos Baby Boomers, os integrantes da Geração X tem sua data de nascimento, localizada aproximadamente, entre os anos 1960 e 1980. 

GERAÇÃO Y - Também chamada de Geração Next ou Millennnials. Apesar de não haver um consenso a respeito do período desta geração, a maioria da literatura se refere à Geração Y como as pessoas nascida entre os anos 1980 e 2000. São, por isso, muitos deles, filhos da geração X e netos da Geração Baby Boomers. 

GERAÇÃO Z - Formada por indivíduos constantemente conectados através de dispositivos portáteis e, preocupados com o meio ambiente, a Geração Z não tem uma data definida. Pode ser integrante ou parte da Geração Y, já que a maioria dos autores posiciona o nascimento das pessoas da Geração Z entre 1990 e 2009.

GERAÇÃO XY - Ainda não muito bem definida, a Geração XY é uma maneira de classificar indivíduos da Geração Y que buscam reconhecimento da forma que a Geração X fazia.

GERAÇÃO ALPHA (ou Alpha Generation) - Ainda sem características precisas definidas, a não ser que nasceram em um mundo conectado em rede, a próxima geração, de nascidos a partir de 2010. Podem ser filhos, tanto da geração Y, como da Geração Z. 

GESTÃO DA SINGULARIDADE - É a capacidade que uma organização ou gestor tem de maximizar os resultados da sua organização através da melhoria de performance e inovação de sua equipe, construindo estratégias diferenciadas para talentos em níveis diferenciados de performance, engajamento e conhecimento.

GESTÃO DE PESSOAS - Conjunto de políticas, processos, programas, sistemas e práticas  para: direcionar, ampliar, desenvolver, compensar, gerenciar desempenho,  monitorar,  comprometer e liderar competências, que interagem com o colaborador  visando a  ampliar a eficiência e a eficácia organizacionais.

GESTÃO DE MUDANÇAS - A ideia não é propriamente nova. O que mudou foi a própria natureza da mudança, que de incremental e passível de previsão passou a descontínua, veloz e imprevisível. Segundo o livro Fast Forward, as três forças geradoras da mudança são as tecnologias, a desregulamentação e a globalização. Os gestores devem preparar-se para a mudança através da resposta a três perguntas fundamentais: como será a organização do futuro? Qual o processo de mudança ideal? Quais os tipos de competências necessária?

GESTÃO DO DESEMPENHO - Trata-se de um processo mais recente, no âmbito da gestão de pessoas, que vem evoluindo nas organizações, passando de um mero processo de avaliação para um processo de gestão da aprendizagem, do auto desenvolvimento, da gestão da própria carreira, das aspirações profissionais, além da contratação de resultados quantitativos do negócio.

Gestão por competências - é um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis. A Gestão por Competências é composta por alguns subsistemas como: mapeamento e descrição de competências; mensuração de competências; remuneração por competências; seleção por competências; desenvolvimento de competências; avaliação de desempenho por competências e plano de desenvolvimento por competências. Esse modelo de gestão influencia diretamente na área de RH, especialmente na Seleção por Competências.

Gestão por Objetivos (Management by Objectives - MBO) – Criada por Peter Drucker nos anos 50, a gestão por objetivos descreve um sistema de gestão em que os trabalhadores e os gestores de topo definem em conjunto qual é o objetivo final do seu trabalho, como o realizar, de que forma será avaliado e qual o tempo necessário à concretização. É uma técnica popular em todo o mundo. Há, no entanto, três críticas clássicas à sua aplicação: os gestores tendem a definir metas pouco ambiciosas ou irrealistas; os objetivos raramente resultam de um processo participativo e descentralizado; e não promove o trabalho de equipe. 

GLOBALIZAÇÃO - As tecnologias de informação deram origem a uma verdadeira aldeia global. Para os gestores, o termo significa a integração mundial das atividades de uma organização. É uma etapa mais avançada de individualização, em que os processos são organizados à escala global, como se o mundo fosse um único país. A globalização diz respeito a todas as funções da empresa, mas muitas vezes é apenas limitada ao marketing. Nesta área, Theodore Levitt foi o primeiro a alertar para a homogeneidade global das preferências dos consumidores.

GOVERNANÇA CORPORATIVA - Conjunto de práticas, regras, costumes, leis, políticas e regulamentos que tem como finalidade regular o modo como uma empresa é administrada e controlada, favorecendo os interesses mútuos de acionistas controladores, acionistas minoritários, administradores, funcionários e fornecedores.

GRÁFICO DE GANTT - Idealizado por Henry Lawrence Gantt, este gráfico é semelhante ao cronograma, com uma variação: as colunas, reservadas ao tempo, são divididas em quatro partes equivalentes às semanas do mês.

GREVE - Paralisação parcial ou integral das atividades organizacionais por parte dos funcionários e / ou estudantes como reinvindicação de melhores condições de trabalho. 

GROUP DEVELOPMENT – Desenvolvimento de grupos. 

GUIDANCE – Orientação.


H 
HABILIDADE – Capacidade de realização de tarefas ou de um conjunto de tarefas em  conformidade com padrões exigidos. É a capacidade de executar tarefas ou realizar  algo.

HANDS ON – Participação ativa. 

HCM - GESTÃO DO CAPITAL HUMANO (HUMAN CAPITAL MANAGEMENT) - A Gestão do Capital Humano se refere à coordenação dos recursos empresariais, fundamentalmente no que diz respeito aos recursos humanos e aos objetivos, procurando obter uma competitividade mais eficaz. Esse conceito representa uma evolução importante da ideia tradicional dos recursos humanos, passando para um programa completo que procura maximizar a potencialidade dos trabalhadores, como também sua integração nos processos e estratégias corporativas. Da mesma forma, reconhece os cenários que mudam devido à alta velocidade na rotação de pessoal e também a necessidade dos profissionais de RH de alinhar os objetivos dos trabalhadores de forma mensurável. Com esse fim, as empresas usam os sistemas de gestão do capital humano para facilitar a automatização dos processos e a centralização das informações.

HEADCOUNT - Número de pessoas que trabalham em determinada equipe, área ou empresa.

HEADHUNTER - Na íntegra, significa caçador de cabeças, são contratados pelas empresas para atuarem como caça-talentos de altos executivos. 

HIERARQUIA – Constelação que representa a distribuição formal de poder de pessoas, cargos, departamentos e funções dentro de uma organização. 

Holística Vem do grego Halos, que significa todo ou inteiro. É um novo paradigma que se apresenta como resposta evolutiva à crise de fragmentação vivida pelo homem na atualidade, quer pela criação e divisão de fronteiras que só existem na mente humana. 

HOMOLOGAÇÃO DE TRABALHOAto de reconhecer a legalidade de um processo demissional a um empregado que trabalhou mais de um ano e foi demitido. É um controle ou fiscalização realizada pelo Ministério do Trabalho ou Sindicato da categoria do profissional demitido. 

HORA EXTRA - A duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente de duas por dia, mediante acordo escrito entre empregador e empregado ou mediante contrato coletivo de trabalho. A hora extra será paga com adicional mínimo de 50% do valor da hora trabalhada. De acordo com o artigo 66 da CLT, entre 2 jornadas de trabalho, haverá um período mínimo de 11 horas consecutivas para descanso. Fonte: Artigo 59 da CLT.

Housekeeping Termo designado para um processo que visa a manutenção da ordem, limpeza, organização e segurança nas empresas.
  
I 
INCENTIVO Prática organizacional que influencia no comportamento dos indivíduos, geralmente, esbarram na motivação, política de benefícios, remuneração, condições de trabalho, reconhecimento entre outros. 

INCLUSÃO DIGITAL - Condições para que um número cada vez maior de pessoas possa ter acesso a novas tecnologias, entre elas a internet.

INCLUSÃO SOCIAL - Forma de trazer para a sociedade pessoas que foram excluídas dela e estavam privadas de seus direitos, como os portadores de deficiências físicas.

INCOME - Renda. 

INCOME TAX – Imposto de renda. 

INDICADORES Representam informações quantitativas, úteis à tomada de decisão e servem para medir e avaliar, bem como controlar e melhorar o comportamento dos aspectos principais de produtos e de processos. Existem vários tipos de indicadores: capacitação, desempenho, qualidade, produtividade e comportamento. 

IN LOCO – No lugar em que determinada coisa acontece. 

INPUT – Refere-se à entrada de dados por meio de um programa ou código. Esses dados são inseridos e depois armazenados para gerar resultados. 

INSIGHT – Momento em que novas ideias surgem; percepção; “estalo”. 

INSOURCING – Significa fonte interna que é a delegação de operações internas da companhia para um setor especializado nessas operações. É o oposto do termo outsourcing. 

INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social. 

INSALUBRIDADE - São consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.

INSTRUMENTOS DE NORMATIZAÇÕES - São os regulamentos internos ou manuais do colaborador, que devem estar alinhados aos valores e competências organizacionais, objetivando normatizar o comportamento humano através da compreensão e do envolvimento dos colaboradores, sem comprometer a imagem da organização.

INTEGRAÇÃO DE PESSOAL Estratégia que objetiva incluir novos colaboradores em suas funções e departamentos, promover interação, estabelecer vínculos, políticas, regras, contextualizá-lo ou apresentá-lo a um determinado indivíduo ou grupo. 

INTERFACE AMIGÁVEL E INTUITIVA – Ferramentas que possuem um design fácil de ser usado, geralmente com ícones indicando o que representa cada função. 

Internet Rede mundial de computadores. A Internet é uma ferramenta ao dispor das empresas que suporta um conjunto de serviços, entre os quais se destacam o correio eletrônico, a transferência eletrônica de dados e a world wide web. Estes serviços constituem um auxiliar útil às empresas ao nível da comunicação e acesso à informação.

INTRAPRENEUR - Empreendedor interno, pessoa que dirige uma unidade do negócio como se ela fosse uma empresa independente. 

Intranet são as redes internas, ou sejam as páginas acessíveis apenas dentro de uma empresa. São uma outra ferramenta poderosa ao serviço das empresas, pois cada vez mais assumem um papel primordial na difusão da informação no interior da organização, para além de facilitarem a comunicação interna e externa, via correio eletrônico.

IS0 Sigla para International Organization for Standardization.

ISONOMIA - É o princípio de igualdade salarial, assegurado ao trabalhador de receber o mesmo tratamento salarial desde que prestem serviços considerados de igual valor, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade. Trabalho de igual valor será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço não for superior a 2 (dois) anos. Fonte: Artigo 461, CLT. 

ISO 9000 – Consiste em um sistema de gestão voltado à qualidade.

ISO 10015 –  Consiste em um sistema de gestão voltado à excelência de treinamentos.

ISO 14000 Consiste em um sistema de gestão voltado à questões ambientais.


J 
Job rotation Rodízio de funções promovido pela empresa. 

JOGOS COOPERATIVOS - Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que tem por objetivo, em primeiro lugar, despertar a consciência de cooperação, isto é, mostrar que a cooperação é uma alternativa possível e saudável no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover efetivamente a cooperação entre as pessoas, na exata medida em que os jogos são, eles próprios, experiências cooperativas.

Joint venture Associação de empresas, não definitiva, para explorar determinado negócio, sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica. 

JORNADA DE TRABALHO - A duração normal do trabalho não excederá às 8 (oito) horas diárias, não podendo exceder a 44 (quarenta e quatro) horas semanais, podendo ser fixados limites menores, porém o horário não pode ser alterado sem acordo das duas partes no contrato de trabalho. No Artigo 71 da CLT, fica estabelecido que em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 horas, é obrigatória a concessão de intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrario, não poderá exceder de 2 horas. No caso de jornada de 6 horas, será obrigatório um intervalo de 15 minutos, quando a duração ultrapassar de 4 horas. Fonte: Artigo 58 da CLT.  

JORNAL INTERNO Veículo de comunicação utilizado pelo RH e Endomarketing para comunicar aos colaboradores informações sobre a empresa: funcionários do mês, prêmios adquiridos pela organização, palavra do presidente, colunas, informações sobre filiais, eventos internos entre outros. 

JOGOS EMPRESARIAIS Por muitos profissionais de RH é o mesmo que dinâmicas de grupo. Porém o termo "jogos" é mais comum no subsistema de treinamento e desenvolvimento de pessoas, onde a presença de atividades lúdicas é garantida. 

Just-in-time Esta ferramenta de gestão foi desenvolvida no início da década de 60 pela  Toyota  para o controlo de existências em armazém, com o objectivo de minimizar as quantidades de stocks. Aplicada numa primeira fase a empresas industriais mas posteriormente estendida a outras áreas (e.g. distribuição), baseia-se no princípio de que cada etapa de um dado processo só deve solicitar novas encomendas à etapa anterior na medida das suas necessidades. Assim, as existências ao nível de armazéns de matérias-primas e de armazéns de produtos acabados devem reduzir-se ao mínimo necessário para assegurar os pedidos imediatos respectivamente dos clientes internos e dos clientes finais. Implica igualmente uma redução do número de fornecedores. Esta prática exige um elevado nível de fiabilidade por parte dos fornecedores no que respeita a prazos de entrega. 

JUST IN TIME KNOWLEDGE – Ferramenta que reduz as barreiras de tempo e espaço no acesso a conhecimentos como o e-learning.


K 
Kaizen É baseado na filosofia e nos princípios socioculturais orientais e exige o comprometimento de todos os indivíduos da empresa, desde o operário até o gerente. Consiste numa forma de gestão orientada para a maximização da produtividade e da rentabilidade e que não implica em significativo aumento de custos. As atividades da metodologia envolvem não apenas os processos produtivos, mas também as áreas de marketing, vendas, desenvolvimento, administrativas e financeiras. Os benefícios para as empresas ocidentais são: aumento de produtividade sem investimentos significativos; reduções nos custos de produção; capacidade de realização às mudanças de mercado e motivação dos colaboradores.

Kanban Sistema de Controle da Produção e dos Inventários. 

KEY USER – Aquele que conhece todos os recursos referentes a uma determinada ferramenta tecnológica. 

KICK OFF – Reunião que gera a oportunidade para informar e principalmente motivar as pessoas envolvidas a participar de algum projeto. 

KNOW HOW - Conhecimento de técnicas ou detalhes práticos de alguma coisa que permite mais eficiência e melhores resultados em uma operação ou processo. 

KNOWLEDGE MANAGEMENT SYSTEMS – Significa Sistemas de Gerenciamento de Conhecimento e são soluções de tecnologia e informações que auxiliam as iniciativas empresariais típicas de gestão do conhecimento, como identificação, criação, apresentação e distribuição no contexto corporativo.  

KNOW WHOTermo usado para descrever o capital social ou os relacionamentos e contatos dos empregados, relevantes para a empresa. 

KPI – Sigla para Key Performance Indicators e significa indicadores que medem o nível de desempenho do processo, focando como são desenvolvidos os processos de tecnologias da informação para que os objetivos sejam alcançados. Um exemplo de KPI é o que mede o número de mercadorias produzidas por um funcionário em uma hora.

L 
LATO SENSU – Denominação dos cursos de pós-graduação voltados para o nível de especialização, mais direcionados à área profissional, de mercado. 

Lean Production Engloba o conjunto de técnicas desenvolvidas nos anos 70 por fabricantes japoneses, como a Toyota e a Matsushita, para reduzir os custos de produção e aumentar a competitividade. Foi popularizado através do estudo sobre a indústria automóvel do MIT, designado "The Machine that Change the World", que investigou as causas associadas à superioridade dos nipônicos nos domínios da produtividade, flexibilidade, rapidez e qualidade. O conceito de lean production é baseado em quatro princípios: trabalho de equipe; comunicação; uso eficiente de recursos e eliminação de desperdícios; e melhoria contínua (a que os japoneses chamam kaizen). 

Learning Organization Criado por Chris Argyris, professor em Harvard, designa por learning organizations (organização em constante aprendizagem) as empresas que aprendem à medida que os seus trabalhadores vão ganhando novos conhecimentos. O conceito é baseado na idéia de Argyris, chamada double-loop learning (quando os erros são corrigidos através da alteração das normas empresariais que o causaram). Em 1990, Peter Senge, professor do MIT, popularizou o conceito através do best-seller The Fifht Discipline - The Art and Pratice of a Learning Organization. 

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA Campo do direito que estuda as relações entre funcionários e organizações no que se refere às relações industriais, condições de trabalho, bem como jornada, carga horária, processos legais de admissão e demissão, interesses, direitos e obrigações presentes na relação funcionário x empregador. 

LICENÇA MATERNIDADE - Período de descanso concedido à gestante, a ser desfrutado antes e depois do parto de 120 dias, a partir do último dia trabalhado. Durante o período de afastamento, o custeio é de responsabilidade do INSS.

LICENÇA MÉDICA - Concessão de atestados médicos para dispensa de serviços por doenças, com incapacidade até 15 (quinze) dias, será fornecida ao segurado no âmbito dos serviços da Previdência Social por médicos do SUS, de Empresas, Instituições Públicas e Paraestatais e Sindicatos Urbanos, que mantenham contrato e/ou convênios com a Previdência Social, e por odontólogos nos casos específicos e em idênticas situações.

LICENÇA PATERNIDADE - Afastamento remunerado do trabalhador pelo prazo de 5 (cinco) dias consecutivos, contados da data do nascimento ou adoção de filhos. Requisito básico: paternidade ou adoção. O custeio será atribuído ao INSS.

LICENÇA SEM VENCIMENTO - Concessão de licença sem vencimentos aos empregados que a solicitarem por motivos de saúde de ascendentes diretos (pai, mãe), cônjuge, e descendentes diretos (filhos), como também no caso de viagens para estudos ou aperfeiçoamento profissional, desde que haja comprovação dos motivos. Na licença sem vencimentos será respeitada, para efeito do cômputo de férias e 13º salário, a fração já transcorrida do período aquisitivo.

LIDERANÇA  É o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

LINE OF SIGHTExpressão que significa a existência de uma conexão entre “desempenho e recompensa”. 

LLMMaster of Laws, mestrado em Direito.

LNT - Sigla para Levantamento das Necessidades de Treinamento, que é uma pesquisa junto a colaboradores e gestores que visa a determinação dos treinamentos necessários para eliminar lacunas de competência dos colaboradores e auxilia no planejamento anual de treinamento da organização.

LOGÍSTICA - Pela definição do Council of Logistics Management, é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes".

LUDICIDADE CORPORATIVA - É toda e qualquer dinâmica de grupo realizada na empresa e que tem como objetivo, mais do que ensinar, propiciar que o colaborador tenha interesse em participar, de corpo e alma, do treinamento proporcionando felicidade corporativa. Os adultos aprendem mais e melhor fazendo, do que ouvindo ou vendo.


M 
MANUAIS ADMINISTRATIVOS - Servem para disciplinar as operações e orientar as diferentes áreas da empresa sobre os aspectos institucionais, tais como: políticas, funções, autoridade e responsabilidades.

MANUAL DA ORGANIZAÇÃO - Define as unidades organizacionais da empresa, identifica o plano organizacional e a filosofia da gestão, identifica formalmente como a empres está organizada, estabele níveis de autoridade e as responsabilidades e define a missão, visão, crenças, valores e objetivos.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS - Proporciona a execução uniforme das atividades ou tarefas e coordenam as atividades dos departamentos permitindo a consecução racional dos propósitos da empresa.

MANUAL DE POLÍTICAS E DIRETRIZES - Oferece condições para que os executivos gastem tempo apenas para as decisões que fujam dos padrões normais da empresa e concentrem os esforços visando atingir objetivos gerais.

MÃO DE OBRA - Empregados ou colaboradores necessários à operação do processo organizacional.

MAPEAMENTO DE PERFIL – Levantamento do perfil do colaborador, que pode ser feito por meio de entrevistas ou respondendo a questões de um software. Com dados objetivos, ajuda a pessoa a entender quais são os seus pontos fortes e aqueles que podem ser desenvolvidos, aprimorando o seu desempenho. 

Market Share Participação no mercado. 

MARKETING PESSOAL É um conjunto de ações que ajudam uma pessoa a obter maior sucesso em sua vida pessoal, nos relacionamentos e no trabalho. É uma forma de você agregar valor a si mesmo por meio de uma observação sistemática do ambiente onde você atua, das expectativas que as pessoas têm de você, e podemos até chamá-las de "clientes", e da melhor maneira de atender a essas expectativas com um comportamento adequado. 

MARKETING MIX - É o conjunto das variáveis que a empresa direta ou indiretamente pode controlar e utilizar para influenciar a resposta do mercado: o produto, o preço, a promoção e o ponto de venda.

MARKUP – Sobrepreço, acrescentado ao preço final do produto (após custo de produção, distribuição e margem de lucro prevista). 

MATRIZ BCG - É uma ferramenta analítica de apoio à tomada de decisões estratégicas relativas à carteira de produtos ou serviços de uma organização. Para a aplicar é necessário construir uma matriz, representando-se no eixo horizontal a  quota de mercado  e no eixo vertical a taxa de crescimento do mercado. A matriz dá origem a quatro quadrantes: Interrogações - Tem uma taxa de crescimento elevada mas uma quota de mercado reduzida. A empresa deverá optar por reforçar o investimento ou abandonar o produto. Estrelas - Tem uma taxa de crescimento e uma quota de mercado elevada. A empresa deverá manter o seu investimento para manter o seu posicionamento. Vacas leiteiras - Tem uma taxa de crescimento já reduzida mas apresenta uma quota de mercado elevado. O investimento necessário para a manutenção da posição é menor e justificável. Cães - Tem uma taxa de crescimento e uma quota de mercado reduzidas. Refere-se a produtos normalmente na fase terminal do ciclo de vida, que não justificam qualquer investimento, pelo que a empresa os deverá abandonar progressivamente.

MBA – Sigla para Master Business Administration e significa cursos de especialização voltado a executivos. 

MBA IN COMPANY MBA oferecido pela empresa dentro de seu próprio espaço físico. 

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO - É a medição de técnicas, instrumentos e normas que possibilitam manter o processo dentro da qualidade esperada, além de permitir sua melhoria contínua.

MEMÓRIA ORGANIZACIONAL – Ativos e informações ligados a qualquer organização, seja ela com ou sem fins lucrativos. 

Menemônica – Processo de ajudar ou treinar a memória. 

MENSALISTAS - São os empregados cujos proventos são calculados com base em um mês de trabalho, independentemente de receberem um adiantamento durante o mês.

Mentoring – Profissional mais velho, com experiência e habilidade de relacionamento, que acompanha e passa para o mais novo suas ideias sobre o trabalho e a carreira. 

MERCADO DE TRABALHO - Sistema que relaciona aqueles que oferecem força e postos de trabalho com aqueles que procuram-na, num sistema típico de mercado onde se negocia a fim de determinar os preços e as quantidades a transacionar. O seu estudo procura perceber e prever os fenômenos de interação entre estes dois grupos tendo em conta a situação econômica e social do país, região ou cidade.

MERCHANDISING – Prática de marketing na qual a marca ou a imagem de um produto ou serviço é utilizado para vender outro, destacando-o da concorrência, no ponto de venda. Merchandising é a ação de promover que usa a comunicação de marketing no ponto de venda e em espaços editoriais na televisão, mídia impressa e outros, para reforçar mensagens publicitárias feitas anteriormente, ou mesmo em substituição à publicidade, em alguns casos. 

MERITOCRACIA -  Sistema de recompensa e/ou promoção fundamentado no mérito pessoal. 

METACOMPETÊNCIAS - É a característica que faz os profissionais tornarem-se essenciais em suas funções, e insuperáveis naquilo que fazem. A competência, muitas vezes não é suficiente para manter o profissional no mercado. Os exemplos mais conhecidos são os atletas, que para obterem destaque precisa ser metacompetente, os chamados atlestas de alto nível.

METAS ORGANIZACIONAIS - É o que se espera atingir com o resultado da execução do processo, as metas são diretamente ligadas aos objetivos da organização.

MOTIVAÇÃO - Do Latim moveres, mover denomina em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas a condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras é o impulso interno que leva à ação. Assim a principal questão da psicologia da motivação é "por que o indivíduo se comporta da maneira como ele o faz?". Nasceu no final dos anos 20 através das experiências do australeiano Elton Mayo. O fundador da escola das Relações Humanas (uma filosofia oposta aos princípios do trabalho de Taylor) pretendia provar que os trabalhadores não eram motivados apenas pela remuneração, mas também por outros fatores como as condições de trabalho e o apreço das chefias. Nos anos 50, dois autores deram uma contribuição decisiva para esta corrente: Abraham Maslow (pirâmide das necessidades) e Frederick Herzberg (teoria dos dois fatores).

MTE - Sigla para Ministério do Trabalho e Emprego do governo federal.

MULTA INDENIZATÓRIA DO ART. 477 - Na rescisão de contrato de trabalho, o pagamento das verbas rescisórias, no ato da homologação da rescisão do contrato de trabalho, deverá ser efetuado até o primeiro dia útil imediato ao término do contrato ou até o décimo dia, contado da data da notificação da demissão, quando da ausência do aviso prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu cumprimento.

MULTA INDENIZATÓRIA DO ART. 479 - Nos contratos a termo, o Empregador que, sem justa causa, despedir o empregado antes do término do contrato, será obrigado a pagar ao mesmo, a título de indenização, a metade dos salários que seriam devidos até o término da duração prevista para o Contrato. Fonte: Artigo 479 da CLT.

N 
NECESSIDADES DE TREINAMENTO - Bons administradores não nascem prontos, são formados. A formação acontece em treinamentos formais em exercícios, jogos empresariais e frequentemente na prática com outros gestores, observando e aprendendo com suas ações.

NEPOTISMO - Favorecimento de parentes próximos feito por quem tem autoridade e poder. 

NETWORKING Rede de relacionamentos  profissionais. 

NETWORKING - Um termo importado da informática relativo à ligação entre terminais de computador para que o acesso aos dados possa ser partilhado por diversos utilizadores. O melhor exemplo de networking à escala global é o da Internet, que permite a ligação em rede e on line (em tempo real) entre um ou vários indivíduos localizados em qualquer ponto do mundo. É uma expressão que pode igualmente designar a forma como as grandes companhias de serviços (auditoras, consultoras, agências de publicidade, ou firmas de advogados) se podem internacionalizar sem recorrer à abertura de novas delegações regionais.

NEWSLETTER - Boletim de notícias.
NORMAS - É  a indicação de quem executa ou pode executar os diversos trabalhos do processo administrativo.

 
O 
ÓBICE Palavra derivada do Latim, significa impedimento, embaraço, empecilho, obstáculo ou estorvo.

OBJETIVOS - São resultados futuros que se pretende atingir, eficaz e eficientemente. São alvos escolhidos, que quando alcançados tornam-se realidade.

OHSAS 18001Consiste em um sistema de gestão voltado para a saúde e segurança ocupacional. 

OIT - Sigla para Organização Internacional do Trabalho em inglês é utilizada a sigla ILO International Labor Organization.

OMBUDSMAN Palavra de origem sueca que significa "o homem que representa os interesses" ouvidor, profissional que tem como missão intermediar a comunicação entre o público e a empresa. 

ON THE JOB Treinamento on the job, significa utilizar a rotina, dentro das tarefas prática do profissional, sem retirá-lo para a sala de aula, como se fosse um estágio prático supervisionado diretamente.

OPORTUNIDADES - São forças ambientais incontroláveis pela organização que podem favorecer sua ação estratégica, desde que reconhecidas e aproveitadas satisfatoriamente enquanto perduram.

ORGANIZATION CHART – Organograma. 

ORGANIZATIONAL BEHAVIOR MANAGEMENT (OBM) Técnica da análise do comportamento cuja raiz filosófica se baseia no behaviorismo radical de B.F. Skinner aplicada às organizações que visa atingir objetivos empresariais ou departamentais através da modificação e avaliação funcional de comportamentos individuais e coletivos, entendendo o comportamento como a relação entre o que o homem faz e as reações destas ações no ambiente e no próprio comportamento. 

ORGANIZAÇÕES HORIZONTAIS  / ORGANIZAÇÕES MATRICIAIS  - Numa organização horizontal, o número de níveis hierárquicos é minimizado, tornando mais rápidos os circuitos de decisão. Deste modo, a empresa aproxima-se dos seus clientes e os seus colaboradores encontram-se mais próximos das chefias, o que fomenta uma gestão mais eficaz e flexível. Este tipo de organização favorece a criação de estruturas matriciais em que existe uma maior descentralização das responsabilidades e se promove o envolvimento e a iniciativa dos colaboradores.

ORGANOGRAMA - É o gráfico que representa a estrutura formal da organização. Existem vários: clássico, vertical, diagonal ou europeu, setorial, circular.

Otimização – Procurar o melhor desempenho em determinada tarefa para obter o maior proveito possível. 

OUTPLACEMENT Investimento de uma empresa na recolocação de ex-funcionário em outra organização. Os grupos empresariais têm passado por reestruturações associadas a despedimentos maciços. Neste contexto há um novo negócio a florescer, o outplacement. É uma técnica de gestão de recursos humanos que visa apoiar os trabalhadores dispensados rumo à sua reinserção profissional. As consultoras em outplacement fornecem aconselhamento financeiro e formação em recrutamento e seleção. Há quem prefira criar centros de outplacement internos, que prestam auxílio aos trabalhadores dispensados e aos que são recolocados em novas funções.

OUTPLACEMENT COLETIVO É um programa criado para assessorar empresas em processo de transição ou adequação - reestruturação, fusão, encerramento de atividades, redução de quadro, aquisição de nova tecnologia, entre outros -, envolvendo o desligamento simultâneo de profissionais de todos os níveis.

OUTPLACEMENT INDIVIDUAL É um programa desenvolvido para atender às necessidades da empresa, garantindo a minimização dos impactos motivacionais e trabalhistas de um processo de demissão, enquanto proporciona ao profissional melhores condições para fazer com segurança e em curto prazo sua transição de carreira.

OUTPUTS – Obtenção de dados como resultado da operação de algum programa, de um input. 

Outsourcing – Significa terceirização e trata-se de contratar uma entidade exterior à empresa para executar serviços não estratégicos (que não produzem valor acrescentado para os clientes), em vez de os produzir internamente. A grande vantagem reside na redução de custos que tal opção implica. Talvez ainda seja mais importante o fato de o outsourcing libertar mais tempo os executivos para se dedicarem mais às competências estratégicas da empresa. O conceito nasceu na área das tecnologias de informação. Tem maior potencial de aplicação em indústrias dinâmicas, em que as pressões para cortes nos custos são mais intensas, nomeadamente nos grupos empresariais que pretendem seguir uma estratégia de integração vertical das suas atividades. 

OVERHEAD - Despesas operacionais.


P 
PAGAMENTOS DE SALÁRIOS - Os empregados deverão receber o pagamento relativo ao salário do mês até o 5º dia útil do mês subsequente.  

PAPÉIS DE RECURSOS HUMANOS – Orientação de tipo de atividade em gestão humana.  Pode ser orientação estratégica, mudança, melhoria de performance dos  colaboradores  ou de processos de gestão humana.

PARADIGMA - Um exemplo que serve como modelo; padrão. 

PARÂMETRO - Medida padrão de referência que permite comparar situação existente ou alcançada com aquela desejável.

PASEP - Sigla para Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. 

PCPM – Sigla para Planejamento e Controle da Produção e de Materiais. 

PCP - Planejamento e Controle da Produção.

PCM -
Planejamento e Controle da Manutenção.

PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos seguintes exames médicos: admissionais, periódicos, demissionais e retorno ao trabalho. Fonte: NR nº 7 da Portaria nº 24, de 29/12/94 e Artigo 168 da CLT.

PCO - Em Recursos Humanos, a sigla significa Pesquisa de Clima Organizacional, que é o levantamento  para coleta de dados sobre valores, atitudes, opiniões e padrões de comportamento formais e informais, que fornecerá informações importantes sobre a percepção dos colaboradores em relação aos diversos fatores que afetam os níveis de motivação e desempenho dos mesmos. Além da identificação destes problemas, a pesquisa, enquanto meio de comunicação, possibilita ainda a utilização do conhecimento tácito dos colaboradores para a resolução dos problemas com os quais os mesmos lidam diariamente. A pesquisa, portanto, possibilita que a organização avalie seu momento atual e planeje ações, em um processo de melhoria contínua.

PCO - Em Área Operacional, a sigla significa Planejamento e Controle da Operação.

PDCA – Significa Plan, Do, Check e Act ou Planejar, Executar, Verificar e Agir, ferramenta que implica na melhoria de todos os processos de fabricação ou de negócios. 

PDI – Em Recursos Humanos em Administração de Pessoal, a sigla significa Programa de Demissão Incentivada. 

PDI - Em Recursos Humanos em Gestão de Desempenho, a sigla significa Programa de Desenvolvimento Individual.

PDVEm Recursos Humanos, significa Programa de Demissão Voluntária. 

PDV – Em Marketing, significa ponto de venda. 

PENSAMENTO ESTRATÉGICO - As décadas de 70 e 80 foram a época áurea o planejamento estratégico. Na prática, a maioria desses planos acabou por fracassar. Henry Mintzberg diagnosticou os motivos. Segundo o canadiano, o excesso de análise cria uma espécie de paralisia. Por outro lado, considera que não se deve separar o planejamento da ação. Enquanto planejar é um exercício analítico, a estratégia baseia-se na criatividade, intuição e capacidade de síntese. Para designar esta última atitude propõe, em alternativa, o termo "pensamento estratégico".

PENSAMENTO LATERAL - Criado por Edward de Bono, o conceito de pensamento lateral consiste na geração de novas idéias e no abandono das obsoletas. Aplicado às empresas é uma técnica para aumentar a criatividade e um recurso estratégico da organização. Na sua opinião é necessário estimular o cérebro através da atitude de quebrar os princípios estabelecidos e passar a encarar a realidade de um modo diferente. De Bono distingue o pensamento lateral (descontínuo e destinado à geração de idéias) do vertical (contínuo e orientado para as desenvolver). Enquanto o pensamento lateral dá idéias, o vertical desenvolve-as.

PERICULOSIDADE - São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, aqueles que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado.

PERFORMANCE - Palavra de origem inglesa, significa atuação e desempenho. 

PhD – Aquele que possui título de Doutor, que cursou Doutorado (não confundir com profissionais ligados à medicina ou direito). 

PIS - Sigla para Programa de Integração Social. 

PLANEJAMENTO ADMINISTRATIVO - É a função que determina antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los, é um processo permanente e contínuo.

PLANEJAMENTO DE CARREIRA - É o estabelecimento do plano de desenvolvimento individual com os colaboradores. O planejamento da Carreira é da responsabilidade do indivíduo, podendo a empresa auxiliá-lo nesse processo.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL -  Fundamental para se analisar a empresa em médio e longo prazo, criando metas e procedimentos para construir um presente e futuro sólidos. Empresas que buscam solidez fazem uso dessa poderosa ferramenta gerencial. Um grande benefício é a ampliação do nível de comprometimento da equipe na definição, busca e execução dos resultados desejados pela direção da empresa.

PLANEJAMENTO POR CENÁRIOS - A velocidade da mudança obriga os gestores a encarar uma dura realidade: é cada vez mais difícil (senão impossível) prever as ocorrências no meio envolvente a longo prazo. Peter Schwartz popularizou a técnica que permite resolver o problema: o planeamento por cenários. Através dela a Shell foi a única empresa do setor preparada para a crise do petróleo de 1973. Os cenários não são previsões. Construídos a partir da geração de hipóteses alternativas sobre o futuro, permitem às empresas estar preparadas para a ocorrência de cada uma dessas hipóteses e exercitam os gestores a refletir sobre as estratégias de longo prazo.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL – Abrange cada tarefa ou atividade específica. Suas características são: é projetado para o curto prazo, para o imediato; envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas; é definido no nível operacional, para cada tarefa ou atividade.

PLANEJAMENTO TÁTICO - É o planejamento realizado em nível departamental, ou seja, é definido de forma setorizada dentro da organização.

PLANILHA DE CUSTOS – Representa o produto do somatório do preço de referência de cada item discriminado, multiplicado pelos respectivos quantitativos, gerando o valor estimado para a reserva orçamentária e o limite para o pagamento do objeto que se pretende contratar. 

PLANEJAMENTO DE CARREIRA - Metodologia que possibilita aos profissionais uma adequação ao mercado de trabalho através de uma análise criteriosa do perfil pessoal e profissional. É realizado por especialistas em carreiras que desenvolvem um plano de ação personalizado objetivando, mais do que uma recolocação, um gerenciamento de carreira para toda a vida. 

PLANO - É um curso de ação predeterminado sobre um período específico e uma resposta antecipada no sentido de alcançar o objetivo almejado. O plano precisa responder: o quê, quando, como, onde e por quem.

PLANO DE AÇÃO – É composto por uma série de providências a serem efetuadas a partir de um planejamento. No plano de ação, as providências são devidamente priorizadas e listadas por ordem cronológica.


PLANO DE CARREIRA - É o instrumento que define as trajetórias de carreiras existentes na empresa.

PLANO ESTRATÉGICO – Formulação do produto final da utilização de determinada metodologia de planejamento. Documento formal que consolida as informações, atividades e decisões desenvolvidas no processo. Descrição do curso pretendido das ações. 

PLAYER - Empresa que está desempenhando algum papel em algum mercado ou negociação. 

PLRParticipação nos Lucros e Resultados. 

PNE - Portadores de necessidades especiais.

PNL - Sigla para Programação Neurolinguística, que foi criada nos anos 1970 por Richard Bandler e John Grinder, com base em várias disciplinas, entre elas a linguística, a teoria de sistemas, a teoria de comunicação, cibernética, neurofisiologia e pragmatismo. Ela tem sido utilizada em todo o mundo por diversos segmentos profissionais para cultivar a excelência pessoal e profissional, capacitando as pessoas a resolverem seus problemas pessoais, adquirir habilidades interpessoais e alcançar o máximo desempenho em suas profissões.

Poka-Yoke Método a Prova de Falhas. 

POLÍTICAS - É a programação de atos, são as regras norteadoras a serem cumpridas para atingir os objetivos da organização. No caso de política organizacional, cada organização tem a sua política, e esta depende do que se deseja alcançar: lucro, competitividade, expansão, internacionalização. 

Política de Portas Abertas oportunidade oficial que a organização dá ao colaborador apelar aos executivos da empresa quando se sentir prejudicado pela chefia imediata. 

POLÍTICAS ORGANIZACIONAIS - É a colocação dos objetivos como guias para a ação administrativa, ou seja um direcionamento para a execução das ações.

PONTOS FORTES – Situações que se apresentam dentro da organização e que estão sob seu controle influenciando positivamente o seu desempenho.

PONTOS FRACOS – Situações que se apresentam dentro da organização e que estão sob seu controle influenciando negativamente o seu desempenho.

PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS - As empresas devem reservar um percentual dos cargos para as pessoas portadoras de deficiência. A Lei 8.213/91 instituiu a obrigatoriedade de reserva de postos a portadores de deficiência, fixando o seguinte: a empresa com 100 empregados ou mais está obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas habilitadas portadoras de deficiência, na seguinte proporção: a. Até 200 empregados = 2% - b. De 201 a 500 empregados = 3%
c. De 501 a 1.000 = 4% - d. De 1001 em diante = 5%. Fonte: Lei 8.213/1991 – artigo 93.

PORTFÓLIO – Coleção de trabalhos ou produtos de um profissional ou uma empresa. Pode ser considerado seu perfil público. 

POTENCIAL HUMANO - Diz respeito ao desdobramento da capacidade. Assim, falamos de capacidade potencial atua e futura. Na literatura, a única definição científica e operacional de capacidade ou potencial vêm dos trabalhos de Elliott Jaques e Gillian Stamp (Brunel University - Londres), validados em pesquisas on-the-job junto a diferentes empresas no mundo. Potencial humano é medido pelo conceito de time-horizon que define o quadro futuro no qual uma pessoa não apenas vagamente pensa e fala a respeito, mas também com o qual pode, efetivamente, lidar com ele, antecipá-lo e controlá-lo, fazendo coisas numa escala em que consegue se sentir confortável tomando decisões ao longo do percurso. Potencial humano neste conceito tem a ver com as escalas de complexidade e incertezas com as quais uma pessoa consegue lidar, escalas essas crescentes e mensuráveis em um horizonte de tempo de conclusão de uma tarefa. Envolve o futuro e sua construção, o uso do julgamento e discernimento, a capacidade de lidar com a complexidade - sempre variável, a ausência de conhecimento e o menor impacto da experiência anterior.

PPCP – Sigla para Planejamento, Programação e Controle da Produção. 

PPM – Sigla para Partes por milhão - termo usado no controle estatístico. 

PPR Programa de Participação nos Resultados. 

PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, seu objetivo visa a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. Fonte: NR nº 9 da Portaria nº 3.214/78 do Ministério do Trabalho.

PREGÃO – Modalidade de licitação utilizada para aquisição de bens e serviços comuns mediante propostas e lances, para contratos de qualquer valor. 

PREGÃO ELETRÔNICO – Pregão realizado via Internet. 

PREMIAÇÃO Consequência para um comportamento, pode ser dada através de estimulação financeira, verbal, sentimental, cognitiva, presencial ou projetiva. 

PRESENTEÍSMO - Diferente do absenteísmo, quem apresenta esta característica não falta ou se ausenta do trabalho, mas ao final de todos os dias sofre com cansaço, irritação, dores de cabeça, dores nas costas e alergias, causando queda de produtividade e a motivação desaparece.  

PRODUTIVIDADE - O conceito produtividade está diretamente relacionado ao aumento e diminuição do rendimento a partir da variação de qualquer um dos fatores que intervêm em um determinado processo de produção ou nas diversas etapas da cadeia de fornecimento. A produtividade é determinada pela relação entre os produtos empregados (insumos, capital, mão de obra, etc.) e os lucros obtidos. 

PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE – Consiste na vedação aos tratamentos discriminatórios.  

PRINCÍPIOS DE HUMOR E BOM SENSO - Eis três desses princípios: Análise de Pareto - Criada no século xix pelo economista italiano Alfredo Pareto, defende que cerca de 80% dos lucros de uma empresa são derivados de 20% dos seus produtos; n A lei de Parkinson - Foi o primeiro livro humorístico sobre gestão. Eis duas das suas leis: "O trabalho expande-se na exata medida do tempo disponível para ser feito"; "Quanto menor o interesse do assunto, maior é a discussão"; n Princípio de Peter - Defende que qualquer trabalhador acabará por ser promovido até ao limite máximo do seu nível de incompetência. Foi criado em 1969 por Laurence J. Peter.

Proatividade – Vontade de fazer e tomar a iniciativa por conta própria sem esperar ordens. Buscar a solução de um problema antes que ele se estabeleça. Ser proativo é o contrário de ser reativo. 

PROCEDIMENTOS - É o aspecto exterior, isto é, a sequência de ações de um processo, que são desempenhadas, por alguém ou por uma máquina, ou seja, o modo de proceder.

PROCESSO - Série de etapas ordenadas que tem por objetivo fornecer um produto ou serviço. Existem critérios de transição de uma etapa para outra. Cada etapa produz subprodutos consumidos pela etapa posterior, até que se conclua o processo. Exemplos: processo produtivo de uma fábrica, atendimento ao cliente, etapas na manutenção de produtos, etc.

PROCESSO DE NEGÓCIO - É o conjunto de atividades que tem por objetivo transformar insumos (entradas), adicionando-lhes valor por meio de procedimentos, em bens ou serviços (saídas) que serão entregues e devem atender aos clientes.

PRO FORMA – Apenas por formalidade. 

PROJECT MANAGEMENT - A gestão de projetos é baseada na formação de equipes temporárias e pluridisciplinares. Trata-se de um grupo de trabalho constituído por empregados provenientes de diferentes setores da empresa que tem um projeto a desenvolver e que é validado pela direcção-geral. Os membros devem ter especializações e competências diversas. A equipe deve ser colocada sob a responsabilidade de um chefe de projeto que depende diretamente da direcção-geral. Os membros são desligados, total ou parcialmente, mas apenas de uma forma temporária, do seu serviço de origem.

PROJETO – Empreendimento temporário com a finalidade de criar um produto ou serviço único. Um projeto é executado por pessoas, com recursos e tempo limitados. Ele é sempre temporário (início e fim bem definidos).

PROTOCOLOServiço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, tramitação e expedição de documentos ou o comprovante da entrega de um documento. 

PSC – Sigla para Para Seu Conhecimento e significa o mesmo que FYI – For Your Information. 

Publicização Movimento introdutor de um novo modelo de administração pública baseado em alianças estratégicas entre o Estado e a sociedade.


Q 
QFD – Sigla para Quality Funcion Deployment, que literalmente significa Desdobramento da Função Qualidade, que é a metodologia com base nas pessoas para determinar rigorosamente as necessidades e desejos dos clientes. 

QS Sigla para Quociente de Sucesso, que é a soma de qualidades ligadas a atitudes, valores, talentos e competências que estão sob o domínio do indivíduo e, assim, passíveis de melhorias. 

QS 9000 Sigla para Quality System Requirements. Norma criada pelas três maiores empresas automobilísticas americanas: Ford, General Motors e Chrysler. Seu objetivo é a redução de sistemas paralelos de desenvolvimento de fornecedores pelas montadoras, com vistas a uma conseqüente redução substancial de custos.Exige-se a melhoria contínua. 

QUALIDADE - Antigamente este conceito era associado à definição de conformidade às especificações. Posteriormente o conceito evoluiu para a visão de Satisfação do Cliente. Obviamente a satisfação do cliente não é resultado apenas e tão somente do grau de conformidade com as especificações técnicas mas também de fatores como prazo e pontualidade de entrega, condições de pagamento, atendimento pré e pós-venda, flexibilidade, entre outros. Paralelamente a esta evolução do conceito de Qualidade, surgiu a visão de que o mesmo era fundamental no posicionamento estratégico da empresa perante o Mercado. Pouco tempo depois percebeu-se que o planejamento estratégico da empresa enfatizando a Qualidade não era suficiente para seu sucesso. O conceito de satisfação do cliente foi então extendido para outras entidades envolvidas com as atividades da Empresa.

Qualidade Total Segundo o European Foundation for Quality Management (EFQM) os esforços para a qualidade total (TQM - Total Quality Management) são caracterizados pelos seguintes fatores: excelência nos processos; cultura de melhoria contínua; criação de um melhor relacionamento com os clientes e fornecedores; envolvimento de todos os trabalhadores; e clara orientação para o mercado. Os melhores exemplos da aplicação da gestão da qualidade total são as empresas japonesas, que ironicamente foram ensinadas nos anos 40 e 50 pelos mestres americanos Deming e Juran. 

QUARTIL É uma unidade de medida estatística de tendência central que divide em quatro partes iguais uma série de valores ordenados de forma crescente, ou seja, referente a um quarto da distribuição de uma frequência.

Quike Step Em português significa passo acelerado.



R 
RAIS - Relação Anual de Informações Sociais, que tem por objetivo o suprimento das necessidades de controle da atividade trabalhista no País, e, ainda, o provimento de dados para a elaboração de estatísticas do trabalho e a disponibilização de informações do mercado de trabalho às entidades governamentais. Fonte: Decreto no 76.900, de 23/12/75. 

RAPPORT Do francês, relação. Estabelecer atmosfera de confiança, que é uma técnica frequentemente utilizada em Dinâmicas de grupo para inibir ansiedade dos candidatos e permitir que tragam a tona comportamentos mais reais possíveis de sua personalidade quando submetidos às ferramentas de testagem psicológica. 

RECLAMAÇÕES TRABALHISTAS - A Justiça do Trabalho é o órgão competente para resolver conflitos entre empregador e empregado, nas questões relativas ao contrato de trabalho. No caso do trabalhador urbano, o prazo para ajuizar ações e de até 2 anos após a extinção do contrato de trabalho, podendo retroagir 5 (cinco) anos na reclamação de seus direitos.

REDES SOCIAIS CORPORATIVAS - É uma plataforma online implantada pelas organizações e voltadas à profissionais, clientes, fornecedores e parceiros. Em alguns casos, as redes sociais corporativas reúnem apenas os profissionais, sem expandir o acesso para fora da empresa.

REDES SOCIAIS NA INTERNET – São relações entre os indivíduos na comunicação mediada pelo computador. Esses sistemas conectam pessoas que possuem os mesmos interesses pessoais ou sociais, facilitando a sua conexão e interatividade. 

REDES PROFISSIONAIS NA INTERNET – São relações entre os profissionais na comunicação mediada pelo computador. Esses sistemas conectam pessoas que possuem os mesmos interesses profissionais ou de mesma área de atuação, facilitando a sua conexão, interatividade, networking e troca de conhecimentos. 

Reengenharia Michael Hammer, ex-professor do MIT, é considerado o pai desta teoria inovadora e radical. Referiu-se pela primeira vez ao tema no artigo publicado em 1990 pela Harvard Business Review. Mas a consagração só chegaria três anos depois com o livro Reengineering the Corporation, escrito em parceria com James Champy. Para os autores, a reengenharia significa um redesenho radical dos processos de negócio com o objetivo de obter melhorias drásticas em três áreas: nos custos; nos serviços; e no tempo. 

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO - Conjunto de normas e regras que explicita as responsabilidades, atribuições, funcionamento, rotinas de trabalho e interação entre os principais órgãos da empresa, entre eles o conselho de administração, seus comitês, diretoria, conselho fiscal e conselho consultivo, se existente, prevenindo situações de conflito, notadamente com o executivo principal (CEO).

REMUNERAÇÃO - Inclui retornos financeiros e serviços tangíveis, além de benefícios aos empregados como parte das relações de trabalho. Os três componentes da remuneração total são:  a) Remuneração Básica: pagamento fixo que o funcionário recebe de maneira regular na forma de salário mensal ou na forma de salário por hora. É a remuneração em dinheiro recebida pelo trabalhador pela venda de sua força de trabalho. b) Incentivos Salariais: são programas desenhados para recompensar funcionários com bom desempenho. Os incentivos são concedidos sob diversas formas, como bônus e participação nos resultados a título de recompensa por resultados alcançados. c) Benefícios: quase sempre denominada remuneração indireta. Muitas empresas além de ter uma política de tabela de salários, oferecem uma série de benefícios, que diretamente influenciam no ganho do profissional. 

RESCISÃO DE CONTRATO – Configura a dissolução do liame obrigacional, antes do término do objeto contratado. 

RESILIÊNCIA - Capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças. 

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL – Atuação e consciência do papel das empresas como agentes ambientais no desenvolvimento da consciência organizacional a respeito da preservação do meio ambiente, atuando contra o desperdício dentro da empresa ou em práticas sustentáveis na comunidade na qual estão inseridas. 

RESPONSABILIDADE SOCIAL – Atuação e consciência do papel das empresas como agentes sociais no desenvolvimento do ser humano e da comunidade na qual estão inseridas. 


REUNIÃO - É o encontro de dois ou mais profissionais com o objetivo de discutir e alinhar algum tema ou realizar alguma atividade ou projeto corporativo.

RHSigla para Recursos Humanos, que é a área organizacional responsável pelos subsistemas: recrutamento, seleção, administração de pessoal, treinamentos, remuneração, encaminhamento de carreira, administração de conflitos entre outros. Também conhecida como Gestão de Pessoas ou Gestão de Talentos. 

RISK MANAGEMENT - Ou gestão do risco, significa fazer a análise, controle e seguro ideal dos riscos de uma empresa. Visa antecipar, analisar e valorizar os riscos de funcionamento da empresa de modo a minimizá-los. Implica otimizar a relação qualidade/custo dos diferentes seguros da companhia. O método inclui todos os tipos de riscos clássicos (caso da segurança de pessoas e bens) e também alguns cuja freqüência ou amplitude cresceu nos últimos anos, tais como riscos de cópias, os ligados ao meio ambiente ou as despesas médicas dos empregados).

ROISigla para Return Of Investiment e significa tempo necessário para o retorno do investimento. 

rotatividade – Veja turnover. 

RSRRepouso Semanal Remunerado.


S 
7S - Na análise e seleção de empresas excelentes, foi popularizada uma metodologia de investigação e diagnóstico de empresas designada por 7S (Richard Pascale e Athos, 1981): 1. Estratégia (strategy); 2. Estrutura (structure); 3. Sistemas (systems); 4. Estilo de gestão (style); 5. Recursos humanos (staff); 6. Competências (skills) e 7.Partilha de valores (share values).

SABÁTICO – Período de desenvolvimento pessoal e profissional, no qual o colaborador se afasta da empresa com garantia de retorno. Pode durar de três meses a dois anos. Não são férias. Em alguns casos as empresas continuam pagando o salário ou pagam parte da remuneração. A prática é antiga e ainda é utilizada por empresas que acreditam que ela aumenta a produtividade do executivo. 

SALÁRIO - É a retribuição pelo trabalho prestado paga diretamente pelo empregador. Conceito básico, traduz o que é salário no ordenamento jurídico brasileiro, e suas principais características: só é salário aquilo que é pago pelo empregador e só aquilo que corresponda a uma contribuição que represente um acréscimo patrimonial por uma prestação de serviço.

SALÁRIO FAMÍLIA: O pagamento é de acordo com o número de dependentes, idade dos dependentes até 14 anos tem direito e salário do empregado. O valor consta na tabela do INSS.

SALES MANAGER - Gerente de vendas. 

SA 8000 - Consiste em um sistema de gestão voltado à responsabilidade social. 

SCM – Sigla para Supply Chain Management que significa Gerenciamento da Cadeia de Fornecimento, grupo de fornecedores que supre as necessidades de uma empresa na criação e no desenvolvimento dos seus produtos. A competição no mercado global não ocorre entre empresas, mas entre cadeias de fornecimento. A gestão da logística e do fluxo de informações em toda a cadeia permite aos executivos avaliar pontos fortes e pontos fracos na sua cadeia de fornecimento, auxiliando a tomada de decisões que resultam na redução de custos, aumento da qualidade, entre outros, elevando a competitividade do produto e/ou criando valor agregado e diferenciais em relação à concorrência.

SEGMENTO DE CARREIRA - É a configuração do cargo de forma ampla, dispostos em níveis crescentes de complexidade.

SEGURO-DESEMPREGO - É a solicitação de assistência financeira temporária, que pode ser efetuada pelo trabalhador demitido sem justa causa, por qualquer pessoa jurídica de direito público ou privado ou por empregador pessoa física equiparada à jurídica. Assim, para se habilitar ao Seguro-Desemprego, o trabalhador deve ser encaixar nos seguintes critérios: - Ter sido demitido sem justa causa; - Ter recebido salários de pessoa jurídica ou pessoa física equiparada à jurídica, no período de 06 meses consecutivos, imediatamente anteriores à data de demissão; - Estar desempregado quando do requerimento do benefício; - Não estar em gozo de auxílio-desemprego; - Não possuir renda própria de qualquer natureza suficiente à sua manutenção e de sua família; - Ter sido empregado de pessoa jurídica ou de pessoa física, pelo menos seis meses nos últimos 36 meses que antecedam à data de demissão. Fonte: Lei 7.998, de 11/01/1990.

SEIS SIGMA ou SIX SIGMA - É um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos. Um defeito é definido como a não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações. Seis Sigma também é definido como uma estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes. Diferente de outras formas de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos o Six Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados de forma planejada e clara, tanto de qualidade como principalmente financeiros.

SELF MANAGEMENT TEAMS - As equipes autogeridas são formadas por um número limitado de pessoas às quais está atribuída a responsabilidade de um processo operacional e dos respectivos resultados. Estas equipas têm ao seu dispor os meios necessários à resolução dos problemas e são responsáveis pela gestão e planeamento das tarefas do grupo. Com estas equipas é possível introduzir uma maior flexibilidade na gestão e reagir mais rapidamente às mutações que ocorram no mercado, tendo em vista assegurar a manutenção da satisfação do cliente. As equipas autogeridas constituem um dos pilares do empowerment e contribuem para a horizontalização das organizações, pela eliminação das chefias intermédias. Com o objectivo de romper com as barreiras funcionais nas empresas, tem-se vindo a assistir a uma tendência para a criação de equipas multifuncionais (cross functional teams).

SESSÃO EXECUTIVA - Parte da reunião do conselho de administração na qual o executivo principal ou integrantes da diretoria não participam.

Setup Sistema de troca rápida.

SHARE Fatia do mercado - muito usado quando a empresa quer determinar quanto em porcentagem do mercado ela obtém referente a determinado produto ou segmento. 

SIG - Sigla para Sistema de Informações Gerenciais.

SINDICATOS - Para quase todas as atividades econômicas existem sindicatos tanto para o empregador quanto para o empregado e são divididos em unidades regionais independentes. Os sindicatos negociam condições de trabalho, níveis salariais, benefícios, jornada de trabalho, etc. A maioria dos trabalhadores não opta por associar-se aos sindicatos, mas mesmo assim as contribuições sindicais anuais são obrigatórias e as determinações de convênios coletivos devem ser obedecidas. O controle sobre o cumprimento das obrigações é de responsabilidade do Ministério do Trabalho. Fonte: Constituição Federal Artigo 8°.

SINE - Sigla para Sistema Nacional de Emprego do governo federal.

SinergiA Refere-se à convicção de que dois mais dois podem ser cinco. Esta é uma não evidência que serviu para justificar as injustificáveis operações de fusão e aquisição que caracterizaram o mundo dos negócios nos anos 80. O conceito de sinergia, introduzido por Igor Ansoff no livro Corporate Startegy, procura provar que duas empresas juntas valem mais do que a soma das duas separadas. Se não existir sinergia (ou se for negativa) não valerá a pena concretizar-se uma fusão ou aquisição. O conceito pode ser aplicado em outras áreas, como alianças estratégicas, joint-ventures, acordos de cooperação, relações das empresas com fornecedores ou clientes e equipes de trabalho pluridisciplinares. 

SIPATSemana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. 

SKILL - Habilidade. 

SLA – Sigla para Service Level Agreement que é o contrato entre um fornecedor de soluções tecnológicas e um cliente, que especifica em termos mensuráveis quais serviços o fornecedor vai oferecer. Eles são definidos no início de qualquer fornecimento terceirizado (outsourcing), garantindo que o cliente receba produtos e serviços com qualidade, eficiência e eficácia. 

SOFTWARE DE GESTÃO EMPRESARIAL - São os sistemas de administração ou programas desenhados para permitir uma gestão automatizada das diversas áreas de uma empresa ou setor. Embora esse tipo de sistema seja comumente identificado dentro do grupo de aplicativos para Enterprise Resource Planning (ERP), as soluções comerciais são em realidade especializadas conforme o setor ou a etapa do fluxo de trabalho, cobrindo, entre outras áreas, a Gestão do Relacionamento com Clientes, a Gestão do Relacionamento com Fornecedores, a Gestão do Ciclo de Vida do Produto e a Gestão da Cadeia de Fornecimento. 

SPREAD - Taxa de risco. 

Stakeholders (Partes interessadas) - Indivíduos ou entidades que assumam algum tipo de risco, direto ou indireto, em face da sociedade. São elas, além dos acionistas, os empregados, clientes, fornecedores, credores, governos, entre outros.

START UP – Início da operação. 

STAND BY – No aguardo, em modo de espera. 

STATUS QUO – Situação atual do ambiente interno da empresa, principalmente no que diz respeito aos processos internos. 

Stock options Programa de Ações, incentivo que permite aos funcionários comprar ações da empresa onde trabalham por um preço abaixo do mercado. 

Strictu sensu – Denominação de cursos para a continuidade da formação acadêmica e científica, como mestrado e doutorado. 

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento.

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – Conservação geográfica, equilíbrio de ecossistemas, erradicação da pobreza e da exclusão, respeito aos direitos humanos e integração social. Abarca todas as dimensões anteriores através de processos complexos.

SUSTENTABILIDADE CULTURAL– Respeito aos diferentes valores entre os povos e incentivo a processos de mudança que acolham as especificidades locais.

SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA  Públicos e privados, regularização do fluxo desses investimentos, compatibilidade entre padrões de produção e consumo, equilíbrio de balanço de pagamento, acesso à ciência e tecnologia.

SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA Uso dos recursos naturais deve minimizar danos aos sistemas de sustentação da vida: redução dos resíduos tóxicos e da poluição, reciclagem de materiais e energia, conservação, tecnologias limpas e de maior eficiência e regras para uma adequada proteção ambiental.

SUSTENTABILIDADE ESPACIAL– Equilíbrio entre o rural e o urbano, equilíbrio de migrações, desconcentração das metrópoles, adoção de práticas agrícolas mais inteligentes e não agressivas à saúde e ao ambiente, manejo sustentado das florestas e industrialização descentralizada.

SUSTENTABILIDADE POLÍTICA – No caso do Brasil, a evolução da democracia representativa para sistemas descentralizados e participativos, construção de espaços públicos comunitários, maior autonomia dos governos locais e descentralização da gestão de recursos.

SUSTENTABILIDADE SOCIAL – Melhoria da qualidade de vida da população, eqüidade na distribuição de renda e de diminuição das diferenças sociais, com participação e organização popular.



T 
TAG ALONG - É a extensão parcial ou total, a todos os demais sócios das empresas, das mesmas condições obtidas pelos controladores quando da venda do controle de uma sociedade.

TARGET - Alvo. 

Team Building Tipo de dinâmica de grupo em área externa, onde os participantes serão expostos a várias tarefas físicas desafiadoras, que são exemplos comparativos dos problemas do dia-a-dia da empresa. Tem como finalidade a integração de equipe. 

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - É o conjunto de ferramentas, softwares e hardware que dão sustentação à operação do processo.

TEORIAS X, Y E Z Nascidas no final dos anos 50, as teorias X e Y são duas visões opostas sobre a natureza humana e a forma de gerir a força de trabalho. Foram criadas pelo psicólogo Douglas McGregor, do MIT. A teoria X assume que os indivíduos não gostam de trabalhar, a menos que sejam obrigados coercivamente a fazê-lo. A teoria Y defende que as pessoas têm autorrealização no trabalho e que cumprem melhor as suas tarefas se não forem vigiadas por terceiros. A teoria Z, de William Ouchi, é uma variante da teoria Y. Defende que os trabalhadores têm um grau de envolvimento similar ao dos gestores quando existe um sistema de recompensas e incentivos eficaz. 

TERCEIRIZAÇÃO - Contratação de serviços a serem executados por mão de obra fornecida por terceiros, que podem ser empresas locadoras de mão de obra ou cooperativas de serviços múltiplos. Não é aconselhável a contratação de serviços diretamente ligados à atividade fim de sua empresa.

TI - Sigla para a área de Tecnologia da Informação. 

TIME BASED COMPETITION - Consiste na redução do tempo de resposta às evoluções do mercado. Hoje as empresas devem fornecer ao cliente o que ele quer, no momento em que o deseja e não mais tarde, senão será a concorrência a fazê-lo. Segundo os autores do conceito, os norte-americanos George Stalk e Thomas Hout, do Boston Consulting Group, o controle do tempo é a chave para um bom desempenho da empresa. Na atual conjuntura de mudança só as empresas capazes de adaptar-se rapidamente podem conquistar quotas de mercado. O poder de reação da companhia deve ser estimulado em todos os campos: produtos; produção; distribuição e serviço.

TOMADA DE DECISÃO - É a conversão das informações em ação, assim sendo, decisão é a ação tomada com base na apreciação de informações. Decidir é recomendar entre vários caminhos alternativos que levam a determinado resultado.

TOP OF MIND – Marca ou produto mais lembrado espontaneamente. 

Toró de palpites – Tradução bem brasileira do termo inglês “brainstorming”, que significa uma reunião de pessoas que se juntam para encontrar soluções para problemas da empresa ou expor idéias criativas para novos projetos. Veja BRAINSTORMING. 

TQC – Sigla para Total Quality Control, que significa literalmente, Controle da Qualidade Total. Sistema criado em todas as fases de uma empresa de manufatura, da engenharia de projeto à distribuição, que busca assegurar “defeito zero” na produção. 

TQM Sigla para Total Quality Management, que significa literalmente Gerenciamento da Qualidade Total. Foi criado em 1985 pela Naval Air Systems Comand para descrever o seu enfoque de gerenciamento ao estilo japonês para o aperfeiçoamento da qualidade. 

TRABALHO EM DOMINGOS - O trabalho em domingo, seja total ou parcial, será sempre subordinado à permissão prévia da autoridade competente em matéria de trabalho. A permissão será concedida a título permanente nas atividades que, por sua natureza ou pela conveniência pública, devem ser exercidas aos domingos, cabendo ao Ministro do Trabalho expedir instruções em que sejam especificadas tais atividades. Nos demais casos, ela será dada sob forma transitória, com discriminação do período autorizado, o qual, de cada vez, não exceder de 60 (sessenta) dias. Fonte: Artigos 67 e 68 da CLT e  Lei 605/49. 

TRABALHO EM EQUIPE - É o trabalho onde todos trabalham juntos para atingir uma meta específica, que é a realização de um bom trabalho.

TRABALHO EM FERIADOS - É vedado o trabalho nos feriados nacionais e feriados religiosos. Nas atividades em que não for possível, em virtude das exigências técnicas das empresas, a suspensão do trabalho nos feriados civis e religiosos, a remuneração será paga em dobro, salvo se o empregador determinar outro dia de folga. Fonte: Artigos 68, 69 e 70.

TRABALHO EM GRUPO - É o trabalho onde cada um se preocupa unicamente com a sua tarefa e nada mais. 

TRABALHO NOTURNO - Considera-se noturno, para os efeitos deste artigo, o trabalho executado entre as 22 (vinte e duas) horas de um dia e as 5 (cinco) horas do dia seguinte. Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior à do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20% (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna. A hora do trabalho noturno será computada como de 52 (cinquenta e dois) minutos e 30 (trinta) segundos. Fonte: Artigo 73 da CLT.

TRABALHO TEMPORÁRIO - Regime de trabalho no qual a empresa pode contratar pessoal através de agências registradas no Ministério do Trabalho. Os casos são limitados às situações de acúmulo de serviço, férias, licença maternidade ou aumento sazonal de trabalho. Os contratos não podem exceder 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias, com comunicação ao Ministério do Trabalho. O pessoal temporário goza de quase todos os direitos do trabalhador celetista, não sendo beneficiários das verbas rescisórias de Aviso Prévio ou multa contratual, por se tratar de contrato a termo. O salário do Temporário deve ser igual ao do empregado do Cliente na mesma função. Está em vias de aprovação no Congresso Nacional uma atualização da lei citada, na qual será ampliado o prazo de contratação para até 180 dias, podendo ainda ser prorrogado. Fonte: Lei 6.019/74.

TRADE MARKETING - Significa a otimização da relação entre o produtor e o distribuidor. O conceito surgiu no início dos anos 90 devido à importância crescente dos intermediários (grossistas e retalhistas) na distribuição. A relação entre produtores e distribuidores é, em regra, conflituosa. O objetivo do trade marketing é encontrar formas para que ambos tirem o máximo partido de um acordo de colaboração. Propõe a criação de uma parceria de longo prazo entre produtores e distribuidores em áreas como trocas de informação, oferta do produto com a marca do distribuidor e publicidade ou promoções conjuntas.

TRAINEE – Modalidade legal de estagiário, que possui normalmente com formação superior completa e inferior a 3 anos de conclusão. 

Training on the job – treinamentos feitos em conjunto com as tarefas práticas do funcionário, como um estágio supervisionado. 

TRAJETÓRIA DE CARREIRA - Sucessão de cargos que exigem requisitos crescentes.

TRAJETÓRIA DE CARREIRA em LINHA DE ESPECIALIZAÇÃO - Sucessão de cargos de uma mesma família (atividades correlatas e de mesma natureza) que exigem requisitos crescentes.

TRAJETÓRIA DE CARREIRA em LINHA GENERALISTA - Sucessão de cargos de famílias diferentes que exigem requisitos crescentes.

TRAJETÓRIA DE CARREIRA em LINHA HIERÁRQUICA - Sucessão de cargos executivos que exigem requisitos crescentes e alocados em graus superiores aos cargos técnicos e administrativos.

TRAJETÓRIA DE CARREIRA em Y - Sucessão de cargos técnicos ou administrativos com complexidade similar aos cargos executivos. Permite ao profissional crescer na organização ocupando cargos técnicos ou gerenciais.

TREND - Tendência. 

TRIAGEM DE CURRÍCULOS - Procedimento do processo do recrutamento onde os currículos são analisados e separados para aproveitamento ou não, de acordo com o perfil da vaga e do candidato, para participar ou não, do processo de seleção.

TURNOVER No português significa rotatividade, que em administração de RH significa rotatividade; movimentação; giro; circulação de pessoal.

TV CORPORATIVA - É um canal de comunicação que as empresas estão utilizando para estreitar o relacionamento entre empresa, colaboradores, fornecedores e clientes, para o seu maior desenvolvimento e crescimento. 


U
UNIFORMIZAÇÃO - Processo de implantação de uniforme de toda a equipe de trabalho, é responsável por transmitir diversas informações sobre a empresa como confiabilidade e grau de formalidade, além de fortalecer as cores e atributos da marca.

URGENTE x IMPORTANTE - Existe um fosso entre as atividades que nos consomem tempo e aquelas que são realmente importantes. Os métodos de gestão do tempo tradicionais ensinam a fazer mais coisas em menos tempo, ou seja, a ser mais eficiente em áreas como os compromissos, reuniões, horários, objetivos e atividades. Os nossos maiores desafios não são, no entanto, resolvidos com a velocidade ou a quantidade de tarefas preenchidas. São problemas de eficácia (satisfação dos nossas metas prioritárias) e de ordem qualitativa. Enquanto os primeiros dizem respeito ao modo como gerimos o tempo, os segundos referem-se à gestão das nossas vidas.
V


VALE-ALIMENTAÇÃO - Também conhecido como Cesta Básica. Não é obrigatório por lei, mas, os sindicatos patronal e laboral podem acordar em sua convenção coletiva o fornecimento deste benefício, tornando-o obrigatório. 

VALE-REFEIÇÃO - Não é obrigatório por lei, mas, os sindicatos patronal e laboral podem acordar em sua convenção coletiva o fornecimento deste benefício, tornando-o obrigatório. As empresas que fornecerem o Vale Refeição poderão deduzir, do lucro tributável para fins do imposto sobre a renda o dobro das despesas comprovadamente realizadas no período base, em programas de alimentação do trabalhador desde que inscritas no PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador do Ministério do Trabalho. Fonte: Lei N° 6.321 de 14 de abril de 1976. 

VALE-TRANSPORTE - O Empregador deverá antecipar ao empregado o Vale Transporte para a utilização exclusiva no deslocamento residência x trabalho x residência, através do sistema de transporte coletivo público urbano ou com as mesmas características, excluídos os serviços seletivos e os especiais, tarifas, lotadas, etc. Entende-se como deslocamento a soma dos segmentos componentes da viagem do beneficiário, por um ou mais meios de transporte, entre sua residência e o local de trabalho, evidentemente só nos dias em que comparecer ao trabalho. A concessão do vale-transporte autoriza o Empregador a descontar, mensalmente, do beneficiário que receber este direito, a parcela equivalente a 6% (seis por cento) de seu salário básico ou vencimento, excluído qualquer adicional ou vantagem, esse desconto está limitado ao custo total utilizado no mês pelo funcionário, a titulo de vale transporte. Fonte: Lei 7.418, de 16.12.1985. 

VALOR ESTIMADOResultado da composição de todos os custos e despesas que envolvem o processo produtivo com as rotinas administrativas, comercial, jurídica, financeira, dentre outras, acrescido das despesas legais e fiscais, assim como da incidência de uma taxa de remuneração rentável e lucrativa. 


Vantagem Competitiva Michael Porter demonstrou que as empresas bem sucedidas obedecem a padrões definidos de comportamento que podem ser resumidas em três estratégias genéricas (as fontes de vantagem competitiva sobre os concorrentes): (1) Liderança baseada no fator custo - Possuir custos mais baixos do que os rivais; (2) Diferenciação - Criar um produto ou serviço que é visto na indústria como único; (3) Focalização - Combinar as duas estratégias direcionando-as para um alvo específico.

VISÃO MÍOPE - Incapacidade para enxergar além, para enxergar longe, aquele que só consegue enxergar o hoje, sem visão abrangente e a longo prazo.


W
5W+2H - Ferramenta prática e oriunda da área de qualidade, consiste em realizar, sistematicamente, sete perguntas sobre o assunto em estudo: What, Who, When, Why, Where, How, How much, respectivamente: o que, quem, quando, por que, onde, como e quanto custa.

WEB 2.0 – Termo que se refere à segunda geração da World Wide Web (rede mundial de computadores ou internet), reforçando o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. O objetivo é que o ambiente virtual se torne mais dinâmico, contando com a colaboração dos usuários para a organização do conteúdo. Um exemplo é a enciclopédia Wikipedia, cujas informações são disponibilizadas e editadas pelos próprios internautas, sendo depois conferidas por um grupo de pessoas que trabalha para o aperfeiçoamento dessa enciclopédia virtual. 

WORFLOW – As tarefas podem ser executadas por um ou mais sistemas de computador, ou por um ou mais colaboradores. A ordem de execução e as condições pelas quais as tarefas são iniciadas também estão definidas no workflow, sendo que o mesmo é capaz também de representar a sincronização das mesmas, garantindo o fluxo de informações. 

WORKAHOLIC Pessoa viciada em trabalho. Geralmente, o workaholic coloca o trabalho acima da família, lazer e amigos.

WORKSHOP Laboratório ou oficina de trabalho. Reunião de pessoas com interesses ou problemas comuns, orientados por especialistas de treinamento, com o objetivo de aprimoramento ou desenvolvimento de novas competências.


X 
XML – Sigla para Extensible Markup Language e significa Linguagem Extensível de Formatação, que é a configuração usada para gerar linguagens de formatação, ou seja, criar documentos com dados organizados de forma hierárquica, com o intuito de designar uma linguagem simples, principalmente para a internet, interligando diferentes bancos de dados.


Contribuições para este glossário podem ser enviadas para o e-mail: simoni.aquino@hotmail.com

* GOSTOU DESTE ESPAÇO? SE TORNE SEGUIDOR DO BLOG E DEIXE UM COMENTÁRIO!!!  

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá!
      Agradeço pela visita e pela apreciação.

      Abraço e sucesso!
      Simoni Aquino

      Excluir
  2. O melhor glossário de RH disponível na NET! Excelente, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu que agradeço pela sua visita e pelas palavras em relação ao Glossário.

      Abraço e sucesso!
      Simoni Aquino

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...