terça-feira, 9 de julho de 2013

Você conhece a fábula do Gerente, o Esterco e as Laranjas?

Autor desconhecido
Fonte da imagem: internet

"Esta é a fábula de um alto gerente de uma grande organização. Estressado com o excesso de trabalho, entrou em colapso nervoso e foi ao médico. Relatou ao psiquiatra o seu caso e médico muito experiente, logo diagnosticou ansiedade, tensão e insegurança. 
Disse ao paciente:
- "O senhor precisa se afastar de suas atividades profissionais, por duas semanas. O conveniente é que vá para o interior, se isole do seu cotidiano e busque algumas atividades que o relaxem."

Munido de vários livros, CD´s e sem o celular, partiu para a fazenda de um amigo. Passados os dois primeiros dias, já havia lido dois livros e ouvido quase todos os CD´s e mesmo assim continuava inquieto. Pensou então que, alguma atividade física seria um bom antídoto para a ansiedade que ainda o dominava. 
Chamou o administrador da fazenda e pediu para fazer algo. O administrador ficou pensativo e viu uma montanha de esterco que havia acabado de chegar. 

Disse ao gerente:
- "O senhor pode ir espalhando aquele esterco em toda aquela área que será preparada para o cultivo." Pensou consigo: "Ele deverá gastar uma semana com essa tarefa". 

Grande engano.
No dia seguinte o gerente já tinha distribuído o esterco por toda a área. Pediu logo uma nova tarefa. 

O administrador então lhe disse:
- "Estamos iniciando a colheita de laranjas. O senhor vá ao laranjal levando três cestos para distribuir as laranjas por tamanho: pequenas, médias e grandes. 
No fim daquele primeiro dia, o gerente não retornou. Preocupado, o administrador se dirigiu ao laranjal. 

A cena que viu foi a seguinte: 
Estava o gerente com uma laranja na mão, os cestos totalmente vazios, falando consigo mesmo: 
- Esta é grande. Não, é média. Ou será pequena??? Esta é pequena. Não, é grande. Ou será média??? Esta é grande. Não, é pequena. Ou será média???"

CONSIDERAÇÕES DA BLOGUEIRA 
Incrível como a vida nos impõe situações onde necessitamos tomar decisões, especialmente no mundo competitivo em que vivemos, temos de saber como lidar não só com o fato de termos de tomar decisões, mas decisões ágeis e assertivas.
Muito comum em nosso dia a dia, tomarmos pequenas decisões que até nos passam desapercebidas: levantar após despertar, escovar os dentes, tomar café da manhã, sair, ir ao supermercado, pagar contas, acessar internet.... entre outras centenas de ações que executamos que sempre iniciam com a tomada de decisão de agir.

Mas e as outras decisões? Aquelas decisões mais estratégicas, que nos obrigam a nos posicionar frente às situações? Em algumas pessoas, a insegurança de tomar uma decisão equivocada e com consequências pode paralisar sua vida, no sentido de evitar situações onde a tomada de uma decisão mais significativa seja essencial.
Isso faz com que se perca oportunidades na vida, seja em aspectos pessoais ou até mesmo profissionais. O receio ou medo de arriscar-se e investir numa decisão faz parte da vida e é justamente um fator determinante para nosso crescimento, se a decisão for errada fica o crescimento e se a decisão for acertada, o crescimento e o aprendizado também estarão presentes. Ou seja, em ambas situações, saímos ganhando.

Afinal de contas, o texto deixa bem claro: "Espalhar fezes é fácil, o mais difícil é tomar decisões". 
Lógico que, dependendo do cenário e do momento, tomar decisões não é fácil realmente, mas o que não se pode permitir é que a falta de coragem em tomar uma decisão, não paralise a sua vida. 


O texto das considerações da blogueira é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino

Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Gostou? Não gostou? 
Registre seu comentário ou compartilhe.
Mas saiba que: mensagens com ataques pessoais e citação de nome de empresas, não serão liberadas.

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...