segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Pérolas nas respostas reais de candidatos em entrevistas de seleção

Fonte da imagem: internet
Essa reportagem foi publicada na revista Exame de 27.09.2004 e escrita pelo palestrante, executivo de RH e colunista Max Gehringher.

Quem mandou perguntar?

Preste atenção nesses exemplos de respostas reais dadas por candidatos durante entrevistas de emprego, e tome cuidado para não imitá-los.
Há anos, com a colaboração de colegas recrutadores de pessoal, eu venho colecionando respostas reais dadas por candidatos a emprego. Mas só recentemente descobri que a coleção pode ter a finalidade prática de confortar os aflitos. 
Quando alguém diz "Não sei, acho que fui mal na entrevista", e aí vê essas preciosidades verbais, percebe que não foi tão mal assim. 
Alguns exemplos: 

Entrevistador: E então, você está construindo uma networking?
Candidato
: - Veja bem, eu não sou engenheiro, sou administrador. 

Entrevistador: Como você administra a pressão?
Candidato
: - Ah, tranqüilo. 11 por 7, no máximo 12 por 8. 

Entrevistador: Manter sempre o foco é muito importante. E me parece que você tem alguns lapsos de concentração. 
Candidata: - O senhor poderia repetir a pergunta? 

Entrevistador: Como você se sente trabalhando em equipe?
Candidata
: - Bom, desde que não tenha gente dando palpite, me sinto muito bem. 

Entrevistador: Como você se definiria em termos de flexibilidade?
Candidato
: - Ah, eu faço academia. Sou capaz de encostar o cotovelo na nuca.

Entrevistador: Nós somos uma empresa que nunca para de perseguir objetivos.
Candidato
: - Que ótimo. E já conseguiram prender algum? 

Entrevistador: Vejo que você demonstra uma tendência para discordar.
Candidata
: - Muito pelo contrário. 

Entrevistador: Em sua opinião, quais seriam os atributos de um bom líder?
Candidato
: - Ah, são várias coisas. Mas a principal é ter liderança. 

Entrevistador: Noto que você não mencionou sua idade aqui no currículo.
Candidato
: - É que eu uso óculos, e isso me faz parecer mais velho. 

Entrevistador: E qual é a sua idade?
Candidato
: - Com óculos ou sem óculos? 

Entrevistador: Quais seriam seus pontos fracos?
Candidato
: - Ah, é só o joelho. Até tive de parar de jogar futebol. 

Entrevistador: Há alguma pergunta que você queira me fazer?
Candidato
: - Eu parei meu carro aí na rua. Será que eu vou ser multado? 

Entrevistador: Por que, dentre tanto candidatos, nós deveríamos contratá-lo?
Candidata
: - Eu pensei que responder a isso fosse seu trabalho. 

Entrevistador: Como você pode contribuir para melhorar nosso ambiente de trabalho?
Candidato
: - Bem, eu começaria trocando a recepcionista, que é muito feia. 

Entrevistador: Quando digo "sucesso", qual é a primeira palavra que lhe vem à mente?
Candidato
: - Pode ser duas palavras? 
Entrevistador: Pode.
Candidato
: - Milho. Nário. 

Entrevistador: Várias pessoas que se sentaram aí nessa mesma cadeira hoje são gerentes.
Candidata: - Puxa, o fabricante da cadeira vai ficar muito feliz em saber disso.

Fonte:

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...