quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Você conhece a fábula do Urso e o Caldeirão?

Autor desconhecido

Fonte da imagem: Internet
"Um grande urso, vagando pela floresta, percebeu que um acampamento estava vazio, foi até a fogueira, ardendo em brasas, e dela tirou um panelão de comida. 

Quando a tina já estava fora da fogueira, o urso a abraçou com toda sua força e enfiou a cabeça dentro dela, devorando tudo. Enquanto abraçava a panela, começou a perceber algo lhe atingindo. Na verdade, era o calor da tina…  

Ele estava sendo queimado nas patas, no peito e por onde mais a panela encostava. O urso nunca havia experimentado aquela sensação e, então, interpretou as queimaduras pelo seu corpo como uma coisa que queria lhe tirar a comida.

Começou a urrar muito alto. E, quanto mais alto rugia, mais apertava a panela quente contra seu imenso corpo. Quanto mais a tina quente lhe queimava, mais ele apertava contra o seu corpo e mais alto ainda rugia - de dor e de raiva - por que acreditava que tentavam roubar-lhe o alimento.

Quando os caçadores chegaram ao acampamento, encontraram o urso recostado a uma árvore próxima à fogueira, segurando a tina de comida. 

O urso tinha tantas queimaduras que o fizeram grudar na panela e, seu imenso corpo, mesmo morto, ainda mantinha a expressão de estar rugindo. Morreu, vencido por aquele "estranho animal" que ousara desafiá-lo."

CONSIDERAÇÕES DA BLOGUEIRA:
Esta fábula se adequa a vários setores de nossas vidas, mas como o Blog aborda o Mercado de Trabalho, minhas considerações serão realizadas do ponto de vista do mundo corporativo e do comportamento dos profissionais.

Atualmente, especialmente na nova configuração que o mercado de trabalho apresenta, encontramos vários ursos agarrados aos caldeirões quentes, pois estão agarrados ao antigo mercado de trabalho, não compreendendo que o mundo evoluiu e consequentemente, o mercado de trabalho também. Esses agem como se não enxergassem o que está em sua frente: a globalização fez com o mercado de trabalho evoluísse junto, fazendo com que as necessidades das empresas se aprimorassem e por consequência, as exigências do mercado de trabalho, acompanham essa evolução.

Os profissionais que reclamam das exigências do mercado e dos processos de seleção, na verdade estão apertando o caldeirão contra seus peitos, em vez de largá-lo. Apertam crenças ultrapassadas contra seus corações e terminam por serem derrotados por seus concorrentes, que já largaram seus caldeirões. Os que continuam nas velhas crenças tanto protegem, tanto acreditam e tanto defendem seus caldeirões que não se abrem para o novo.E para que se tenha sucesso na busca por recolocação no mercado de trabalho, é necessário reconhecer que nem sempre o que parece salvação vai lhe dar condições de prosseguir com sucesso. 
Fique à vontade para complementar minhas considerações em relação ao Mercado de Trabalho, empresas e profissionais. 

No mercado de trabalho, se faz absolutamente necessário que os profissionais, especialmente os disponíveis, tenham coragem e visão e discernimento que o urso da fábula não teve e devem soltar seus caldeirões!


O texto com as considerações da blogueira é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Gostou? Não gostou? 
Registre seu comentário ou compartilhe.
Mas saiba que: mensagens com ataques pessoais e citação de nomes de empresas, não serão liberadas.

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Olá Simoni;
    gostei da fabula e estou vivendo ela hoje, passei 16 anos trabalhando para uma empresa que prega multidisciplinaridade, aprimoramento, atingir metas, etc. mas que no momento de dificuldade fui dispensado por redução de custos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito satisfeita que tenha apreciado esta fábula.

      O mercado de trabalho é assim mesmo, as competências exigidas pela nova configuração do mercado de trabalho são essas que apontou e mais algumas e só sobreviverá a ele quem apresentar tais competências.

      O quadro de colaboradores das organizações não são estáticos e com o dinamismo atual, natural que demissões ocorram. Qualquer profissional, por melhor que seja, pode vir a ser disponsado por qualquer motivo, como ocorreu no seu caso. Isso é salutar para ambos: empresa e profissional!

      Veja pelo lado positivo, depois de 16 anos em uma empresa, terá a oportunidade de conhecer novas possibilidades de atuação e aprendizado dentro de sua área de atuação.

      Seja sempre muito bem-vindo ao Blog Além do RH!

      Desejo-lhe muito sucesso em sua nova trajetória e ótima semana!
      Grande abraço,
      Simoni Aquino

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...