quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O novo perfil de profissional


por Simoni Aquino
Fonte da imagem: Internet

No artigo O Mercado de Trabalho Mudou. E eu com isso?, foi abordada amplamente a questão da nova configuração do mercado de trabalho na atualidade, onde vivemos a Era do Conhecimento e da Informação.

Outro artigo já publicado aqui no Blog Além do RH e que indico para leitura é o Conhecimento e informação como diferenciais em processos de seleção que justifica a extrema necessidade da busca por informação e conhecimento como forma de sobrevivência no atual mercado de trabalho.

Vemos muitos profissionais apresentando inúmeras dúvidas em relação ao mercado de trabalho, seja por falta de compreensão das exigências no mercado em si, seja pela incompatibilidade entre exigências x salário, seja pela globalização e a escassez de mão de obra de alguns setores e a vinda de profissionais estrangeiros para suprir essa escassez, seja pela grande preterições de candidatos em processos de seleção entre outros fatores que ainda causam dívidas.

Óbvio que não há condições de analisar o mercado de trabalho de forma pontal, uma vez que nosso país apresenta dimensões continentais e existem variações de acordo com a empresa, tipo de empresa, segmento de negócio, posição hierárquica e classificação do capital injetado, dentre outros. 
Mas não precisamos ser um gênio para compreender que os profissionais atualmente não devem se preparar para essa ou aquela empresa, mas sim para ele mesmo enquanto profissional e consequentemente, para o mercado de trabalho de uma forma geral. Esse ponto ficando muito bem compreendido, torna-se justificável a exigência de algumas características globais e essenciais para que o profissional sobreviva à nova realidade corporativa brasileira, que são:
  1. Apresentar competências comportamentais adequadas 
  2. Possuir habilidades de comunicação (escrita e verbal); 
  3. Saber trabalhar em equipe respeitando as diversidades;
  4. Capacidade de liderar com eficiência;
  5. Compreender como se dá o Processo de Gestão por Competências;
  6. Perceber as oportunidades e os problemas com certa antecedência - proatividade;
  7. Ter uma boa capacidade de adaptação e flexibilidade; 
  8. Estar familiarizado com as tecnologias que já não são tão novas, mas que estão em constante evolução;
  9. Ser implicado em uma eterna busca por aprimoramento; 
  10. Possuir uma área de aptidão ou vocação e especializar-se nela; 
  11. Possuir visão generalista dentro de sua área de especialização e atuação; 
  12. Embora especializar-se em determinada área, apresentar perfil multifuncional e multicultural; 
  13. Ser dotado de atitude, iniciativa e focos em resultados;
  14. Ter ambição (não ganância) por crescimento profissional, pessoal e financeiro;Ser ético nas relações; 
  15. Ao decidir mudar de área de atuação, buscar especialização na nova área ao cursar uma gradução, realizando estágio para buscar experiência - Será abordado mais aprofundado em artigo futuro;  
  16. Manter sempre a orientação voltada aos resultados e ao cliente;
  17. Apresentar excelentes referências profissionais de ex-empregadores e ex-gestores; 
  18. Desenvolver fluência em outros idiomas.
Não há como mensurar em percentual (nem é esse o foco do Blog), o quanto essas orientações e constatações contribuem para a recolocação e a permanência do profissional no mercado de trabalho, mas o fato é que algumas situações tanto na vida pessoal quanto profissional, não necessitam de indicadores para que sejam constatadas, basta apresentar bom senso para analisar de forma sistêmica. 
Como no mercado de trabalho há vários concorrentes, o profissional pode apresentar tudo o que falamos até aqui, e mesmo assim ainda serem preteridos em processos de seleção, por conta de seus concorrentes estarem (possivelmente) igualmente preparados.

Lógico que não sou Alice (aquela do país das Maravilhas) e não saiba que a conduta de alguns maus ou desqualificados profissionais de RH, algumas indicações antiéticas e mudanças de percurso dentro do processo seletivo, podem interferir na lisura das seleções em empresas e consultorias, mas o foco do artigo não é esse e podemos tratar sobre esse assunto numa próxima oportunidade.


Obviamente que, existem os profissionais incrédulos que duvidam e discutem sobre a existência, necessidades e resultados sobre orientações como essas, mas a esses informo que não posso agradar (nem é esta a intenção do Blog), mas devo apenas respeitar suas opiniões. E não adianta acharem ruim e ficarem nervosos comigo, não dito normas e muito menos tendências no mercado de trabalho, apenas exponho a forma como o mercado de trabalho se apresenta e atua hoje em dia e como os profissionais disponíveis devem se adequar à esta nova configuração.

Especialmente por que devemos nos lembrar que as mudanças e/ou adaptações, dependem única e exclusivamente do próprio profissional, bem como das opções e do direcionamento que realiza para sua trajetória profissional.

Afinal de contas, cada um tem o livre arbítrio para ler o que melhor lhe convir e a partir dai aprimorar o senso de avaliação e senso crítico para realizar suas próprias opções e ações, mas podemos concluir que hoje em dia com o advendo da internet não se justifica a falta de informação para justificar estagnação e falta de opções atrativas para recolocação, pois podemos encontrar milhares de divulgações de trabalho. 

Mas lembre-se, o mercado de trabalho analisa que as melhores oportunidades devem ser oferecidas aos profissionais realmente mais bem preparados!

Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas
 

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Oi! Somoni!
    Parabéns pela matéria e excelente abordagem sobre o tema.

    Um abraço!

    Vilson
    Site Pessoal: http://vilsonduarte.webnode.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vilson!
      Inicialmente agradeço-lhe por sua visita ao Blog, pela parabenização ao texto e por considerar a abordagem tão positiva.

      Procuro ser muito lúcida em meus textos, pois tenho consciência da responsabilidade que tenho em lidar com expectativas de muitas pessoas que lêem meu Blog e confiam em meu trabalho, por reconhecê-lo como sério e profissional.

      Seja sempre muito bem-vindo ao Blog Além do RH.
      Grande abraço e ótimo final de semana,
      Simoni Aquino

      Excluir
  2. Vc foi muito verdadeira nas suas palavras(texto) Simone, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Divino!
      Inicialmente agradeço por sua visita ao Blog e por suas palavras em relação a este texto.

      Fiquei muito lisonjeada com seu comentário, da sua expressão de captar a verdade do artigo. Somente escrevo sobre o que acredito e sobre o que conheço de minha profissão e tudo que a envolve, talvez seja por isso que muitos leitores confiam em meu trabalho.

      Seja sempre muito bem-vindo ao Blog Além do RH.
      Abraço e ótimo final de semana,
      Simoni Aquino

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...